11 Velocidades: novo standard ?

rui_araujo

New Member
A SRAM começou por fazer o 1x11. Agora o novo sistema XTR da Shimano também já tem 1x11, e vai ter 2x11 e 3x11.

Acho que a pergunta que se segue é : 11V novo standard? Inovação, ou novas formas de chegarem à nossa carteira ? :p

É que as peças 9V passaram a ser mais caras por existirem em menos quantidade. Será o futuro das 10V?
 
Acho pessoalmente que as marcas por vezes, quando nao tem mais por onde enovar, levam as anteriores inovações ao limite.
Se eu achava que 10v seria mais que suficiente para btt, agora existem ainda mill e uma combinaçoes com pratos frontais de diversos tamanhos adequado ao estilo do atleta.
E isso dá sempre jeito é claro, mas muitas vezes é apenas mais uma forma de vender mais alguns equipamentos.
Mas sem dúvida que 2015 vai trazer imensas novidades na gama XTR, que -num aparte- gosto mais do design da pedaleira de 2013.
 

level1

Member
A nova pedaleira XTR é feia! :mad:

A sram lança o x01 dh com 1x7v e 1x10v agora a shimano lança o 3x11, é à escolha do fregues, antigamente alterava-se os carros ao nosso gosto, hoje em dia já vem alterados é só escolher qual gostamos mais, nas bicicletas está a acontecer o mesmo

Já era de esperar o lançamento de 11v na shimano para btt pois já o tinham em estrada, a relação 3x11 é que deve ser um exagero
 
Mas é mesmo, tinham uma tão bem conseguida com os acabamentos matelizados e foram estragar as cruvas dela. Contudo o prato da pedaleira, com os dentes com espaços para poupar peso, até que visualmente nao fica mal. Resta é ver a resitencia do mesmo.
Já o desviador nem sei se os acabamentos sou dourados como o cubo ou o que é aquilo, mas segue as linhas do atual. E agora promete introduzir o sistema eletronico DI2 já utilizado no ciclismo.

Quando à Sram, á opiniões para tudo, mas eu acho que ultimamente tem sido melhor concebida que a Shimano. Quer pelo preço quer pelas apostas em novos produtos. Para as gamas médias e acessiveis, a shimano apenas entrudozui a tecnologia shadow. O que até ajuda mas já "existe" nos desviadores Sram há algum tempo.
 
É que as peças 9V passaram a ser mais caras por existirem em menos quantidade.

Isso não será conversa de certas lojas para enganar o cliente? Se te pedem demasiado num local de venda ou usam esses argumentos para te convencer a comprar outra bicicleta nova, procura alternativas para comprar material.

Ainda há dois anos encontrei facilmente um carreto 7V para uma BTT dos anos 90 por 10€ num armazém revendedor de peças. Tenho um familiar que nos tempos livres restaura bicicletas "pasteleiras" de 40-70 anos e ainda vai conseguindo comprar, encontrar ou trocar peças com alguma facilidade.
 
O sistema 1x qualquer nº de cremalheiras na cassete não convence
Estive a observar o funcionamento duma e a corrente é mais estreita que as de 10 ou 9 velocidades e trabalha muito mais torcida logo com mais desgaste nos dentes dos pratos e cassete bem como nos próprios eixos dos links ...penso eu ser evidente
Claro há contrapartidas no peso na rapidez do shift menos no bolso e na regularidade da mudança da transmissão
 

edununo

Well-Known Member
Tenho 1x11 na de btt e adoro a simplicidade. Para mim é a grande vantagem.
Ainda tenho poucos kms feitos - cerca de mil - mas o desgaste parece o normal.
Na de estrada tenho 2x11 há coisa de 2 anos. A Campy desde 2009, salvo erro, já tem 11v e é muito bom ter uma cassete ampla com saltos mínimos entre os carretos.
 
Top