Acidente com Bicicleta

S

so_uma_roda

Guest
nabocadolobo said:
Pessoal, a todos o meu obrigado pela força, pelas várias sugestões e opiniões! :yeah:

É evidente que mesmo antes de colocar aqui esta história fiquei com a óbvia noção de que tenho que fazer um seguro. Normalmente só ando em Ciclovias, Ecovias, etc, e esta foi uma das raras vezes que andei na estrada e já se viu o resultado. Claro que, como foi sugerido por um membro, mesmo que só ande nas ciclovias, estou sempre sujeito a bater num peão ou num ciclista, e nestes casos, convém têr algo a que me 'agarrar', quanto mais não seja para pagar as contas.
O que não me pareceu tão óbvio foi aquilo que o 'dimanche' acabou por referir e muito bem, e se eu estivesse entravado numa cama de hospital (ou pior)? Só porque não tenho seguro não posso fazer valer os meus direitos? Não ter seguro = não ter direitos? Tenha culpa ou não? Parece-me absurdo!

so_uma_roda said:
Há tres ou quatro anos aconteceu a um amigo meu precisamente a mesma coisa mas com danos bastante superiores a bicicleta ficou praticamente destruida e o meu amigo ficou com umas escoriações ligeiras.
Identificado o condutor apresentou-se queixa na companhia de seguros e a mesma teve de pagar a bicicleta a roupa e os sapatos que ficaram estragados uma despesa perto dos 1.500€ se fosse como dizem a companhia de seguros provavelmente teria feito um manguito não acham?

Ou haverá critérios diferentes.

Vi agora o seu comentário, assim sendo já me parece mais razoavel. O seu amigo tinha seguro? Ou será que bastou só levantar o auto de ocorrencia na GNR e ir à companhia de seguros do condutor do veiculo? Se eventualmente me puder esclarecer eu agradeço!

cumprimentos amigos

O que foi feito na altura foi um auto na policia com uma testemuha e a posição da condutora que vei-o mais tarde a dar-se como culpada, por isso é muito importante as testemunhas só assim se consegue alguma coisa tendo seguro acho que as coisas se tornam diferentes não quer dizer que sejam mais fáceis os condutores podem sempre alegar uma data de coisas e sem testemunhas népia.
Infelizmente acho que não vais conseguir grande coisa mas pelo menos faz queixa
 

Jorgex

New Member
No 18 do 9 de 2007 (semana da "imobilidade"), quando ia a 40km/h sou abordado por um Fiat Punto. Miraculosamente saí ileso, quer dizer, fiz uma depilação do asphalto. O Bacalhau teve morta imediata, o Punto perdeu o para choques e o capou meteu-se para dentro....

Eu não tinha seguro e a PSP apareceu lá num ápice (a esquadra PSP do Pragal ficava a 50m do local). A PSP tomou conta da ocorrência, a atropeladora participou no seguro e na PSP e fiz o mesmo mas depois de ter alta.

Peguei no auto da PSP, na papelada das urgências, mais uma carta e mandei tudo para o seguro. Passado 2 meses aparece o Peritador e numa semana a coisa resolveu-se (2 entrevistas comigo, uma por telefone com a gaja porque ela recusava-se a dar a cara, uma visita à LBS para a peritagem do Bacalhau).

No dia 31 do 11 de 2007 foi emitida a carta do seguro a dizer que se responsabiliza do meu acidente. A Seguro Directo pagou a peritagem e despesas de saúde. Não pagaram os itens como óculos e sapatos no valor de 250€.... Tenho os Sidi Action SRS II com aspecto de terem feito a 2ª Guerra Mundial e os óculos vão para o lixo.
Eu lá aceitei por não tinha dinheiro para recorrer nem paciência para esperar pelo menos uns 5 a 6 meses para ganhar a causa e receber mais um indemnização pelo tempo perdido.

Portanto, para um bttista que não tinha seguro e que era culpado pelo código da estrada...
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Acho muito mal estarem alguns de vocês para aqui a dizer mal da GNR...

Vocês sabem lá a vida deles... trabalham de dia ou de noite, em condições terriveis, á postos da GNR sem casas de banho dignas... andam constantemente sujeitos a levar um tiro e nem um seguro de vida lhes pagam, andam sempre a ser humilhados pelos superiores e isto tudo por um ordenado de merda e cada vez menos regalias...

É certo que alguns deles não tem o mínimo de educação ou profissionalismo mas digam-me lá qual é o profissão onde não há malta assim????

A meu ver o GNR fez o que podia fazer... chegou... perguntou pela papelada e percebeu que nada se podia fazer... podia ter sido mais educado, mais explicito, etc... mas não esteve terrivelmente mal para virem para aqui dizer que os GNRs são todos uns ignorantes...

O meu pai foi GNR e o meu irmão mais velho também é GNR, por isso sei muito bem o que é um dia de trabalho deles... Não critiquem assim sem mais nem menos ou vpocês nas vossas profissões são perfeitos em todos os aspectos???

Desculpem o desabafo mas detesto malta que fala só por falar e vai atras de estigmas e preconceitos futeis...

Abraço
 

ace

New Member
Mais um história lastimavél neste país de treta onde moramos...

Eu que tambêm faço uns km de estrada e à uns tempos tive um condutor que, vá-se lá saber porque, me tentou atirar fora da estrada... Mais tarde em conversação com um amigo GNR e depois de lhe explicar o sucedido, este aconselhou-me que sempre que esta situação se repeti-se, "tirar" a matricúla da viatura e apresentar queixa nas entidades legisladoras. Assunto: TENTATIVA DE ATROPELAMENTO.
O proprietário da viatura será depois identificado e depois se quiseres seguir com a queixa, encontram-se em tribunal... mas sem testemunhas o caso pode dar "em águas de bacalhau".
A nossa lei e os senhores que aplicam está cheia de gaffes. A nossa força policial peca por falta de formação e de civismo, mas vou contar-vos um caso que se passou comigo à uns bons 9 anos:
Ia eu na minha voltinha e num cruzamento com caminho, tipo "de cabras", no qual entrei a uma boa velocidade, aparece um carro vindo da direita.. O que se seguiu foi um quadro e suspenção pró lixo, capacete ediçao limitada com o mesmo destino, carro todo amassado de frente e na lateral com pára-brisas partido e eu deitado no chão do outro lado da estrada a sangrar do joelho e da boca.
Chamei a GNR apresentei-lhes a situação...Aos dois intervenientes do acidente (eu e ao condutor), foi-nos feito o teste de alcoolémia, vulgo "ir ao balão" e claro... em mim nada, mas o condutor apresentava uma taxa que nem dava prá multa.
Após muita conversação foi-me aconselhado (pelos GNRs) a aguentar com as despesas da bike e do carro, mas só porque ele se apresentava pela direita e só por isto mesmo porque se fosse ao contrário...
O resultado foram muitos euros na reparação da viatura e a minha menina.... foram mais uns euros..
Tomem atenção aos promenores, os senhores da GNR/PSP "gostam" muito de fechar os olhos para não se estarem a chatear...
A lei tambêm nos protege, mal, mas protege, e não to aqui a defender ninguem!
Fora o offtópic..
Nabocadolobo: é uma situação tramada mas, já pensas-te em apresentar queixa por tentativa de atropelamento? Fala com alguêm que perceba do assunto e se mesmo assim não der em nada contacta um advogado. Se te ignorarem tenta saber o nome do GNR/PSP que tomou conta da ocorrência e apresenta queixa junto dos superiores.
 

João Matos

New Member
nelsonasp, não tive a minima intenção de ofender alguém. Desde já peço-te as minhas desculpas se te ofendi, mas o que eu disse não se aplica a todos obviamente, e há excepções.
 
S

so_uma_roda

Guest
ruimssousa said:
Olá.

Contacta a FPCUB, conta o que te aconteceu para te aconselharem o que fazer.

Uma pessoa não é culpada ou não num acidente por ter ou não seguro. Mas se tiver seguro é muito mais fácil defender-se, pois se as duas partes tiverem prejuízo, a nossa companhia não vai querer assumir uma culpa que não tem.

Contactos da FPCUB aqui: http://www.fpcub.pt/portal/index.php?option=com_contact&task=view&contact_id=1&Itemid=3


Rui Sousa


Pessoalmente acho que devem fazer o seguro na Federação Portuguesa de Ciclismo sempre é o orgão mais importante e com representação oficial dos cicistas sejam eles de competição ou não.
 

nabocadolobo

New Member
Pessoal, mais uma vez obrigado por partilharem as vossas experiências!

João Matos said:
nelsonasp, não tive a mínima intenção de ofender alguém. Desde já peço-te as minhas desculpas se te ofendi, mas o que eu disse não se aplica a todos obviamente, e há excepções.

Exactamente, nelsonasp, não leves a mal! Existe uma tendência para generalizar (e eu não sou excepção!) , é quase como quando se diz mal dos advogados, que são todos uns mentirosos e uns vendidos, e na realidade, de certeza que muitos deles fazem justiça à profissão que representam, é como em tudo. É uma maneira, acredito que errada, de desopilar o fígado!
Eu até acho que as novas gerações de GNR e PSP são actualmente mais bem formadas. O problema é quando surge um daqueles típicos barrigudinhos e de bigode...de certeza que me entendem.

João Matos said:
...Uma hipotese seria talvez actuar judicialmente contra o condutor da carrinha... mas isto seria uma das coisas que eu faria se tivesse no teu lugar porque nunca fico calado quando tenho a razão do meu lado, e às vezes mesmo quando a razão não está do meu lado :twisted:
Mas fizes-te bem ter mantido a calma na altura, porque o que esse individuo merecia era levar com a bike nas trombas. Sinceramente custa-me muito a acreditar que venhas a ser multado por causa disso... sera aberrante.

Bom, manter a calma não mantive, passei-me logo! Evitei o insulto do costume (fi..o da P...a, e etc) mas espetei-lhe na cara repetidas vezes com BURRO e IGNORANTE a ponto de o homem se passar também e me oferecer porrada. Nessa altura juro-vos que lhe pedi para o fazer, dava-me motivos para lhe partir as trombas e com a raiva com que eu estava....!!!. Claro que, agora com os ânimos arrefecidos, ainda bem que isso não aconteceu, se não, certamente seria pior para mim porque o caso complicava-se ainda mais.

'ACE' e 'JORGEX' lamento o que vos sucedeu, tiveram pior sorte do que eu que fiquei de pé (por acaso!) mas no final o que interessa é mesmo salvar a pele.

Pretendi na altura fazer daquela situação um exemplo, ou melhor, reeducar o condutor daquele veículo. Tudo bem, não deu resultado! Como não tenho testemunhas e os estragos são absolutamente mínimos (salvo o meu orgulho) pondero não fazer absolutamente nada porque faça o que fizer isso representa tempo e dinheiro. Tribunais nem pensar porque só nisso é uma batelada de dinheiro (por experiencia própria) e acho que os estragos na bike não compensam. Só mesmo por uma questão moral.

Uma coisa é certa, se me aparecer alguma multa, aí, o caso muda de figura! :evil:


Cumprimentos a todos
 

CarlaPSPereira

New Member
Boas Pessoal!

Por forma a evitar estas dúvidas, há algo que aconselho...
Consultem o Site da FPCUB: http://www.fpcub.pt/portal/
E informem-se sobre as vantagens e seguro a que têm direito sendo associados da FPCUB. No meu caso fiz-me sócia, pago 26€ de cota em 2008 e tenho direito a um seguro com as seguintes condições:

Seguros - Descrição
Os sócios individuais da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) com a quotização de 2008 regularizada beneficiam da oferta de seguro, da Liberty Seguros, com as apólices e coberturas abaixo descritas, sempre que utilizam a bicicleta na prática de actividades desportiva, cultural, recreativa e de manutenção, excluindo a competição, 24h/dia, 365dias/ano.

- Acidentes Pessoais nº 27/2344 (válida em todo o mundo):

* Morte ou invalidez permanente – 25.000,00 EUROS
* Despesas de Funeral – 2.500,00 EUROS
* Despesas de Tratamento e Repatriamento – 4.800,00 EUROS

(sempre que utiliza a bicicleta em Portugal ou no estrangeiro)
ISENÇÃO DE FRANQUIAS POR SINISTRO E SEM DESPESAS DE PARTICIPAÇÃO
Livre escolha do Serviço Hospitalar (público ou privado) ou rede de clínicas Liberty

- Responsabilidade Civil nº 95/931661 (válido em Portugal e Espanha e no resto do mundo com informação prévia do destino):

* 1.200.000,00 EUROS

- Assistência em Viagem no Estrangeiro
- Assistência Médica em Portugal
- Assistência Jurídica


Penso que seja uma boa opção, não vá o diabo tecê-las!

Boas pedaladas!!!
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Foi exactamente esse o seguro que fiz...

Depois de feito só tenho que andar com a papelada na mochila e no fundo esperar que nunca seja necessário...

Abraço
 

zemike

New Member
nabocadolobo said:
Pretendi na altura fazer daquela situação um exemplo, ou melhor, reeducar o condutor daquele veículo. Tudo bem, não deu resultado! Como não tenho testemunhas e os estragos são absolutamente mínimos (salvo o meu orgulho) pondero não fazer absolutamente nada porque faça o que fizer isso representa tempo e dinheiro. Tribunais nem pensar porque só nisso é uma batelada de dinheiro (por experiencia própria) e acho que os estragos na bike não compensam. Só mesmo por uma questão moral.

É por isto mesmo que estas coisas nunca vão deixar de ancontecer......... :roll: :roll:
 

nabocadolobo

New Member
zemike said:
nabocadolobo said:
Pretendi na altura fazer daquela situação um exemplo, ou melhor, reeducar o condutor daquele veículo. Tudo bem, não deu resultado! Como não tenho testemunhas e os estragos são absolutamente mínimos (salvo o meu orgulho) pondero não fazer absolutamente nada porque faça o que fizer isso representa tempo e dinheiro. Tribunais nem pensar porque só nisso é uma batelada de dinheiro (por experiencia própria) e acho que os estragos na bike não compensam. Só mesmo por uma questão moral.

É por isto mesmo que estas coisas nunca vão deixar de ancontecer......... :roll: :roll:

Eu percebo o teu comentário! :| E até digo que de certa forma concordo com ele. Vontade de fazer o oposto tenho eu! Mas é como já disse, para se fazer disto um cavalo de batalha é preciso recursos, tempo, disponibilidade e etc. Os estragos compensam? Não! E desengane-se quem pensa que este tipo de situações iam deixar de acontecer, porque acontecem casos identicos e com desfechos mais trágicos na Dinamarca que tem uma cultura Bike a anos Luz da nossa.
Vou ter que deixar os exemplos para quem pode! É a vida!
 

SoveskY

New Member
ual

Ao ler o tópico fiquei bastante interessado em fazer um seguro para evitar esse tipo de males, visto que uso muito a minha bike para as minhas deslocações.
No entanto estou na duvida sobre que seguro devo tirar. O da FPCUB ou o da FPC? Existe alguma diferença relevante entre ambos?

Estive a ver na página da FPCUB e pelos vistos daqui a algum tempo poderá aparecer um Seguro de transporte e roubo de bicicletas, o que é extremamente interessante.
 

nabocadolobo

New Member
SoveskY said:
Ao ler o tópico fiquei bastante interessado em fazer um seguro para evitar esse tipo de males, visto que uso muito a minha bike para as minhas deslocações.
No entanto estou na duvida sobre que seguro devo tirar. O da FPCUB ou o da FPC? Existe alguma diferença relevante entre ambos?

Estive a ver na página da FPCUB e pelos vistos daqui a algum tempo poderá aparecer um Seguro de transporte e roubo de bicicletas, o que é extremamente interessante.

Eu já enviei dois emails para o FPCUB por duas contas distintas. Um dos email ficou logo barrado e não foi entregue devido às políticas de segurança do sistema de correio electrónico do destinatário e francamente não percebo porquê. O segundo foi enviado por uma outra conta mas até agora não obtive resposta. Se não conseguir vou tentar no FPC.
 

ruimssousa

New Member
Olá.

No ultimo sábado tive o dia todo preso na FPCUB, houve um problema num computador, fiquei sem ter a certeza se recuperei os e-mails todos ou não...pelos vistos não... :(

Podes enviar novamente o e-mail para a FPCUB?

E já agora, quais são os e-mails que usaste? Existe o fpcub@fpcub.pt e ainda funciona um antigo, do Sapo. Se existe lá alguma politica de segurança quero desliga-la, para que não aconteçam situações destas...

Já agora, se mais alguém está à espera de resposta de e-mail da FPCUB, peço que reenvie novamente o e-mail.

Obrigado
Rui Sousa
 
Não tenho qualquer seguro, mas estou em vias de ficar segurado.

No dia 23 de Maio de 2005 (jamais esquecerei esta data), fui embatido por uma carrinha ligeira de mercadorias, junto ao Choupal, em Coimbra.
Fisicamente, fracturei a clavícula esquerda e fui suturado com alguns pontos (poucos).
Materialmente, parti a forqueta de uma pasteleira, made in Continente.
Como ainda há homens com H grande, o condutor do veículo, segundo o depoimento por si prestado junto da PSP, declarou ter sido encadeado pelo sol, perdeu momentaneamente a visão e, quando transpôs a minha faixa de rodagem, não se apercebeu da minha presença.
Declarou-se culpado, comunicou o acidente à sua seguradora e acompanhou permanentemente todo o meu processo de recobro.
Três meses após o ocorrido, fui contemplado com uma pequena indemnização cível.

Espero que o meu caso não seja uma excepção, pois, e apesar de tudo, continuo muito céptico e renitente relativamente ao comportamento de alguns condutores.
Quando saio de casa, mentalizo-me dos possíveis perigos e tento redobrar a atenção.
Há situações em que, por muito que nos abespinhemos, os nossos protestos são votados ao fracasso e não transpõem minimamente a carapaça arrogante e a conduta dolosa de certos automobilistas.
Cito a título de exemplo, três situações:
1 – Quando circundo uma rotunda, encosto-me à berma interior e controlo visualmente todos os condutores que se aproximam.
As rotundas são um dos principais pontos negros para os ciclistas. Raras são as vezes em que os automobilistas que se acercam das mesmas nos concedem a passagem.
2 – Quando circulo numa estrada principal e me aproximo de um cruzamento com pouca visibilidade, reduzo a velocidade e desloco-me para o eixo da via, antevendo uma reacção mais rápida e eficaz à possível distracção de um condutor mais incauto, que decida embocar na minha faixa.
3 – Quando circulo dentro da cidade (Coimbra), reitero a vigilância aos condutores que estacionam à minha frente e desloco-me igualmente para o eixo da via, evitando o possível enfaixamento resultante da abertura repentina de uma porta.
4 – Esta é a situação que mais temo, dada a sua imprevisibilidade, e reporta-se à ultrapassagem e viragem súbita à direita, diminuindo consideravelmente a nossa capacidade de reacção.
Já me deparei varias vezes com esta situação e a sua perigosidade é latente.
Quando tal acontece, a minha indignação assume foros de insulto, que amenizam a minha raiva perante tamanho desrespeito pela minha integridade física.

Façam um seguro, pedalem muito, mas não deixem de ter cuidado.
 

ptm

Active Member
Ora boas

A vida de quem gosta de andar de bike não é nada fácil.
Vou relatar um episódio que ocorreu com com familiar meu, ia circular dentro de uma localidade parou na passadeira, arrancou 10m a frente, sem nada que fizesse prever um ciclista( bem não era bem ciclista é um pobre coitado que não tem onde cair morto vive da caridade alheia), que circulava no passeio resolveu passar a via para o outro lado sem tomar as devidas precauções, claro o meu familiar não conseguiu parar a tempo de evitar o embate.
Resultado da ocorrência ciclista p o hospital ( fazer TC a cabeça, graças a Deus estava tudo ok)
Danos do veículo vidro do para-brises partido, 1- faróis de nevoeiro danificado alguns riscos na pintura, uma mossa no capô ,resultado 1000€ de despesa.
E agora quem paga as despesas? o ciclista n tem seguro..
O fundo de garantia automóvel lava as mãos ( só pagam alguma coisa se ambos os intervenientes for obrigatório o seguro, a bicicleta não é obrigatório, não pagam nada).
Com isto não estou a defender os condutores, o que alguns precisavam e de andar de bicicleta, talvez assim respeitem mais os ciclistas.
 

SoveskY

New Member
Realmente como o Miguel Pinto diz, as rotundas são um local extremamente perigoso para o ciclista. Pessoalmente quando me confronto com uma, não tenho nenhum método específico para a fazer em segurança, acabando por fazê-la usando um pouco o meu bom senso. Ás vezes faço-a como os carros a fazem, outras vezes faço-a sempre encostado à direita (o que já me causou um grande susto).
A verdade é que na primeira opção muitas vezes quando a rotunda tem uma dimensão considerável e eu quero sair, por exemplo na terceira saída, encosto-me ao interior da mesma para um pouco antes mudar de via para a direita e sair da mesma, no entanto ao fazê-la aparece sempre um espertinho na via mais afastada do interior da rotunda que se cruza à minha frente obrigando-me a imobilizar a bicicleta para não chocar o que faz com que os carros que estão atrás de mim comecem a buzinar porque estou parado na rotunda.
Desta forma quando as rotundas são grandes e têm 2 ou mais vias, acabo quase sempre por fazê-las do lado exterior da rotunda o que me obriga a prestar muita atenção aos carros que estão atrás de mim e querem sair numa saída que eu não quero.

O texto pode parecer algo confuso no entanto é um dilema que sempre tive na estrada e só me dá problemas.
 

MrOverclock

New Member
Realmente nas rotundas é sempre um stress. No maximo faço por fora mas pelo meio da via ou assim... e desde que entro até saír é a dar o maximo nos pedais para não atrapalhar o transito.

E realmente em coimbra há sitios em que nos vemos obrigados a usar os passeios porque embora a sinalização esteja nos 50km/h os automobilistas raramente estão a baixo dos 80/90 em alguns sitios
 
Top