Como têm pedido uma análise, cá vai!
No entanto há dois pontos que deverão ser referidos antes de avançar com os respectivos comentários.
1º) Posso estar a ser precipitado em fazer uma análise mais elaborada, pois na realidade ainda só fiz meia centena de Km.
Sei que já dão para ter uma ideia, mas pode ser sempre um comentário temprano...
2º) Há que referir que saí de uma HT (Berg Country S1 103 Disc), e não tinha qualquer experiência anterior (senão em poucos metros), com Bikes FS.
Então, agora sim, cá vai:
À primeira vista, a Bike tem um aspecto bastante robusto, bem acabada, soldaduras bem feitas e uma pintura de bom nível.
Ào primeiro contacto com a dita, ainda antes de montar, fiquei espantado com o peso. As FS são, regra geral, mais pesadas que qualquer HT. Não sendo a minha anterior Bike pesada, esta DUNE 2 é, sem dúvida, mais leve!
Nas primeiras centenas de metros ( e mesmo nos primeiros Kms), a sensação é fantástica e estranha. Já não sinto aquele pontapé no traseiro ao passar naquele buraco e cruzar aquela ramagem. Há até aquela sensação de se ter o pneu furado ou bastante vazio... mas depois percebe-se e vê-se a suspensão a funcionar em pleno.
O conforto não se pode comparar com a anterior... e a segurança e a confiança que se tem em descida aumenta para o dobro. A traseira não saltita, é precisa e o quadro reage aos comandos e às minhas solicitações de forma incisiva.
A suspensão traseira, pode ser regulada - mais rápida e activa ou mais confortável e com menos ânimo...tenho-a sensivelmente a meio (um pouco mais para a rápida e eficaz).
A capacidade de tracção em subida é excepcional. Onde antes derrapava e tinha que abandonar a ginga, agora subo a brincar. Isto também se deve ao facto de ter um carreto pequeno que me permite subir (sem grande esforço) aquilo que antes... era impossível.
O facto de ter o bloqueio da suspensão da frente através de um comando hidráulico no guiador, também ajuda muito para não ter a frente a bombear em subidas mais exigentes.
Quanto à suspensão da frente. Essa tenho-a regulada para estar um pouco mais "mole" que aquilo que seria de esperar. Gosto muito de senti-la, mesmo em trilhos lentos e fáceis, a trabalhar com conforto, segurança e deforma bastante activa.
A travagem, surpreendeu-me! É a primeira vez que tenho Discos hidraulicos. Não sei se são melhores ou piores do que outros, pois não tenho qualquer experiência + ousada com outros travões a óleo, agora que esta BERG DUNE 2 trava, ah isso TRAVA! É fantástico sentir que em descidas bem acentuadas, com um dedo e com pouca pressão no comando sentimos a bicha a "empurrar" caminho...
Isto também pode não ser bom, pois começamos a travar sempre um pouco mais tarde, e abusamos um pouco mais na velocidade. Sinto uma confiança acrescida de "ferodo" inquestionável...
A nível de aquecimento ou fadiga dos mesmos, não me posso pronunciar, até porque ainda não foi abusada... mas a ideia com que fico é que são muito bons!
Pontos menos positivos:
> O guiador, para além de ter um design lindíssimo e de ser leve, requer alguma habituação; pois comparado com o meu anterior, é um pouco mais largo. Permite melhor equilíbrio e manobrabilidade, mas em locais mais apertados, obriga a um cuidado acrescido. A posição de condução tamém passou a ser um pouco mais "cotovêlos abertos", típico de All Mountain.
> Na transmissão, não percebo porque é que tem uma SRAM X-7 à frente e SRAM X-5, atrás. Funcionam lindamente, principalemente em descida de engrenagem 1 a 1 não se sente a passagem. É como se fosse contínua. Já no desviador da frente a passagem do carreto 2 para o 3 não é tão preciso.... Creio que lhe falta um afinamento leve nesta engrenagem.
> O Selim é lindíssimo e bom. Acho que poderia ter um rasgo central mais largo... mais que não seja por raões "prostáticas". Este selim também requer alguma habituação... digo isto porque parece que me estou a iniciar no ciclismo ou BTT.... é que os meus glúteos queixaram-se depois dos primeiros 40Kms :lol:
CONCLUSÃO: Até agora estou muito, mas muito satisfeito com este "investimento". Continuo a achar que é difícil ter uma relação preço / qualidade / equipamento, tão boa. Para o tipo de BTT que faço (não entro em competições e faço-o apenas por desporto e por gozo na natureza), satisfaz-me (até demais).
Por último, acho o raio da bike, lindíssima e com uma cor - que ao vivo ainda é mais bonita!
( e eu que nunca tinha gostado de bikes brancas....LOL)
Um abraço e boas pedaladas.