bom esqueci-me um pouco deste topico... mas ja que nao pedalo tenho mais tempo pra estas coisas. Amanha ponho umas fotos com qualidade...
Os calcoes têm agora já uma imensidão de kms feitos em várias bikes, FS, HT, 26, 27.5, 29, carbono, aluminio, os mais variados selins, bicicletas de estrada, em todo o tipo imaginável de terreno.
Nivel estetico: o desgaste não se nota a nivel nenhum, e lavo apos cada volta ás vezes á mao ás vezes á maquina, nao tem critério, elasticos como novos, tecido como novos, cores como novas (aquilo tem imenso roxo lol ). O unico senao é que sao muito pouco resistentes a silvas e afins, são todos claro, mas acho que estes ainda sao mais. A carneira está sempre como no 1º dia, eles la sabem como o fizeram.
Conforto: epá quem me conhece sabe que atiro sem piedade, não poupo nada nem ninguem. Tenho estes mas não são os únicos calcoes/calcas. Usei estes e uns chineses com carneira uma vermelha (a melhor carneira que já encontrei nos chineses, tive outros com uma carneira azul e não eram nem de perto tão bons).
Mas ao que interessa. È absolutamente fenomenal a forma como assentam no corpo, é como uma luva feita por medida, nem os sentimos e nunca saiem do sitio, 5 estrelas.
O conforto é excelente, mas é mesmo, mas ao fim de muitos quilometros (e as minhas voltas ultimamente esticaram imenso) começa a castigar o cagueiro e sente-se o desconforto, não é nada de insuportável e já vivi experiencias bem piores mesmo em voltas pequenas, mas nota-se e não é assim tão displicente como isso. É verdade que esta versao não é a pra voltas grandes, existe uma outra com mais carneira mais reforçada, mas mesmo assim esperava mais.
Agora tenho a dizer que a combinação selim/calção é muito importante, assim como a posicao.
Estes têm um reforço enorme na parte posterior e pelo menos em voltas de estrada onde se vai mais deitado têm tendencia a "amachucar" as joias e criar desconforto, os do chinês como na parte posterior praticamente nem 1/5 do reforço têm comparado com estes e comparado com a parte central deles mesmos a coisa funciona muito melhor. Ou seja pra andar na de estrada acabo por me sentir melhor nos do Chines, parece estúpido mas é verdade. Obviamente que a carneira do chines nao vai durar muito tempo e sao praticamente novos ainda.
Pro BTT que é o que nos interessa, o selim de que os assos mais gostaram foi um prologo X8 Nago, aquilo era uma combinação divinal, algo que nunca tinha experimentado (volta curta). No meu SLR XC que é o que costumo mais usar na BTT, a combinação resulta bem mas não com tanto conforto e aquele bico do SLR com os assos não combina assim tão bem em voltas mais longas, e mesmo por vezes ainda que raramente adormece as joias. Depois tenho um San Marco Aspide Protek mais duro que o SLR mas com uma abertura prostatica maior e apesar do conforto diminuir a parte das joias fica mais bem tratada.
No terreno o problema dele é que não acho que sejam fabulosos se as voltas forem muito longas, acima de 65kms +/-, até ai são muito confortáveis seja qual for o terreno, e adoro andar a saltar estilo cabras com uma HT leve nos calhaus, algo que com outros calcoes torturava infinitamente mais.
Resumindo: a grande vantagem é o conforto em voltas curtas, a combinação com o selim e com a posição tambem influenciam o conforto. O tecido, a carneira e os elasticos sao fabulosos em termos de resistencia. Mas não acho que merecam o preço que se gasta quando existem outras alternativas a menos de metade do preço com carneira em carbono que garantem mais de metade dos resultados á vontade, não creio que voltasse a fazer a mesma compra. E é um stress passar com eles por silvas e pensar que aquilo é fragil e que custou uma pipa de massa. Não gostam de selins rijos mas dão-se menos bem com selins com bicos mais fechados. O price point está um pouco alto comparado com as alternativas na minha modesta opiniao.
Agora isto é a minha opiniao, discordem á vontade.