a garantia cobre isto?

mataburacos

New Member
boas

em primeiro lugar vou ter que situar esta situação
a bike tem cerca de 6 meses e no mes passado foi fazer uma revisão geral, onde me foi lubrificado o eixo pedaleiro e onde paguei uma afinação de mudanças e afinação de travões.
repito que as paguei, mas n tenho maneira de saber que foram feitas, pelo menos a afinação das mudanças.

no caso dos travões deu logo barraca pq assim que apertei a manete da frente aquilo parecia colado. afundava nem 1cm.
com alguns apertoes la voltou ao normal, mas com o disco a roçar nas pastilhas.
n havendo nenhum mecanico na loja fui desenrascado por um dos vendedores que resolveu a situação como pode.

depois disso e com este tempinho a bike fez 110km (excluindo a volta de hoje)
hj vinha eu a fugir à chuva qd começo a sentir que a mudança n agarrava (ainda saltou uma vez) ate que de repente um estalo e pedaleiro bloqueado

olhei para baixo e deu-me ideia de a corrente ter saltado e ficado presa entre o quadro e o pedaleiro, mas qd comecei a olhar bem é que vi o real estado da situação







será que vale a pena ir fazer barulho ou vou levar com a historia de "material de desgaste" para a corrente e mau uso para o desviador enfiado no pedaleiro?
é preferivel ir a uma loja especializada?

é normal uma corrente partir e um desviador entrar pelo pedaleiro dentro com menos de 1000km?

edit: deixo o desviador assim ou tento meter na posição normal?
no caso de recusarem a garantia pra quanto pode ficar a brincadeira? so uma corrente ou haverá danos no desviador/pedaleiro?
 

klaser

Well-Known Member
Deixa estar assim,dizes que a manutenção das mudanças foi feita por eles há pouco tempo...ao verem o desviador assim,se calhar vão pensar: xiça,não apertamos que chega o parafuso,se calhar é melhor arranjar isso tudo antes que o dono perceba a cagada que fizemos aqui....
Pior que estás não ficas...
 
D

danielkezia

Guest
Um post tão bem ilustrado merece muita ajuda da malta, parabéns pela maneira como ilustraste o caso.

Eu penso que isso foi um bocado de mau uso, mã lubrificação e talvez parece-me que tens pouca experiência a andar(digo isto porque ainda usas o plastico de proteção, é uma analise muito vaga eu sei), mas se calahr viste que estava mal e continuaste a fazer força até partir a corrente.

Penso que deves ir queixar-te que isso estava mal afinado, mas aí vão dizer-te que devias ter ido lá reclamar antes que se estraga-se. Aí devias responder que pagaste para ficar bem feito e não para os mecanicos aprenderem na tua bicicleta.

Concretamente acho que vais ter que ir à loja gastar uns 40euros para pôr isso direito, corrente nova e desviador, e depois convinha aprenderes um bocado de mecanica para seres tu proprio a fazer essas coisas percebes?

Digo isto sem maldade alguma, é mesmo um conselho porque às vezes chegas à loja e eles dizem que fiseram mundos e fundos e não fiseram nem metade percebes?

Cumprimentos
 

mataburacos

New Member
por acaso a ultima vez que lubrifiquei a corrente foi antes de ir à revisão, mas quer-me parecer que uma corrente n parte por fazer 150km sem lubrificação...
qt ao plastico n percebi o que queres dizer...
desde que me lembro de andar de bike nc tirei o plastico do pedaleiro...
ja conto com 940km nesta bike, mais alguns milhares na velhota qd era puto e nc vi o plastico como indicador de maçarico...

qt ao resto concordo. deveria aprender a fazer estas coisas basicas, para n ficar sem bike 2 semanas como foi o caso da revisão que referi em cima.
2 semanas para lubrificarem o eixo e afinarem (mal) travoes e mudanças
 
D

danielkezia

Guest
:d

Pronto está dito que tens pouca experiência.

Aquilo do plástico foi um indicador,não me enganei por muito. Mas nós todos já tivemos pouca experiencia e agora temos alguma, de maneira alguma foi uma critica.

Indo ao que realmente importa, a corrente tem que se lubrificar muitas vezes. No fim de cada volta com 50/60klm's é o normal dependendo do estado do piso.

Eu uso um lubrificante que uso no karting pois ele fica em oleo muito grosso depois de aplicado e é aplicado com um conta gotas e no fim passo um pano para retirar o excesso(caprixo).

Há imensa informação no forum sobre lubrificação e à varias maneiras de o fazer.

Quanto ao teu caso não tenhas duvidas que foi por mau uso e vais ter de pagar essa reparação.

Tenta aprender um pouco sobre mecanica e nao andares até partir e vais ver que a tua carteira agradece.

Espero ter ajudado.

Cumps
 

dfilp

Active Member
150km's sem lubrificação é muita coisa..

Mas a coreente não partiu por falta de lubrificação, certamente. O desviador é que estava mal limitado, e deixou a corrente "cair" para o lado do quadro, entalou-se e partiu com a força, pois ias a pedalar (para fugir à chuva).

Quanto ao plástico, o pessoal gosta de tirar, para tirar peso (porque aquilo pesa bue!) e pode ficar feio, ou pensar que são maçaricos.. Mas no di aem que dão uma queda e os dentes do prato maior se espetam na perna é que íam desejar ter lá o plastico, pois sempre atenuava os estragos fisicos. Resumindo, se não te faz impressão, não tires.

Agora quanto ao estrago, a garantia não cobre. A loja em questão é que se pode responsabilizar se admitirem que estava mal afinado. Caso contrário é dificil que te safem..
Mas eu aconselho-te a depois disto resolvido, procurares assistencia em lojas especializadas, e de confiança ;) Certamente hás de encontrar na tua zona, lojas que nem te cobrem mão de obra para montar/afinar componentes que sejam comprados nessa mesma loja.

E pelas fotos não consigo perceber em que é que o desviador ficou danificado. Mas certamente que a pedaleira não ficou afectada.
 

mataburacos

New Member
Humm..150kms sem levar nada ? Retiro o que disse,vais à loja e pagas pelo que estragaste....

a minha bike velha NUNCA levou qq tipo de lubrificante e fez bem mais km do que esta ja fez, por isso n acredito que por ter feito "meia duzia" de km sem lubrificante a corrente parta e o desviador fique preso no pedaleiro.

de resto a questão aqui é se posso sustentar isto numa ma afinação da loja, pois n vejo nenhuma forma de ma utilização minha de um desviador ficar preso nos dentes do prato do meio, pq a corrente ja sei que a garantia n ma ia cobrir

continuo sem perceber o que raio tem o plastico a ver com a minha experiencia...
n sou um maluquinho dos pesos. até a carrego mais, com cadeado, bolsas, etc...

se me virem a andar e a fazer porcaria até percebo que me chamem maçarro, agr por ter o plastico na pedaleira?
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

...Sem dúvida alguma que a corrente, desviador e outras peças "moveis" quanto mais limpas/lubrificadas estiverem melhor é o seu desempenho. Não tem nada a ver acredite. Estando tudo impecável, as mudanças entrem que é uma maravilha (dá gosto "destrocar" mudanças). Mas pronto nem todos damos valor a esses pormenores (eu sou mega esquisito)!! :D

Depois ainda há o material que por si já é fraco, e acrescendo má limpesa/lubrificação avaria muitio mais fácilmente!!!

nota: eu com chuva dificilmente ando, mas com pó, a meio da minha volta lubrifico a corrente. Eu sei que até posso ser exagerado, certo é que o meu material é tipo duracel lol "dura, dura e volta a durar"!!! :)

ps: na foto do meio ve se um elo da corrente a querer abrir. Creio que foi esse mesmo o principal causador de tal. Pois ao pedalar em força, prendeu no desviador, forçando o assim até que o enfiou no próprio pedaleiro. Não sei se me faço perceber...... :s
 
Last edited:

miosky

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Boas

Penso que a reparação do que está ai é pouca (caso como diz o dfilp não haver danos no desviador ou na pedaleira). Isso aconteceu de certeza porque o parafuso que aperta o desviador deveria estar mal apertado e foi descaindo com o tempo (utilização).

Quanto a corrente partida com pouco mais de 2 euros resolves o assunto. Um elo de ligação e siga. Agora o estado dessa corrente, cuidado, não a lubrificas e além disso da para ver óleo com areias misturadas, não lhe estas a dar muito boa vida. Aconselho-te a fazeres uma limpeza (no forum existem muitos conselhos)

Quanto a reparação tenta antes de levares a bike a uma loja, fazeres tu. Não é nada do outro mudo o que ai está e podes poupar alguns trocos e futuramente não te acontece as tuas duvidas iniciais. Se pediste para afinar travões e mudanças a primeira coisa a verificar antes de pagares é experimentar. Se os travões travarem sabes que estão afinados e se as mudanças entrarem levemente sem barulhos estranhos confirmas que o trabalho foi bem feito.

Na minha menina quem trata sou eu, assim nunca me surgem essas duvidas, fui eu que fiz sou o culpado. Pouco dinheiro em manutenção... Mas isto sou eu.

Boas pedaladas
 

klaser

Well-Known Member
Como já foi dito não foi os 150kms sem lubrificação que causou isso,revela a tua inexperiência...Má afinação talvez,mas se fizeste 150kms são mais que suficiente para muito antes disso dar por ela que as coisas não estavam bem afinadas...Aliás quando se leva à uma loja,e depois de sair de lá,uma coisa de senso comum é experimentar bem para ver se o serviço está OK.
Sabes que as mudanças da frente são mais sensíveis,exige um pouco mais de perícia e "embraiagem" que as traseiras....eu já parti uma corrente nos meus inícios quase da mesma maneira,fazer força num momento errado...
Levas na loja e vê o que eles dizem,já falei isso,se trocarem a corrente melhor,se fores tu a pagar também acho que não morre ninguém,não estragou mais nada...
 

mataburacos

New Member
sempre a lubrifiquei depois das voltas maiores. desengordurava com wd40 e passava teflon em spay (recomendado pelo vendedor) na corrente

nc andei com a corrente torcida, tinha sempre o cuidado de usar mudanças que mantivessem a corrente direita

sempre que a lavava (com agua com pressão) era sempre antes de ir para a loja, pq ja sabia que iria ser aberta e lubrificada, de resto era sempre agua corrente

sempre tive o cuidado de controlar (na loja) o ar do amortecedor

posto isto acho que sempre tive cuidado com ela e n me considero negligente com o material.
os travoes experimentei logo na loja e detectei o problema e resolveram como puderam.
as mudanças era mais complicado. como vim pra cima praticamente sempre em 3ª (subida) nc me apercebi de nenhum problema. das restantes vezes que andei tb eram voltas curtas que n envolviam grandes "passagens de caixa"

tendo em conta que me queixei que as mudanças saltavam e agr me acontece isto 150km depois de uma suposta afinação acho no minimo estranho
eu n morro por pagar a corrente. mas quero saber se isto aconteceu por culpa da oficina (o problema do desviador e por arrasto me desgastrou a corrente))
 

Mangelovsky

New Member
É normalíssimo ter acontecido isso à corrente. Lubrificar uma corrente não é simplesmente acrescentar óleo: é limpar o óleo velho da corrente, cassete, pratos pedaleiros e roladanas de desviador e colocar novo. Na foto a corrente parece impregnada de óleo misturado com sujidade num estado quase seco. E 900 km não é assim tão pouco para uma corrente. Com um indicador de desgaste dá para ver que a maior parte das pessoas desgasta uma corrente em 1000/1500 km. Sem a manutenção adequada essa duração naturalmente encurta. A adicionar a isto convém não esquecer que a corrente e restantes componentes da transmissão são componentes de desgaste. Podemos colocar uma embraiagem nova num carro hoje, se o entregarmos a um recém encartado e lhe dissermos para ele ir sacar uns peões, é muito provável que ao fim do dia a dita embraiagem já esteja gasta...

Não acho que isso deva ser coberto por qualquer tipo de garantia. Nenhum mecânico no mundo é capaz de afinar as mudanças de forma a garantir que não haja nenhuma falha em nenhuma situação. Por isso é que os ciclistas deviam todos gastar algum tempo a ver nem que fossem uns vídeos na net a aprender o funcionamento básico das coisas. A forma como eu afino uma bicicleta minha, é diferente da forma como exatamente a mesma bicicleta deveria ser afinada para ser utilizada por outra pessoa. Nem todos aliviamos a força da mesma forma para a mudança entrar, nem todos pedalamos com as mesmas r.p.m., etc... Por isso é que é importante afinarmos a bike, darmos uma volta para vermos o resultado da afinação que fizemos e a seguir fazermos pequenos ajustes no terreno. Quem é que pode garantir ao funcionário da loja que isso não aconteceu porque meteste ou habitualmente metes mudanças em esforço?

Já agora, em que loja a bike foi afinada? Eles deviam ter-te dado uma descasca pelo estado em que tens a corrente, mas por outro lado o facto de não retirares o plástico da pedaleira e a falta de limpeza da corrente pode realmente ter dado a ideia errada de que serias um utilizador de ciclovia ou exclusivamente urbano. Não estou a dizer que o correto seja manter ou tirar o plástico, ou que haja qualquer vantagem (sem ser estética) em tirar ou pôr, mas apenas porque a maior parte do pessoal que faz btt costuma de facto tirar.
 

Mangelovsky

New Member
Enquanto eu escrevia colocaste o post sobre como costumas lubrificar. Desengordurar com o WD-40 não é suficiente, pois quando colocas o óleo novo ele mistura-se com o Wd-40 e fica mais fluído do que é suposto. A corrente deve ser lavada e escovada com água e um desengordurante (um produto próprio ou então detergente lava loiças) até ficar literalmente a brilhar. Depois disso deve ser seca com um pano limpo (eu costumo deixá-la também ao ar cerca de 30 minutos, mas se exagerar podem começar a aparecer uns pontinhos de ferrugem) e a seguir lubrificada. Em voltas longas ( + de 70/80 km) costumo levar comigo algum óleo num frasco pequeno e acrescento um pouco quando o atrito entre a corrente e rodas dentadas começa a ser audível.
 
D

danielkezia

Guest
Sinceramente já estou arrependido de te ter tentado ajudar. De maneira alguma referi que eras "azelha/maçarico", apenas dei um indicador de uma peça que tens na bike que NORMALMENTE pessoas com pouca experiência usam. Pah se queres levar isso como uma boca, faz lá o que tu quiseres está bem?

De resto como já foi dito sejam eles 100klm's com uma unica lubrificação é pouco e vai-te encurtar o tempo de vida do material alem de que nem ele funciona bem. Exprimenta fazer amor com os materiais secos a ver se não ficas sem pêle.

Resolve isso da melhor maneira com a loja de maneira que gastes o menos possivel e depois tem atenção aos cuidados que deves ter através da leitura de experiencias e não vás em conversa de vendedor que a propria palavra indica o que ele é.

Cumprimentos
 

froids

Active Member
Desculpem lá qualquer coisinha,

Mas quantos de nós lubrifica a corrente de 100 em 100km?!
Muitas vezes a minha corrente passa várias centenas deles sem ver uma pinga de óleo. E adivinhem... Nunca partiu! Ele há mistérios do além...
E vejam lá... Tenho vários milhares de kms em cima dos pedais! Muitos mesmo...

Desde que bem afinado, um desvidaor tem a "obrigação" de impedir que a corrente vá para sitios que não deve. Todos têm uns limitadores que cumprem essa função.
E isso nada tem a ver com o facto com a corrente estar oleada ou não. Até pode estar ferrugenta. É obrigação do desviador da frente manter a corrente no sitio certo. E é obrigação do "mecânico" saber afinar o mesmo.

Maus mecânicos há em todo o lado.
Não se justifica é estarem a crucificar o rapaz porque ele andou 150kms sem lubrificar a transmissão...

Abraços
:xau:
 
D

danielkezia

Guest
Froids: nah tu és um anjo acredita...Alguem que faz isso e se gaba é mesmo um anjo!

Olha ninguém o está a crucificar, basta ler na primeira página que o estamos a avisar para não fazer isso de andar muitas vezes sem lubrificar...

Agora te digo que nas pessoas que conheço não vejo ninguém a andar sem manutenção, mas se tu consegues ainda bem para ti. Poupas em lubrificante e em detergente para lavar as mãos.

Cumprimentos
 

joaocs

New Member
Epah... agora mede-se a experiência do ciclista pela utilização ou não do plástico de protecção no pedaleiro? Epah se não se importam de cravar a perna nos carretos durante uma queda arranquem o plástico, o meu anda lá, já o parti e arranjei outro para lá por.
 

petiagos

New Member
É um chatice quanto tais coisas acontecem ... ficamos chateados e com carteira mais vazia.
Limpar e lubrificar a transmissão é também o meu lema após 2 voltas no máximo, em condições normais....estou a falar de mais ou menos 80 a 90 kms.
Com chuvas e lamas ... tento limpar e lubrificar logo após a volta ... ou quando não dá ... guardo esta tarefa para mais à noite.
Compreendo que haja malta que não está para isso... ou que tem mais que fazer e não tem tempo ...
Agora uma coisa é certo: em 2200 kms as mudanças nunca falharam, entram direitinhas e raramente fazem barulho. A corrente passa super bem pelos pratos e cassete.
É claro que quando chegar a hora de a cassete e corrente entregar a alma ao criador nada poderei fazer ... mas acredito que um cuidado redobrado com a limpeza e lubrificação de todos os componentes da transmissão poderá prolongar a vida útil dos mesmos.

É a minha opinião ... e vale o que vale.;)
 
Last edited:

jspereira

New Member
Boas pessoal. E pa isto e assim a corrente sempre limpa e lubrificada garanto que 7000kms faz. Normalmente em uso regular convem limpar ao fim de cada volta no campo basta cortar 1garrafa ao meio e por 1pouco de gasolina e colocar a corrente la dentro pois a gasolina faz o resto. A corrente e o que mais sofre e as pedrinhas que ficao de 1a volta pa outra vao desgastando o material . Ou entao passar com spray de limpesa (desengurdorante) passar 1 pano e lubrificar. Agora do desviador tambem convem lubrificar as articulaçoes todas do desviador pois tambem pode ter acontecido no momento que passas de prato ele ter ficado preso e jogou a corrente pra fora. Agora o que me confunde e que perguntas como saber se afinarao as mudanças e os travoes ?Entao se as mudanças estavao desafinadas isso via se e sentia se..... se os travoes tambem estavao desafinados tambem acho que sentias ao ires levantar a bike terias que notar as diferenças.....
 
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