Quando comprei a bike tinha em mente uma bike que desse para eu andar aqui pelas ciclovias e pelos trilhos da bela serra de Sintra. Ou seja nada de muito abusador, a sua utilização era na sua maioria para XC. Passados sensivelmente 3 meses e meio já fiz 300 km e quase não tive problemas nenhuns com a bike.
Comecemos por uma das partes mais importantes da bike, a Transmissão.
A transmissão da Fuel 70 é Alivio/Deore. O desviador da frente e o pedaleiro (MC20) são alivio, a cassete é Sram 9.5, e o desviador traseiro é Deore. Funciona na perfeição para pessoas como eu (pouco á frente de iniciados ). A única afinação q tive de fazer foi no desviador de trás e consequentemente no da frente. Os manípulos são Deore também.
O Quadro
O quadro é um quadro FS de XC, com o sistema Powerpoint Triangle atrás. Tamanho 17,5”. Esteticamente muito bonito e tem uma cor linda ;
Suspensão e Amortecedor
A suspensão é uma Manitou Axel Comp com 100mm de curso. O único ajuste q tem é para controlar a rigidez da suspensão, ou para a bloquear. O lockout funciona, embora com os pneus q a bike trás, aquilo faça um atrito enorme quando andamos em estrada.
O amortecedor é um Rock Shox BAR, sinceramente não percebo como é que aquilo funciona. Não tem nenhum ajuste, só uma válvula para por ar, está um bocado duro. Para mim vai ser uma das coisas a trocar daqui a uns tempos. O ideal parece-me ser o antigo Float RL, actual RP3 da Fox, se não me engano.
Pedais
Os pedais de origem são de plataforma, são largos, têm uns picos que não são substituíveis, são bons para Freeride. Rodei com eles até à pouco, pois recebi uns PD-M540 da Shimano que são fantásticos.
Travões
Os travões são os Deore Mecânicos. Até agora 5*, para uns travões de gama média mecânicos. Muitos dizem que uns bons V-Brake conseguem igualar ou ser superiores a estes travões, eu nunca tinha tido uns travões de disco, e agora que tenho digo com toda a certeza que nunca mais vou ter uns v-brake; até porque é uma travagem diferente.
Os contras : tal como o fireblade disse na análise à bike dele, as pastilhas que vem de origem não prestam. Outra coisa que me aconteceu foi uma descida do abano, que era bastante comprida, no fim da descida os travões estavam tão quentes que aquilo começou a travar menos, nada q uma paragem de um minuto não resolva
Rodas
Os aros são WTB Speed Disc, os cubos são Deore para disco, e os pneus são uns Bontrager ACX, 26x2.2".
Gostei bastante deste pneu, bastante resistente, e bom para andar tanto em terra batida como na lama, mas como já disse anteriormente, quando rodamos na estrada faz algum atrito.
Selim e Espigão
São da gama Select da Bontrager. O selim até que não é mau, não me posso queixar pq ainda não me deu nenhuma dor no rego.
Avanço e Guiador
Ambos da Bontrager, ambos da gama Sport. O avanço tem uma inclinação de 10º. O Guiador é sobrelevado.
Caixa de Direcção
É uma Aheadset, semi-cartridge, sealed.
Conclusão
Bem, foi a minha primeira bike a sério e até agora estou a gostar da nossa relação lol.
Problemas :
:arrow: pequena desafinação nas mudanças que logo foram afinadas;
:arrow: e uma folga na caixa que já é a segunda vez que acontece.
É uma bike porreira para quem gosta de pedalar com conforto, tem um curso que me parece o ideal para uma bike de XC FS, os travões não desapontam.
Preço : 1.150 Euros (sem desconto claro )
Comecemos por uma das partes mais importantes da bike, a Transmissão.
A transmissão da Fuel 70 é Alivio/Deore. O desviador da frente e o pedaleiro (MC20) são alivio, a cassete é Sram 9.5, e o desviador traseiro é Deore. Funciona na perfeição para pessoas como eu (pouco á frente de iniciados ). A única afinação q tive de fazer foi no desviador de trás e consequentemente no da frente. Os manípulos são Deore também.
O Quadro
O quadro é um quadro FS de XC, com o sistema Powerpoint Triangle atrás. Tamanho 17,5”. Esteticamente muito bonito e tem uma cor linda ;
Suspensão e Amortecedor
A suspensão é uma Manitou Axel Comp com 100mm de curso. O único ajuste q tem é para controlar a rigidez da suspensão, ou para a bloquear. O lockout funciona, embora com os pneus q a bike trás, aquilo faça um atrito enorme quando andamos em estrada.
O amortecedor é um Rock Shox BAR, sinceramente não percebo como é que aquilo funciona. Não tem nenhum ajuste, só uma válvula para por ar, está um bocado duro. Para mim vai ser uma das coisas a trocar daqui a uns tempos. O ideal parece-me ser o antigo Float RL, actual RP3 da Fox, se não me engano.
Pedais
Os pedais de origem são de plataforma, são largos, têm uns picos que não são substituíveis, são bons para Freeride. Rodei com eles até à pouco, pois recebi uns PD-M540 da Shimano que são fantásticos.
Travões
Os travões são os Deore Mecânicos. Até agora 5*, para uns travões de gama média mecânicos. Muitos dizem que uns bons V-Brake conseguem igualar ou ser superiores a estes travões, eu nunca tinha tido uns travões de disco, e agora que tenho digo com toda a certeza que nunca mais vou ter uns v-brake; até porque é uma travagem diferente.
Os contras : tal como o fireblade disse na análise à bike dele, as pastilhas que vem de origem não prestam. Outra coisa que me aconteceu foi uma descida do abano, que era bastante comprida, no fim da descida os travões estavam tão quentes que aquilo começou a travar menos, nada q uma paragem de um minuto não resolva
Rodas
Os aros são WTB Speed Disc, os cubos são Deore para disco, e os pneus são uns Bontrager ACX, 26x2.2".
Gostei bastante deste pneu, bastante resistente, e bom para andar tanto em terra batida como na lama, mas como já disse anteriormente, quando rodamos na estrada faz algum atrito.
Selim e Espigão
São da gama Select da Bontrager. O selim até que não é mau, não me posso queixar pq ainda não me deu nenhuma dor no rego.
Avanço e Guiador
Ambos da Bontrager, ambos da gama Sport. O avanço tem uma inclinação de 10º. O Guiador é sobrelevado.
Caixa de Direcção
É uma Aheadset, semi-cartridge, sealed.
Conclusão
Bem, foi a minha primeira bike a sério e até agora estou a gostar da nossa relação lol.
Problemas :
:arrow: pequena desafinação nas mudanças que logo foram afinadas;
:arrow: e uma folga na caixa que já é a segunda vez que acontece.
É uma bike porreira para quem gosta de pedalar com conforto, tem um curso que me parece o ideal para uma bike de XC FS, os travões não desapontam.
Preço : 1.150 Euros (sem desconto claro )