Analise/ Teste Mondraker Factor RR 2008

Turbolento

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Quatro meses após ter comprado uma Berg 2 semi-rigida, passou-me pela cabeça comprar uma bike nova, mas desta vez com suspensão total.

Depois de ter visto "todas" as marcas de bikes na net para escolher o quadro, tendo também em conta os componentes, fiquei na dúvida entre as seguintes bikes:

Trek Fuel EX 7 (2008)
KTM Prowler 2.0
Scott Genius MC-40

As dúvidas desapareceram depois de ter visto as imagens da Trek na net!
Consultei preços, fiz contas à vida e estava praticamente decidido a comprar a bonita Trek!

Passados uns dias compro a revista SoloBici com análises a varias maquinas, entre elas a Trek Fuel Ex 7 e a Mondraker Factor RR! Li e reli a revista varias vezes e no final optei pela Mondraker Factor RR (2008)!

Optei pela Mondraker não pela análise da revista, mas sim porque os componentes da mesma são "teoricamente" superiores aos da Trek (por o que é bom para uns, para outros não presta) e porque a diferença de preços entre a Mondraker e a Trek era de 200€ a mais na Trek.


Muito em breve farei a análise à máquina, assim como aos componentes alterados e as diferenças notadas!

Colocarei também umas fotos da mesma, e a descrição dos componentes originais e dos substituídos!

Uma coisa é certa, aos componentes que a bike trás de fabrica muitíssimo pouca coisa é necessária mudar!

Esta bike trás um equipamento (quanto a mim) muito bom (pelo menos até ao momento)!!
 

Turbolento

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Habituado que estava a uma bike semi-rigida Berg XPRO 2 (com algumas alterações) noto que ganhei em conforto e travagem mas que o amortecedor FOX RP23 nas subidas mais íngremes (aliado à falta de treinos) não é o amortecedor que eu estava à espera porque o mesmo não bloqueia (para ficar tipo Semi-Rigida)!

Até ver este é o único "defeito" que encontrei nesta bike e que penso acontecer com todas as outras que utilizem este amortecedor e idênticos sem bloqueio total!

Alguém sabe quais os amortecedores com bloqueio "total" que poderei colocar neste bike??

Em breve disponibilizarei umas fotos da bike.
 

Turbolento

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jonypaul said:
Não mexeste com o pro-pedal?
Já!
Mas o problema é que como o amortecedor não bloqueia, nas subidas mais inclinadas faz com que os ângulos da bike alterem e como consequência, a roda da frente levanta (o que não ajuda muito nas subidas técnicas)!!

O amortecedor é muito bom mas, não faz bloqueio! Se existisse um RP23 com bloqueio colocava-o!
 

Kamari

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Boas.
Eu também tenho um RP23, e tenho o propedal regulado no 3, e ele praticamente não bombeia, mesmo naquelas subidas mais íngremes. A dificuldade que existe em manter a roda da frente no chão é porque a suspensão tem demasiado curso para essas subidas, que é, a meu ver, o único defeito dessa suspensão, não ter nada que baixe o curso.

O que aconselho é verificares a pressão do amortecedor e até fazeres experiências, se puderes, com as pressões e tentar encontrar a mais adequada.

Amortecedores que bloqueiem mesmo.... só conheço os Rock Shox e os DT Swiss...

abraço
 

Turbolento

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Kamari said:
Boas.
Eu também tenho um RP23, e tenho o propedal regulado no 3, e ele praticamente não bombeia, mesmo naquelas subidas mais íngremes. A dificuldade que existe em manter a roda da frente no chão é porque a suspensão tem demasiado curso para essas subidas, que é, a meu ver, o único defeito dessa suspensão, não ter nada que baixe o curso.

O que aconselho é verificares a pressão do amortecedor e até fazeres experiências, se puderes, com as pressões e tentar encontrar a mais adequada.

Amortecedores que bloqueiem mesmo.... só conheço os Rock Shox e os DT Swiss...

abraço

Após "tanto tempo" de utilização só agora reparei (porque tu disseste) que é na posição 3 que ele bombeia menos!

Obrigado pela dica!
 

JOCA_RR

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Ora bem antes de mais parabéns pela bike. :p
É com alguma surpresa que sei que o RP23 não tem bloqueio, pois quando tinha a Trek 5.5E que vem com um RP2, pensei que uma das diferenças para o RP23 (para além de escolher o propedal) era ter bloqueio... :shock:

Mas respondendo à tua pergunta, sim a FOX tem amortecedores com bloqueio.
A bicla que tenho agora vem um FOX Triad e este sim tem bloqueio. :wink:

Podes ver mais em:

http://www.specialized.pt/index.php...anha&sec=08StumpjumperFSR&id=06&tab=TECHNICAL

http://www.foxracingshox.com/fox_tech_center/owners_manuals/08/spa/2008_om_spa.htm
 

Turbolento

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Xiiii, à tanto tempo que não inseria aqui comentários a esta minha análise :D :D :D

Bem, após alguns quilómetros, e após algumas quedas, cá vai mais uma analise a esta maquina.

Não sendo esta a bike mais indicada para maratonas (que é onde a utilizo mais) é mesmo assim uma bike bastante polivalente.

As primeiras modificações que lhe fiz foram os pneus e o selim.
Tenho um SLR gel flow (acho que é isso) e coloquei logo nos primeiros Kms uns Hutchison Python 2.0 bastantes mais rolantes mas que em aderência em terrenos húmidos são uma desgraça. Agora tenho um Continental Explorer 2.1 na frente e um Larsen TT 2.0 na traseira e está muito melhor em segurança sem prejudicar o "rolamento".

Quanto a travões estou bastante satisfeito com os Formula Oro K18 à excepção das pastilhas organicas que na lama desaparecem rapidamente mas que por causa disso já estão a caminho umas sinterizadas.

Em minha opinião e não sendo uma bike barata é quanto a mim uma das melhores em termos de equipamento/preço.
 
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