Berg DUNE 2 - 2008

Cavok

New Member
Boas a todos!

Só queria partilhar convosco, algumas imagens da minha nova menina...
Fui levantá-la antes de ontem. Dos 40Km que fiz este FDS só posso dizer que estou maravilhado.

Confesso que não sou nada apologista de Marcas de Renome, nem tão pouco estou preocupado com uma revenda.
Esta BERG é simplesmente fantástica e difícil de igual no que respeita à relação Preço / qualidade / equipamento.



dsc09820kb0.jpg



dsc09844pi5.jpg



dsc09813qw4.jpg



dsc09819yk0.jpg



dsc09808si0.jpg



dsc09804ig9.jpg



dsc09815cl5.jpg



dsc09834yh3.jpg



dsc09822fs5.jpg




Pessoalmente acho-a lindíssima... e do muito pouco que "trilhei" até agora, só posso dizer que o comportamento é fantástico.
Vou tentar, tanto quanto possível, actualizar o tópico com comentários e dicas que possam ser úteis a eventuais interessados deste modelo.

Já agora, há aqui mais alguém com esta Bike?
Boas pedaladas!



dsc09843wq6.jpg
 
C

Carlcox89

Guest
Uma perguntinha, ja q estou a pensar comprar uma...
essa bike da' para ate' que altura ?
e' q tenho 1.82m :x e naum sei se essa se adaptara muito bem, mas a bike em si e' espetacular !
 

Cavok

New Member
Aqui fica a lista do equipamento:


BERG DUNE 2

Quadro: Berg - Alumínio 6061 (tamanho 19”)
Model Year/: 2008
Forqueta: SR Suntour XCR – RL ´08
Suspensão Traseira: X-Fusion 02-RC
Direcção: Ritchey
Avanço: Ritchey
Punhos: Ritchey
Desviador Dianteiro / Traseiro: SRAM X-7 / SRAM X-5
Manípulos Mudanças: SRAM Attack 27 Veloc.
Cassete: SRAM
Corrente: SRAM
Travões: De Disco Hidráulicos Tektro Auriga Compet.
Discos: Tektro 160mm
Pneus: WTB Exiwolf 2.1
Cubos: Quando
Pedaleiro: Truvativ FireX
Espigão Selim: Ritchey
Selim: WTB

Utilização: All Mountain
Tamanhos: 17” e 19''
PVP: 769€
 

Cavok

New Member
Carlcox89 said:
Uma perguntinha, ja q estou a pensar comprar uma...
essa bike da' para ate' que altura ?
e' q tenho 1.82m :x e naum sei se essa se adaptara muito bem, mas a bike em si e' espetacular !


Caríssimo, eu tenho 1,83m. Como coloquei acima, existem quadros em 17" e 19". O indicado para ti é o 19" que dá para quem tem entre 1 metro e setenta e muito e cerca de 1,90m.


coelhone said:
e preço já agora
vendem só o quadro???
diverte te com essa máquina

Sinceramente não sei se vendem só o quadro, é uma questão de se perguntar na SportZone.
 

jonypaul

New Member
Muito bacana mesmo. Eu gosto muito do quadro, e esse branco fica excelente. Isso faz quanto atrás? 80mm?

Depois tenta fazer uma análise mais detalhada dos componentes, e acho que tens ai um bom quadro para mais tarde meteres um componentes mais desenvolvidos ( suspensão, travões, etc ).
Parabéns! :wink:
 

BamS

New Member
coelhone said:
e preço já agora
vendem só o quadro???

Se vires a lista de preço na Bike deste mês, podes lá ver o quadro Berg Dune 2 por 400€, também com o x-fusion se não me engano.

jonypaul said:
Isso faz quanto atrás? 80mm?

A mim parece-me que deve ter mais, visto que no quadro está inscrito "All Mountain", mas pode não querer dizer nada...
 
Estéticamente gosto do quadro e o branco fica-lhe a matar.
Pessoalmente sou um admirador de quadros brancos. A minha Felt comprova-o. :mrgreen:
Em contraponto a minha bike de estrada é totalmente preta, mas não deixa de ser bonita. :D

Tens de ir para o monte testá-la nos diversos tipos de terreno e posteriormente descreveres ao pessoal os prós e contras do respectivo desempenho.

Como alguém já referiu, há muitas fotos e pouca análise.

Aguardam-se noticias.

Um abraço.
 

Cavok

New Member
jonypaul said:
Muito bacana mesmo. Eu gosto muito do quadro, e esse branco fica excelente. Isso faz quanto atrás? 80mm?

Obrigado pelos comentários.
Quanto ao percusro da suspensão traseira, se não estou em erro é 100mm.
É esta:

prodimg7.jpg


Quanto ao peso, nunca li nem vi nada sobre isso... mas confesso que também tenho curiosidade.
Vou ver se a meto numa balança ou se descubro...
 

Cavok

New Member
Como têm pedido uma análise, cá vai!
No entanto há dois pontos que deverão ser referidos antes de avançar com os respectivos comentários.

1º) Posso estar a ser precipitado em fazer uma análise mais elaborada, pois na realidade ainda só fiz meia centena de Km.
Sei que já dão para ter uma ideia, mas pode ser sempre um comentário temprano...

2º) Há que referir que saí de uma HT (Berg Country S1 103 Disc), e não tinha qualquer experiência anterior (senão em poucos metros), com Bikes FS.

Então, agora sim, cá vai:



À primeira vista, a Bike tem um aspecto bastante robusto, bem acabada, soldaduras bem feitas e uma pintura de bom nível.
Ào primeiro contacto com a dita, ainda antes de montar, fiquei espantado com o peso. As FS são, regra geral, mais pesadas que qualquer HT. Não sendo a minha anterior Bike pesada, esta DUNE 2 é, sem dúvida, mais leve!

Nas primeiras centenas de metros ( e mesmo nos primeiros Kms), a sensação é fantástica e estranha. Já não sinto aquele pontapé no traseiro ao passar naquele buraco e cruzar aquela ramagem. Há até aquela sensação de se ter o pneu furado ou bastante vazio... mas depois percebe-se e vê-se a suspensão a funcionar em pleno.

O conforto não se pode comparar com a anterior... e a segurança e a confiança que se tem em descida aumenta para o dobro. A traseira não saltita, é precisa e o quadro reage aos comandos e às minhas solicitações de forma incisiva.
A suspensão traseira, pode ser regulada - mais rápida e activa ou mais confortável e com menos ânimo...tenho-a sensivelmente a meio (um pouco mais para a rápida e eficaz).
A capacidade de tracção em subida é excepcional. Onde antes derrapava e tinha que abandonar a ginga, agora subo a brincar. Isto também se deve ao facto de ter um carreto pequeno que me permite subir (sem grande esforço) aquilo que antes... era impossível.
O facto de ter o bloqueio da suspensão da frente através de um comando hidráulico no guiador, também ajuda muito para não ter a frente a bombear em subidas mais exigentes.

Quanto à suspensão da frente. Essa tenho-a regulada para estar um pouco mais "mole" que aquilo que seria de esperar. Gosto muito de senti-la, mesmo em trilhos lentos e fáceis, a trabalhar com conforto, segurança e deforma bastante activa.

A travagem, surpreendeu-me! É a primeira vez que tenho Discos hidraulicos. Não sei se são melhores ou piores do que outros, pois não tenho qualquer experiência + ousada com outros travões a óleo, agora que esta BERG DUNE 2 trava, ah isso TRAVA! É fantástico sentir que em descidas bem acentuadas, com um dedo e com pouca pressão no comando sentimos a bicha a "empurrar" caminho...
Isto também pode não ser bom, pois começamos a travar sempre um pouco mais tarde, e abusamos um pouco mais na velocidade. Sinto uma confiança acrescida de "ferodo" inquestionável...
A nível de aquecimento ou fadiga dos mesmos, não me posso pronunciar, até porque ainda não foi abusada... mas a ideia com que fico é que são muito bons!

Pontos menos positivos:

> O guiador, para além de ter um design lindíssimo e de ser leve, requer alguma habituação; pois comparado com o meu anterior, é um pouco mais largo. Permite melhor equilíbrio e manobrabilidade, mas em locais mais apertados, obriga a um cuidado acrescido. A posição de condução tamém passou a ser um pouco mais "cotovêlos abertos", típico de All Mountain.

> Na transmissão, não percebo porque é que tem uma SRAM X-7 à frente e SRAM X-5, atrás. Funcionam lindamente, principalemente em descida de engrenagem 1 a 1 não se sente a passagem. É como se fosse contínua. Já no desviador da frente a passagem do carreto 2 para o 3 não é tão preciso.... Creio que lhe falta um afinamento leve nesta engrenagem.

> O Selim é lindíssimo e bom. Acho que poderia ter um rasgo central mais largo... mais que não seja por raões "prostáticas". Este selim também requer alguma habituação... digo isto porque parece que me estou a iniciar no ciclismo ou BTT.... é que os meus glúteos queixaram-se depois dos primeiros 40Kms :lol:


CONCLUSÃO: Até agora estou muito, mas muito satisfeito com este "investimento". Continuo a achar que é difícil ter uma relação preço / qualidade / equipamento, tão boa. Para o tipo de BTT que faço (não entro em competições e faço-o apenas por desporto e por gozo na natureza), satisfaz-me (até demais).
Por último, acho o raio da bike, lindíssima e com uma cor - que ao vivo ainda é mais bonita!
( e eu que nunca tinha gostado de bikes brancas....LOL)

Um abraço e boas pedaladas.
 

coelhone

New Member
sinais said:
coelhone said:
vendem só o quadro???

estás a pensar em mudar de bike coelhone :mrgreen: :mrgreen: ?

:mrgreen: :mrgreen:
para já não que o meu cada vez me surpreende mais, tenho de fazer a dita análise conforme prometi :wink:
vais ao encontro do forum :?:
 

Cavok

New Member
:?: Afinal, há aqui mais alguém com um DUNE 2, ou não?! :?:

Se sim coloque lá a sua opinião que certamente já tem mais KMs que eu... :s
 

Bagueicho

New Member
Essa Bike é muito bonita, também já tinha visto uma mas em Vermelho.

Só que fiquei com uma dúvida:
O desviador da frente bate na pedaleira quando a suspensão esta a trabalhar por acção dos buracos?

dsc09804ig9vb4.jpg
 

BamS

New Member
dsc09822fs5.jpg


Uma Berg desse preço sem aperto rápido :?: :?: :?:
Não deve dar muito jeito quando tens furos no meio do mato...
 

magalhaes19

New Member
BamS said:
dsc09822fs5.jpg


Uma Berg desse preço sem aperto rápido :?: :?: :?:
Não deve dar muito jeito quando tens furos no meio do mato...

Realmente...
Tens que tratar disso, pois a bike é muito fixe e são coisas como essas que dão cabo da paciência de um gajo. Já me aconteceu uma vez de furar uma câmara no meio do monte de uma bike sem apaerto rápido. E nem queiras saber a complicação que foi. Tivemos prai 20 minutos a tratar dessa cena.

Quanto ao restoa bike está impecável. Parabéns pela compra.
 
Top