Depois da máquina pronta e quase um mês a rodar está na altura de fazer a devida análise .
http://lh4.ggpht.com/_0PNPMcgxufI/TMwr_iwFOeI/AAAAAAAAAQg/_fZBOD20l4w/s800/DSC05153.jpg
-Quadro Beone Raw 19" 1075g
Muito confortável em todas as situações absorve muito bem as vibrações e mesmo as pancadas mais fortes ,não se tem a aquela sensação de pancada "seca".
TEm boa rigidez e conta com a técnologia "Dobble Chamber",é um apoio no interior do tubo diagonal do triângulo dianteiro(na foto onde estão as letras "BEONE").
O apoio do suporte de bidon que está no tubo do selim tem uma limitação ,está um bocado alto e impossibilita a utilização de bidons grandes 750ml ou mais.
No outro suporte não existe essa limitação.
-Rodas Funworks+Alex Rims scandium+Schwalbe Ron e Ralph
Muito leves 1350g e com boa rigidez lateral,fazem toda a diferença a curvar.
São de rolamentos selados e deslizam muito bem.
Os pneus são muito colados ao chão,são confortaveis e tem boa aderencia arrisco mesmo afirmar que o RON é melhor a curvar que o RALPH.Das vezes que começa a fugir começa sempre pela roda traseira.
-Suspensão Manitou R7 MRD Absolute 80mm 1330g
É um bocado dificil de afinar esta suspensão a compressão ora é muito mole, ora é muito rija ,falta-lhe um ponto intermédio,nos clicks do Absolute faltava-lhe um ponto intermédio.
Em compensação o rebound tem muitos pontos de afinação.
-Travões Avid Alixir CR 2011+discos Kcnc
Travam bem mesmo na lama (testado e comprovado),têm boa potencia.
Os discos fazem um bocado de barulho, mas não guincham ,ouve-se um "rrrrr" devido à furação do disco.
-Transmissão Manipulos SEC Sram+X9+Shimano XT+Pedaleira Funworks 42/29(Aerozine)
O ponto mais fraco neste momento são os manípulos das mudanças,são frageis e o isolamento contra a lama e pó é quase insistente,recomendo-os só para bikes de cidade ou passeio,competição nem pensar.
Fora isso o esticador X9 trabalha 5* o xt à frente também não tenho nada a apontar.
A pedaleira é uma Funworks feita pela Aerozine,tem um "Qfactor" muito bom 168mm daí
os pratos passarem perto do quadro, mas isso é do quadro porque as escoras são abertas.
-Periféricos
Guiador Ritchey WCS 164g não é tão leve como anunciam mas não é um problema.
Avanço Ritchey WCS 125g é mais leve do que anunciam
Caixas de direcção Token por pouco mais de 16 € ,com 86g e de rolamentos estão aprovadas.
Pedais Exustar E-PM25 276g, reparei que quando se sprinta tem alguma tendência para saltarem mesmo apertados, acho que a folga é capaz de ser demasiada ou o encaixe arredondado na parte frontal do pedal não deixa o pé numa posição estática, mas por 40€ e com rolamentos selados não encontrava melhor.
Suporte de Bidon Token 28g ,seguram muito bem os bidons qunado são novos é necessário mesmo alguma força.Do meu ponto de vista foram uma pechincha 4,30 €
Espigão de selim Kcnc ,tem 400mm e 166g ainda me sobram 20 mm até ao mínimo de inserção (10cm) ,nada a pontar.
Chavetas Token 48g o par são leves,mas convém confirmar o aperto porque as alavancas são pequenas e não é fácil de lhes dar um bom aperto.
Selim Token Xwing carbon, é o meu primeiro selim em carbono,é confortável devido à flexibilidade das abas traseiras,não é flexível no centro,mas pela forma e pela largura 140mm nunca pensei que um bocado de "plástico" duro fosse confortável.
Comportamento do Conjunto.
A subir
A leveza do conjunto faz toda a diferença é fácil acelerar e até subir em mudanças mais pesadas, tem boa tracção mesmo em piso solto.
Os 29/36 chegam para as subidas até à data
A rolar
Em terra batida não tem nada a apontar.
Na estrada tem um limite de cerca de 45 km/h devido à relação 42/11
A descer
A grande diferença que notei foi a descer quer pelo conforto do quadro,quer pelos pneus.
O RON à frente é mesmo um excelente pneu mesmo com lama o pneu vai buscar aderência onde ela é quase insistente.
Em Monchique ,a descer rápido por vezes senti a roda da frente ir em frente quando estava a curvar , o pneu afundava na lama e ia buscar aderência.
Consegue-se descer com velocidade, com trajectórias mais fechadas e com muita confiança.
Isto deve-se também ao centro de gravidade baixo do quadro.
Pontos positivos
-Quadro Conforto,rigidez dianteira
-Rodas rigidez lateral e deslize.
-Peso do conjunto
Pontos negativos
-Mudanças rotativas são frágeis e tem um fraco isolamento dos elementos
-Pedais em sprint tem tendência para saltar(pode ser dos meus cleats estarem gastos)
< Fotos dos componentes com os respectivos pesos >
http://lh4.ggpht.com/_0PNPMcgxufI/TMwr_iwFOeI/AAAAAAAAAQg/_fZBOD20l4w/s800/DSC05153.jpg
-Quadro Beone Raw 19" 1075g
Muito confortável em todas as situações absorve muito bem as vibrações e mesmo as pancadas mais fortes ,não se tem a aquela sensação de pancada "seca".
TEm boa rigidez e conta com a técnologia "Dobble Chamber",é um apoio no interior do tubo diagonal do triângulo dianteiro(na foto onde estão as letras "BEONE").
O apoio do suporte de bidon que está no tubo do selim tem uma limitação ,está um bocado alto e impossibilita a utilização de bidons grandes 750ml ou mais.
No outro suporte não existe essa limitação.
-Rodas Funworks+Alex Rims scandium+Schwalbe Ron e Ralph
Muito leves 1350g e com boa rigidez lateral,fazem toda a diferença a curvar.
São de rolamentos selados e deslizam muito bem.
Os pneus são muito colados ao chão,são confortaveis e tem boa aderencia arrisco mesmo afirmar que o RON é melhor a curvar que o RALPH.Das vezes que começa a fugir começa sempre pela roda traseira.
-Suspensão Manitou R7 MRD Absolute 80mm 1330g
É um bocado dificil de afinar esta suspensão a compressão ora é muito mole, ora é muito rija ,falta-lhe um ponto intermédio,nos clicks do Absolute faltava-lhe um ponto intermédio.
Em compensação o rebound tem muitos pontos de afinação.
-Travões Avid Alixir CR 2011+discos Kcnc
Travam bem mesmo na lama (testado e comprovado),têm boa potencia.
Os discos fazem um bocado de barulho, mas não guincham ,ouve-se um "rrrrr" devido à furação do disco.
-Transmissão Manipulos SEC Sram+X9+Shimano XT+Pedaleira Funworks 42/29(Aerozine)
O ponto mais fraco neste momento são os manípulos das mudanças,são frageis e o isolamento contra a lama e pó é quase insistente,recomendo-os só para bikes de cidade ou passeio,competição nem pensar.
Fora isso o esticador X9 trabalha 5* o xt à frente também não tenho nada a apontar.
A pedaleira é uma Funworks feita pela Aerozine,tem um "Qfactor" muito bom 168mm daí
os pratos passarem perto do quadro, mas isso é do quadro porque as escoras são abertas.
-Periféricos
Guiador Ritchey WCS 164g não é tão leve como anunciam mas não é um problema.
Avanço Ritchey WCS 125g é mais leve do que anunciam
Caixas de direcção Token por pouco mais de 16 € ,com 86g e de rolamentos estão aprovadas.
Pedais Exustar E-PM25 276g, reparei que quando se sprinta tem alguma tendência para saltarem mesmo apertados, acho que a folga é capaz de ser demasiada ou o encaixe arredondado na parte frontal do pedal não deixa o pé numa posição estática, mas por 40€ e com rolamentos selados não encontrava melhor.
Suporte de Bidon Token 28g ,seguram muito bem os bidons qunado são novos é necessário mesmo alguma força.Do meu ponto de vista foram uma pechincha 4,30 €
Espigão de selim Kcnc ,tem 400mm e 166g ainda me sobram 20 mm até ao mínimo de inserção (10cm) ,nada a pontar.
Chavetas Token 48g o par são leves,mas convém confirmar o aperto porque as alavancas são pequenas e não é fácil de lhes dar um bom aperto.
Selim Token Xwing carbon, é o meu primeiro selim em carbono,é confortável devido à flexibilidade das abas traseiras,não é flexível no centro,mas pela forma e pela largura 140mm nunca pensei que um bocado de "plástico" duro fosse confortável.
Comportamento do Conjunto.
A subir
A leveza do conjunto faz toda a diferença é fácil acelerar e até subir em mudanças mais pesadas, tem boa tracção mesmo em piso solto.
Os 29/36 chegam para as subidas até à data
A rolar
Em terra batida não tem nada a apontar.
Na estrada tem um limite de cerca de 45 km/h devido à relação 42/11
A descer
A grande diferença que notei foi a descer quer pelo conforto do quadro,quer pelos pneus.
O RON à frente é mesmo um excelente pneu mesmo com lama o pneu vai buscar aderência onde ela é quase insistente.
Em Monchique ,a descer rápido por vezes senti a roda da frente ir em frente quando estava a curvar , o pneu afundava na lama e ia buscar aderência.
Consegue-se descer com velocidade, com trajectórias mais fechadas e com muita confiança.
Isto deve-se também ao centro de gravidade baixo do quadro.
Pontos positivos
-Quadro Conforto,rigidez dianteira
-Rodas rigidez lateral e deslize.
-Peso do conjunto
Pontos negativos
-Mudanças rotativas são frágeis e tem um fraco isolamento dos elementos
-Pedais em sprint tem tendência para saltar(pode ser dos meus cleats estarem gastos)
< Fotos dos componentes com os respectivos pesos >
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