3ª Travessia da Via Algarviana em BTT

nock13

New Member
Boas pessoal,
Pois é, lá consegui arranjar a quinta-feira antes do feriado santo para ir-me juntar ao pessoal da Algarviana, e ir fazer as duas ultimas etapas.

Arranquei para Salir mal sai do trabalho e comer qualquer coisa com a bênção do meu irmão (Rui Oeiras) pois se não fosse ele a transportar-nos não estaria lá, Killo obrigado ;)

Isto tudo combinado em cima do joelho, poucos eram os que tinham a quinta disponível, menos o Jorge "Brasuca" que quis logo alinhar na loucura.

Este 3º ano 2º pró BTT, a Via Algarviana foi feita no sentido Cabo de São Vicente - Alcoutim e ao qual havendo muitos repetentes do ano anterior concordarão que a via neste sentido é bem mais dura, pois a parte mais dura foi logo a minha 1º, Salir - Vaqueiros que em pouco mais de 60 km´s tinha 1900m de acumulado bem dura :face:

Notou-se também que o pessoal muitos dos anos anteriores estão com um nível físico superior pois as etapas foram sempre feitas a “rasgar” com a corda no pescoço ou então eu estou mais fraco :lol!:

Deu para conhecer amizades novas e pessoal 5*.

As melhoras ao rebento do Mata que adoeceu e teve de desistir logo no 1º dia.

Agora as fotos :alien:

Pernoitada no pavilhão da escola EB 2 3 de Salir
dsc02129j.jpg


dsc02130ds.jpg


Pequeno almoço na cantina da escola

dsc02132a.jpg


o amigo "Fitas" que este ano foi guia e já têm bike nova
dsc02133v.jpg


e já nas trialeiras de Salir sempre a subir até ao Barranco do Velho
dsc02135y.jpg


dsc02136s.jpg


dsc02137jv.jpg




dsc02139f.jpg


dsc02138t.jpg


o Antonio, tambem guia e repetente do ano passado
dsc02140q.jpg


e como alguem já disse as subidas são mumento de reflecção
dsc02141d.jpg


ainda deu tempo para um furo há saida do Barranco do velho
dsc02142.jpg


dsc02143p.jpg


dsc02148oc.jpg


dsc02149ok.jpg


dsc02150.jpg


em Parizes conselho de São Braz de Alportel de roda do queijo e do presunto
dsc02154g.jpg


dsc02153m.jpg


Depois de Parizes foi sempre a descer e a rasgar até apanhar o João Melo que tinha Furado e necessitava de ajuda
dsc02155mo.jpg


A subir em Castelão para depois descer até há casa "Castelo" do Dr. Fernando Pessoal (cirurgião) no meio de dois serros entre Castelão e Cachopo
dsc02158u.jpg


dsc02159s.jpg


Já em Vaqueiros de banhito de agua fria, depois veio o melhor Drinks
dsc02167p.jpg


dsc02171c.jpg


dsc02173tf.jpg


dsc02177p.jpg


dsc02178n.jpg


Vaqueiros-Alcoutim
o Amandio com as suas p´pas de sarrabulho
dsc02185b.jpg


o Belesa a dar chou
dsc02188m.jpg


dsc02194nk.jpg


Antes de descer para a Ribeira da Foupana eramos o grupo da frente decidimos apanhar um pouco de sol para juntar o pessoal(minto, pois já la tinham passado três feras do pedal)
dsc02195k.jpg


Chegada as Cortes Pereiras apanhamos os caminhantes e o cavaleiros mais dois burricos que tambem vinham terminando a Via Algarviana
dsc02199n.jpg


entretanto festejavamos a 8 km´s do Final
dsc02200v.jpg


dsc02201z.jpg


dsc02211ub.jpg


dsc02210hl.jpg


dsc02214.jpg


Depois foi a foto de familia e subir ao Castelo de Alcoutim onde houve os agradecimentos pela parte da Organização Almargem (de salientar que esta assuciação é sem fins lucrativos e a maioria do pessoal é velutariado) foi atacar aos bolos, licores e doçes regionais.

Um muito OBRIGADO Especial ao meu irmão que foi a parte fundamental para eu acompanhar esta malta.
A todos que nos deixaram "penetrar" no vosso grupo que já levavam três dias.

e a todos compartilham as vossas fotos e esperiençia vivida.

Um Grande Abraço

Cumprimentos
Ricardo Oeiras (Nock13)
Leão do Sul
 
Last edited:

Volleyman

New Member
Bom post Ricardo!
Ainda foste a tempo de levar uma coça de ping pong em Vaqueiros! LOL
No resto eu era um rookie e levei eu a coça! (ritmo mais lento na marcha do btt!)
Até um dia destes por aí nalgum passeio!
Abraço,
Miguel Vargas
 

joinlu

New Member
Oi Ricardo Oeiras
Em primeiro lugar obrigado pelas melhoras da minha filha, que finalmente regressou a casa.
Este ano e apesar da malta do lado do Sol Nascente do Algarve não marcar a forte presença que teve no ano passado, foi muito bem representada pelo grande Amândio, o convívio foi muito bom e eu só posso falar pelo primeiro dia, pois ao fim do dia tive que abandonar, o bom ambiente começou em parte da malta repetente que este ano veio com alguns amigos para provarem a planura do Algarve e o belo Sol que por aqui faz…
E foi logo com chuva que foi dado o tiro de partida, após alguma descrição e conselhos por parte da organização, foram também apresentados os guias deste ano missão que coube ao António e ao Fitas também eles repetentes do ano passado e que a avaliar pelo 1º dia foi muito bem entregue (o que vêm provar que quando se fazem as coisas sem segundas intenções…)
Este primeiro dia era para ser um passeio rolante, quase como um aquecimento para os dias seguintes, só com umas subiditas no fim da etapa e já perto de Marmelete, mas nada disso, saímos do Cabo de São Vicente debaixo de chuva e ao fim de uns Km´s apanhamos um troço de lama em que os pneus das bycles mais pareciam pneus de moto, e onde era difícil andar a pé quanto mais montado nas maquinas, depois deste suplicio lá apareceu o solzinho do Algarve, mas não se pense que o resto foi fácil pois o piso continuou muito pesado, e com constantes passagens de ribeiras, no meu grupo ia o Biana que serviu de cobaia para a passagem das ribeiras e linhas de agua que íamos encontrado.
Quanto a paisagem e em especial este ano, devido a chuva que tem caído os campos estão todos verdes e de um verde muito forte pois os castanhos são quase inexistentes, o que apesar da dureza do percurso deu bem para encher os Pulmões e a Alma com tal paisagem. Outro facto que curti este ano foi o facto de haver muita malta repetente, e de alguns trazerem amigos e um até o próprio Pai, o que vêm provar que a Algarviana em BTT tem pernas para andar , necessitando é claro de uma marcação para BTT pois a que têm é para percursos pedestres, e de infra-estruturas que possibilitem a pernoita dos utilizadores da via.
Aqui ficam algumas das poucas fotos que tirei.

url]

url]

url]

url]

url]

url]

url]

url]

url]

url]

url]

url]

url]

url]

url]

[
url]

url]

url]


um abraço

Carlos Mata
 
Last edited:
M

Mateus Mendonça

Guest
Oi Ricardo obrigado pelas fotos. Quando souber onde o pessoal vai por as outras digo qualquer coisa.
Um abraço
Mateus
 

SEVEN7

Member
Boa tarde.

Mais uma grande travessia efectuada em grande companhia.

Espero encontrar esta boa disposição no próximo ano.
Já coloquei as minhas fotos online.

Um grande abraço a todos.
SEVEN7 (António Neves)

http://asasdopedal.wordpress.com/
 
Last edited:

DEL9JUMBO

Member
Parabéns pela magnifica travessia...
Vamos lá ver se este ano em Outubro a consigo realizar!!!

Abraço e boas pedaladas.
 

nock13

New Member
Boas pessoal,
Venho por este meio cumonicar o que por infeliçidade me foi dito que o nosso amigo Carlos Oliveira 'Biana' que em duas travessias da Via algarviana e num passeio da Minas Castro Marim nos fez companhia entre outras regressando a casa acabou por sufrer um acidente de aviação acabando por faleçer.

dsc02128u.jpg


Alguns são os mumentos que recordo-me dele e em todos na maior das alegrias, contudo dá para ver como a vida é curta.

Há famila e familiares os meus mais sinseros pezamos.

Companheiro e amigo descança em paz.
 
Last edited:

joinlu

New Member
É difícil dizer o quer que seja quando alguém que nos é próximo ou com quem privamos numa aventura destas parte, mas o nosso amigo Biana não era pessoa de perder muito tempo com estas coisas da morte, em algumas conversas que tivemos em relação ao assunto dizia-me que nos humanos reagíamos muito mal com essa fase da vida. e que a vida era demasiadamente curta para perdermos tempo com isso, e pela forma como vivia a vida o Biana nunca perdeu muito tempo, desde que o conheci sempre fez o que quis, quer na sua vida profissional com o qual tive o privilegio de trabalhar quer com a seus tempos livres.
A melhor forma que o temos de o homenagear é na próxima vez que nos encontremos erguermos os copos bem alto e relembramos os bons momentos que privamos com ele.
E é o que vamos fazer certamente já no próximo dia 9 de Maio na Travessia dos Leões do Sul onde o Biana estava inscrito.

um abraço a todos

Carlos Mata
 

Volleyman

New Member
Foi com uma lágrima no olho que hoje ao iniciar mais uma maratona aqui pelos Gharbes (Abas da Serra-65kms), um companheiro "algarviano" me deu a triste notícia.
De facto, não conhecendo muitos dos companheiros que fizeram a travessia, mesmo o Carlos "Biana", acabamos por ficar com alguma ligação a algumas pessoas...
O Carlos, pelo que percebi, era das pessoas mais estimadas por todos e um companheiro 5 estrelas, com um modo muito especial de estar na vida...
Para ele a minha última homenagem, esperando que algures, onde quer que esteja, nos siga em todos os trilhos que ainda consigamos percorrer ao longo das nossas vidas!
 

FDias

New Member
Como é possível?
Como é possível?...

Ao saber hoje desta terrivel notícia é a pergunta que não me sai da cabeça: como é possível? uma pessoa com alto astral, bom vivam, companheiro e amigo sair assim de acção?
Conheci-o o ano passado nos 5 dias da travessia da Via Algarviana e para mim ficou conhecido como o Homem da GT. Falei com ele várias vezes ao longo desses dias e deu logo para ver que era uma pessoa de fácil lidação e para fazer amigos aqui e ali. No Raid Martim Longo Castro Marim voltamos a pedalar juntos. Voltei a vê-lo nos últimos 2 dias da travessia deste ano. O último momento que guardo dele foi a grande paragem para reagrupar em Cortes Pereiras, junto ao Café Tempero, a 5 km do final, onde o pessoal aproveitou para petiscar e refrescar a garganta com umas sagres fresquinhas.

A vida é injusta muitas vezes!
Que o Carlos descanse em PAZ e brinde sempre conosco.

Proponho que para a próxima travessia lhe prestemos uma singela homenagem, para além dos brindes em sua homenagem, tal mandar-mos fazer uma camisola com o seu nome ou imagem...
Amigo havemos de nos encontrar um dia para voltarmos a pedalar juntos...

Fernando Dias
 

tavira40

Member
"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.".

e o carlos era uma das pessoas que vivia a vida.

um abraço para ti aonde quer que estejas
 

daraopedal

New Member
Olá a todos,
É com muita pena que vejo uma notícia tão macabra como o desaparecimento de um companheiro do pedal.
Participei na travessia do ano passado (2009) e lembro-me perfeitamente desse colega. Falámos várias vezes (recordo em especial de conversas no restaurante junto à ponte de Silves e no centro comunitário de Marmelete) e cruzámo-nos também muitas vezes nos trilhos. Pelo pouco que conheci dele, parecia uma pessoa que gostava de gozar a vida, aproveitando-a através do BTT e , se bem me lembro, da canoagem...
Uma notícia daquelas que ninguém quer...
Paz à sua alma...
 
Top