Aviso - Trek

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tonebiclas

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Boa tarde,

Provavelmente escrevo-vos no tópico errado, mas como é dum conselho acerca de compra que se trata, aqui vai.

Aqui há cerca de 5 meses, depois de ter "desenterrado" a minha velhinha Giant e ter voltado, ao fim de mais ou menos 10 anos de interregno; decidi-me a comprar uma bicicleta nova, para também não deixar escapar a animação com o regresso às minhas voltinhas de bicicleta... Depois de muito procurar, de comparar preços com material, com garantias, com condições oferecidas pelas marcas, etc etc etc. decidi-me por uma Trek Fuel Ex7.

Comprei-a porque, para além das excelentes críticas que tinha lido em todo o lado, as condições de assistência e garantia apresentadas pela marca foram musica para os meus ouvidos. A Trek, ao contrário da generalidade das marcas, oferecia garantia vitalícia para o quadro...

Ao fim de sensivelmente 5 meses de passeios dominicais (nos quais faço entre 20 e 40 kms em ritmo de passeio) e a meio de uma ida a Santiago de Compostela (experiência que aconselho a toda a gente...); reparo, um bocado por acaso, que, na cabeça de direcção, tenho a tinta toda raspada e o quadro já no alumínio.
Depois de analisada a situação, chego à conclusão que a erosão anormal foi causada pelo facto da mangueira do travão da frente estar torcida sobre si mesma e, com isso, roçar na frente do quadro.
Depois de me ter dirigido ao meu agente da Trek, que prontamente enviou fotos para o importador; recebi uma reposta que só posso classificar como insólita. Diziam-me, que, não sendo um defeito do quadro e tratando de um desgaste da tinta do mesmo, não seria assunto para garantia (o que não parece nada de anormal). O melhor é o que eles mesmos apontam como soluções para o problema. Dizem os mesmos que, a solução ou maneira de evitar o problema, poderia ter sido:
- diferente montagem das mangueiras de travões e mudanças (que, me parece a mim, é da responsabilidade de quem a monta/vende);
- diferentes comprimentos das mangueiras (não sei que diferença tem relativamente ao tópico acima);
- protecção do quadro com elementos como bike shield ou semelhantes (que comprei com a bicicleta e foram instalados na loja, antes mesmo da bicicleta fazer os primeiros metros de caminho.

Dito isto, passei, muito rapidamente, dum acérrimo defensor da marca, para um cliente insatisfeito e com a clara ideia de ter sido vigarizado por um construtor de bicicletas que se diz de topo.....

Concluo dizendo (e peço desculpa pelo comprimento do meu post), que desaconselho vivamente a compra de um produto desta marca. A ideia que me foi passada é que a ideia não é prestar um serviço de qualidade, mas sim o de vender bicicletas por fortunas de modo a fazer dinheiro, cantando a cantiga do bandido aos inocentes compradores...

Saudações Bttistas.... bons trilhos para todos
 
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fabiolax

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Tudo bem??

Olha nao leves a mal apergunta, mas qual era a tua intençao ao levares a bike á loja?
ou melhor, o teu objectivo era a marca trocar-te o quadro, uma vez que tem garantia vitalicia?

um abraço
 

tonebiclas

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O objectivo era ter uma solução para um problema que não fui quem criou.... apenas isso.
Se era um quadro novo ou não, não sei...
 

jmdcfigueiredo

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Não concordo com a tua posição nem com o sitio onde puseste este tópico, deveria ter sido na Discussão Geral acho eu.

Efectivamente esse desgaste deve-se a uma má instalação dos cabos hidraulicos que ao roçarem tanta vez na tinta deram cabo dela...
Depreendo que tenha sido erro na montagem, como Trek indica e bem, e não pode ser consagrado como falha passivel de reparação ao abrigo da garantia por parte da Trek...

- diferente montagem das mangueiras de travões e mudanças (que, me parece a mim, é da responsabilidade de quem a monta/vende);
- diferentes comprimentos das mangueiras (não sei que diferença tem relativamente ao tópico acima);
A diferença é que no primeiro caso as mangueiras são mal montadas e no segundo são bem montadas mas com tamanho errado, portanto não é a mesma coisa...

EU na tua situação ia à loja onde compraste a bike, indagava quem foi o responsável pela montagem e exigia satisfações.(Isto assumindo que os tubos estão mal montados...)

Considero ainda que a responsabilidade de isolar o quadro desse tipo de situações é do proprietário, portanto creio que deverias tu ter salvaguardado essa situação...
Quando comprei a minha bike vi onde as bichas roçavam no quadro e comprei uns autocolantes para o proteger...
Se tivesse estado quieto garantidamente dava cabo da pintura do quadro mas a marca mandava-me à fava...

Não vale a pena chorar sobre o leite derramado e isso não compromete a segurança da bike, portanto passa-lhe um bocadinho de verniz para o aluminio não ficar exposto e atira-te para o monte!
 
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magabarai

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boas!

É assim essa falta de tinta deve-se ao contacto do cabo com o quadro. A garantia cobre defeitos de carisma "interno" e não defeitos por desgaste como no teu caso. Se alguém tem que se responsabilizar por isso é a loja que montou a bike, visto tê-la montado mal, ou não tendo tomado as devidas precauções para proteger áreas de contacto como essa. Também tu tens um bocadinho de culpa porque não viste a falha que tinhas, afinal a bike é tua, se não tomares conta dela mais ninguém toma...

Eu por ex também tenho os cabos a roçar no quadro em alguns sítios, o que é inevitável, mas em cada ponto de contacto tenho um bocadinho de bike shield para proteger.

A trek em nada tem que ficar lesada, no meu ponto de vista.

Cumprimentos
 

tonebiclas

New Member
A questão é simplesmente uma, a bicicleta vem pré-montada pela marca, com os cabos todos colocados no sítio, na loja o que fazem é pegar em tudo e montar no sítio, mas mexer em cabos mangueiras, não são eles que o fazem...
Respeito as opiniões, como é óbvio. E concordo que tive a minha parte de culpa, por alguma negligência. Mas o que é facto é que a montagem é feita por eles (Trek, ou bicimax, ou procycle) e nunca por mim.

Só vou continuar com esta bicicleta pela razão de não poder, neste momento, trocá-la por outra, porque Trek, para mim, nunca mais!!! O que a marca (na pessoa do importador e do agente de Braga) fez, foi simplesmente sacudir a água do capote... dizendo que, apesar de venderem bicicletas montadas, a responsabilidade da montagem não é deles!!!
Mas isso nem espanta assim tanto, sendo que estamos tão habituados a ser tão mal servidos pela generalidade das lojas e vendedores que achamos insólito que se passe uma situação deste género!!!
 

Jepas

Super Moderador
Também não tens uma protecção de corrente na escora? É que nenhum fabricante te vai trocar a escora por uma nova quando ela ficar marcada/picada devido aos embates da corrente.

Para mim não tens razão de queixa nenhuma, e para que fique claro, isso não é nenhum defeito de fabrico, como tal a marca não tem qualquer responsabilidade e/ou dever de reparar isso.

Quando andares muito e reparares que as rodas com lama também tiram tinta no interior das escoras do quadro, fica já o aviso, também não é coberto por garantia. O que te aconteceu foi desgaste e é tua responsabilidade actuar para o prevenir/evitar.

Abri este tópico a pensar que existia mesmo um problema de garantia (como já tive eu e conhecidos meus) e em que a marca se prontificou a resolver trocando quer um quadro completo, quer um simples parafuso que se tinha partido. Não vejo razão para não voltares a comprar Trek, porque qualquer outra marca responde da mesma maneira.
 

abelha2

Active Member
Não acho que tenhas qualquer razão.
É natural esse desgaste, no teu caso foi acelarado pela má montagem.

A meu ver tinha ficado bem a loja dar-te um retoquesito na pintura caso o quisesses.

Mas a meu ver, e desculpa a expressão, isso é um bocado "piquinhas" pois com o tempo certamente vais ter danos piores, provocados por pedras que embatem no quadro, quedas (esperemos que nao), entre muitas outros. Como se custuma dizer, novo só é uma vez...
 

ruiabreu

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Boas.

Fui eu que montei a bicicleta e fui eu quem tratou desse assunto.
Existem aqui alguns factos que são omitidos, sabe-se lá bem porquê, mas visto que o nosso nome veio ao de cima, cumpre-nos esclarecer alguns pontos.

Para começar, ainda bem que a maior parte dos utilizadores deste forum comprendem o que se passou e as respostas deles tiram-me algum "trabalho".

O desgaste do quadro (seja em que marca for!) é algo "normal" caso não pusermos as referidas protecções.

O "tonebiclas" quando comprou a bicicleta foi alertado para o "problema" e foi aconselhado por nós a proteger o quadro. De início não queria NADA mas depois lá o convencemos a pôr o Bikeshield. De referir que este tipo de protecções são sempre opção do UTILIZADOR e pagas à parte!

O quadro ficou muito bem protegido e andou 6 meses (não 5!) sem qualquer tipo de problema. Pelos vistos quando foi para Santiago (ou até semanas antes), não sei se foi no transporte das bikes ou outro caso qualquer, o cabo do travão da frente passou para trás do das mudanças (saiu do sítio) e ficou a roçar da zona da caixa de direcção. Obviamente que aconteceu o que já sabem!

Nós alertamos sempre os nossos clientes (TODOS!) que mesmo após a colocação do bikeshield, devem estar atentos a outras possíveis zonas de contacto que podem "escapar" e isso deve ser do cuidado do cliente!

Para quem não queria pôr protecção nenhuma....

A situação da protecção de escora é também um bom exemplo! Teriam de ir à loja reclamar para passar a corrente por outro lado...existem coisas em que não há nada a fazer...

Aproveito para dizer que não é por um post no forum que as coisas vão alterar.

Cumprimentos
Rui Abreu - ProCycle
 
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Sargos

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Havendo vontade,ha sempre algo a fazer e só através do diálogo se pode chegar a uma solução que sirva ambas as partes.


Cumprimentos
 

superveloce

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Amigo tonebiclas, isso que tu descreves acontece em todas as bicicletas de todas as marcas. Também já me aconteceu a mim, na altura não fiquei muito lixado, pois a bike já tinha cicatrizes maiores. Mas na actual fiquei fo##do quando começou a roçar no topo da suspensão, mas esta foi montada por mim... Em todos os outros locais que era possível raspar levou umas cenas que tem na Decathlon.

Mas não te aflijas muito com isso, que pelos vistos tens uma bike de btt.... Mais dia menos dia vai ficar com umas marcas, e a custa mais é mesmo a primeira.
 
Tenho uma trek 4900 adquirida em finais de 2007, e inicialmente tive o mesmo problema!

O cabo do travão de disco hidráulico da frente, na posição em que vinha quando a bicicleta foi adquirida, estava em contacto com a caixa de direcção e a forqueta da suspensão! Nas travagens, trepidava contra a caixa de direcção e a forqueta, o que originou dois pequeno sulcos/valas nestas duas, ao fim de alguns meses de uso! Contudo, só detectei esse problema ao fim desses meses de uso.
Naquele caso, penso que seria um erro de montagem, porque não acredito que seria de concepção do produto!

Para resolver o problema, prendi o cabo com fita adesiva ao avanço da direcção, colocando-o numa posição fixa em que já não trepida nem toca na caixa de direcção nem na forqueta! Problema resolvido e a bicicleta tem estado perfeitamente em uso, até hoje!


Tenta fazer algo parecido!
 

Antonio73

New Member
Este post é tão ridiculo que nem devia estar aqui. Sou acérrimo defensor que de quando se tem razão devemos ir até às últimas consequencias, mas neste caso......., nem a Trek, nem a loja que vendeu a bike têm qualquer responsabilidade.
 

cmmg04

New Member
e então quem montou o material mal de modo a provocar o que o user descreveu? Isso das garantias vitalicias..uiiiiii..a malta ate fica alucinada quando houve garantia vitalicia...mas na pratica é uma forma de sobre-valorizar determinado modelo ou marca
 

DMG

New Member
Meus caros,

Desculpem este off topic, mas já vi que há cuidados a ter quando se compra uma bike e assim sendo, gostaria de aproveitar para vos perguntar que cuidados deve uma pessoa ter quando compra uma bike de suspensão total (Gary Fisher Hifi Deluxe).

Obrigado.
 

tonebiclas

New Member
Boas noites,

Antes de mais, gostaria de fazer as contas como deve ser. Eu, no meu calendário, conto, entre o dia 13 de Janeiro (data da compra) e o dia 3 ou 4 de junho (mais dia, menos dia, a data em que a bicicleta foi entregue para a tal verificação); pouco mais de 4 meses e meio... ao contrário dos 6 meses indicados pelo Sr. Rui Abreu. Não quero ser demasiado picuinhas, nem é que faça grande diferença, mas se queremos ser correctos, temos de ser correctos.

Não quero transformar isto num post de "lavagem roupa suja", apenas "postei" para dar a conhecer a minha situação e a maneira como foi tratada a situação.
Compreendo a posição tomada pela generalidade dos foristas, e respeito, simplesmente, a minha opinião foi dada a conhecer.
Comprei a bicicleta inteira, totalmente montada, e fiquei com o quadro "estragado", ao fim dos tais 4 meses e meio (sensivelmente), o que me parece pouquíssimo. E a resposta que obtive foi que uma montagem diferente poderia ter solucionado ou nem sequer criado o problema; o que não consigo compreender é de que forma isso é da minha responsabilidade.


Concluo, dizendo ao Sr Rui Abreu que, para melhorar qualquer situação na minha vida, não venho pedir para os fóruns de Btt; para pedir, vou para a porta das igrejas, ao Domingo de manhã. Nem sequer percebo o teor da afirmação com que conclui o post, nem tão pouco aprecio o tom irónico e de aparente gozo.

Cumprimentos
 

msantos1708

New Member
Meus caros,
Desculpem este off topic, mas já vi que há cuidados a ter quando se compra uma bike e assim sendo, gostaria de aproveitar para vos perguntar que cuidados deve uma pessoa ter quando compra uma bike de suspensão total (Gary Fisher Hifi Deluxe).
Os cuidados são os mesmos para quando se compra uma HT, isto se estiverem numa de poupar e estimar o material, nomedamente, bike shields para proteger a parte inferior do quadro, proteções de escoras por causa da corrente, proteções nos locais onde os cabos roçam, tanto no quadro como nas suspensões, limpeza no final de cada passeio, etc., ou então como eu "cag***" para isso tudo tenho o meu quadro num estado lastimoso (para alguns) mas tenho gozado à brava...
 

tonebiclas

New Member
Se lhe parece tão rídiculo, porque perdeu tempo a lê-lo e ainda mais a comentar...???
Agradeço-lhe é que não seja mal educado pelo menos.

Parece-me que cada um tem direito à sua opinião, e a dá-la a conhecer como bem entender (desde que não ofenda ou não parta para o ataque directo e boçal da má língua). E também achei que os fóruns existem precisamente para apresentar situações, dar opiniões, dizer o que se pensa.... etc etc. Acho que foi isso que fiz. Não cheguei e chamei rídiculo a este e aquele sem mais nada...
 

Klab

New Member
A minha RockRider, que tem a falta de imagem de marca que tem, vem com proteções nos cabos e escora, uma Trek de 2000€ com garantia vitalícia, com uma super imagem de marca, não traz proteções de origem?
 

Kamoes

Active Member
Neste caso, estou com a marca e a loja.
Assim como todos os outros que por cá andam.

Agora? É passar verniz como já disseram e seguir para o monte ... que a bike não se estraga por isso ;)
 
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