[Análise] Mondraker Finalist Pro 2009. A irmã mais nova da Foxy.

tpfernandes

New Member
Há já algum tempo que pretendia trocar o meu BH Expert de 2009 tamanho L por um quadro mais pequeno e depois de algum tempo a vasculhar na net, eis que me deparo com um site de uma loja que nem sei bem como fui lá parar, encontrando um Finalist Pro de 2009 a um preço simpático e com umas cores pouco vistas pelos trilhos. Vendi o BH a um colega do fórum e no mesmo dia fui buscar o Finalist.

IMG_1447.JPG


Do encontrar o quadro ao tê-lo em casa nem um dia passou, liguei para a loja em Rebordosa e disseram-me que estava como novo, e de facto está, tem apenas um risco atrás e de resto o quadro parece que saiu da fábrica para minha casa.

Para os interessados, o quadro em tamanho M com dropout, pesa 1600 gramas. Praticamente o mesmo peso do BH que tinha (Expert TS), só que este em tamanho L, logo, fiquei com uma bike com 12 kg e umas gramas.

A troca de quadro deveu-se ao facto de o BH ser-me grande, não pela estética nem pelo quadro em si porque até gostava bem dele.

É estranha a diferença de tamanho de um 19" para um 17", agora parece que tenho uma bike com roda 24.

IMG_3365.JPG


IMG_3362.JPG


IMG_3361.JPG


Em jeito de review. O que noto em comparação com a BH, é sem dúvida a posição de condução, com um quadro mais curto e mais maneável como eu gosto! Noto também, pode ser impressão mas penso que não, que em termos de absorção de impactos, o Finalist é melhor, o BH era mais "seco" e "brusco".

Quanto ao resto dos componentes não há muito a dizer. Eu sei que o que matava tudo era uma pedaleira XT, umas rodas e uns travões "à homem"...

IMG_3368.JPG


IMG_3369.JPG


IMG_3370.JPG


IMG_3371.JPG


IMG_3366.JPG


Lista de Material:

Lista de componentes:

Quadro Mondraker Finalist 2009 M (1600 g c/ dropout)
Rock Shox Reba Race 2008
Travões Shimano M486 c/discos 160 mm

Desviador Frente - Shimano Deore
Desviador trás - Sram x9
Pedaleira - Shimano Alivio Cinza
Shifters Sram x7
Cassete Deore
Corrente - Deore

Selim Scott Branco
Rodas On Off Rail
Guiador On Off Notion 0.0 Recto
Avanço ritchey 90 mm
Punhos Ritchey WCS
Espigao On Off Notion
Pedais Crank Brothers Candy C

Pneu Frente Scwalbe Albert 2.1
Pneu Trás Scwalbe Smart Sam 2.1

Peso Final: 12.300 kg
 
Last edited:

RicardoCupra

New Member
Foi boa a Troca, eu proprio cheguei a ver esse quadro, mas é um M para mim não dava.

Ficou muito porreira, gosto bastante desse quadro mesmo;)

Boa sorte com ele ;)
 

tpfernandes

New Member
Estou a pensar trocar coisas como chavetas, tampas de guiador, aperto de espigão, roldanas, etc, talvez tudo da Token. Mas, dado as cores que a bike tem neste momento, não estou a ver nenhuma que se enquadre facilmente aqui.

Alguma sugestão?
 

litos_solrac

New Member
Bela evolução, tens quadro para montar maquina leve, eu ia para o dourado acho k com o laranja iria ser a melhor opção(gostos), mas eu trocaria primeiro componentes como por exemplo o pedaleiro para um deore ou mesmo xt com o guito k vais gastar para embelezar, ou mesmo trocar os shifters por uns X0 :) . abraço
 

C.Orelhas

New Member
Sem duvida bastante bonita esta mondraker.. Fico contente por cada dia se verem mais pelos trilhos fora pessoal com mondraker, uma marca que não é tão vista face as outras todas.
Pegando no que ai já tens, trocava pedaleira (SLX) tenho amigos que tiveram XT e agora colocaram SLX de 2 pratos, dizem que é diferença minima e em relação ao preço são mais esses € para o bolso (eu proprio tenho uma slx), trocam os shifters X7 pelos rotativos x0, caso não gostes optava pelos shifters x9, trocava de cassete e corrente (XT) com isto já davas um bom avanço na máquina. Topico que irei acompanhar com todo o gosto.

Boa sorte :D
 

tpfernandes

New Member
Obrigado mais uma vez pelos elogios.

litos: Dourado será talvez a última cor que vou juntar ao já existente preto/laranja/branco. Não devo fugir destas três cores. Quanto às pecinhas do peso, talvez preto.

nkap: Também fico contente em ver cada vez mais Mondraker's nos trilhos, a marca tem evoluido ao longo dos anos. Agora em 2012 espera-se uma bomba de XC em carbono.
Quanto ao trocar componentes, para já vou mantê-la assim pois a irmã mais velha está sem suspensão e o carinho não pode ser todo para a Finalist. Apenas vou trocar amanhã os punhos pelos ESI Grips em branco e vai ser papar km's.

Vão-me várias coisas na cabeça em trocas para ela, mas tem que ser com calma. :)

O que mais me preocupa nos componentes são mesmo as rodas. Aquele cubo traseiro já teve melhores dias e está prestes a entregar alma ao criador. Então quando começa a levar com água, faz barulho que é uma coisa doida. Não sei se vale a pena manter aqueles aros e trocar de cubo ou comprar umas rodas. Quando chegar a altura de maiores dores de cabeça vejo.

Agora, é papar km's!
 
Last edited:

daSilva15

New Member
boas TPfernandes..
esse quadro foi comprado na candibyke? :D
é bem verdade que cada vez existe mais mondraker, pelo menos aqui no norte ja existe imensas!
quanto ao seu projecto esta cada vez melhor, pena pecar pelo peso, mas tem ai muito bom material a preço bom, por onde trocar...
agora mesmo é disfrutar dessa maquina, e que lhe traga muitas alegrias!
"tem um lapso no post ao dizer, ao carinho ser toda para a podium" ;)
 

tpfernandes

New Member
Sim, foi comprado lá, conhece-lo?

Eu acho que não peca pelo peso, não me atormenta.

Engano-me sempre e troco finalist por podium. :)
 

daSilva15

New Member
sim conheço e pena ser um M :D muitas vezes passei-lhe a mao ;)
hmmm claro, mas o que interessa é haver pernas ;)
é a irmã da podium ;)
 

tpfernandes

New Member
Porque tinha um Smart Sam como o de atrás, bom rolador mas pouco direcional. Apanhei alguns sustos com ele.

O Albert, tenho-o como um pneu menos rolador mas que agarra!
 

tpfernandes

New Member
Por acaso na altura da compra não equacionei o RR. Estava entre Ignitor, High Roller e Albert. Dei o beneficio da dúvida a este e também por estar a bom preço!

Tem um taco ligeiramente diferente do RR. É mais avantajado, o que penso que se traduz em maior aderência.
 
Top