Ajuste de pressão ou pré-carga em suspensões ( SAG )

gonber

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Afinar o SAG. Aberto/Bloqueado?

Viva!

Gostaria de saber em que posição colocam a vossa forqueta/amortecedor quanto vão ajustar o sag? Aberto ou bloqueado?

Posso estar enganado mas penso ter lido em algum lado que a curso dedicado ao sag é usado em ambas as posições!

No meu caso concreto trata-se de uma Fox Float RL e de um Fox Triad :ideia:

Oh grandes sábios, transmitam-me o segredo!

Abraço,
Gonber
 

JorgeSantos

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Re: Afinar o SAG. Aberto/Bloqueado?

Mais uma vez eu :lol: E não sou sábio.

Eu ajusto o Sag com o amortecedor/suspensão no modo Aberto.
Agora perguntas-me: Porquê?
Ao que eu respondo: Porque acho que é assim :mrgreen:

Mas não tenho a certeza. Vi foi o mecánico nas primeiras vezes a proceder assim, daí deduzir que...........assim seja.
 

lpsferreira

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Re: Afinar o SAG. Aberto/Bloqueado?

Fazes assim porque não sabes fazer doutro modo :!: :!: :!: :mrgreen:


Ps. Eu também faço como este tipo (em modo aberto).
 
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silvioferraz

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Re: Afinar o SAG. Aberto/Bloqueado?

O sag deve ser afinado, com a compressão toda aberta. O sag não tem nada a vêr com a compressão e ao contrário do que li já por aí, não tem uma medida fixa. Ou seja, para quem faz mais Freeride, deve rondar os 20-25%. Mas para quem faz mais xc-maratonas, o sag não deve nunca ultrapassar os 20%, sendo a medida mais usual os 15%.
Com o sag afinado, com a compressão toda aberta, controla-se melhor esse valôr, consoante o peso e tipo de terreno que pisamos, fechando-o.
No meu caso, o sag está nos 15% com a compressão fechada a 3/4. Gosto do amortecedor, a amortecer e não a bombear. Com estes valores, só preciso de o bloquear mesmo, em alcatrão.

Abraço
 

P.M.

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Re: Afinar o SAG. Aberto/Bloqueado?

Boas,

É irrelevante o valor da compressão quando se ajusta o sag (desde que obviamente, a suspenção não esteja bloqueada).
20% do curso do amortecedor/suspenção para xc, 25% enduro, 30 freeride/DH. Estes são os valores de referência, mas depende do gosto de cada um.

P.M.
 

Bravellir

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Re: Afinar o SAG. Aberto/Bloqueado?

P.M. said:
(desde que obviamente, a suspensão não esteja bloqueada).

exacto.. a questão aqui é não uma mas varias.

1. deve ser ajustado na posição de bloqueado ou em aberto?
2. se tiver propedal ou outro tipo de ajuste de plataforma, deve ser nesse ajuste ou aberto?

Já li respostas em que misturam as duas coisas . Compressão não é a mesma coisa que bloqueado.

3. E mais importante. Por MSN, o gonber disse que na suposta posição de lockout, conseguiu ajustar o sag. Como é que pode ser? Estando em lockout o movimento não deveria ser mínimo? ( no manual a fox fala em 2 a 5 mm de movimento o que está muito longe sequer dos 15% ). No meu caso, a talas e o rs pearl em bloqueados não se mexem nem os tais 5mm. Por isso a minha curiosidade..
 

gonber

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Re: Afinar o SAG. Aberto/Bloqueado?

Isso Bravellir! O que é certo é que na posição bloqueada consigo uns 26 mm à frente e 10 mm a trás! Isto é de preocupar ou nem por isso?

Setting Sag

To get the best performance from your fork, it is necessary to set and adjust sag. Generally, sag should be set to 15 – 25% of total fork travel.

1.

Unscrew the blue aircap (shown below) on top of the left fork leg to expose the Schrader valve.

2.

Attach a FOX Racing Shox High Pressure Pump to the Schrader valve.
3.

Using the Air Spring Settings table below, pump your fork to the appropriate setting using the FOX High Pressure Pump, then remove the pump.
4.

Install a zip tie with light friction on the upper tube and push it down until it contacts the fork seal.
5.

Carefully sit on the bike and assume a normal riding position. The fork should compress slightly.
6.

Being careful not to further compress the fork, dismount the bicycle. Measure the distance between the seal and the zip tie. This distance is sag.
7.

Compare your sag measurement to the Sag Setup table below.

If your sag is lower than on the table, screw on the pump fitting, note the current air pressure setting and depress the black bleed-valve to reduce the gauge pressure by 5 psi. Measure sag again and repeat adjustment, if necessary.

If your sag is higher than on the table, screw on the pump fitting, note the current air pressure setting and pump to increase the gauge pressure by 5 psi. Measure sag again and repeat adjustment if necessary.
8.

Screw the blue aircap back on, and go ride.

O que me intriga é isto. Vindo directamente do manual da FOX não há uma única referência ao controlo em que deve estar a suspensão! Daí perceber eu que não havia qualquer problema em usar qualquer um deles e ter optado pelo bloqueado por assim ter a certeza que não afundava de mais! Estarei enganado?

Abraço,
Gonber
 

SPZXC

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Re: Afinar o SAG. Aberto/Bloqueado?

Boas.. ..

Já não há muito a acrescentar ao que já foi dito  :wink:

Sempre em posição ABERTO

Pagina da Fox opção VIDEOS para ajuste de Sag : http://www.foxracingshox.com/fox_tech_center/owners_manuals/07/eng/2007_om_eng.htm

Apenas uma pequena curiosidade, nos amortecedores da Fox com o Propedal, depois de achares o valor da pressão indicado para o Sag para XC entre 15 % e 10 % ( adicionas + 10 a 15 psi para obteres um Propedal mais eficas )
 

P.M.

Member
Re: Afinar o SAG. Aberto/Bloqueado?

1. deve ser ajustado na posição de bloqueado ou em aberto?

Ajustar o sag com a suspensão\amortecedor bloqueado não faz qualquer sentido... Afinal está bloqueado! O objectivo é medir o quando estes comprimem com o nosso peso.

2. se tiver propedal ou outro tipo de ajuste de plataforma, deve ser nesse ajuste ou aberto?

Já foi referido duas vezes. É indiferente. SPV, Propedal,Motion control, etc, são ajustes de compressão e não impedem o movimento da suspensão\amortecedor, nem criam maior ou menor pré carga nestes (ou seja, em qualquer valor de ajuste de compressão, o sag será igual).

Já li respostas em que misturam as duas coisas . Compressão não é a mesma coisa que bloqueado.

Ainda estou espantado em confundirem as duas coisas...

3. E mais importante. Por MSN, o gonber disse que na suposta posição de lockout, conseguiu ajustar o sag. Como é que pode ser? Estando em lockout o movimento não deveria ser mínimo? ( no manual a fox fala em 2 a 5 mm de movimento o que está muito longe sequer dos 15% ). No meu caso, a talas e o rs pearl em bloqueados não se mexem nem os tais 5mm. Por isso a minha curiosidade..

Mais uma vez repito, não faz qualquer sentido, nem é possivel (num amortecedor\susp. a funcionar a 100%) ajustar o sag com estes bloqueados...
Em muitos casos o lockout não fica activo no inicio de curso e tem uma ligeira folga, mas isso é apenas folga no sistema e em caso algum tema ver com sag...

P.M.
 

mad max rr

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Pressão ideal para Rock Shox recon 351 solo air

Boas

Adquiri recentemente uma recon e tenho duvidas relativamente á pressão ideal a ser utilizada.
Pelo que tem no manual o ideal para o meu peso que são cerca de 87 kg são entre 140 a 160 PSI.

Coloquei 150PSI, o problema é que acho que a suspensão afunda muito e ainda hoje de manha capotei numa descida ingreme, precisamente devido á suspensão ter afundado demasiado, resultando em alguns arranhões nas costas e nas pernas.

Qual é que acham que seria a pressão ideal a ser utilizada ?
 

o5car

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Re: Pressão ideal para Rock Shox recon 351 solo air

Para mim não há uma pressão indicada! há sim, uma pressão adequada ao teu estilo/condução! se dizes q afunda muito, é pq os valores não são suficientes, experimentar a colocar mais ar, os tais 160 e vais testando, é a melhor maneira. No meu caso, q peso ~65kg, se coloco os valores q indicam na tabela, a suspensão fica um pau (durissima) e não faço nada dela, fui reduzindo, até ficar ao meu gosto.

Cumprimentos
 
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mad max rr

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Re: Pressão ideal para Rock Shox recon 351 solo air

Mas ao colocar pressão a mais não há o risco de danificar algum componente da suspensão ?

Por ex, se colocar 180PSI corro o risco de danificar algum componente da suspensão ?


Obrigado.
 

andrextr

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Re: Pressão ideal para Rock Shox recon 351 solo air

mad max rr

A suspensão tem um limite de pressao. Mas para o teu peso acho que nao precisas de chegar ao limite de pressão.
Sabes o que é o SAG? Procura neste forum para mais informação. Mas resumidamente é a quantidade de curso que a suspensao esgota com o teu peso em cima da bike (parado e numa posição normal de condução).

O indicado será um SAG de 15 a 20% do curso total. Metes pressão até obteres este valor. Usa uma abraçadeira de plastico para veres qual é o curso esgotado com o teu peso. E depois medes.

Qual é o curso dessa Recon? Se for de 100mm o SAG tem de ser aproximadamente 15mm (que são 15% do curso total).
É claro que o SAG pode ser maior ou menor consoante o gosto da pessoa. Mas nunca inferior a 10% ou superior a 30%
 

mad max rr

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Re: Pressão ideal para Rock Shox recon 351 solo air

Boas

Antes de mais obrigado pelo teu esclarecimento.
A suspensão tem um curso de 130mm.
Pelas marcas de terra que ficaram nas bainhas que tinham cerca de 20 a 30mm, creio que deverá estar dentro dessa percentagem que falas.
 

BamS

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Re: Pressão ideal para Rock Shox recon 351 solo air

Boas,

Visto que também sou possuidor de uma recon 351 (mas a U-Turn), posso dizer que não acho que possa ser só pressão a menos na suspensão(porque gostaria de ter a minha mais suave :-K ), mas também a recuperação estar mal regulada. Uma recuperação muito lenta poderia, numa descida com muitas irregularidades, não absorver impactos repetidos, fazendo com que esta se afundasse, não tendo tempo de recuperar.


Cumprimentos,
Bruno Santos
 

andrextr

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Re: Pressão ideal para Rock Shox recon 351 solo air

Eu também tenho uma Recon Uturn 130mm. Mas uturn é a mola. Não leva ar.

mad max rr, nesse caso o SAG deve estar correcto. podes é por um pouco mais de ar se achares que ela está muito mole.
Mas eu ia mais ali pela opiniao do BamS. Experimenta por a recuperação (rebound) mais rápida (coelho). Senão acontece o que ele disse.

Já agora, deixo aqui um vídeo, por curiosidade, onde eu filmei a Recon 351 em acção (a primeira parte é do amortecedor):
http://www.youtube.com/watch?v=Fb_qHymSMGc
 

mad max rr

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Re: Pressão ideal para Rock Shox recon 351 solo air

Pelo video que acabei de ver a tua suspensão pareçe estar a afundar exactamente o mesmo que a minha.
Para o meu peso qual é que vocês acham que deve ser a recuperação ideal, o numero de voltas a contar desde a tartaruga até á lebre ?
Tendo em conta que quando faço btt são em caminhos bastante irregulares com pedras e descidas acentuadas por vezes com alguma velocidade.

Obrigado pelo esclarecimento.
 

BamS

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Re: Pressão ideal para Rock Shox recon 351 solo air

Posso-te dizer que deves rodar o botão para a recuperação mais rápida, veres como funciona e, caso não te agrade, vai dando voltas no sentido de mais lenta até veres qual a melhor recuperação para os trilhos onde andas.


Bruno Santos
 

andrextr

Active Member
Re: Pressão ideal para Rock Shox recon 351 solo air

O ideal é ela estar rapida a recuperar, mas não de modo a que sintas a roda da frente a saltar. Mas para o teu peso, acho que vais ter de por o rebound muito perto da lebre!

A minha suspensão afunda o normal! Aquilo para esgotar o curso é preciso mandar uma porrada valente. Gosto bastante da suspensão, nunca me deixou ficar mal, e eu dou-lhe mais ou menos bem a descer :mrgreen:
 
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