Caros amigos do BTTCaldas,
Como já referi neste tópico, inscrevi-me e paguei a inscrição (foi-me atribuído o dorsal 400), no entanto, infelizmente, há última hora não pude estar presente.
Tenho acompanhado este tópico, principalmente com o objectivo de ver as fotos, no entanto, acabei de ver o V/ comunicado e não podia deixar de comentá-lo, pois, penso que cometeram num erro que muitas das organizações, deste tipo de eventos, também cometem!
Gostei de, sensivelmente, metade do V/ comunicado!! Até aqui... "Enquanto organizadores do evento, assumimos a responsabilidade pelas falhas ocorridas. . No que se refere ao almoço, o respeito que temos por todos vós merecem mais do que desculpas, uma explicação". os parágrafos seguintes são, no mínimo, muito infelizes.
Ao contrário de muita gente acho essencial que, todas as organizações destes eventos, incluindo vós, tenham lucro com a sua realização. É factor essencial, pois, só assim conseguirão sobreviver e desenvolver as V/ actividades em prol desta modalidade que todos gostamos! Ninguém organiiza estas coisas apenas por gosto! O lucro é sempre o objectivo último, quer seja para proveito próprio ou para uma determinada causa que é apadrinhada! Deixemo-nos de falsos puritanismos!!
Quando se estabelece uma determinada relação comercial (sim, é disso que se trata!), o cliente espera um determinado serviço (que lhe pode ser proporcionada por um bem) que lhe é prometido pelo vendedor (grosso-modo é isto, pois, neste caso não importa desenvolver mais!). O vendedor é SEMPRE, mas SEMPRE MESMO, o único responsável!! Já imaginaram comprar um carro e, no caso de terem uma avaria, na reclamação, ouvirem que a culpa foi do fornecedor X que é um "malandro" porque quis poupar umas "massas" e não desenvolveu o componente como devia ser?... Felizmente, nunca me aconteceu e espero que a vós também não! Poderia arranjar muitos mais exemplos, até no campo do BTT (por ex, quando se adquire uma bicicleta), pois, é sempre isso que acontece!! A responsabilidade é SEMPRE do vendedor!
Nunca organizei nenhum evento deste género, deixo isso claro, mas já organizei de outro género em que, de igual modo, nada deve falhar! Imagino que dê muito trabalho, pois dá,... os meus também me dão. A selecção de fornecedores pode ser difícil,... é verdade! Eu sozinho não consigo fazer tudo, pois não,... tenho de delegar tarefas em colegas!! O controlo/fiscalização de actividades é tramado de ser feito,... azar meu,... mas tem de ser feito!!... etc etc.
Quando algo correr mal, serei o primeio a dar a cara e a assumir toda e qualquer responsabilidade!!
Pela minha sensibilidade, neste tipo de eventos, as exigências mais comuns são essencialmente 4, quando toca a comer, : - Rapidez; - Quantidade; - Higiene; - Ambiente (leia-se, a capacidade do local proporcionar algum convívio entre os articipantes). Nada de muito sofisticado...
Tendo em conta que se trata de proporcionar uma refeição a uma quantidade assinalável de pessoas,... parece-me que não é exactamente uma coisa para curiosos ou para quem tem algum "jeito para a coisa", mas sim para profissionais do sector devidamente acompanhados /controlados..
Tendo em conta também que, este evento teve cerca de 700 participantes, tendo cada um pago, pelo menos , 20 euros (portanto, 14.000 euros no total), podendo ter acrescido ou não, outro tipo de receitas,... não quero acreditar que a referida "ganância", no V/ comunicado, tenha sido interpretada por mais do que um dos actores.
Vejam estes meus comentários de forma positiva, no sentido de alguma forma contribuir para a melhoria do V/ evento. Nada me liga a Óbidos, nem a nenhuma das instituições da zona (sou de Lisboa), mas tenho um carinho especial pela região.
No próximo ano, marcarei presença (espero que não tenha nenhuma surpresa como este ano!) e tenho a certeza que tudo farão para melhorar, pois, errar toda a gente erra,... o importante é diagnosticar correctamente os erros e corrigi-los!!
Abraço e boas pedaladas,
JoãoM