[Analise] Beone Raw 2010 a la carte 8,780 kg

kan3co

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Depois da máquina pronta e quase um mês a rodar está na altura de fazer a devida análise .

http://lh4.ggpht.com/_0PNPMcgxufI/TMwr_iwFOeI/AAAAAAAAAQg/_fZBOD20l4w/s800/DSC05153.jpg

DSC05152.jpg

-Quadro Beone Raw 19" 1075g

Muito confortável em todas as situações absorve muito bem as vibrações e mesmo as pancadas mais fortes ,não se tem a aquela sensação de pancada "seca".
TEm boa rigidez e conta com a técnologia "Dobble Chamber",é um apoio no interior do tubo diagonal do triângulo dianteiro(na foto onde estão as letras "BEONE").
O apoio do suporte de bidon que está no tubo do selim tem uma limitação ,está um bocado alto e impossibilita a utilização de bidons grandes 750ml ou mais.
No outro suporte não existe essa limitação.

-Rodas Funworks+Alex Rims scandium+Schwalbe Ron e Ralph
Muito leves 1350g e com boa rigidez lateral,fazem toda a diferença a curvar.
São de rolamentos selados e deslizam muito bem.
Os pneus são muito colados ao chão,são confortaveis e tem boa aderencia arrisco mesmo afirmar que o RON é melhor a curvar que o RALPH.Das vezes que começa a fugir começa sempre pela roda traseira.

-Suspensão Manitou R7 MRD Absolute 80mm 1330g
É um bocado dificil de afinar esta suspensão a compressão ora é muito mole, ora é muito rija ,falta-lhe um ponto intermédio,nos clicks do Absolute faltava-lhe um ponto intermédio.
Em compensação o rebound tem muitos pontos de afinação.

-Travões Avid Alixir CR 2011+discos Kcnc
Travam bem mesmo na lama (testado e comprovado),têm boa potencia.
Os discos fazem um bocado de barulho, mas não guincham ,ouve-se um "rrrrr" devido à furação do disco.

-Transmissão Manipulos SEC Sram+X9+Shimano XT+Pedaleira Funworks 42/29(Aerozine)
O ponto mais fraco neste momento são os manípulos das mudanças,são frageis e o isolamento contra a lama e pó é quase insistente,recomendo-os só para bikes de cidade ou passeio,competição nem pensar.
Fora isso o esticador X9 trabalha 5* o xt à frente também não tenho nada a apontar.
A pedaleira é uma Funworks feita pela Aerozine,tem um "Qfactor" muito bom 168mm daí
os pratos passarem perto do quadro, mas isso é do quadro porque as escoras são abertas.

-Periféricos
Guiador Ritchey WCS 164g não é tão leve como anunciam mas não é um problema.
Avanço Ritchey WCS 125g é mais leve do que anunciam :D
Caixas de direcção Token por pouco mais de 16 € ,com 86g e de rolamentos estão aprovadas.
Pedais Exustar E-PM25 276g, reparei que quando se sprinta tem alguma tendência para saltarem mesmo apertados, acho que a folga é capaz de ser demasiada ou o encaixe arredondado na parte frontal do pedal não deixa o pé numa posição estática, mas por 40€ e com rolamentos selados não encontrava melhor.
Suporte de Bidon Token 28g ,seguram muito bem os bidons qunado são novos é necessário mesmo alguma força.Do meu ponto de vista foram uma pechincha 4,30 €
Espigão de selim Kcnc ,tem 400mm e 166g ainda me sobram 20 mm até ao mínimo de inserção (10cm) ,nada a pontar.
Chavetas Token 48g o par são leves,mas convém confirmar o aperto porque as alavancas são pequenas e não é fácil de lhes dar um bom aperto.
Selim Token Xwing carbon, é o meu primeiro selim em carbono,é confortável devido à flexibilidade das abas traseiras,não é flexível no centro,mas pela forma e pela largura 140mm nunca pensei que um bocado de "plástico" duro fosse confortável.

Comportamento do Conjunto.

A subir
A leveza do conjunto faz toda a diferença é fácil acelerar e até subir em mudanças mais pesadas, tem boa tracção mesmo em piso solto.
Os 29/36 chegam para as subidas até à data

A rolar
Em terra batida não tem nada a apontar.
Na estrada tem um limite de cerca de 45 km/h devido à relação 42/11

A descer
A grande diferença que notei foi a descer quer pelo conforto do quadro,quer pelos pneus.
O RON à frente é mesmo um excelente pneu mesmo com lama o pneu vai buscar aderência onde ela é quase insistente.
Em Monchique ,a descer rápido por vezes senti a roda da frente ir em frente quando estava a curvar , o pneu afundava na lama e ia buscar aderência.
Consegue-se descer com velocidade, com trajectórias mais fechadas e com muita confiança.
Isto deve-se também ao centro de gravidade baixo do quadro.

Pontos positivos :)
-Quadro Conforto,rigidez dianteira
-Rodas rigidez lateral e deslize.
-Peso do conjunto


Pontos negativos:(
-Mudanças rotativas são frágeis e tem um fraco isolamento dos elementos
-Pedais em sprint tem tendência para saltar(pode ser dos meus cleats estarem gastos)


< Fotos dos componentes com os respectivos pesos >
 
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stuka666

Member
Muito boa análise da bicha :D

Tenho o mesmo problema a apontar aos pedais, e ou também tenho os cleats gastos.. ou então é mesmo defeito dos mesmos.

Que estás a pensar fazer relativamente aos rotativos SEC? Mandar tunar uns x0?

Cumps
 

Paulo986

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A bike está linda! Parabéns:palmas:

Boa análise;)

Manda vir mais umas fotos dela, mas com tratamento de lama em cima!:lol:

cumps e boas pedaladas!
 

nrdesigns

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Maaaaaaaaaaaaaaaaaaasssssssssssssssss o que é isto?
Um quadro igual ao meu?
Foi um prazer amigo ter ajudado na escolha e como vez não foi em vão.
Sem dúvida um dos quadros mais simples e bonitos que ja vi.O comportamento Sem duvida exemplar. De fazer inveja a muitos de marcas ditas de topo. E com um peso canhão.
Ja Sabes a minha opinião, Está linda.
A minha está á espera de uma mudança de visual.... E um grupo de topo....
Se quiserem ver o mesmo quadro com outro tipo de montagem vejam aqui.
http://www.forumbtt.net/showthread.p...e-peral/page13

Abraço e muitas pedaladas na maquina
Nuno Rocha
 

kan3co

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Muito boa análise da bicha :D

Tenho o mesmo problema a apontar aos pedais, e ou também tenho os cleats gastos.. ou então é mesmo defeito dos mesmos.

Que estás a pensar fazer relativamente aos rotativos SEC? Mandar tunar uns x0?

Cumps

Estou pensando em colocar uns triggers X9 2011(porque estou com 10v) ,aumento o peso, mas sempre fui mais apologista de triggers,só comprei estes para testar.
Depois ponho estes à venda por meia tuta ou faço algum negocio com alguma loja.
Ales até à data vão dando ,no passado fim de semana fizeram mais uma maratona, extreme de S.Bras de Alportel 77km em 3:43m :).
Portaram-se bem,mas não têm robustês suficiente para o btt
 

kan3co

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maa25 Cria um tópico com a tua montagem, não andes a fazer o chamado "hi-jack" a outros tópicos.
Poe lá a tua montagem que o pessoal responde lá em vez de misturar dois assuntos num só tópico ;).

Eu aqui não te vou responder à tua questão,mas se criares o teu tópico podes contar com a minha opinião.
 

afonso

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boas

Obrigado pela resposta e tambem pela PM.
Alguem tem algum feedback dos Recon SEC?
se o comportamento for igual aos Fun Works SEC
Penso fazer a mesma coisa que tu comprar o Sram x9.

um abraço
afonso
 

pimentoski

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podes dar mais feedback da pedaleira? o que achas? sabes o peso real? Na net custam cerca de 199 euros, achas que valeu a pena ou vale a pena investir noutra coisa?
 

tinta

New Member
A bike tá linda... :D
Só trocava mesmo a suspensão por uma SID, uma Reba ou uma Recon. Na minha opinião qualquer uma delas é melhor que essa. ;)

Agora isso pede é KM
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Considerar uma SID melhor que uma R7 MRD, pronto é porque já se testou as duas e gosta-se mais duma delas, considerar uma Reba melhor que uma R7 MRD ou há algum problema com a Manitou ou então é fanatismo, considerar uma Recon melhor que uma R7 MRD nem sei bem o que é que seja!
E a Tora, é também melhor que a R7 MRD ou nem por isso? Como a diferença de peso é de apenas 1 kg pode ser que ainda dê para ser melhor...
 

kan3co

New Member
tintas,foi uma questão de orçamento,não queria investir mais .
Ficaçador a R7 MRD falta-lhe alguma sensibilidade para as pequenas irregularidades,ao contrario da sid não tem camara negativa .
Já tive uma rockshox e era mais progressiva na compressão .
A R7 tem uma compressão quase contante ,é dificil de encontrar uma afinação balanceada.
Nas maratonas ando quase sempre a alternar entre dois "clicks" no "absolute" um para rolar/subir(não é bloqueada) e outro para descidas com muitas irregularidades.
 

tinta

New Member
FiCaçador, não é fanatismo, é a minha opinião, assim como podes ter a tua. E como não ligo muito a isso dos pesos, mas ligo mais a qualidade, respondendo à tua pergunta, SIM! Acho a Tora também melhor que a R7, mesmo pesando mais, mas o conforto é muito maior. Mas isto, como te digo é a minha opinião. Não acho que a R7, por mais leve que seja, seja uma suspensão confortável :S Agora peço desculpa se não sou o melhor "opinador" daqui.

Aquilo que o kan3co acha da R7 foi o que também achei na bicicleta de um amigo meu. Eu por exemplo tenho uma Tora e gosto mais.

Boas pedaladas
 

MeridaBikes

New Member
Tinta, tu andaste foi pouco tempo com a R7, ora, agora comparar um Tora, uma suspenção com molas, Recon uma suspenção a ar, mas pareçe a molas, agora a Reba já é uma Suspenção muito boa,absorve todas as irregularidades, mas mesmo assim , não consegue chegar perto da R7..

E posso confirmar o que digo, pois ja andei bastante tempo com essas todas que referiste, por isso..

Ah, e desculpa kan3co..

:)
 

tinta

New Member
Pois, pode ser que sim. Mas não gostei mesmo de andar na R7. Não achei nada de especial. :S

Mas amigo MeridaBikes, como dizes, posso nao ter utilizado tempo suficiente. :p
 

miguelchedas

New Member
Boas,


Impossivel alguém considerar uma Tora melhor que uma R7, são de campeonatos diferentes...

O defeito/"feitio" da R7 é ter um comportamento muito linear, e diferente do normal nas suspensões de XC tradicionais, pelo que ou temos sensibilidade incial e ela bombeia ou nâo temos sensibilidade inicial e ela fica rija.

O comando do MRD não consegue fazer grande coisa, porque as posições intermédias não têm grande efeito e depois bloqueia...

Eu gosto bastante da R7, que é bastante rigida e leve e faz uns 100mm de curso reais. Para um XC mais agressivo (de rigida claro) acho uma excelente suspensão, para competição talvez não por bombear bastante.

Já agora, e o que interessa, a bike está muito bonita!


Abraços,

Miguel
 
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