Caro Sr. Elias,
É um prazer dialogar consigo, pois vemos que além de grande conhecedor dos aspetos técnicos, está genuinamente empenhado em que tomemos a decisão mais acertada.
Todos os pontos que referiu foram tidos em conta. O grande problema que enfrentámos no início foram precisamente as travagens (tivemos azar que a bike vinha com as rodas todas desgraçadas e travar era tipo ciclar num pudim flan).
Pesquisámos o mercado e encontrámos a RST que menciona. Existem mais algumas marcas topo de gama que permitem a troca da coluna. Mas repare que continuamos condicionados a 2 ou 3 opções, que em Portugal não são fáceis de encontrar.
Daí a decisão de partir para uma modernização do quadro, sendo que assim poderemos lá colocar qualquer suspensão, além de que esta alteração valoriza o quadro numa eventual venda daqui a uns tempos.
Concordamos integralmente consigo no que toca ao reforço da soldadura na testa. A nossa ideia é fazer um corte vertical no tubo de polegada, alargá-lo e embutir nele o tubo mais largo. Depois o soldador fecha a costura na frente (e este soldador é um artista, não meteria isto nas mãos de curiosos), e ainda aplica dois "mentirosos"* na parte de trás da testa.
Seguidamente, sem rebarbar as soldaduras (o que seria um, erro, pois enfraqueceria o conjunto) será aplicado um pequeno segmento de tubo (tipo uma "meia cana" na frente, a cobrir as soldaduras) com 2 propósitos: tapar os cordões de soldadura e reforçar o conjunto. Este segmento será soldado à frente da testa através de 4 "mentirosos". Os vazios serão disfarçados com massa de bate-chapa e as juntas rebarbadas, limadas e lixadas, sendo que no fim a testa ficará com um aspeto ovalizado mas muito mais robusto que a testa inicial. Repare-se que as soldaduras da testa aos restantes tubos do quadro não são chamadas para a confusão
Tem toda a razão quando fala do avanço e quiador. Mas até isso foi planeado. Mais tarde ou mais cedo teríamos de mudar de avanço, pois o espigão que está montado atualmente é muito grande para mim e muito desconfortável. O guiador por enquanto pode ser o mesmo, basta colocar um adaptador barato.
Nos sites de 2ª mão aparecem avanços a preço da chuva em ótimo estado.
*"Mentirosos" são pequenos pontos de soldadura. Faz-se um furo de 4 ou 5 mm numa das superfícies e o soldador "enche" o buraco com solda, ligando as duas faces a soldar. Depois de rebarbados e lixados, são indetetáveis.