Alterações de guiadores

fox_82

New Member
Olá a todos. Inscrevi-me neste fórum porque gosto de BTT e visto ter-me iniciado nestas lides há relativamente pouco tempo o "bicihinho" cresce cada vez mais.
Gostaria de vos apresentar aqui uma situação e estou aberto a qualquer tipo de indicações, dicas, etc...
Passo a explicar: um dos meus membros superiores (braço direito) é um pouco mais curto que o esquerdo e a nível do cotovelo o ângulo tb é diferente, isto é, em cima da bike o braço esquerdo fica totalmente esticado enquanto que o direito não estica por completo. Esta situação provoca uma má postura e alguma dificuldade de manuseamento da bike em trilhos.
Já tentei recorrer a alguns torneiros mas dizem-me sempre que não é possível fazer alterações num guiador ou um guiador de raiz. A minha esperança, é que vocês me possam ajudar, se conhecem alguém que faça este tipo de modificações ou algum conselho que me possam dar.
Obrigado.
Abraço a todos.
 

valezim

New Member
A razão da falta de resposta a este tópico, tem tudo a ver (na minha opinião) à difícil questão que aqui pões.
Nunca em circunstancia alguma aqui surgiu um problema como o teu.
Mas já agora... já experimentaste (apesar de ser difícil para um ciclista), colocar o guiador desajustado ou desalinhado da esquadria da roda e compensar esse desvio com a tua 'deficiência física'?
 

magrof

New Member
Os torneiros são maus. Claro que é possivel fazer um guiador que compense a tua diferença física (nem que seja em ferro), estou a presumir que trata de uma diferença de tamanho e o comportamento bio-mecânico dos braços está preservado . O resultado em termos dinâmicos na condução da bicicleta é que são outros quinhentos...​
 
Last edited:

Manchanegra

New Member
Quando não sei responder prefiro ficar calado e não dizer disparates. Acho que acontece o mesmo com a maior parte das pessoas, dai, não haver respostas num tema que é novo aqui, e complicado.
Por acaso conheço uma pessoa que tem um problema igual, mas, tanto quanto sei, não anda de bike (ou não andava). Por acaso não te chamas Diogo?
Quanto á questão colocada. Há torneiros bons que acredito que consigam fazer o que pretendes, mas, possivelmente, devido a ser uma questão delicada, preferem não arriscar fazer estes trabalhos. Só procurando.
 

Jorge Gomes

New Member
De facto é algo muito delicado...

Mesmo que haja alguém a fazer-te isso, era preciso saberes se o resultado é totalmente de confiança. E como é que podes saber? Não sei, mas se provavelmente nunca conseguirás saber ao certo.
É que as consequências de um guiador partido enquanto se vai em cima da bike... bem... nem é preciso dizer, basta imaginar.
 

Joseelias

Well-Known Member
Aqui está o link para o site da Skyde.

http://www.skyde-titanium-bikes.com/

Se se estiver a falar desta marca não será barato pois à partida parece que trabalham com titânio. Mas uma coisa é certa, um guiador de titânio será para o resto da vida e dadas as circunstâncias pode ser uma mais valia importante.
 

fox_82

New Member
Sim, de facto é uma questão bastante difícil, o que me deixa ainda mais desesperado em resolvê-la para aproveitar ainda mais o andar de bike. Não, ainda não experimentei essa possibilidade mas creio que não irá dar muito resultado. No entanto, obrigado pela resposta Valezim.
 

fox_82

New Member
magrof, tenho tido imensa dificuldade em arranjar um torneiro, parece que têm medo de arriscar no desconhecido...sei lá.
Obrigado pela resposta.
 

fox_82

New Member
Manchanegra, não me chamo Diogo. Tenho tido muita dificuldade em arranjar um torneiro que me faça isso, contudo através da internet encontrei a loja das bicilcletas em Benfica que tem serviço de torneiro. Tenho que ir lá e ver o que me podem fazer. Por acaso já ouviste falar dessa loja e do serviço de torneiro deles?
Obrigado pela resposta.
 

fox_82

New Member
Jorge Gomes, por isso é que já pensei em reduzir o avanço e comprar um guiador com um rise mais elevado. Achas que poderia passar por uma solução?
Obrigado pela resposta.
 

fox_82

New Member
alferes, essa é concerteza uma possibilidade... só com uma ligeira diferença. não podia ser direito tinha que ter pelo menos no lado direito um rise de alguns cm.
Obrigado pela resposta. Vou investigar melhor esta possibilidade.
 

Manchanegra

New Member
Torneiros, não conheço pessoalmente. Quando necessitei foi para reparar uma Jante (foi o avô de um amigo que não vejo hám uns anos) e para refazer o Veio Primário da caixa de transferencias de um UMM pois não consegui encontrar a peça nova. Na altura foi o meu mecânico que orientou a coisa. Em ambos os casos o trabalho ficou bem feito. O UMM continua a andar por "maus" caminhos sem problemas há mais de 8 anos.
O 1º na altura já estava reformado, mas, o 2º sou capaz de conseguir o contacto. Só não sei se fará este tipo de trabalho.
Eu apostava 1º na loja de Benfica, e, em 2º na empresa Francesa. Perguntar não custa, e, o maximo que te podem dizer é "Não". O guiador que aparece no link parece-me uma boa forma de demonstrar que a coisa se pode fazer. Se o mostrares pode ser que não tenham tanto receio de arriscar.

Boa sorte.
 

Joseelias

Well-Known Member
fox_82

O link que coloquei é da marca do guiador das fotos mostradas pelo alferes. Não sei se te chegaste a aperceber. Da rápida pesquisa que fiz no site aquele guiador das fotos nem sequer aparece nos produtos deles pelo que foi feito a pedido e por medida. Mas uma coisa é certa tem um aspecto fantástico.

Tens também a hipótese de contactar o comité paralimpico de Portugal. Tenho a certeza que te conseguirão ajudar porque ninguém melhor que eles está por dentro de material desportivo com design especifico e personalizado para quem tem necessidades próprias.

Pode ser que até conheçam algum atleta que te dê umas dicas, ou marcas que produzam esse tipo de material. Como o material da marca que coloquei no link será com certeza caro pode ser que consigas outras opções mais baratas ou que te agradem mais.

http://www.comiteparalimpicoportugal.pt/default.aspx

No topo tens os contactos. Acredito que que consigam ajudar.

Boa sorte.
 

ueta

New Member
Bem o que vou sugerir pode parecer um bocado descabido, mas caso tenho material velho em casa poderá ser uma possibilidade para alguns testes, até porque tomando o exemplo da empresa francesa esta faria o que lhe pedirem e nesse caso precisa de saber o que necessita, angulos, diferenças de altura e/ou avanço.

Como bom portugues que sou ao ver a imagem pus-me a magicar uma maneira de fazer um "guiador" caseiros com o mesmo conceito que o que apresentaram mas que possa ser adaptavel para que o utilizador possa encontrar ao dar umas voltas softs o ajuste ideal e aí sim partir para um investimento num guiador como o que apresentaram.

Ora o que pensei foi o seguinte, dois avanços montados simultâneamente, com duas metades de guiador (obviamente que teria de ser um bocado mais de metade para conferir resistencia, mas penso que servirá para testar as necessidades do utilizador, com um avanço mais curto que outro poderá testar um lado mais avançado que outro, usando um guiador resto em cima e ou elevado em baixo dará para estarem ao mesmo nivel ou quem sabe tambem de um lado mais baixo que outro se isto parecer mais adequado ao problema em questão.

Fica apenas a ideia.
 
Top