Aros Mavic Crossmax Danificados pelo Selante dos Pneus?!?!?!

Boa tarde,
Não encontrei nenhum tópico sobre este assunto que a mim me deixou bastante desgostoso...
Tenho umas Crossmax ST 26 e o que se passa é que no ano passado foi a de trás, e este ano foi a da frente a rachar o aro internamente, deixando de ser tubeless. Dizem-me que é do líquido anti furo e que é uma situação normal, que do meu ponto de vista não o é!
Tentei procurar aqui informação sem que a tenha encontrado. As rachas iniciam sempre na zona da válvula... o que por um lado sustenta a tese...
Obrigado pelas opiniões!
 

Mr.sa

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qual é o líquido que usas? Isso cheira-me a desculpa para não resolverem. Estão dentro de garantia?

Quem é que te coloca o líquido? Tu ou a loja?
 

klaser

Well-Known Member
Há sim líquidos que contém substâncias que não são amigas do metal...mas não tou a dizer que foi o caso....como perguntou o colega,qual o líquido ?
 
Não estão na garantia, têm 5 anos, sou eu que coloco o líquido da No Tubes que sempre me disseram ser muito bom...

Não estou a pedir responsabilidades (não estando na garantia...), não quero é correr os mesmos riscos daqui a 4 ou 5 anos. Nunca tive um problema com estas rodas, nem empenos sequer, quando tenho um problema tenho de substituir o aro...
 

Marco Nunes

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Boas

Não sendo expert na matéria vou opinar que parece-me mais defeito do material do que do liquido. Tenho umas rodas Shimano XT Tubeless com 5 anos = 0 problemas e umas Fulcrum RedPower convertidas com 6 meses e 0 problemas também.

Boas Pedaladas.
 
Isso é muito estranho. Primeiro porque o aro é soldado e revestido, logo não estou a ver onde é que o liquido tem contacto com o metal directamente. Para além disso, se meteres fita de aro, o liquido vai continuar a estar em contacto com o metal (nas bordas do aro), portanto apesar de aparentemente silenciar o problema, não o vai resolver, isto no caso do problema e aparente causa ser fundamentada.
Não percebo de química e não sei até que ponto pode um liquido ter esse tipo e efeito, mas cheira-me a bullshit...

Aos vídeos que tenho visto de rodas do género com aros algo frágeis, ia mais para má construção/controlo de qualidade na pureza dos materiais utilizados.
 

klaser

Well-Known Member
Muitos líquidos anti furo contém amoníaco que,se entrar diretamente em contato com o alumínio do aro,pode corroê-lo.... agora o aro tem de estar bem "tratado" para não ficar "nú", como foi dito tem de estar revestido....mas às vezes este revestimento sai e podemos ter problemas....Na zona da válvula,devido ao atrito que poderá ocorrer ali,é preciso um cuidado maior...
 
Sim, isso do amoníaco sei, e se não em engano é mesmo a maioria dos líquidos. Bem pensado, não tinha pensado na zona da válvula xD
De qualquer forma num aro com esta qualidade presume-se que tenha um revestimento do melhor, mas da mavic já espero qualquer coisa muito sinceramente. Eles têm um jeito especial para fazer borrada quando se lembram.
 
É exactamente na zona da válvula que tudo acontece...
Têm conhecimento de qual o líquido que menos amoníaco terá e menos agressivo poderá ser?
Uso normalmente o NoTubes...
 
Mehh, os aros de estrada com 100/110psi e supostamente são mais frágeis que os de MTB.
Se não me engano, o único era um da MSC, o Blackseal, que até era o aconselhado pela Maxxis quando surgiu aquele problema dos pneus UST ganharem bolhas ao serem usados liquidos com amoníaco.

Eu já usei muitos líquidos, inclusive já tive umas Crossride em que já usei liquido Continental e Joes e nunca tive problemas. Usei-as durante meio ano talvez. Agora numas fulcrum apenas uso Joes e já as tenho com tubeless prai há um ano.
 
Já vi algures aqui no fórum uma foto de um aro Mavic com a zona da válvula batante corroída (falta de metal mesmo) por causa do liquido tubeless que, salvo erro, era da NoTubes.

Edit: Uma foto que encontrei retratando uma situação semelhante. O líquido em causa é mesmo o NoTubes.
DSCF1589.JPG

Link para o artigo de onde retirei a foto: http://singletrackworld.com/forum/topic/stans-tubeless-do-i-ever-bother-again
 
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Marco Nunes

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Boas

Realmente essa imagem "quase impressiona" e dá que falar. Poderá o liquido selante ter defeito? Será que o liquido terá algum componente em excesso (amoníaco ou outro??) e provocar isso ao aro ou será que o defeito estará no aro e por algum motivo desencadeou essa reacção???? Realmente custa um pouco a acreditar. Não digo que seja impossível porque ás vezes os materiais têm reacções de conflito ou falta de resistência. O que é verdade é que muita gente usa No Tubes, inclusivé eu, e nada a apontar. Bom, mas claro que "há sempre uma primeira vez" e "cada caso é um caso". Se a/as rodas estão na garantia ainda pode existir uma hipótese de resolução, mas se não está na garantia ................. fica complicado e o mais certo é seres tu a resolver da tua carteira. Provar que foi o selante que fez isso também não deve ser fácil e demorarias tempo e mais tempo e mais tempo. Infelizmente é assim! Obrigado pelo aviso. Penso que é algo a ter em conta com muita atenção.

Boas Pedaladas
 
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FMCurto

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Todos os selantes à base de latex natural têm Amónia, e esta é corrosiva para o Alumínio. No caso da maioria das aros estes são protegidos pela anodização, mas pelo menos na foto pode ser uma série de falhas: válvula apertada com alicate poderá ter aberto uma racha e a Amónia depois ter "acabado" o serviço, ou mesmo algum processo de corrosão galvânica se as válvulas forem de aço.Convém ter a certeza que não há partes de alumínio "cru" em contacto com o líquido.

Líquidos sem Amoníaco são os baseados em Latex sintético_O Caffélatex afirma não ter amónia mas nunca usei.
 
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