Ajuda - Recuperar borracha dos pneus

Joseelias

Well-Known Member
Oi,

Tenho uns pneus fantásticos (Michelin Wildgripper Hot S - cor vermelha) ainda em bom estado que estão ligeiramente ressequidos porque já terem uns anos e não terem sido usados.

Um deles está mesmo impecável só tendo os flancos a demonstrar a borracha a secar. O outro está um pouco mais gasto, e na face angulosa dos tacos centrais junto à base dos tacos tem umas pequeninas gretas devido à força das travagens. Mas acho que isso até apareceu mesmo enquanto novos e nunca mais evoluiu.

Alguém sabe com se pode recuperar a borracha dos pneus? Existem produtos próprios, por exemplo para automóveis, que visam re-hidratar a borracha?

Queria recuperar estes pneus pois são de muito boa qualidade, funcionam espectacularmente e estão em muito bom estado e para comprar uns equivalentes teria que dar mais possivelmente mais de 50€ por cada um.

Cptos.,
José Elias
 

abelha2

Active Member
Eu PENSO que isso não tenha solução, quando muito podia ter sido prevenido, mas depois de estar degradado não há nada a fazer.

Pelo menos no carro, ainda recentemente troquei uns pneus por estarem ressequidos e como tal com pouca aderência, e foi a única solução que encontrei. Pois se a borracha está já rachada, nada a pode voltar a unir.

Eu acho que isso será andar enquanto der, e depois terás de comprar outros
 

jonasdh

New Member
Boas, já agora, como se pode prevenir? porque eu já tive um pneu que feito nabo deixei o na bicicleta sem andar durante uns 3 meses com o ar todo e quando dei por ela estava todo rachado, e só tinha andado uma tarde com ele. e agora tenho um pneu que tenho a certeza que não vou usar no inverno e queria umas dicas para não ressequir, visto que o pneu é bastante bom e queria umas dicas para não se estragar durante a hibernação( é pneu que agarra só em pó). cumps
 

FMCurto

Active Member
Em pneus não sei se funciona, mas uma maneira de recuperar charutos ressequidos era embrulhar em folha de couve e deixava-se na gaveta dos legumes do frigorífico durante umas semanas.
É uma questão de experimentar enrolar folhas de couve à volta do pneu dobrar em 8 e meter na gaveta dos legumes :)

Para prevenir: vaselina?
 

FMCurto

Active Member
Não dava p editar:
Óleo de direção assistida/hidráulica tb seve para manter os o rings de borracha em bom estado, talvez por ai?
 

miguelcarromeu

Active Member
3M Tyre Restorer

Também tens nessa loja um condicionador da Magic Line (marca branca da Detail Spot) que serve bem para manter.

Eu uso Hyper Dressing.

A vaselina não presta e ajuda no degradação das borrachas em contacto com os elementos.
 

red46

Member
Boas.

Actualmente utilizo o Bomb Tire Shine, mas já não existe à venda.

Tambem gosto do CarPro Perl diluido a 1:1.

Cumprimentos
 

Joseelias

Well-Known Member
Mas produtos como os referidos acima não têm mais a ver com o restauro da cor e brilho? Ou têm propriedades de rehidratação da borracha?

Tenho lido noutros locais sobre o uso de óleos automóveis que voltam a dar volume e flexibilidade à borracha com mencionado acima, ou o uso de silicone ou vaselina também. Mas está complicado de encontrar alguma informação concreta ou até mesmo os produtos que falam noutros locais.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
O silicone vai re-hidratar a borracha... mas se está muto gretado, já não tem safa possivel. Já está comprometida a fiabilidade do pneu.
 

miguelcarromeu

Active Member
Os produtos que mencionei, tal como o red, são produtos de Detalhe. Hidratam, conservam e, no caso do 3M Tyre Restorer, recupera parte da elasticidade.

E como referi, a vaselina, tal como o silicone, já agora, são nocivos na manutenção das borrachas que estão em contacto com os elementos.
 

Joseelias

Well-Known Member
Pedro Barradas

E tens alguma informação sobre que tipo de silicone ou em que formato é adequado para aplicar ao pneu? Por exemplo aquele produto para aplicar aos tabliers dos carros é bom, ou tem que se liquido, pôr-se de molho, etc.?

As gretas são pequenas e estão na base dos tacos centrais no ângulo a 90º para com a base do pneu. E só num dos pneus. Isto é, colocando-o na roda da frente, que sofre menos abusos acho que dava bem. Os flanco é que estão mais secos mas não têm gretas. Aliás aquilo de origem é quase só a lona mesmo...
 

miguelcarromeu

Active Member
Só te posso dizer que não há nenhum produto no mercado de Detalhe que leve qualquer componente de silicone. Qualquer produto que se preze, aliás, "gaba-se" de ser "Silicon Free", portanto, dá para perceber que é um elemento "non grato" no tratamento profissional.

No entanto, há vários tipos de silicone; não conheço bem as diferenças, mas sei que, até marcas de qualidade, como a Wurth, vendem. Geralmente é usado na indústria com fins de lubrificação de moldes de injecção e coisas do género.

O mais eficaz e barato é um dos produtos mencionados. ;)
 

Joseelias

Well-Known Member
miguelcarromeu

Esse último produto já tinha visto ser referido em fóruns automóveis internacionais, até de carros antigos, para fins semelhantes ao que pretendo.

Sabes se esses produtos são fáceis de encontrar em lojas automóveis ou terei que me dirigir a lojas da especialidade ou até mesmo só naquele site?
 

miguelcarromeu

Active Member
Só existem em lojas da especialidade (Detalhe) ou então online.

E lojas da especialidade na zona de Lisboa (sendo que és do Seixal) há duas: uma em Rio de Mouro e outra em Queluz.

Mas a loja funciona muito bem.
 

commendatore

New Member
Boas eu uso um produto homemade que uso. Todo o tipo de pneus que aprendi qd estive no ramo automóvel. É feito para carros de exposição em museus. É gorduroso e protege e resiste bem. Vou procurar a receita e depois digo como fazer. Uso em borrachas, orings, plásticos, pneus e outro tipo de coisas sujeitas ao sol
 
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