Andar com os Pézinhos presos.

T

The_Command

Guest
Boas..

A praticamente um ano que ando com os pés presos na bike, mas na altura em que adquiri as sapatilhas comprei o mais barato que havia na loja, neste caso comprei o nº 45 mas calço o 42/43 comprei-as grandes por ser mesmo o mais barato e como não tinha a certeza se me iria dar bem de pés presos não gastei assim tanto dinheiro em sapatilhas. Mas agora pretendo ir comprar outras novas e como tal irá ser o tamanho adequado.
No meio de tudo isto tenho uma dúvida, em relação ao tamanho da sapatilha, pois o vendedor da Sportzone quando comprei as que tenho agora disse-me que convém comprar sempre um tamanho acima. Ora calçando eu o 42/43 será que as sapatilhas me vão ficar apertadas de mais? Pergunto isto porque estou a pensar adquiri-las numa loja online e não as poderei experimentar antes.
 

ELCUPRA

Member
Pois eu ja cai 4 vezes, tipo paro e vou a tirar o pe parado e pinga caiu para o lado , nada de grave ,esqueço-me de rodar o pe? Mas agora 2 meses depois ja esta melhor.
 

abelha2

Active Member
Tens de ser especifico, diz que marca vais comprar talvez te saibam ajudar.

Eu no caso das do LIDL comprei até um tamanho abaixo...depende de marca para marca. Mas no caso da shimano acho que sim, deve-se comprar um numero acima, pelo qe li
 

Diogo112

Member
Boas, se comprarem os sapatos na Decathlon, o n.º será igual ao que calçam. Quanto às quedas, eu também dei 2 quedas antes de perceber como funcionavam, o segredo está no ajuste da mola, quanto mais solta estiver melhor, pois terão de fazer menos esforço para sacar os pés dos pedais falo dos SPD, não tenho outro sistema, será sempre uma questão de hábito e a maior parte das quedas ocorrerão quase parados. Depois de se habituarem será fácil e não irão perder a confiança nos trilhos mais técnicos, portanto é sem receio. Cumps e boas pedaladas.
 

manjos

New Member
Boa noite para todos!
como manda a praxe, eu também dei a minha queda com os meus pedais de encaixe (SPD)!
foi na primeira volta (digo, saída da garagem até a rua e voltar,+- 20m lol). Após essa queda, afinação na posição de mola mais solta e pronto a andar sem mais quedas! No entanto ainda precisei de alguns dias para me enquadrar com o sistema. Penso que o importante passa por tentar antecipar as paragens e desencaixar o pedal com alguma antecedência! Agora já sai quase instintivamente.
agora também tenho uns pedais de plataforma que alterno consoante o terreno para onde me desloco. Se for estrada/estradão/xc uso SPD, se for para algo mais all mountain/trail uso os de plataforma.
boas pedaladas!
 
Eu também já tenho os meus pedais de encaixe (shimano m520) e agora só preciso de os montar na bike e experimentar.. confesso que tenho algum receio mas os pedais trouxeram a plataforma que vai dar para alternar.. e para já não penso em retirar a platarforma! :rolleyes:
 

Skaza

New Member
Basta treinares um pouco antes da primeira volta e depois tentar antecipar as paragens...

Não sei se alguém já mencionou isto, mas uma coisa que ajuda aos principiantes é trazerem sempre bem lubrificadas as molas dos pedias, pois com o uso elas ganham lixo e ficam meias presas o que dificulta soltar os pés... No dia em que lavei aquilo bem e lubrifiquei notei uma diferença... Foi como passar de 8 para 80... :D Agora é sempre bem limpo e bem lubrificado... :D
 

Carlos Bravo

New Member
Boas tardes,
eu comprei os meus pedais m520, já fiz 2 treinos com eles e caí das mesmas 2 vezes :) . Mas é muito normal isso acontecer, penso que o que nos faz cair é o receio de não conseguir desencaixar a tempo, marramos tanto nisso que até nos desconcentramos no que estamos a fazer (e depois pumba)! A sensação de andar preso à bike é excelente, apesar dos arranhões no braço, já não quero outra coisa. Nas descidas a segurança é 100%, não corremos o risco dos pés saltarem fora da plataforma.
 

Jovim

New Member
Boa noite, eu comprei uns M520 também fiz um treinito, mas em estrada o que é certo é que já tinha andado por aki a dar umas voltas pequenas a experimentar, para me habituar e nessa altura caí uma vez quando me meti a brincar, desequilibrei-me e pumba, não tive tempo (ou sangue frio) para tirar os pedais, mas hoje caí duas vezes uma das vezes foi ao parar por causa do transito dos carros esqueci-me de desencaixar os pés com antecedência e mais um vez fui ao soalho, desta vez levei com o peso todo em cima do joelho :\ (a ironia é que depois de cairmos eles desencaixam , até parece que os vejo com a língua de fora a dar-me gozo) e caí também a chegar a casa, faltavam uns 100m, a subir a mudança saltou e como já quase ia parado lá fui eu fazer uma visita ao chão, nem sei se me rio ou se chore, é frustrante mas ao mesmo tempo sinto-me como se estivesse a aprender a andar de bicicleta novamente :) agora tenho que me aventurar a ir para o mato... mas acho que levo joelheiras :)

abraço para todos e boas pedaladas
 

jorlui

New Member
Eu ao fim de 6 meses, dei ontem o primeiro tralho devido aos SPD.
Subida muito acentuada em calçada romana (pedras redondas) com muita erva e molhada, roda de tras derrapa, escorrega lateralmente e.....tombo na certa!:eish::eish:!
O que vale é que foi só para o lado e não teve consequências nem em mim nem na bike!:fpalm:
 

epinto68

Member
boas ,comprei os meus pedais há 8 dias já os montei agora vou usa-los no proximo sabado.as molas estão complentamente abertas foi o que me Aconselharam mas acreditem que estou com receio mas lá tem que ser.
 

Jovim

New Member
não tenhas receio... eu estou aqui todo pisado de uma coxa e com feridas nos joelhos e ainda me rio disto! tens que ter calma, acho que para situações em que perdes o equilíbrio não há muito a fazer quando não se tem experiência (como eu) mas quando são paragens "programadas" lembra-te de desencaixar os pés antes de parar vais ver que ajuda muito :)

No caso de caires não desanimes e encara isso como parte do processo de aprendizagem :)
 
Boas pessoal.

Quando era puto sempre andei de bike, e como quem sabe nunca se esquece, cá tou eu devolta com uma, mas agora para a prática de BTT.
Tou a iniciar e a minha duvida é a seguinte. Deverei já instalar uns pedais de encaixe? será necesário uma primeira adaptação á bike ou é mais fácil adaptar-me a ela já com os pedais de encaixe?
Na minha opinião, quer os instale agora ou mais tarde irei sempre passar pela fase de adaptação. a minha duvida é, pk não já?

Boas pedaladas
 

Jovim

New Member
se nunca andaste pelo mato na minha modesta opinião que vale o que vale talvez seja melhor andares um pouco sem os pedais para te adaptares a certas situações... mas se já sabes o mínimo... avança logo para os pedais... eu estou a pensar em comprar uma nova e por isso comprei agora uns para me adaptar e evitar quedas "estúpidas" com a bike nova e estragar a pintura :p mas é mesmo só por isso. Neste momento a minha técnica preferida para não cair é não parar hahaha já que todas elas foram quando parei :)
 

JSevla

New Member
Na minha opinião acho que a devias instalar os pedais de encaixe já, pois como dizes vais sempre passar por uma fase de adaptação, eu comecei com pedais simples e quando passei para encaixe foi mais difícil porque habituas-te a ter os pés livres e depois esqueces-te e tombas para o lado, por isso começa já, não arrisques logo, começa por fazeres os primeiros km´s em estrada até te habituares, o que custa é parar, quando chegas a casa e vais abrir o portão é da praxe, quando te achares pronto bota monte, mas sempre com o pensamento que tas preso a Bike. Quando te habituares não vais querer outra coisa, e rendimento nem se fala. Arrisca já e boa sorte.
 

Jorge Gomes

New Member
Eu tenho andado de pés soltos e acho que é assim que vou continuar.
Vejo aqui o pessoal todo a dizer que malha mas é sempre parado e portanto não é muito grave.
Acontece que eu frequemente me safo de cada queda que simplesmente nem quero imaginar o que me acontecia se tivesse os pés presos.
Ainda no ultimo passeio numa descida bem acidentada, resvala um bocado de terra e a bicicleta tomba para o lado. Consegui em fracções de segundo meter a perna para o lado e safar-me da queda. Se tivesse os pés presos garantidamente que ia com os cornos ao chão a 30km/h...

Pés presos pode ser bonito para dar umas voltas em estradão e em terrenos razoáveis... agora para o resto, não me convencem.
 
Last edited:
Top