Primeiro teste. Foi curtíssimo, uns 20km, mas já dá para tecer algumas ilações acerca do novo conjunto.
Os contras primeiro...
- Conforto. É evidente a sua diminuição. Está é sem dúvida a diferença mais gritante. Naturalmente que é. Dá para fazer troços mais ou menos irregulares sentado porque o carbono sempre absorve qualquer coisa... mas desengane-se quem pensa que faz milagres: não faz e aqui não há volta a dar. Talvez com menos pressão na fox e nos pneus poderei adicionar mais qualquer coisa ao conforto mas nem de perto se compara à merida.
- Tracção. O pneu traseiro derrapou umas duas vezes a subir estradão. Pode não ser apenas da mudança de quadro, uma vez que troquei os wtb por um conjunto da maxxis super rolante que, tinha cá por casa, para derreter agora no tempo mais seco e decidi guardar os wtb para o próximo inverno (ainda não é desta que os continental saem da caixa).
- Confiança a descer. Esta não desce mal, mas já lá vamos... No entanto, a merida perdoava mais os erros na escolha dos trajectos.
Os prós...
- Ergonomia.Confirma-se a minha quase perfeita adequação ao quadro. Parece mesmo que foi feito especialmente para mim. Talvez o avanço mais baixo ficasse ainda melhor mas para já vou deixar assim porque não me senti mal.
- Subidas. Confirma-se também os bons dotes trepadores deste quadro. De outra coisa não estava à espera, tendo sempre presente a antecessora. É muito mais leve do que a merida o que tem óbvias consequências neste aspecto.
- Peso. Como disse acima, muito mais leve que o mission. Não os pesei mas arrisco a dizer que deverá ser mais leve em mais de 1kg. Obviamente que isto tem consequencias a nível do comportamento, principalmente a subir mas também a...
-... Descer. Vamos ver se me consigo explicar. Parece ser um bocado contraditório tomar isto como um "pró", principalmente quando disse acima que um dos contras era a menor confiança nas descidas. É verdade, mas apenas o é para malta que, como eu, não tem grande kit de unhas. Acredito piamente que alguém com umas (unhas) afiadas, uns pneus capazes e um grande par de tubaros, consiga descer mais rápido nesta que na mission por ex. além de que também acredito piamente que nos singletracks consiga tirar maior proveito deste quadro, fruto da maior agilidade. Mas não vamos dourar a pílula: este galgo parece ser imperdoável e manda-nos ao chão sem dificuldade se escolhermos mal uma linha.
De resto, é uma experiência muito mais pura, mais desafiante e diria mesmo, mais divertida para quem consiga sacar todo o potencial deste quadro. Espero daqui a uns tempos e depois de a conhecer melhor, conseguir dominar melhor a pantera, mas pela curta amostra de hoje, gosto bastante... Ah, e volto a dizer de novo que em termos estéticos este quadro é qualquer coisa.
Umas chapas nos maus caminhos que também não ficaram nada de jeito: