14ª Edição Raid BTT Alvalade - Porto Côvo – Alvalade / 20 Maio 2012

goncalves2211

New Member
Gostei mais uma vez de ter participado nesta festa do BTT, que neste ano teve a particularidade de ser acompanhada por aguaceiros e granizo. Se por um lado o temporal criou algum desconforto nos participantes, também é verdade que a chuva que caiu melhorou no geral os trilhos que com o tempo seco se apresentam nesta epoca do ano com alguns bancos de areia responsáveis por multiplas quedas que nesta edição foram menos frequentes. Quanto ao resto, a prova teve a boa organização a que já habituou os participantes, que ano após ano, fazem questão de estarem presentes nesta genuina festa do BTT.
 
Last edited:

leoeagle

New Member
Este ano o pessoal do Alvaladense resolveu mudar de forma significativa o percurso e na minha opinião foi uma aposta ganha... Para quem participa ano após ano neste raid o percurso já começava a ser um pouco monótono. Além disso resolveram falar também com S. Pedro e venha lá uma chuvinha para quebrar a monotonia por completo:p

De resto a única coisa negativa que tenho a assinalar é o "desaparecimento" de fitas em 2 locais distintos, facto que a organização é alheia pois houve mão "criminosa" de algum chico esperto...

Até 2013!
 

huppy

Member
Organização impecavel!

Quanto ao espirito aqui apregoado, simplesmente não o identifiquei!
So via curiosos armados em atletas a fazer ultrapassagens perigosas para todos. Acho que estes senhores não se podem deixar enganar com o seu posicionamento na partida que assim não ganham esta "prova"....

Repito, organização impecavel!
 
Boa noite,

quanto a organização, nada a apontar, tudo do melhor como já vem sido hábito. o S. Pedro este ano tb quis participar (e de que forma). Tenho no entanto de apontar uma questão mais relacionada com a civismo dos próprios participante. a Partida é suposto que todos passem pela meta!!!!. hoje, já prevendo que os trilhos iriam ficar lamacentos, fui para a partida 20m antes tinha +- 30/40m ate a linha de meta, qual não é o meu espanto quando entro na avenida apeado e vejo a mesma já cheia de pessoal. Eu sei que não se trata de uma prova com cariz competitivo, mas é bom que todos cumpram as regras e tenham um pouco mais de civismo. mas não são episodeos deste tipo que me vão impedir de estar presente no próximo ano.

Até lá.
 

lugh

New Member
Boas.
Este ano foi a minha estreia e gostei. Com a chuva, o vento, o granizo tudo ajudou! ;) Em termos organizativos só não dou 5 estrelas por dois motivos:
1º No levantamento de dorsais, quando lá chegamos (cerca das 08:00) água, népia!
2º Não havia instalações sanitárias disponíveis...
O resto impecável! :)
Agora a parte má... há por aí umas vedetas do BTT que não respeitam ninguém. É sempre a abrir, pela esquerda, pela direita, pelo meio! tudo sem regras. Vi inclusive uma queda que não foi mais grave por sorte, causada pelo (mau) comportamento desses cromos do pedal.
Até para o ano assim haja força nas canetas!

Cumps.
 

landsix6

Member
boas pessoal,

foi a minha primeira participação neste evento e só posso dizer uma coisa, ADOREI :)...

obrigado à organização pelo fato de ter proporcionado uma bela manhã de puro BTT.

será para repetir no próximo ano.

bons raids e força nos cranks.

cumps
 

NUNOPB

New Member
Boas.
Participei pela primeira vez e so tenho elogios para fazer.
Parabens a organizaçao.
Cump
 

jpgcastro

Member
Boas.

Gostei muito no computo geral, a organização estava muito boa com caminhos bem assinalados e sem faltar o essencial nos abastecimentos, só não gostei do almoço, aquela massa estava um pouco "amassada" mas pronto todos sabemos o quanto deve ser complicado fazer comer para tanta gente.

Quanto ao comportamento dos participantes houve de tudo, se as ultrapassagens abusivas foram muitas também temos de ver que a falta de civismo não se vê só na ultrapassagens, em trilhos algum estreitos muitos amigos iam aos pares numa pedalada descontraída a que tem todo o direito pois não são obrigados a terem andamentos mais rápidos do que pretendem mas também não podem obrigar os outros companheiros a andarem ao ritmo deles, portanto em vês de irem lado a lado a ocuparem todo o espaço, na minha opinião sempre que possível deviam deixar uma via para quem quiser passar e muitas vezes isso também não aconteceu. Lembro-me de uma subida em que iam muitos colegas a pé e cada um ia no seu lado, era pelo meio, pelo lado esquerdo, direito, quem queria fazer a subida montado que é seu direito se assim o intender, tinha que fazer autenticas gincanas, quando devia ter a via esquerda livre. Estou a dizer isto não porque me estorvaram a mim ate porque cheguei bastante descontraído com o meu grupo, mas assisti a situações que as pessoas criticavam essas ultrapassagens e quem estava a pecar eram elas.
 
Last edited:
Boas

Acabado de chegar a casa depois dos 125Km feitos com um tempo horrivel , ou pelo menos eu odeio pedalar com tanta chuva e aquele vento ciclónico junto ao mar , passando por granizo , trovoada etc.
Penso que só faltou um tornado , pois de resto houve de tudo um pouco a nivel de tempo.

Gostei deste traçado novo , é conveniente a organização ir variando o percurso para não saturar , por um lado foi bom alguma chuva pois havia ali troços de areia quer no inicio , quer depois no regresso a alvalade , que com tempo quente seriam se calhar inultrapassáveis montado.
Do resto , a organização esteve globalmente eficaz em quase tudo , as marcações estavam perfeitas , eu levei GPS , mas depressa o meti a mostrar dados e não o percurso tal a qualidade das marcações.
Os unicos pontos negativos para mim foram a falta de papel higiénico na casa de banho da Escola e o facto de já não haver agua quente quando fui tomar banho.
De resto tudo 5 estrelas e pró ano , lá estarei.
 

GTMiguel

Member
Nada como fazer este Raid de forma diferente, com chuva :)
Foi pena o vento.... Algumas placas de viragem saltaram com o vento, mas há coisas dificeis de controlar...
Já um ano tinha feito a chegada à barragem por aquele ano e tinha-me corrido muito bem, este ano, foi um pouco menos bom, mas lá cheguei a Alvalade, bem comigo, sem dores, caimbras, etc... logo, um sucesso :)
 

ruigodas

New Member
1º Alvalade para mim. Sem ter medo da chuva lá rumei com outro amigo até a Alvalade.
Chegamos cedo para não apanhar confusão, levantamento do dorsal (dorsal muito bonito e personalizado), bons brindes, vinho, arroz, e mais umas coisas. Levamos as bikes até á meta para sair na frente e não apanhar engarrafamentos nem muita lama, 1hora antes lá estávamos com mais uns amigos do costume que gostam de não incomodar os "empatas" e por isso é melhor sair o mais à frente. 9:00 Partida e toca a pedalar... e não é que passado 200m os empatas estavam já a encher a avenida??? o meu muito obrigado aos mil e tal espertalhões que o fizeram... e depois ainda se ouviam queixas, à e tal tás com pressa... ó valha-me Deus??? apeteceu-me mandar alguns para os arrozais, mas preferi usar as forças para passar mais umas centenas de senhores e senhoras, alguns muito respeitáveis e que eu conheço, mas que também se meteram à frente sem passar pela meta.
Abastecimentos 20 pontos, marcações 13 pontos, havia alguns cruzamentos que não se viam bem, noutros não havia pq o vento arrancou-as e levou as placas tb. Banhos 5 pontos água gelada em Alvalade...
Gostei, foram 120km duros pelas condições do terreno e pelo vento, mas o BTT é mesmo assim, o meu joelho direito começou a doer aos 90km e até ao fim foi sofrer, com um furo pelo caminho lá estava ás 16h em Alvalade. Para o ano logo vejo se repito...
 

markpainel

New Member
foi a minha primeira vez nesta festa tudo 5 estrelas gostei muito só um contra os banhos de agua fria e durante o passeio alguns que se acham prós não rspeitavam ninguem e passavam pela esquerda pela direita sem avisar mas enfim.
 

AMGM34

New Member
Também foi a minha primeira vez e gostei muito da esperiência, bem como de todo o ambiente envolvente...salvo a chuva que se fez sentir. Puro BTT e que boa organização!
Ainda deu para encontrar um colega que não via há uns anos e que fazia parte da organização, o Gonçalves, que me arranjou uma boa sandes de carne assada e me lavou os óculos, obrigado!
Até para o ano que vem e boas pedaladas.
 
Bom dia a todos os participantes neste raid Alvalade/P Côvo /Alvalade
Já passarm 24 horas agora com a parte física já um pouco mais recomposta vou dar a minha impressão da prova
Foi a primeira vez que fiz esta prova (6,30 horas) já me inscrevi fora de tempo por isso os meus agradecimentos.
Quando cheguei estive para meter a viola no saco e voltar para Lisboa, tal eram as previsões do tempo, mas como não vi desfalecimento nenhum nos participantes decidi continuar.O percuso estava 5 estrelas em marcações, em termos de piso boas estradas muita lama mas em dia de chuva não era deesperar outra coisa. Abastecimentos nada a dizer havia de tudo em fartura, pelo menos quando eu passei.Foi pena o tempo não ter ajudado pelo menos na primeiro percurso com muita chuva e vento e granizo_Os banhos podia correr mais água nos chuveiros. Havia detergente para lavar as bikes mais uma inovação segundo se dizia, de resto a apreciação global muito acima da média.
Saudações desportistas
joão balsinha2
 
Last edited:

VITOR HUGO

New Member
foi a minha primeira vez e gostei muito do percurso..
foi tudo 5*********....
agora não percebo porque não respeitam os atletas que tem andamentos mais rapidos.
vejo aqui criticas de que se ultrapassava de qualquer maneira mas a falta de civismo era dos atletas que circulavam lado a lado quando o deviam de fazer pela direita.
pensem antes de criticar!!!!no meu caso cheguei a gritar esquerda(era o lado por onde eu ia) vejo o senhor a dar a guinada para o lado esquerdo!!!!
 

brosalook

New Member
foi a minha 1ª participação nesta mitica prova de btt.
levantamento de dorsais- levantei no sabado a tarde não houve problemas
percurso- bem marcado nunca tive duvidas. adorei o trilho da amazonias. simplesmente brutal( viva o ALENTEJO).
gostaria apenas de fazer uma observação.penso que poderiam tirar o tempo aos atletas qd terminam. senti um pouco de desalento qd chegei e nem o dorsal tiraram.
qt ás ultrapassagens que tanto se fala aqui, nem todos tem o mesmo andamento e se uns querem ir para a frente só tem de ser respeitados tal como os que vão numa de passeio.
neste desporto sempre houve algum respeito e é bom que se mantenha.gostaria de saber onde se pode ver as fotos e videos
no geral gostei bastante e se conseguir vou com toda a certeza repetir.
PARABÉNS A ORGANIZAÇÃO
ENCONTREI UMA LUVA DA BBB NO CHÃO. SE O PROPRIETARIO QUISER POSSO ENVIA PARA CASA


abraços e boas pedaladas
bruno rosa
 
Last edited:

nilus

Member
Boas pessoal...
Fiz a prova pela primeira vez e posso dizer que adorei, apesar da chuva, do vento e do granizo. Gostei imenso da chegada a Porto Covo, quando passamos pela praia e aparece aquela subida no fim... Nunca tinha pedalado na praia. eh eh eh. Quanto à famosa Amazónia, não posso dizer se gostei ou não pois para mim foi a parte mais lenta do percurso tanto era a trânsito, simplesmente não desfrutei, mas feito de seguida devia ser espetacular. Os abastecimento sempre com muita coisa e as maravilhosas e famosas sandes de carne assada fizeram jus à sua fama.
Quanto às ultrapassagens, ultrapassei muitos e também fui ultrapassado, e quando as pessoas são responsáveis tudo corre bem, quando há chicos esperto as coisas correm menos mal, mas devo dizer que vi muito mais falta de civismo por parte que quem era ultrapassado do que quem passava. Subir com a bicicleta pela mão, lado a lado e sem dar espaço a que os outros passem montados, é mesmo falta de respeito por quem estão ali a praticar o mesmo desporto, do qual adoramos. E aqueles que acabam a subida e entopem o topo porque simplesmente param para tirar fotografias? o que devemos dizer desses? Por isso é que digo que vejo mais falta de respeito por parte daqueles que supostamente deveriam deixar-se ultrapassar do que aqueles que ultrapassam. Desculpem o desabafo, mas penso que tudo melhora se houver mais respeito por todos.
Quanto à prova em si simplesmente ADOREI!!! Para o ano acho que vou aos 120 km.
 

Luis Caeiro

New Member
Olá a todos
É com grande orgulho que participei pela 8ª vez neste Raid. Obrigado amigo Raposo!
Tenho acompanhado o crescimento desta prova ao longo dos anos, desde os tempos do alto patrocinio da "Palmoliv" passando pelos Jersey's alusivos ao evento, dos trilhos que passavam pelo leito da barragem, enfim tantas estórias... e queria deixar uma palavra á organização:
Obrigado por existirem e nunca desistam do vosso evento.
Portugal merece gente como vocês.
Relativamente ao trilho, teve fantástico e julgo que aqueles kms iniciais de alcatrão, não foram introduzidos no percurso á toa... Foi, no meu entender, a unica forma de alongar o extenso pelotão "e que pelotão este ano" (alguem sabe ao certo quantos éramos?)
Achei o percurso super equilibrado em todos os aspectos, beleza, dureza, trilhos, marcações, assim como a nível organizativo, chegada, lavagem de bikes, banhos, o pessoal da Proteik no final com a sua tenda, muito bom mesmo!
Pessoalmente correu-me bem, pois tive a sorte e o previlégio de conseguir encaixar no grupo da frente, e seguir até P. Covo com alguns amigos destas andanças, como o Arménio Rodrigues, o Carlos Simões, o Hélio Ramos (que ia cheio de pressa:)) o Ivo, o Sergio, o Martini, entre outros... e não notei falhas organizativas!
Só o facto de termos encontrado alguma malta que partiu um pouco mais cedo...:fpalm: concerteza para curtir os trilhos á sua própria maneira:cool: ... mas não complicaram o andamento. A chuva, o vento e o granizo, são só uns factores que nos irão ajudar a recordar esta manhã de BTT, ainda por mais anos.

Abraço a todos
 
Top