Ajuda - desalinhamento patelo femoral

psi20

Member
Ola a todos, é com alguma preocupação que escrevo nesta secção do topico.
A historia é a seguinte. Tenho 26 anos e comecei nestas andanças do BTT no ano passado. No mês passado após algum esforço (deslocar moveis) arranjei uma dor chata no joelho. Pensei que era um mal jeito por isso deixei andar, contudo como a dor nao passava decidi ir ao médico, lá meti o seguro ao barulho e após 2 semanas e uma ressonancia magnetica foi-me diagnosticado um desalinhamento patelo femoral. o relatorio dizia o seguinte:

bascula e acenturada subluxação patelo femoral externa. Patela alta. marcada desplasia troclear com acentuação do grau de inclinaçao da vertente externa. displasia toruliana com hipoplasia relativa da faceta articular interna. suspeita de condromalacia superficial de grau 2 da faceta interna da rotula
discreto espessamento e hipodensidade na vertente interna proximal do tendao rotuliano por tendionopatia proximal.
lamina de liquido articular. ligeiro infiltramento edematoso da gordura infra-patelar entre o tendao rotuliano do condilo femoral externo, devido a fricção cronica mecanica secundária ao desalinhamento patelo femoral.

enfim, segudo o médico garantidamente irei ter artrose no joelho no futuro, e devo evitar desportos como correr, levantar pesos e andar de BTT...
A questão: mais alguem aqui do forum foi diagnosticado com este problema? se sim deixaram de andar de BTT?
Atraves de um amigo foi-me recomendado um suplemento á base de Colagenio hidrolisado, Sulfato de glucosamina, MSM, Vitamina C, Salgueiro, Vitamina E e Colagénio tipo II afim de o mesmo exercer um efeito protector e anti-inflamatório sobre a cartilagem articular. acham que vale a pena?
Estou a pensar continuar a andar de BTT (umas duas a 3 vezes por mês apenas) será que devo arriscar ou devo encostar a BTT de vez?

Agradecia ajuda neste momento dificil.
 
Já experimentaste pedir opiniões a outro ortopedistas? De preferência a alguém que esteja ligado ao desporto.

Mais que isto não te posso ajudar! ;)

As melhoras e não desanimes! Eu neste momento parei toda a minha actividade desportiva por causa do menisco...

Abraço
 

psi20

Member
estou já a tratar de marcar uma outra consulta.
no entretanto vou começar a tomar o suplemento afim de repor alguma da cartilagem que já perdi na rotula.
 

fitty77

New Member
psi20 said:
estou já a tratar de marcar uma outra consulta.
no entretanto vou começar a tomar o suplemento afim de repor alguma da cartilagem que já perdi na rotula.

Amigo, compreendo a tua angustia, mas é dificil ajudar-te em algo assim tão especifico. Faz isso, procura uma segunda opinião, um terceira, uma quarta..... Até que haja alguém que te consiga curar como deve ser por forma a poderes fazer aquilo de que gostas. Espero sinceramente que o consigas. Abraço e as melhoras.
 

kamikazzz

New Member
Boas...
Tenho esse mesmo problema. Estou parado à quase 4 meses. Fui a 2 ortopedistas e tive duas respostas diferentes... um recomendou descanso e calor na zona da dor, o outro não me proibiu o desporto, mas aconselhou a comprar uma joelheira centralizadora (com buraco para a rótula).

Comprei a joelheira, mas a dor continuava... por conselho de um ciclista tomei um suplemento para as articulações (Joint fuel) e as dores reduziram bastante...

Há uma semana iniciei fisioterapia, pois foi-me aconselhado ganhar mais alguma massa muscular em volta do joelho... para complementar anda a tomar cartilagem de tubarão...

Espero também ter algumas melhoras a curto/médio prazo, mas pelo que me apercebi esta é uma lesão manhosa de tratamento complexo


Não desanimes e vai a uma fisioterapeuta.
 

psi20

Member
bom dia.
Bem já nao sou o unico :(. kamikazzz a mim foi-me recomendada a pratica de natação principalmente estilo croll (bruços e mariposa estao proibidos pois fletem o joelho). Eu ando a tomar o ArtoFlex embora nao tome à muito tempo conto daqui a uns 15 dias pegar na BTT para dar uma volta, claro que sem grande esforço.
Pelo que me disse o meu ortopedista a joelheira no joelho prejudica pois se a rotola está a desgastar por estar em contacto com o joelho se algo a pressionar contra o joelho vai fazer com que tenhas dores.
De resto as más noticias pelo menos para mim é que nao tenho remedio, garantidamente o desalinhamento vai provocar artroses no joelho, e a cartilagem perdida na rotula será impossivel (ou proximo disso) de recuperar.

Não sei o nosso problema é exactamente igual, o meu desalinhamento è causado por uma ineficiencia no encaixe da rotula com o joelho (nao tem soluçao a dar), se no teu caso foi provocado por uma lesao ou traumatismo tens a vida facilitada.

Boas melhoras para nós...
 

turco

New Member
Então psi20? tens novidades desse joelho? também tenho um problema similar, gostaria de saber os teus resultados.
 

trekk69

New Member
Boas, com uma consulta completa um desvio femural, consegue se colocar no sitio, mas esta resposta nao e conclusiva
 

galt

New Member
Boas!
No meu caso, também me disseram ter um desvio da rótula. Sentia desconforto e dor em algumas actividades... Mas o curioso é q nem com o descanso eu deixava de sentir desconforto. Passaram meses a fio de repouso, consultas e opiniões médicas, sessões de fisioterapia sem que eu sentisse o joelho "como novo". Até que me "cansei" e decidi começar a fazer o que fazia antes... corrida e BTT, começando devagar e indo aumentando as distâncias progressivamente à medida de como me sentia e fazendo gelo depois do treino para não ocorrer inflamação.
Actualmente ainda não estou a fazer o que fazia antes da lesão mas pelo menos não estou em inactividade.
Pelo q me parece o ideal está em treinar mas não chegar ao ponto de começar a esforçar a articulação ou sentir alguma dor. Aprender a "escutar" o nosso corpo.
Podem ler nesta página algo interessante acerca do assunto
http://www.elpais.com/articulo/salu...lpepusocsal/20070116elpepisal_1/Tes#despiece1

Como ajuda posso dizer que já tomei suplementos à base de sulfato de glucosamina. Um deles foi o Viartril q está à venda em farmácias, outro comprei numa cadeia de suplementos desportivos. Ambos pareceram ajudar um pouco a "olear as juntas", não sei se por efeito psicológico ou não...

Outra das ajudas que me parece resultar também foi o Kinesio taping... Uma espécie de fita que se cola ao corpo de uma maneira específica para cada lesão. Conheci através dos meus fisioterapeutas mas actualmente já se vê a ser utilizada em vários desportos. Encontram-se facilmente tutoriais no youtube a explicar como se usa a dita. Ajudou-me significativamente reduzindo a inflamação e dor durante e após o exercício.

Resumindo, pelo que sinto, o ideal será uma recuperação activa procurando aumentar um pouco a forma de cada vez. Perder ou atrofiar a musculatura do joelho é muito chato, tanto em termos de dor como também é difícil voltar à forma outra vez. Por isso, uma sessões de fortalecimento no ginásio para a musculatura da perna são benéficas desde que não ultrapassemos o limiar da dor. Para recomeçar a andar de bike façam primeiro em patamar, sem subidas, tipo na ecopista para o corpo se ir habituando novamente ao pedalar. Encarem a lesão de uma forma positiva, sem excessos de optimismo, mas focados na recuperação total. A mentalidade com que se faz face à lesão é fundamental.

Espero ter contribuído um bocado.
Abraço
Boa recuperação e boas pedaladas.
 
Last edited:

O.M.

New Member
desvio patelo femural

O quadrícepe femural é um musculo que entre outras funções faz a
estabilização medial da patela. Este musculo é constituido por vários, nomeadamente pelo vasto interno ou medial. O que normalmente acontece nesta patologia é que existe um enfraquecimento deste musculo em relaçao ao vasto externo ou lateral, o que causa o desalinhamento, originando que exista maior pressão de um dos lados, normalmente o externo da articulação fêmoro-tibial. É muito importante o reforço muscular e alinhamento com exercicios de musculação adequados deste musculo e de toda a musculatura que sustêm os joelhos. Após o alivio dos sintomas o ciclismo é aconselhável, tendo atenção á postura e alinhamento correcto quando se pedala. a corrida é contra indicada devido a um aumento do risco de artrose da articulação. Atenção aos exercicios de musculação a efectuar para não se estar a fortalecer os musculos opostos. De um modo simplista espero ter ajudado um pouco. cumps




esta patologia é frequente quando existe um enfraquecimento do vasto interno (musculo), associado a um também enfraquecimento da musculatura que sustêm o joelho. Como
 

e-nuno

New Member
Viva!

Tanto quanto sei esse tipo de disturbios é, muitas vezes, provocado por desequilíbrios da estrutura muscular dos diferentes músculos da coxa (ou seja, uns são relativamente "mais fortes" que os outros). Se for esse o caso os suplementos que protegem a cartilagem (à base de glucosamina ou colagéneo ou afins) ajudam mas não resolvem o problema.

O meu conselho era consultar um fisiatra, uma vez que esses casos geralmente respondem bem à fisioterapia. Se for ligado ao desporto melhor. Eu pessoalmente já tive uma tendinite do rotuliano, que era provocada pela mesma razão. Fiz fisioterapia em 3 clinicas diferentes até que, na última, o fisiatra percebeu que o importante era reforçar a estrutura muscular... e estou bem até hoje. Nesse caso, sendo um desvio da rótula, o reforço muscular tem de ser mesmo específico para determinado grupo ou feixe muscular.

Quanto a dizer se tem solução ou não, é muito difícil dize-lo assim, cada caso é um caso.

Espero ter ajudado ;)
 

Markulino

Member
Boas, Já fizeste algum tipo de exame?

Tenta uma ressonância ou os TAGT's com TAC. dessa forma ficas a saber qual o grau de desvio e em que zona tens que fortalecer a perna.
Não ficam Baratos, mas são uma grande ajuda quer para o ortopedista quer para o fisiatra.

Boa sorte.
 

Zé Rafael

New Member
atenção que nao existem suplementos que reconstruam a cartilagem pois esta nao se regenera, apenas ha suplementos que permitem evitar o desgaste da cartilagem restante na zona afectada.

em relação ao problema em si, consulta um especialista em medicina ou fisioterapia de DESPORTO, por vezes ha soluçoes como correcçoes anatomicas que podem ser feitas e melhorar ou pelo menos evitar dores e desgaste
 

e-nuno

New Member
É verdade, a única coisa que pode "regenerar" cartilagem é o transplante, mas isso, à partida, é uma medida fim de linha. A glucosamina e condritina e ác. hialurónico e afins não o fazem. Isto não quer dizer que não os tomes, até porque diminuem os sintomas, aumentam a lubrificação da cartilagem, diluem mediadores inflamatórios intrarticulares... só não resolvem é a causa subjacente. Não me parece mal que continues a tomar mas vê um especialista para corrigir o problema de base.

A propósito disto lembrei-me do que me disse um amigo que é ligado ao desporto, é uma observação empírica, mas se repararmos não deve estar longe da verdade. O que ele diz é que os homens têm tendência a pedalar com as pernas mais abertas do que o desejado e as senhoras com as pernas mais fechadas que o desejado. Pode ser isto que provoca tantos desvios rotulianos... ou não. Mas tinha lógica :)

E já agora, novidades? :)
 

sam34

New Member
à cerca de 2 anos começei a sentir dor no joelho e fui ao medico e descobri que tinha principio de artrose e que no futuro poderia vir a sofrer de artrose. reparei que essa dor só me aparece quando faço esforços, tipo subir escadas com pesos, ou no trabalho, mas passado alguns dias passa. eu gostava de ter o menos possivel de problemas com o joelho por isso pensei em fazer btt porque iria fortalecer toda a zona, mas isto sou eu a pensar mas posso estar enganado. será que fazer btt vai ajudar?
a dor é sempre no mesmo joelho, doi e fica tipo preso e penso que o movimento de rotação no btt possa melhorar mas não sei ao certo
 

malena

New Member
Boas.
Eu também tenho um desvio lateral da rotula. Fiz este trabalhinho a sair do carro!!!
Depois da ida a vários ortopedista e vários meses de fisiotrapia melhoras nickles, até que fui a um dos experts nacionais em medicina desportiva (ex. médico do Sporting) e que me explicou efectivamente o que eu tinha e a forma de "resolver" o problema: fortalecimento muscular de forma a puxar a rotula para o seu lugar natural. Ginásio, natação, ..., ou seja, dar carga no joelho afectado.
Logo na primeira sessão de Gym notei que a dor quase que desapareceu; telefonei-lhe para dar feedback quando me explicou que pelo facto de nós inadvertidamente defendermos mais o local afectado, vai-se criando liquido e a dor é causada por pressão; quando se "mete" a funcionar a zona afectada esse liquido é "espalhado" e o organismo absorve-o.
O que é um facto é que quando estou pior dou uma voltinha e fico impecável. Agora ao nível das cartilagens... mas no imediato resolve.
 

jnnunes

New Member
Boas

Também tenho um desvio nas duas rotulas, e a mim o médico aconcelhou-me a comprar um aparelho de electroestimulação para estimular o musculo vasto medial interno.
Penso que tem resultado, deixei de ter aquelas dores intensas quando andava mais de 60 Km.
 
Top