António13_PT
Member
Ora bem, este verão decidi comprar uma bicicleta.
Como não queria gastar muito dinheiro, decidi não ir a lojas, e ir até ao Decathlon ver as bicicletas deles.
Fui até Alfragide e tinham lá expostas quase todos os modelos da sua gama. Depois em casa ia ver no site deles os modelos, o equipamento e os preços.
Gostei bastante do modelo 9.2, aliás gostei tanto que acabei por deixar de parte a compra da 6.4 ( primeira opção, custava 750 € ) para ir para a gama 9.
Como eles dizem muito bem do sistema N.E.U.F. ( se não dissessem é que era de admirar ) acabei por me decidir por comprar a 9.1 em vez da 9.2, pois achei, “para que é que eu quero uma bicicleta de 300 contos, se é só para dar uma voltitas ao fim de semana. Aliás decidi compar a 9.1, mas foi com aquela sensação de para é que vou dar 200 contos por uma bicicleta.
Quando fui para a comprar, tinham vendido o modelo que tinham, fui até ao Fórum Montijo, tinham lá uma, e está feito, não penses mais na 9.2, que é dinheiro a mais e a 9.1 chega bem.
Chega de treta e vamos à análise.
RESUMO DO EQUIPAMENTO :
Quadro : Decathlon Rockrider 9.1 NEUF 90 mm Curso Alumínio 6061 2,8 Kg
Suspensão Frente : Answer Manitou Axel Elite TPC Lockout 100 mm Air Assist
Amortecedor trás : X Fusion Shox O2 165mm×38mm
Manípulos Mudanças F/T : Shimano Deore Rapid fire
Mudanças F/T : Shimano Deore / LX
Cremalheira : Truvativ Blaze 22 × 32 × 44
Carretos : SRAM ESP 5.0 11×32 9 Veloc. ( 11×12×14×16×18×21×24×28×32 )
Corrente : SRAM PC 59
Travões F/T : Hayes Sole Hidráulicos de Disco
Selim : Fi’zik Nisene
Pedais : Wellgo 823 WPD
Pneus F/T : Hutchinson Bulldog Air Light 26×2.10 ( 54-559 )
Aros F/T : Mavic XM 117 Disc 32 Furos
Tamanho : L, Peso Aproximado : 13,9 Kg
E a analise mais detalhada, sendo de referir que não tenho pontos de comparação, pois á muito que não andava de bicicleta, e está analise está a ser feita com 170 km nas pernas, o que só dá para avaliar a mesma de maneira algo superficial.
QUADRO E SISTEMA NEUF ( New Excentric Ultimate Frame )
O melhor da bicicleta, fiquei surpreendido com o sistema. Resume-se a uma palavra : funciona. Nas subidas, sentado, a bicicleta não mexe. A direito pode-se dar com força nos pedais que não se sente ela a ir abaixo. Para já tenho andado com a pressão do amortecedor no máximo, mas dá para ver que o sistema NEUF é bastante bom.
AMORTECEDOR DA FRENTE
O amortecimento principal é por mola, sendo ajudado por ar, podendo-se variar a pressão até ao máximo de 2,8 bar ( 40 psi ).
Tem regulação de ressalto e de dureza, embora este último seja mais um fecho da suspensão que propriamente regulação uma vez que é pouco progressivo.
Também tenho andado com a pressão de ar quase no máximo, cerca de 30 psi, pois as molas que ela trás são para um peso máximo inferior ao meu ( peso 82 Kg ). Nestas condições ela bombeia muito pouco, apesar de nas subidas em terra mais irregulares, isso não se nota, pois acabo por ir preocupado com a subida em si. Tem como vantagem o facto de se poder bloquear, para nas subidas lisas isso não se notar.
O controlo de ressalto também é bem vindo, pois já deu para ver que no máximo não é lá muito agradável de andar, estando a cerca de 1/3 do mínimo para compensar o facto de andar com a suspensão mais dura.
Resumindo : cumpre a função e para esta gama de preços é o que trazem.
TRAVÕES
Depois de alguns problemas iniciais com o curso a mais dos mesmos, e o facto de só um embolo mexer, após uma ida à loja onde me explicaram como os afinar, estão bem melhores.
Curso pequeno, travagem razoável, avaliação média.
Como nota negativa o facto de não se afinarem sozinhos, tendo se se ir afinando a distância das pastilhas ao disco à medida que se vão gastando.
PNEUS
Agarram muito bem em terra, por vezes fico admirado por não derraparem, pois ainda não tenho muita confiança nos mesmos para ir mais depressa.
Em terra não muito dura nem muito solta são muito bons.
Nota negativa ao facto de já se notar o desgaste ao fim de 170 km, não me parecendo que vão durar muito.
TRANSMISSÃO
A de trás funciona muito bem, a da frente é média. Também aqui o defeito era mais meu, pois após aprender a colocar mudanças melhorou bastante.
Só é pena que nas de trás tenha de se empurrar o manípulo para baixar a mudança, gosto mais do sistema da frente que é ao contrário.
Acho que cumprem bem a função.
GERAL
Fiquei bastante satisfeito com ela.
No geral não tenho nada a apontar de muito mau, cumpre a sua função de passar por cima de pedras e buracos.
Não é perfeita, mas nesta gama de preços e pelo que eu vejo ( e leio ), é bastante boa, sendo talvez das melhorzitas com suspensão total nesta gama.
Quanto à fiabilidade apenas os Km o dirão
Foto da mesma :
Esta é a foto do site, depois tiro fotos da “minha”, bem como à medida que for tirando melhores conclusões acrescento as mesmas.
Como não queria gastar muito dinheiro, decidi não ir a lojas, e ir até ao Decathlon ver as bicicletas deles.
Fui até Alfragide e tinham lá expostas quase todos os modelos da sua gama. Depois em casa ia ver no site deles os modelos, o equipamento e os preços.
Gostei bastante do modelo 9.2, aliás gostei tanto que acabei por deixar de parte a compra da 6.4 ( primeira opção, custava 750 € ) para ir para a gama 9.
Como eles dizem muito bem do sistema N.E.U.F. ( se não dissessem é que era de admirar ) acabei por me decidir por comprar a 9.1 em vez da 9.2, pois achei, “para que é que eu quero uma bicicleta de 300 contos, se é só para dar uma voltitas ao fim de semana. Aliás decidi compar a 9.1, mas foi com aquela sensação de para é que vou dar 200 contos por uma bicicleta.
Quando fui para a comprar, tinham vendido o modelo que tinham, fui até ao Fórum Montijo, tinham lá uma, e está feito, não penses mais na 9.2, que é dinheiro a mais e a 9.1 chega bem.
Chega de treta e vamos à análise.
RESUMO DO EQUIPAMENTO :
Quadro : Decathlon Rockrider 9.1 NEUF 90 mm Curso Alumínio 6061 2,8 Kg
Suspensão Frente : Answer Manitou Axel Elite TPC Lockout 100 mm Air Assist
Amortecedor trás : X Fusion Shox O2 165mm×38mm
Manípulos Mudanças F/T : Shimano Deore Rapid fire
Mudanças F/T : Shimano Deore / LX
Cremalheira : Truvativ Blaze 22 × 32 × 44
Carretos : SRAM ESP 5.0 11×32 9 Veloc. ( 11×12×14×16×18×21×24×28×32 )
Corrente : SRAM PC 59
Travões F/T : Hayes Sole Hidráulicos de Disco
Selim : Fi’zik Nisene
Pedais : Wellgo 823 WPD
Pneus F/T : Hutchinson Bulldog Air Light 26×2.10 ( 54-559 )
Aros F/T : Mavic XM 117 Disc 32 Furos
Tamanho : L, Peso Aproximado : 13,9 Kg
E a analise mais detalhada, sendo de referir que não tenho pontos de comparação, pois á muito que não andava de bicicleta, e está analise está a ser feita com 170 km nas pernas, o que só dá para avaliar a mesma de maneira algo superficial.
QUADRO E SISTEMA NEUF ( New Excentric Ultimate Frame )
O melhor da bicicleta, fiquei surpreendido com o sistema. Resume-se a uma palavra : funciona. Nas subidas, sentado, a bicicleta não mexe. A direito pode-se dar com força nos pedais que não se sente ela a ir abaixo. Para já tenho andado com a pressão do amortecedor no máximo, mas dá para ver que o sistema NEUF é bastante bom.
AMORTECEDOR DA FRENTE
O amortecimento principal é por mola, sendo ajudado por ar, podendo-se variar a pressão até ao máximo de 2,8 bar ( 40 psi ).
Tem regulação de ressalto e de dureza, embora este último seja mais um fecho da suspensão que propriamente regulação uma vez que é pouco progressivo.
Também tenho andado com a pressão de ar quase no máximo, cerca de 30 psi, pois as molas que ela trás são para um peso máximo inferior ao meu ( peso 82 Kg ). Nestas condições ela bombeia muito pouco, apesar de nas subidas em terra mais irregulares, isso não se nota, pois acabo por ir preocupado com a subida em si. Tem como vantagem o facto de se poder bloquear, para nas subidas lisas isso não se notar.
O controlo de ressalto também é bem vindo, pois já deu para ver que no máximo não é lá muito agradável de andar, estando a cerca de 1/3 do mínimo para compensar o facto de andar com a suspensão mais dura.
Resumindo : cumpre a função e para esta gama de preços é o que trazem.
TRAVÕES
Depois de alguns problemas iniciais com o curso a mais dos mesmos, e o facto de só um embolo mexer, após uma ida à loja onde me explicaram como os afinar, estão bem melhores.
Curso pequeno, travagem razoável, avaliação média.
Como nota negativa o facto de não se afinarem sozinhos, tendo se se ir afinando a distância das pastilhas ao disco à medida que se vão gastando.
PNEUS
Agarram muito bem em terra, por vezes fico admirado por não derraparem, pois ainda não tenho muita confiança nos mesmos para ir mais depressa.
Em terra não muito dura nem muito solta são muito bons.
Nota negativa ao facto de já se notar o desgaste ao fim de 170 km, não me parecendo que vão durar muito.
TRANSMISSÃO
A de trás funciona muito bem, a da frente é média. Também aqui o defeito era mais meu, pois após aprender a colocar mudanças melhorou bastante.
Só é pena que nas de trás tenha de se empurrar o manípulo para baixar a mudança, gosto mais do sistema da frente que é ao contrário.
Acho que cumprem bem a função.
GERAL
Fiquei bastante satisfeito com ela.
No geral não tenho nada a apontar de muito mau, cumpre a sua função de passar por cima de pedras e buracos.
Não é perfeita, mas nesta gama de preços e pelo que eu vejo ( e leio ), é bastante boa, sendo talvez das melhorzitas com suspensão total nesta gama.
Quanto à fiabilidade apenas os Km o dirão
Foto da mesma :
Esta é a foto do site, depois tiro fotos da “minha”, bem como à medida que for tirando melhores conclusões acrescento as mesmas.