Ora bem, comprei uma Trailrock 5.1. pouco usada, o dono tinha colocado um jogo Tioga Factory DH 2.1 (que pneus largos!) e mesmo assim pouco andou, tinha os de origem para lá encostados como novos.
De modo que lubrifiquei tudo, afinei, meti um velocímetro e uns punhos novos e fui andar uns 15 kms leves em estrada e terra. As pastilhas dos travões estavam vidradas, tive que ar lixar, ainda troquei pastilhas de trás (Oz, 8€).
Conclusão inicial: Os pneus são demasiados largos, são bons, mas o de trás estava a roçar na escora devido a um ligeiro empeno da roda e ao eixo descentrado. As mudanças em esforço (subidas) não estavam a funcionar direito, estalavam. Os travões afinei mas não travavam em condições. Mau, querem ver que enfiei um barrete.
Meti na oficina da Decatlhon a desempenar rodas e a fazer reapertos de todos os casquilhos do quadro e dos eixos. O mecânico fez-me notar que a corrente estava toda torta e punha o desviador traseiro quase a roçar nos raios pelo que teve também que levar uma corrente (levou uma btwin de 9v que é feita por uma marca qualquer com 3 letras...)
Ficou mais razoável. Mas com aquele pneu atrás, qualquer empeno na roda de trás no meio do monte e fico com a roda encravada na escora! Vai ter que ser trocado. A Tioga faz pneus muito largos, nem parecem 2.1, mas estes agarram muito mesmo! Como estão praticamente novos não deve ser difícil trocar com alguém por uns mais estreitos.
Portanto, depois de 10kms em Valongo e 10kms noutro percurso misto:
- O amortecedor de trás é muito fraco. Bate facilmente. Mais vale andar com ele sempre preso. Se saltar com ela a descer parece que a bicicleta se desmancha toda. Não dá confiança.
- Os travões estão melhores mas são muito fracos. A minha antiga Scott com V-Brakes de há 8 anos atrás travava melhor.
- Os pneus são muito bons, mas são "demasiado" pneu para a bicicleta (o mecânico da Decatlhon mal olhou para ela "ui isto não são pneus para aqui, a bicicleta não aguenta isto").
Portanto... é um bicicleta de de 400 ou 500€ que me custou 200€... já com 36€ de despesa em cima... já esperava algumas coisas assim, mas já dá para andar ao fim de semana, sem abusar claro... quando puder mudo de amortecedor e travões e enquanto os pneus estão novos vou ver se troco com alguém.
Peço ainda que respondam a duas questões:
Alguma sugestão de amortecedores traseiros para esta bicicleta? Há alguma medida ou tramanho que tenha que verificar?
Conjuntos de travões e manetes hidraúlicos, começam em quanto? Os tamanhos são todos iguais?
De modo que lubrifiquei tudo, afinei, meti um velocímetro e uns punhos novos e fui andar uns 15 kms leves em estrada e terra. As pastilhas dos travões estavam vidradas, tive que ar lixar, ainda troquei pastilhas de trás (Oz, 8€).
Conclusão inicial: Os pneus são demasiados largos, são bons, mas o de trás estava a roçar na escora devido a um ligeiro empeno da roda e ao eixo descentrado. As mudanças em esforço (subidas) não estavam a funcionar direito, estalavam. Os travões afinei mas não travavam em condições. Mau, querem ver que enfiei um barrete.
Meti na oficina da Decatlhon a desempenar rodas e a fazer reapertos de todos os casquilhos do quadro e dos eixos. O mecânico fez-me notar que a corrente estava toda torta e punha o desviador traseiro quase a roçar nos raios pelo que teve também que levar uma corrente (levou uma btwin de 9v que é feita por uma marca qualquer com 3 letras...)
Ficou mais razoável. Mas com aquele pneu atrás, qualquer empeno na roda de trás no meio do monte e fico com a roda encravada na escora! Vai ter que ser trocado. A Tioga faz pneus muito largos, nem parecem 2.1, mas estes agarram muito mesmo! Como estão praticamente novos não deve ser difícil trocar com alguém por uns mais estreitos.
Portanto, depois de 10kms em Valongo e 10kms noutro percurso misto:
- O amortecedor de trás é muito fraco. Bate facilmente. Mais vale andar com ele sempre preso. Se saltar com ela a descer parece que a bicicleta se desmancha toda. Não dá confiança.
- Os travões estão melhores mas são muito fracos. A minha antiga Scott com V-Brakes de há 8 anos atrás travava melhor.
- Os pneus são muito bons, mas são "demasiado" pneu para a bicicleta (o mecânico da Decatlhon mal olhou para ela "ui isto não são pneus para aqui, a bicicleta não aguenta isto").
Portanto... é um bicicleta de de 400 ou 500€ que me custou 200€... já com 36€ de despesa em cima... já esperava algumas coisas assim, mas já dá para andar ao fim de semana, sem abusar claro... quando puder mudo de amortecedor e travões e enquanto os pneus estão novos vou ver se troco com alguém.
Peço ainda que respondam a duas questões:
Alguma sugestão de amortecedores traseiros para esta bicicleta? Há alguma medida ou tramanho que tenha que verificar?
Conjuntos de travões e manetes hidraúlicos, começam em quanto? Os tamanhos são todos iguais?