XCM#1 - Maratona do Centro (Leiria)

R

rja

Guest
O Leão Pinto saiu da frente, pk em 1º lugar é o actual campeao nacional e além disso é o nº 36 do mundo (UCI). Em qualquer prova mundial (UCI) ele sai nos 36 primeiros.
Como a taça de portugal é uma prova UCI ele pode sair na frente, visto k os outros 35 nao estavam em Leiria.
 

Conguito

New Member
O Leão Pinto saiu da frente, pk em 1º lugar é o actual campeão nacional e além disso é o nº 36 do mundo (UCI). Em qualquer prova mundial (UCI) ele sai nos 36 primeiros.
Como a taça de Portugal é uma prova UCI ele pode sair na frente, visto k os outros 35 não estavam em Leiria.

Isso está escrito onde?? A partida nas provas da taça normalmente é pelo ranking do ultimo ano.

O Luís Leão Pinto, segundo o ranking da taça terminou em 23º.

Logo poderia partir da primeira box o dorsal é que foi mal atribuído pelos vistos, eu terminei em 30º o ano passado e era o numero 19, parti da primeira box.

A única explicação foi o caso de ter feito a inscrição já com dorsais atribuídos, e não a der ter passado a frente de alguém.

Quanto a caso do João não sei, visto ele ter terminado em lugar de sair na primeira box
Segue o ranking

http://www.uvp-fpc.pt/pagina_file_ver.php?ficheiro=01102009173903.pdf
 

Espigão

New Member
No Regulamento da Taça de Portugal de Maratonas:

2.4.1- A chamada para a grelha de partida será efectuada em função da classificação geral
absoluta e destina-se exclusivamente aos 20 primeiros atletas classificados (femininos e
masculinos), os restantes atletas serão colocados na grelha de partida por ordem de chegada com
acesso através dos portais laterais denominados TOP 100, TOP 200 e TOP 300.
2.4.2- O acesso à grelha de partida através dos portais laterais será controlado pelos comissários.

O que depreendo destas alíneas do regulamento é:

- A posição dos atletas é feita unicamente pelo raking do último ano. Se o Luís Leão Pinto terminou o mesmo em 23º teria de se sujeitar às boxes e aí segundo diz o regulamento, a ocupação das mesmas é por ordem de chegada e se o seu dorsal era o 327, teria de ter ficado na última box independentemente de ser campeão nacional ou o nº 36 do Mundo porque esta grelha apenas diz respeito ao ranking nacional da Taça de Maratonas do último ano.

É o que penso mas posso estar enganado...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
Last edited:

HernaniSilva

New Member
A ideia das box's é boa que permite entrar mais tarde e conseguir-se estar em aquecimento durante mais tempo.

Agora o facto de haver previligiados, isso não deveria de haver, eu nunca tinha feito uma prova da taça de maratonas e tive de sair 2 ou 3 box's atrás das primeira femininas e fazer a corrida toda de trás para a frente, não critico o critério utilizado pela organização, só acho que se as regras são para uns, deveriam ser para todos seja o Zé da esquina ou o campeão do mundo, tem o nº 500, abala na box com o número 500 e não reclama, tal como eu fiz.

Se podia ter sido melhor se tivesse arrancado da 1ª box?? certamente deveria ter sido diferente, o lugar poderia até ser o mesmo mas evitava o desgaste de ter de me desenvenselhar de mais de 100 atletas para evitar perder demasiado tempo.
O Marinho por exemplo teve essa mesma tarefa, começar lá atrás e toca de passar a malta para se tentar chegar o mais á frente possivel..
 

RTC

Super Moderador
Hernani, não concordo quando dizes que ao sair da 3ª ou 4ª box obrigou-te a fazer uma corrida de trás para a frente. Penso que deve-se analisar tal sistema de partida caso a caso.
No caso de Leiria, não é pelo facto de teres saido 1 ou 2 box mais atrás que faria com que o resultado pudesse ser diferente.
Ainda para mais a distância que havia entre as boxes pelo limite das fitas foi claramente diminuida momentos antes da partida.
No meu caso que sai da 3ª boxe logo atrás atrás das femininas, ao olhar para trás, reparei que bem perto de mim estavam colegas que não tinham ranking.
Quanto ao desenvencelhar dos atletas à tua frente, bom...isso não é bem assim porque a grande maioria deles não são atletas que se ultrapassam facilmente e caso fossem havia tempo, distância e espaço mais que suficiente para que, se quisesses, chegares à cabeça do pelotão. Ao chegar à terra batida entraram atletas à minha frente que sairam atrás de mim e não foi por isso que eles fizeram melhor resultado, o que não é o teu caso.
;)
 

Espigão

New Member
Federados foram quase 300 que alinharam à partida. Se o João Marinho partiu do fim de todos e ainda chegou a um 13º lugar é de louvar...:lol:

É inquestionável o tempo e energia que se gasta em ultrapassagens, para-arranca, "filinhas pirilau" e afunilamentos nos trilhos e de certeza que os que partiram mais d etrás, apanharam um pouco disto tudo.

No meu caso (Promoção) parti detrás de cerca de 600 participantes e tenho a certeza que perdi cerca de 10/15m no que falei atrás. Só na partida foram 2m mas o pior foi mesmo quando entrei nos trilhos...

Neste vídeo só consigo aparecer por volta do minuto 1m53s e já tinha conseguido ultrapassar muitos participantes...:mrgreen:

[video=youtube;pWNfcOT4W40]http://www.youtube.com/watch?v=pWNfcOT4W40[/video]

Mas o que se está a discutir é o facto de alguns participantes terem passado para a frente das suas boxes não respeitando as regras e outros particpantes que cumpriram as suas posições. Também aconteceu na promoção e ninguém controlou isso... enfim...

Já agora, podem tirar-me uma dúvida s.f.f? O nº de dorsal com que ficaram foi entregue à medida que íam chegando ao secretariado ou foi por ordem de pagamento?

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

jmenau

Member
images
Desporto 2, Sábado, 27 Março 2010:

15:00 15:20 Magazine Sobrevoar
15:20 15:40 Magazine Desporto Escolar 6
15:40 15:55 Desporto Escolar Magazine Desporto Universitário 1
16:00 16:25 Natação Campeonato Nac. Juvenis
16:25 16:40 Notícias
16:40 16:55 BTT 1ªTaça Portugal XCM SportZone/Maratona do Centro
16:55 17:10 Ciclismo 1ª Taça de Portugal Elites e Sub/23/ Clas Primavera
17:10 17:40 Ciclismo Ciclobol, Portimão
17:40 17:55 Notícias
17:55 18:20 Magazine Jogos do Centenário
18:20 18:40 Magazine Motociclismo
18:40 18:52 Automobilismo Intercontinental Rally Challenge-Argentina
18:52 19:00 Notícias
 

alexcdomingues1

New Member
Não existiu nenhum privilegiado no posicionamento na partida.

O que se verificou foi que o Luis Leão Pinto confirmou a sua presença no sábado, pagando o valor adicional por confirmar a sua presença fora de prazo, conforme está previsto no regulamento geral da Taça de Portugal XCM 2010. Foi-lhe deste modo atribuido o dorsal 327 pois todos os outros já tinham sido atribuidos na sexta. Assim, no sábado já estavamos prevenidos para a situação, em que face aos presentes e ao ranking do Luis, lhe permitiria partir na 1ª box. Para não alterarmos a sinalética nem obrigar o dorsal 20 a partir da 2ª box, não havia problema em esta ter mais um atleta a partir naquela divisão.

O João Marinho só se inscreveu no Domingo, sendo que no secretariado não o reconheceram como "atleta com ranking" nem o próprio colocou a questão a ninguém da direcção da prova, tendo sido direccionado para a box correspondente. Eu, como Director de Prova só me apercebi que o João Marinho tinha participado quando fui fazer o pagamento aos atletas premiados no final do evento.

Está dada a explicação, não valendo a pena andarem a divagar sobre o que não interessa. O atleta não se queixou e esteve a falar comigo, porquê estarem vocês a preocuparem-se com a questão?

Conforme já foi questionado, a atribuição de dorsais para federados foi feita na sexta-feira à noite. Foram isolados os atletas com ranking e ordenados para posterior atribuição de dorsal sequêncial. Aos restantes atletas, sem rank,foi-lhes atribuido dorsal por ordem de inscrição.


Adianto mais, sobre o "polémico" sistema de partida para 2 ou 3 pessoas:

- o sistema foi um sucesso, continuaremos a usá-lo no futuro e a Federação irá adoptá-lo como standard, excepto se o organizador não tiver condições para tal. Neste sistema basta abrir a zona de meta 1 hora antes da prova para não dizer meia-hora. Permite além do alinhamento ordeiro, dar mais tempo ao participante para se preparar para a prova sem ser necessário "criar raizes" na zona de meta. Se alguém gosta de o fazer, atrevo-me a chamar-lhe "mazoquista" face às vantagens deste sistema.
 
Last edited:

rfccarvalho

New Member
Explicação dada! ;)

O próprio João Marinho na brincadeira me disse...da frente não dá luta :D

Parabéns Campeão...assim é que é!

Grande abraço

Quanto a Leiria...para o ano contêm comigo novamente...excelentes trilhos mais uma vez!
 

Caruma biker

New Member
Realmente o Sistema de Boxe é um bom sistema para formação na linha de partida,
sendo ate o sistema utilizado na taça do mundo de Maratonas.
acaba tambem com o stresse dos atletas de não ouvirem a chamada, e ficarem mais ansiosos, a espera de ouvir o seu numero.
ao manter-se mais calmo, consegue ter mais tempo de concentração.
Olhem o caso do que aconteceu no Campeonato Nacional de 2009... aquela chamada para a grelha de partida foi caotica e atrasou a prova em quase 45minutos. durante esse tempo esta um gajo a sofrer parado ao sol (tendo em conta que maioria das provas é no verão).

Ja agora parabens pelo precurso, muito bom e bem duro, mas sem ser estupidamente duro.
é que nem as descidas davam para descansar as pernas divido as pedra tipicas aqui da zona.
So acho que a a descida para as Fontes podia ter mais sinalização a avisar o perigo, principalmente na parte final.
chegava-se lá muito depressa para se entrar numa zona muito tecnica e com muita pedra.
e o resultado disso foram duas quedas onde as duas pessoas em questão acabaram por ir ai hospital tratar de claviculas partidas.
 

agirão

New Member
Amigos!

Vamos lá ver..!!

COMO DEVIA SER A PARTIDA!? QUAL O CRITÉRIO DE COLOCAÇÃO PARA A SAÍDA!?

PS: Não digam que será pela beleza pessoal, ou então partem todos atrás de mim..!!

Entendam a graçola final como um acto de companheirismo, mas respondam, por favor!

Um abraço!
 

Espigão

New Member
em que face aos presentes e ao ranking do Luis, lhe permitiria partir na 1ª box.

Alguém me pode explicar que ranking é este?

Pensava que qualquer prova da Taça de Portugal de Maratonas apenas se regesse pelo Regulamento da Taça de Portugal de Maratonas e o mesmo diz:

"2.4.1- A chamada para a grelha de partida será efectuada em função da classificação geral
absoluta e destina-se exclusivamente aos 20 primeiros atletas classificados (femininos e
masculinos), os restantes atletas serão colocados na grelha de partida por ordem de chegada com
acesso através dos portais laterais denominados TOP 100, TOP 200 e TOP 300."

Se o atleta Luís Leão Pinto terminou com o ranking de 23º lugar na Taça de Portugal de Maratonas do ano passado e logo pelo Regulamento da Taça deveria estar sujeito a qualquer nº de dorsal e/ou a qualquer boxe que não a primeira dos 20 primeiros classificados do ano passado, qual é então o ranking ou o estatuto que lhe permite partir da frente?...

Isto é apenas uma dúvida que tenho e que nem me aquece nem arrefece mas só gostava de ver esclarecida. Obrigado.

Quanto ao sistema das boxes é sem dúvida um bom sistema. Só tenho pena é de não conseguir por motivos profissionais e por outros motivos, largar 25€ com 3 meses de antecedência da data prova, de forma a conseguir um lugar nas 1ªs boxes da promoção e consequentemente obter um melhor resultado.

Mesmo que a boxe abra apenas 1 hora antes da partida, terei sempre de lá estar antes para entrar na mesma. Afinal sempre são 100 participantes dentro da boxe e mesmo aí há que garantir uma boa posição. Aliás, foi o que fiz mais a minha mulher mas garanto que não "criámos raízes". Picámos o controlo "0", encostámos as bicicletas na boxe e fomos beber um café, falar com os amigos, etc... tal como fazemos em qualquer outro evento sem cá terem boxes numeradas...

Mas isto é como em tudo: só vai quem quer ou quem pode.

Como já obtive resposta acerca da confusão das classificações e agora acerca do sistema de partida, resta-me dar novamente os parabéns sobretudo pelo desenho do percurso e sinalização do mesmo e despedir-me até uma próxima...

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

alexcdomingues1

New Member
Caro Hugo,

Sinceramente, vou-te explicar como se estivesse a explicar a um menino de 4 anos:

- o Luis Leão Pinto tem ranking 23º, mas como não estiveram presentes todos os 23 primeiros do ranking, ele estava nos 20 primeiros!

QUAL É A QUESTÃO???? HÁ DÚVIDAS???
 

jmf2

Member
Caro Hugo,

Sinceramente, vou-te explicar como se estivesse a explicar a um menino de 4 anos:

- o Luis Leão Pinto tem ranking 23º, mas como não estiveram presentes todos os 23 primeiros do ranking, ele estava nos 20 primeiros!

QUAL É A QUESTÃO???? HÁ DÚVIDAS???

"2.4.1- A chamada para a grelha de partida será efectuada em função da classificação geral
absoluta e destina-se exclusivamente aos 20 primeiros atletas classificados (femininos e
masculinos), os restantes atletas serão colocados na grelha de partida por ordem de chegada com
acesso através dos portais laterais denominados TOP 100, TOP 200 e TOP 300."

Se o atleta Luís Leão Pinto terminou com o ranking de 23º lugar na Taça de Portugal de Maratonas do ano passado e logo pelo Regulamento da Taça deveria estar sujeito a qualquer nº de dorsal e/ou a qualquer boxe que não a primeira dos 20 primeiros classificados do ano passado, qual é então o ranking ou o estatuto que lhe permite partir da frente?...


Boas

Se o 2.4.1.- é verdade... realmente continu-o sem entender porque é q o Leão Pinto saiu no grupo dos top 20 se era 23º, mesmo não estando os outros 20, tinha q sair na boxe respeitante ao nº dorsal... Será????

Abraço

JMF2
 

Espigão

New Member
Antes de mais, não ofendi ninguém.

Apenas tinha uma dúvida, fiz uma pergunta e pedi a alguém se me podia tirar a mesma e desde logo agradeci.

Mas uma vez mais, veio a arrogância e a má educação ao de cima por parte do responsável desta organização... lamentável!

Perdoe-me por ter interpretado mal o regulamento da Taça:

-A chamada para a grelha de partida será efectuada em função da classificação geral
absoluta e destina-se exclusivamente aos 20 primeiros atletas classificados"

Interpretei que a grelha apenas pudesse ser ocupada e como diz o regulamento, exclusivamente pelos 20 primeiros classificados e não sabia que se não estivessem presentes alguns dos mesmos, outros pudessem ocupar os seus lugares.

Agradeço-lhe então por me ter tirado a dúvida apesar da forma rude e grosseira mas já vimos que quanto a isso, não há nada a fazer... não é defeito, é mesmo feitio.

Com os melhores cumprimentos

Hugo Carvalho
 

triatleta

New Member
Esta "discussão" é o reflexo do país em que vivemos; discute-se sobre algo que já passou e que nada adianta de positivo para o futuro. O Leão Pinto iria perder a prova ao partir da última box? A organização decidiu e já justificou, para quê insisitir? Por que motivo não protestaram no dia da prova em vez de virem aqui para o fórum criar polémica? Há algo de pessoal contra o Leão Pinto? E se o o João Marinho também tivesse sido reconhecido e chamado para a 1ª box, alguém vinha aqui reclamar? Levem uma cópia do Regulamento da Taça de XCM para as provas e reclamem com argumentos válidos no local e momento certos.

Quanto à prova: parabéns à AIRBIKE pela organização. Sou fã da AIRBIKE pela quantidade, diversidade e qualidade dos seus eventos.

Para os que têm sempre críticas para as organizações, experimentem participar em part time numa organização e depois percebam como é estar do lado de lá, tantas horas não remuneradas a tentar dar o melhor para que tudo corra bem e, no final, sentir a frustração de algumas coisas não terem resultado como se pretendia.

Por último, os passeios e provas de BTT têm maiores riscos que um simples passeio/treino individual ou num grupo reduzido. Portanto, não percebo por vem tanta gente exigir que o percurso deveria ser mais desta ou daquela forma; cabe à organização selecionar, marcar e assinlar perigos no percurso, e não, fazer um percurso à medida de cada um. Mesmo que uma organização conseguisse fazer uma maratona de 80kms, toda a descer, em single tracks fantásticos, sem pedras ou lama, e outros obstáculos e com partidas espaçadas para não haver engarrafamentos, tenho a certeza que no final, mesmo tendo participado voluntariamente, exisitiriam críticas destrutivas de alguns participantes. Há muita gente que se esquece que o espírito do BTT tem muito de aventura e desafio, e cada um participa porque quer, devendo tentar vencer as dificuldades de acordo com as suas capacidades.
 

maxxis

New Member
Pessoal, tanto stress, vamos acalmar que a Taça ainda agora começou.
A chamada para a grelha é feita aos vinte melhores atletas do Ranking da Taça do ano anterior e que estejam presentes na respectiva prova, tal como esclareceu o Director da prova.
Meua amigos quando chegarem a meio da epoca, vou dar a todos uns calmantes, senão é só beijinhos.
Bons treinos a todos.

Agostinho Carvalho
 

João Marinho

New Member
Primeiro que tudo queria dar os parabéns à organização pelos trilhos escolhidos,

De facto houve um mal entendido com a minha colocação nos últimos blocos de partida, mas fui a Leira para me divertir e fazer um treino intenso. Por isso não fiquei muito incomodado de partir mais cá trás. O pessoal até é mais simpático e acabamos por estar mais à vontade :)

Acabei em 13º, ou 10º de elites\sub23, podia se calhar ter sido melhor mas ''no worries'' isto ainda está a começar!!

Um aspecto menos positivo foi a demora na colocação das classificações e ainda por cima o meu nome não apareceu na lista, mas talvez tenha sido o critério que amigo Girão referiu - a beleza :D

Expresso aqui e em nome da equipa Rocky Mountain Portugal as mais sentidas condolências à família do companheiro que faleceu.

Bons treinos malta ;)
 
Last edited:
Top