2º maratona btt- geres .campeonato regional do minho de maratonas

Rescaldo 2ª Maratona BTT do Gerês

Bom dia máquinas, finalmente consigo vir cá deixar as minhas palavras e estarei aberto a todas as críticas.
Quanto a pontos que a organização considera ser abordados vou tentar elucidar da melhor forma.

1. Partida (Têm toda a razão, é inadmissível uma partida atrasar o que atrasou, além do atraso do secretariado também tivemos de alterar os km’s iniciais devido a questões de segurança, o início não era por aquela subida tão íngreme mas sim por outra mais abaixo, mas o estacionamento nessa zona estava tão lotado que não permitia a passagem sem problemas para os atletas, daí toca a mudar toda a logística para iniciar para outro lado.

2.Reforços (Faltou um reforço no final da 1ª Descida para preparar o pessoal para subir, aspecto a melhorar, já quanto aos restantes reforços, o primeiro chegou a uma altura que já só tinha carne assada e faltou Coca-Cola a 100 atletas, as minhas desculpas desde já por essa situação, depois o 2º reforço não acabou nada, e no 3º reforço cerca de 70% do que lá estava foi para o lixo pois ninguém parou, não percebo porque estava lá uma tenda e uma mesa com as coisas em cima, tenho de os identificar ainda melhor)

3.Subida Pedra Bela (Bem sei que era dura, no entanto queria trazer toda a gente a andar o mais próximo possível da barragem, na zona da quinta, mas depois lá está, para irmos à Pedra Bela temos de subir e muito)

4.Água (Nos reforços tivemos por condicionantes de natureza institucional que toda a gente já conhece, não nos é permitida a água de garrafa, como tal adquirimos estes depósitos de água de 1000L para abastecer toda a gente, faltou lá colocar a dizer que era controlado, já na última subida de 10km tinham 3 abastecimentos de água, porque não pararam? Abasteciam nas pontes de rio Caldo, abasteciam 4km depois numa zona identificada de uma fonte que até saía de um tronco de madeira, e mais 4km acima no tanque, toda essa água é boa, aliás não há água no Gerês que não seja, faltou a placa a informar isso, já na meta não colocamos garrafas na chegada pois estávamos em cima de mais uma fonte, alias o pódio era em cima dela, tínhamos dado indicações a quem estava na meta para informar isso aos atletas que chegavam, partilhamos da opinião que se temos água fresca e corrente para quê recorrer à engarrafada, não é apenas por questões monetárias mais sim ambientais)

5. Bifanas e bebidas (Apesar de apenas pelas 15h termos reunido as condições necessárias para as abrir, derivado ao número de staff que tivemos de colocar na recolha de atletas com problemas mecânicos, atletas acidentados (desde já as melhoras a todos, qualquer questão que precisem é só contactar) e atletas exaustos, após vencidas essas situações sempre conseguimos abrir e disponibilizar as belas das bifanas e bebidas)

6.Percurso (Era duro, muito duro até, no entanto o Gerês é assim, não a conseguimos tornar mais fácil, apenas de diminuirmos aos km’s, essa é uma aposta para o próximo ano, um percurso de no máximo 25km para os menos preparados, no entanto a data da Maratona do Gerês é no final do Verão pois aí o pessoal já está mais rodado e com melhor preparação, ponto a melhorar para o ano)

7.Actividades Complementares (O feedback que me chegou foi positivo, no entanto gostaríamos de ter mais gente para desfrutarem da Serra do Gerês)

Para finalizar, agradeço a todos os que se deslocaram a esta Serra e entregaram-se a dureza destas paisagens naturais, só queria ver a minha Serra todos os dias assim, e um agradecimento especial a todo o meu Staff que se entregou de corpo e alma a este projecto nestas últimas semanas e totalmente nas últimas 72h sem parar e ir a cama.

Agora vamos para outra maratona. Recolher as marcações e todo o lixo que alguns foram abandonando pelo trajecto.

Um abraço a todos e qualquer situação é só contactar.
 

cister monge tony s

Active Member
caro edudias999 fico contente em saber que o teu colega acabou a maratona e ainda por cima com a ajuda da barra de chocolate. não lhe dei mais porque só tinha mesmo aquela...o btt é isto. temos de ser uns para os outros. kms atrás também fui ajudado por um bttista de lisboa na questão de um furo.

um abraço


Hélder as distâncias estão muito bem assim. se possível coloca é uma terceira, a "tal" de 25km...
 
cister monge tony s, pois a minha reserva de nutrição (5 geis e 2 barras), tinham acabado 3 km antes de nos vermos pela primeira vez. É por gestos como o teu que dá para continuar a acreditar que este é um desporto em que vai existindo o espírito de camaradagem e de entre-ajuda. Apesar de achar, que cada vez mais se está a tornar num desporto muito competitivo, e que apenas importa o resultado final na pauta classificativa, tem de existir sempre o bom senso de ajudar no que se puder.

Cumprimentos e até a uma próxima.
 

pofa

New Member
Helder, a mim só me vais explicar o que tás aqui a fazer depois de 3 dias com apenas 5 horas de cama .

BAI DESCANSAR !!!!!
 

FJOTA

New Member
boas

Tambem lá estive, e ouvia-se de tudo, desde abastecimentos de 5 em km, reclamações de agua quando já tinhamos passado por 2 fontes, e principalmente a dureza daquela subida à pedra bela...e depois da subida, a descida...que já só devia ser descanso :) ainda ter que fazer algumas partes a ''carregá-la'', mas hoje já aceito melhor a dureza da maratona.
Quanto as distancias, é como disse o tony, estão bem, o que podes fazer, Helder, é escapatórias, porque havia, chegar a certo ponto e atalhar, a subida da quinta, queixava-se muita gente, os da meia e os da maratona.
Quanto à questão da agua ser potavel...:) no gerês?? acham que não seria potável? por favor...


Agora pegando no 1º post, acrescento mais alguma coisa

partes negativas a meu ver mais que muitas....

saída muito tardia,não se tolera aqueles que ficam na cama ate a ultima e depois por consequencia fazem por a malta a seca para o arranque - no domingo vai haver a maratona de Valongo e a saída é as 10 por imposição da A.C., não da organização, quanto à questão do levantar cedo, tem que se lhe diga, chegar ao Gerês não é tão facil, como sabemos, no entanto 1h é muito tempo, ainda por cima a demora que houve na entrega dos dorsais

eu ate tem algum treino e ate fui apenas só para me divertir,mas foi de dureza extrema para aqueles domingueiros que fazem o ser de uma prova de btt,percurso bastante duro e só se lembraram dos federados e mesmo esses gemeram.... NEM MAIS...A MELHOR FRASE QUE OUVI NA SUBIDA À PEDRA FOI '' PARECE QUE VEM TUDO DE UMA GUERRA'' estão a ver o filme...

2º e 3º ponto de agua tardio e dentro de uns tanques ,que nem a organização sabia dizer se era agua potável.... NÃO TIVE PROBLEMA, COMO DISSE, ANTES DO 1º PASSEI POR 2 FONTES, SÓ É PRECISO ESTAR ATENTO, E A QUESTÃO DA AGUA POTAVEL, EU LÁ SINTO-ME A VONTADE PARA BEBER EM QUALQUER FONTE, POSSO-ME DAR MAL UM DIA, MAS SE ESSE DIA CHEGAR AO GERES...

chegado ao fim (meta) nem uma garrafa de agua tinha,apenas uma tenda com produtos tipo barras ,geis e afins no qual se tinha que pagar... Não senti necessidade de agua no fim, mas é importante sim.

banhos num balneário onde só cabia 5 pessoas e apertadas onde a pessoa responsável não queria abrir os outros balneários(dito pelo próprio). AQUI HELDER...ATÉ AO BANHO TINHA QUE SER A SUBIR??? QUANDO LÁ CHEGUEI JÁ TOMEI A VONTADE, MAS ERAM PEQUENOS PARA TANTA GENTE. E OS PAPEIS A DIZER ''AGUA QUENTE <- '' DIZ AS PESSOAS DA PISCINA QUE A TAMPINHA DAS CORES SAI FACILMENTE E INVERTEM AS CORES


 

fox

New Member
Boas.
Eu que costumo sofrer por andar sempre nos últimos lugares não vi falta de nada. Nem de comida nem de bebida. Nesse aspecto redimidos face à edição anterior.
Quem diz que não teve a lembrança de finisher, também não percebo. Eram distintas, as da Maratona e as da Meia-Maratona.
Quanto ao problema das bifanas no final, como cheguei tarde não tive problemas. Mas realmente, mal chegassem os primeiros, deveriam lá estar prontas para servir.
E o fulano que entregava as lembranças, não sei onde costuma comer bifanas, mas dizer aos participantes que as mesmas estavam disponíveis para o lado das piscinas quando era exactamente para o lado oposto, foi....... enfim...

A minha crítica maio vai mesmo para a ACM! Não haver entrega antecipada dos dorsais e jersey em diversos pontos foi mau. E foi mau até para eles, que sairam bastante mal na fotografia. São antipáticos até dizer chega, a condizer com a incompetência. E quando no aperto de despachar me apercebi que bastava ter dito, em todos os dorsais que fui levantar, que eram todos com jersey que podia ter vindo com os que me apetecesse. Pois já estavam mais de vinte minutos de atraso e era o despachar.
Porque não fizeram como em tanto lado e como no ano passado na 1ª Maratona? Um saco com o jersey, a lembrança e o dorsal pronto para entregar?
Para terem a certeza de quantos foram? Entregando sequencialmente o número do dorsal à medida que se iam entregando? Ridículo!!!
Além de que me inscrivi na Maratona e fui com dorsal da Meia. É que nem sequer havia indicação de que havia diferença na fila de espera. Havia um mal-encarado a perguntar se havia federados na fila. Mas ele acha que os federados, áquela hora, não estavam já com o aquecimento feito e a espumarem-se para arrancar???
Mas é a primeira vez que se metem numa coisa destas?

Bom, acho que comparativamente com a edição anterior foi tudo melhor. No que toca a abastecimentos e sobretudo água. E não me venham com a tanga de não haver indicação de água controlada nas fontes no alto do gerês. Pelo amor de deus!!!
Relativamente ao percurso, confesso que gostei mais do ano passado. O final foi massacrante. Eu sabia que ia ser duro, mas o final excedeu tudo o que eu estava à espera :)))

Em todo o caso, até para o ano!!!
 

Pessegueiro

New Member
Boas,

não participei porque fui ao trail da serra d´arga,

estou atento aos pontos positivos e aos negativos, para ponderar uma futura participação,

no que li até agora, o ponto mais negativo para mim,

foi o levantamento dos dorsais que originou o atraso da partida,

relativamente a água e comida, eu por segurança levo 1,75/2 L as costas, 2 gels e umas 3 barras,

e muitas vezes, acabo os eventos, sem gastar a comida e com 0,5l/1,0 L de água.

é peso? é, nas vou pela segurança,
 

Ivo

Member
Boas,

o que vou dizer de seguida já toda a gente sabe: Foi duro, muito duro. No entanto, para mim, não foi surpresa total. Já tinha visto o gráfico de altimetria no site da maratona que não enganava ninguém!
Não percebo a queixa dos abastecimentos e da água, com a excepção de talvez um de água no quilometro 10 tenha feito falta. No entanto, não põen em causa o evento.
1º e 2º abastecimento não tenho queixa nenhuma, nem de liquidos, nem de sólidos. Quando acabou a água, não faltaram pontos devidamente sinalizados para abastecer de água.
A entrega do dorsais para mim foi a situação mais negativa, mas acho que isso é da responsabilidade do ACM.

Resumindo dia bem passado. 1/2 maratona a repetir se na altura não me lembrar da subida para a Pedra Bela :fpalm: ;)
 
R

Rui Abreu

Guest
Como neste último mês tive menos tempo para treinar, apenas participei na meia-maratona.
Relativamente à prova desde já dar os parabéns à organização, pelos inúmeros praticantes de btt que trouxe até esta região a parte menos boa foi mesmo aquele imenso tempo à espera para começar, pois não se justifica tanto atraso.
A meia-maratona foi dura, mas já era algo que estava à espera pois conheço relativamente bem os locais que passamos, quanto ao abastecimento penso que é aceitável embora se houvesse mais um penso que não seria pior.
Apenas saliento que depois daquela longa subida até pedra bela, a descida até ao Gerês era demasiada perigosa pois conheço outros trilhos por lá que se poderia fazer a descida com mais adrenalina e menos risco.
Para o ano estarei na maratona, por isso até lá e abraços a todos os participantes.
 

joebraga

New Member
Escrevo pela segunda vez e continuo a dizer que o pessoal tem de ter a noção da dureza dos percurso e se ultrapassa o normal dos seus treinos tem de ponderar bem a participação, ou então fazerem com muita calma. Não podem estar agora a culpar a organização por isso porque há pessoal que gosta deste tipo de percursos bem durinhos :D
O facto de estar muito calor tm não ajudou , há que ter o cuidado com hidratação e com alimentação tm é melhor levar a mais do que a menos, levem camelbak po ex. Tm não percebo as queixas por falta de água ou até mesmo com os reforços, na maratona haviam 3 reforços em vez de dois como na maioria dos casos e vários pontos de água para abastecer.
Para mim nos importante nos passeios é bons trilhos, boas marcações, um banho quente um secretariado rápido e siga ;)
 

duartec

New Member
Boas venho também aqui deixar o meu parecer quanto a esta edição da II Maratona de Btt do Gerês.

Quanto ao secretariado não me posso queixar pois fui levantar o dorsal no sábado, apenas tenho a apontar o mau carácter do pessoal da ACM...

Quanto á maratona em si confesso que não gostei muito do percurso, mas não tenho nada de negativo a apontar apenas achei tudo um pouco monótono, mas quanto á dureza apesar do empeno que levei gostei.. Quanto aos abastecimentos também acho que ninguém se devia queixar eu não parei em nenhum e não passei fome cada um deve ir minimamente preparado, quanto á Água quando a sede é muita qualquer coisa serve e fontes não faltavam durante o percurso bastava estar um pouco atento..

Em suma parabéns á organização para o ano espero estar de volta...

FOTOS onde andam vi por lá vários fotógrafos mas ainda não vi nada publicado, vão ser disponibilizadas??
 

fakir

New Member
boas a todos...
quando abri o topico nao disse que o percurso estava esagerado,mas sim demasiado para os domingueiros.
axo que o percurso mais curto sera o mais acertado (3 distancias).
o que eu penso é que se tirarem estes domingueiros das provas nao havera muldura humana,e isso é importante
o btt é bons trilhos e convivio....digo eu....
quanto as classificaçoes tanbem nao estao as corretas,
o elemento da equipa malhos team,vitor pinto (colega meu,onde fiz a prova ate ao principio da ultima subida com ele no qual o deixei,)aparece na minha frente da classificaçao mais de 20 lugares....impossivel....chegou mais de 10 m depois...
a classificaçao nao me diz nada ,ate porque fui desfrutar .
apenas deixo este realce para um futuro 3º maratona do geres.
 

c.de.scott

New Member
boas ,começo por dizer que esteve quase uma hora para levantar o moral (dorsal).. neste evento(caminhada btt) devia ter andado mais tempo com a bike á mâo do que em cima dela,"tanto eram as subidas" daí o termo..na minha opiniâo deviam ter um abastecimento de água antes do primeiro reforço,nesse quem nâo tivesse bolsa de água ou algum recipiente "estava feito" pois só serviam água de torneira.. os trilhos eram quase todos em estradôes (nâo é o meu gênero).. as únicas coisas positivas foram.. as velissimas paisagens e o banho que tomei na barragem !! aqui fica o meu videohttp://player.vimeo.com/video/51005002
 
Vamos lá fazer o rescaldo desta maratona (leia-se meia-maratona para os OlharesCuriosos).
Bem, o dia começou relativamente cedo, porque o secretariado fechava às 8.30h (que piada...). Eram quase 9.30h e ainda estávamos na fila. :)

Como íamos 4 bravos decidimos montar as bikes no mesmo carro. O encontro era às 7.20h mas o Novais ainda teve que ir à Trigueirinha (de bike) buscar o cacete e atrasou-se.

Chegados ao Gerês já se via a azafama. Mais carros que bikes e a dificuldade em circular. Mandamos de imediato o atrasado para o levantamento dos dorsais e fomos montando o esquema (bikes).
Aqui a primeira falha da organização: uma fila apenas para tanta gente? Precisam novamente do nome completo das pessoas? E as inscrições da net servem para quê? Uma desgraça (vergonha mesmo - não se compreende).

Com isto veio o atraso na partida. Nós, feitos finos, decidimos partir antes da partida oficial. Vamos seguindo as fitas e quando nos apercebemos o caminho não era por ali (bem, era mas tinha sido mudado mesmo na hora da partida). Moral da história: arrancamos em último :) Pelo caminho ainda ajudamos a desviar um carro que estava a estorvar a passagem de um autocarro. Somos os maiores!

Já estávamos em desvantagem - toca a recuperar. O Novais vai para tentar ficar o mais à frente possível o Pereira tenta fazer mais do que o que pode tentando seguir o encalço, o Costa fica um bocadinho para trás, e em último do grupo vem o Soares.

O percurso era duro de mais para os "domingueiros" como nós. Foram dezenas as vezes que ouvi (e pensei, e disse): "P*** que os P**** a todos", principalmente na última subida. :) (sem ofensa, claro)
Para a próxima aconselhamos a que a publicidade de um evento tão penoso se dirija apenas aos "prós", malta com pernas para isto...

[FONT=Georgia, serif]Como é óbvio chegamos todos ao fim, e todos (ou quase) com cara de desgraça (e algumas caimbras). Neste particular agradecemos a um BTTista que ofereceu uma banana ao Fernando na última subida (foi a salvação dele).[/FONT]

[FONT=Georgia, serif]No final uma bifana e uma bebida e siga que se faz tarde.[/FONT]
[FONT=Georgia, serif]Fomos para o Gerês com muito boa disposição, mas viemos de lá de rastos. Aquela me**a foi muito dura...[/FONT]

[FONT=Georgia, serif]Um abraço especial ao colega do grupo Gilmondbtt que falou connosco antes do inicio da prova, e ao colega que acompanhou o Fernando Pereira em grande parte do percurso.[/FONT]

[FONT=Georgia, serif]Classificação:[/FONT]
[FONT=Georgia, serif]Fernando Novais: [/FONT]57º[FONT=Georgia, serif] - 3:37:58[/FONT]
[FONT=Georgia, serif]Fernando Pereira: [/FONT]129º
[FONT=Georgia, serif]Rui Costa: [/FONT]189º
[FONT=Georgia, serif]Luís Soares: [/FONT][FONT=Georgia, serif]237º[/FONT]

[FONT=Georgia, serif]Algumas fotos e o percurso da meia-maratona acessíveis em [/FONT]
http://www.olharescuriosos.com/2012/09/09-10-2012-maratona-do-geres.html
 

Carlos bn

New Member
Acho que a meia maratona foi muito puxada... diziam que era dificuldade media... não sei onde viram isso ia toda a gente a queixar se do mesmo...quanto aos abastecimentos acho que deviam ter as bebidas frescas pois beber cola ou agua quente não calha mt bem
 

matajuano

New Member
BOAS!!como sempre agradar a gregos e a troianos nunca foi façil, para mim pontos a rever sao a entrega dos dorsais,mas neste ponto a culpa è da ACM, e um ponto intermedio de agua antes da segunda subida,quanto aos estradoes com a quantidade de povo com a bicicleta à mao foi o melhor que poderiamos ter,porque se fosse ao contrario agora teriamos pessoas a reclamar dos engarrafamentos,quanto à dureza da prova ,sim era dura,mt dura ,mas ninguem omitiu esse facto,na altimetria estava bem explicito,nao sou nenhum atleta,nao treino regularmente ,a ultima vez que tinha pegado na bicicleta foi nos 5 cumes e neste fim de semana fiz a meia maratona da povoa,e e a meia maratona do geres,temos è que saber gerir o esforço,tanto a descer como a subir,em relaçao à falta de agua,nao senti falta dela,sou dakeles que nao se importa de levar um camelback às costas e um bidao no quadro,pk quando a sede aperta tudo que è peso e estètica fica para segundo plano.Para o ano que sejam corrigidos alguns promenores,de resto agradeço a simpatia de toda a organizaçao e em especial à menina ANA que quase sempre foi ela de sorriso na cara a responder me às questoes.VENHA A 3 ediçao.
 

fakir

New Member
boas helder

ja agora com que resposta tens para o 2º lugar de um primo meu na meia maratona no qual o regulamento diz que haveria trofeu para os 3º primeiros e nem o viu...
depois de ida ate ao podio foi lhe dito que so haveria para o 1º
 
Top