Voltinha pela Serra da Estrela

JBond

New Member
Após ter visto a reportagem dos Aikedores sobre o fim de semana dos homens na Serra da Estrela...deu-me uma vontade de conhecer melhor a serra. :)

Sendo assim tratei de arranjar dormida em Manteigas onde fiquei muito bem instalado na Albergaria Berne, e tentei arranjar tracks que me ajudassem a explorar a serra, os quais me foram gentilmente cedidos por elementos dos Aikedores e ainda arranjei outro num site que não me recordo qual mas dou os creditos ao Sr. Jacinto, que é o nome que aparece no track.

Sendo assim estava tudo preparado para 3 dias na serra, sozinho pois houve amigos que não tinham t€mpo, outros não podiam e infelizmente a _bondgirl não tem férias este ano, por isso só me restou partir para esta aventura acompanhado da minha Hardrock. 8)

DIA 1

Partida de Évora pelas 8 horas, pois na noite anterior estive até às tantas a tratar de tudo, principalmente do GPS, pois foi a minha primeira experiência com tal engenho, que veio a mostrar-se bastante útil. Para além disso tinha que me certificar que não me esquecia de nada (barras energéticas, pilhas, máquina fotográfica, camelback, calções de licra almofadados que utilizei pela primeira vez nesta aventura e se mostraram mmmuuuuuiiito eficazes :lol: , capacete, luvas e óculos).

E lá parti rumo à Serra, com a bike bem presa lá em cima e tentando nunca ultrapassar os 100 km/h, foi uma viagem que pareceu interminável, passando por Estremoz, Portalegre, Castelo Branco e finalmente por volta das 10.30 vislumbrei a Covilhã, daí segui até Manteigas, tendo logo na descida do vale glaciar a desagradável surpresa de constatar como as encostas estavam fustigadas pelo fogo... :(

Cheguei à Albergaria, onde fui muito bem recebido e onde me foi indicado onde eu poderia deixar a bike durante a noite, tal como já tinha sido acordado. Almocei uma omolete de queijo serrano e por volta das 15 horas decidi partir para a primeira volta que tinha planeado. Fui, seguindo o track cujo objectivo era chegar a uma aldeia cujo nome é Folgosinho. Para começar bem cheguei a uma encosta íngreme, com um calor abrasador que me levou a fazer alguns bocados do percurso a pé, principalmente o ultimo troço até uma torre de vigia que se encontra mesmo no topo. Cheguei lá todo empenado e aproveitei para descansar à sombra, comer uma deliciosa barra energética ](*,) e seguir o caminho que tinha previsto, passando por uma capela onde rezei para que não houvesse outra subida como aquela lá atrás e segui, neste momento já satisfeito por ter conseguido chegar lá acima. Cheguei a um cruzamento em que seguia para a volta maior, em direcção ao Folgosinho, ou descia para Manteigas...e tendo em conta o adiantado da hora e a pensar no dia seguinte, decidi descer...e desci muito...e desci...a melhor parte de subir muito é a descida que vem a seguir, e este era um dos exemplos perfeitos! \:D/

Cheguei a "casa", depois de 20 kms ,arrumei a bike...olhei para a piscina...ela olhou para mim...e num ápice pus-me lá dentro e lá fiquei...a arrefecer os músculos depois daquela descida tão cansativa!

Depois disso...jantar...TV...e cama que o dia tinha sido longo e a noite curta.

Cá ficam as fotos:

:arrow: Partida de Évora

dscf49998kq.jpg


:arrow: Chegada à Covilhã

dscf50021ea.jpg


:arrow: O choque cinzento do Vale Glaciar

dscf50042ka.jpg


:arrow: A subida, com Manteigas lá em baixo

dscf41173aj.jpg


:arrow: Eu e a bike à sombra de um castanheiro..CALOR!

dscf41256xz.jpg


:arrow: Enfim..cá em cima...com Manteigas lá bem no fundo

dscf41286dx.jpg


:arrow: A sombra do descanso merecido

dscf41316br.jpg


:arrow: A capela

dscf41369gh.jpg


:arrow: Que bela descida!!! \:D/

dscf41451mt.jpg


:arrow: O caminho para o Folgosinho que infelizmente não fiz

dscf41469pj.jpg


:arrow: Uma das placas que encontrei a "vedar" o acesso, resultado da época que estamos a passar

dscf41500zk.jpg


:arrow: E sempre a descer, passando por zonas felizmente intactas pelos incêndios

dscf41530qo.jpg


:arrow: O Vale Glaciar

dscf41663ju.jpg




DIA 2

Neste segundo dia, tinha programado a subida ao ponto mais alto de Portugal, apesar de estar um bocado inseguro em relação à capacidade de lá chegar. :-k

Comecei o dia as 7.50, tendo ido tomar o pequeno almoço às 8.15, não querendo abusar na comida, comi um pão com manteiga, queijo e fiambre, bebi um copo de leite e um copo de sumo. Às 8.50 estava pronto para a partida.
Saí de Manteigas, seguindo o track que me foi fornecido pelos Aikedores, entrei na estrada de terra batida, e comecei a subir...tendo o sol pela esquerda e posso afirmar que aí foi onde tive mais dificuldades, tendo feito certos bocados a pé, o que me valeu foi o comentário de um pastor que lá estava e após uma curta troca de palavras me disse: "isso é muito dificil!" . Estas palavras de apoio deram-me força e lá continuei... 8)
Andei até entrar na zona mais penalizada pelo fogo que assolou e ainda assola a região, depois atravessei a ponte por cima do Zêzere e parei num pequeno parque de merendas que aí se encontra, aproveitando para comer uma barra e bebi directamente do rio, um goles daquela água limpida e cristalina. O jeito que aquela água dava no Alentejo, pensei para mim.
Após esta pausa, continuei e entrei no alcatrão, onde a partir desse ponto senti que ia conseguir, não sei se motivado pela frescura da sombra que existia daquele lado do vale, se pelo menor atrito que o alcatrão me impunha. Parei na fonte que aí se encontra e que é local de paragem quase obrigatória e aproveitei para encher o camelback. Continuei e parei no Covão D'Ametade, esse local com uma certa magia que serve de local para a nascente do Rio Zêzere.
E lá fui eu por aí acima, aproveitando para tentar plagear a foto que foi tirada na subida dos Aikedores, mas que ficou muito aquém...
Passei junto da capela que eu já conhecia há tantos anos, mas que nunca tinha tido oportunidade de ir ao pé e segui, sempre a subir, parando sempre que necessário para retemperar forças ou tirar esta e aquela fotografia.
Ao subir reparei que por lá andava um helicóptero, e obviamente pensei que era uma das estações de TV a fazer a cobertura de tão importante evento...mas ao observar melhor concluí que era apenas um heli da força aérea em manobras.
Continuei sempre por aí acima, contemplando sempre as fantásticas vistas que a serra nos proporciona, passei o túnel, a estátua da Nossa Senhora da Estrela, o cruzamento para o Sabugueiro e...CONSEGUI! :D :lol: :mrgreen: \:D/

A sensação de ter conseguido foi excelente! Aproveitei para descansar à sombra do marco geodésico que ali se encontra, comi uma sandes de marmelada, dei por ali uma volta, tirei a foto da praxe e com alguma pena, comecei a descida, onde atingi uns estrondosos 64 km/h. Felizmente os travões não me deixaram mal e rápidamente cheguei ao cruzamento entre a Covilhã e Manteigas, desci um pouco em direcção a Manteigas e apanhei um caminho que nos leva até ao Poço do Inferno.
Entrei novamente na zona devastada pelo fogo, e neste percurso tomei consciência que não foi apenas o vale que foi afectado, mas também todas aquelas encostas que que eu agora estava a percorrer.
Segui sempre o track até ao desvio para o Poço do Inferno, e mais uma vez....sempre a descer por aquela zona verde e fresca. Parei junto ao Poço, que nesta altura está bastante seco e após essa pausa continuei até "casa", depois de 53 kms, passando antes pelo viveiro das trutas.

Vamos às fotos:

:arrow: A montada pronta para a partida

dscf41745qp.jpg


:arrow: A parte da subida que mais me "empenou" - A saída de Manteigas

dscf41760bb.jpg


dscf41781co.jpg


:arrow: Casinha de campo

dscf41895wc.jpg


:arrow: O contraste entre a água e o verde...e o cinzento das encostas

dscf42022ry.jpg


:arrow: A passagem da terra batida para o alcatrão

dscf42078hf.jpg


:arrow: O objectivo está lá em cima

dscf42150ox.jpg


:arrow: No Covão

dscf42466jf.jpg


:arrow: A tentativa falhada de plageio :oops:

dscf42481yi.jpg


:arrow: O Vale já está :D

dscf42493hh.jpg


:arrow: A capela

dscf42599wj.jpg


:arrow: A minha escolta 8)

dscf42695nt.jpg


:arrow: O túnel

dscf42894kb.jpg


:arrow: Sempre a subir

dscf42940ik.jpg


:arrow: O primeiro vislumbre do meu objectivo

dscf42958az.jpg


:arrow: Está quase! =D> \:D/

dscf43146cp.jpg


:arrow: Finalmente!

dscf43153yj.jpg


:arrow: A caminho do Poço do Inferno a paisagem é desoladora

dscf43249oz.jpg


dscf43263os.jpg


dscf43343co.jpg


:arrow: A descida para o poço, primeiro em terra depois em alcatrão

dscf43412fk.jpg


dscf43429lh.jpg


:arrow: O poço...seco

dscf43464uw.jpg


:arrow: Uma vista da subida do dia anterior!

dscf43521pj.jpg




DIA 3

Neste dia, e após ter reparado que me esqueci de um pormenor importante, o protector solar...não fui fazer o 3º percurso que tinha pensado fazer que era o do segundo dia dos Aikedores, pois estava com os braços um bocado queimados pelo sol, sendo assim arrumei as coisas e decidi dedicar este dia ao meu outro hobbie, que é a fotografia. Vou pôr aqui algumas das fotos que tirei durante o dia, antes de voltar a Évora, com a sensação que cumpri o objectivo principal mas que ainda faltou fazer o resto do percurso do primeiro dia e o do 3º dia...mas que há-de ficar para uma próxima oportunidade.

Espero que tenham gostado da reportagem.

Um abraço a todos e aqui ficam as fotos:

dscf50322cl.jpg


dscf50344wd.jpg


dscf50410en.jpg


dscf50462uh.jpg


dscf50513ph.jpg


dscf50548dh.jpg


dscf50574dm.jpg


dscf50635dw.jpg


dscf50705zp.jpg


dscf50887sq.jpg


dscf51010ur.jpg


dscf51093ic.jpg


dscf51198ca.jpg


dscf51298kg.jpg


dscf51499co.jpg


dscf51785ha.jpg


dscf52040wl.jpg


:arrow: E o regresso a casa...

dscf52533ww.jpg
 
H

Hugo Carvalho

Guest
aik_20.jpg


dscf42481yi.jpg


Quem me dera que as diferenças fossem apenas as das bikes...

:cry: :cry: :cry: :cry:

E não é que o homem é mesmo o James Bond! A Bond Girl bem dizia que o homem dela ía a caminho da torre e que andava sozinha e solitária... :lol:

Parece que houve alguém lá para os lados de Paderne que prontamente a pediu em casamento... :lol: Agora resolvam as coisas... :lol:

JBond, parabéns pela excelente reportagem! Das melhores que tenho visto por aqui!! Foi uma aventura arriscada como deves ter consciência ainda mais fazendo tudo sozinho... Ainda bem que tudo correu sobre rodas e atingiste o teu objectivo. =D> =D> =D>

Foi uma verdadeira missão à James Bond... :wink: :D

Parabéns mais uma vez! =D>

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

fg

New Member
Parabéns JBond !
Pelas magníficas fotos, pelo excelente texto, mas acima de tudo pelo espírito evidenciado.
Um abraço
FG
 

JCSC

Member
Parabens, julgo que temos de efectuar o podio do forum btt, pois depois de 1 semana do Arny desde Queijas a Vila Real Santo Antonio, mais uma façanha digna de grande registo.

Qual será a proxima reportagem deslumbrante ?

Pois estava-me a esquecer do Bike105.

Desistam, o podio ja esta cheio de vencedores.
 

doc

Member
Porra!!!! Fui-me meter com um gajo destes!!!! Queria-te desfiar para fazer a volta à freguesia de Paderne(3km), mas agora nem pó!

Oh Hugo Carvalho, afinal, não era o outro.
 
A

americo

Guest
Boas

Uma extraordinária foto reportagem. Realmente tens muito boa visão, as paisagens, apesar do fogo, são muito bonitas.

Sózinho?
Eu nem acompanhado lá ia, só mesmo dentro do carro de apoio...
Mentira!
Sonho um dia efectuar algo parecido mas se fôr acompanhado ainda melhor.

Parabéns pelo feito, parabéns pela reportagem (foto reportagem!) e muitos parabéns por partilhares connosco esta tua experiência que enriquece qualquer "betetista" que se preze!

Um abraço

Américo Ribeiro
 

frezite

New Member
Grande Reportagem...

Grande Aventura e Grandes Fotos...

tb era para ir fazer isso agora nas minhas férias... infelizmente os planos alteraram-se e népias... enfim... fica para o p´roximo verão!!!

um abraço

Rui
 

Bike105

New Member
Parabéns!
Percorri a estrada que serpenteia o o Vale Glaciar no dia seguinte ao incêndio... Ao observar algumas fotos veio à memória esse dia. Eu subi à Torre no dia da Volta (por asfalto). Assim, tive muita "companhia" na subida que tu não tiveste.
Pela dificuldade do percurso, pelo relato, pelas fotos e pela capacidade fisica e psicologica de vencer, Parabéns!

NOTA: Saber desistir em determinadas alturas não é sinal de fraqueza, é sinal de inteligência!

Boas Pedaladas
Bike105
www.bike105.com
 

JBond

New Member
Bom dia pessoal,

Quero agradecer a todos os comentários que deixaram por aqui. Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora, que recomendo a todos!

Hugo

Reconheço que talvez tenha sido arriscado de fazer sozinho, mas não senti em nenhuma altura que tenha enfrentado perigos.

Doc

Quanto a Paderne...temos que combinar esse "duelo". São quantas voltas?

rmvenancio

É realmente uma pena as paisagens estarem manchadas de cinzento, mas a serra vai recuperar...depois de passarem uns anos!

Obrigado a todos os restantes pelos vossos comentários.

Um abraço

Rui
 

Remi

New Member
Gostei de ver .. apesar do infeliz queimado ainda há muitos sitios lindos na montanha dos quais tens fotos espetaculares.

Pelos vistos tás a gostar do Vista e do sistema de elástico .. ainda bem.

Os meus parabéns pela aventura, muito fixe! =D>
 

Pedro Duarte

New Member
Parabéns !!!

Admiro a tua coragem, não deve ter sido nada fácil fazer o que fizestes sozinho!!
A reportagem e as fotos estão exelentes, pena os tons de cinza em algumas delas.
Agora posso eu dizer que esta reportagem é do melhor que tenho visto.

Abraço
 

JVXBIKE

New Member
Bela Reportagem

Cumprimentos e esta de parabens pelas fotos e pelo local escolhido.
Sem palavras um espectaculo.
Conheço a zona e obrigado por ma relembrar.
Parabens e continue
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Já tinha devorado o texto e as fotos ha uns dias, mas não tive oportunidade de comentar.

Gostei muito, e faz um contraste porreiro com a reportagem do pessoal do Aikedores, além das diferenças de paisagem, as diferenças de estado de espirito, muito bom mesmo.

Parabéns :)
 

aikedores

New Member
Boas
Muito parabéns, pois fazer aquilo sózinho é dose ... grande espirito de sacrifício.
As photos (e a reportagem) estão óptimas e ao vê-las dois sentimentos tive: saudades e muita tristeza ... ouve mesmo fotografias que me trouxeram lágrimas de pena (e ódio)... como é possível acontecerem estas coisas !!!!!!
Gostava de lá voltar para fazer esses tracks que arranjaste e que vão até Folgozinho , Gouveia , etc ... um dia destes !
 

JBond

New Member
Boas,

Remi, sim, realmente a serra ainda tem muitas zonas muito belas, mas grande parte foi afectada pelo fogo. :( Quanto ao Vista, foi a primeira vez que o usei em orientação em BTT e gostei bastante. :D Não preciso mais que o que aquele dá. Quanto ao elástico, serviu perfeitamente, mas em zonas mais acidentadas parece que vai saltar...mas não caiu...ainda. :twisted:

Pedro Duarte, obrigado pelo teu comentário. A dificuldade é relativa, quando se tem um objectivo em mente, mas admito que hopuve partes mais complicadas. 8)

JVXBIKE, muito obrigado pelas tuas palavras. :)

Ludos, nada melhor que receber um comentário destes do Sr. Administrador. Obrigado! :lol: :lol:

aikedores, obrigado pelo comentário, mas devo dizer que se não fosse a vossa reportagem, não teria despertado em mim esta vontade de conhecer aquela zona. :wink:

Quanto aos tracks posso disponibilizá-los a quem quiser, É só pedirem.

Cumprimentos a todos e boas pedaladas

Rui
 

_bondgirl

New Member
Bem ... claro que a voltinha não era propriamente para mim....pois eu tinha sempre que levar um carro de assistência eu não dou voltinhas assim sem ter os meus privilégios :D :)

Realmente a reportagem está bem interessante, dá vontade a qualquer um para fazer a volta... ( e a alguns só fazer as descidas :D .... mas claro só com uns bons travões na bike .... pk se fosse com a minha faria corta mato 8) )..
Tenho que te dar os parabéns por esta aventura com a tua nina 2, portaram-se os dois muito bem

As fotografias estão muito giras e muito bem tiradas ( só porque foi com a minha máquina, claro... :twisted: )

De um modo geral toda a reportagem transmite o teu entusiamo e o que curtiste por lá....Prometo que qualquer dia vou contigo só fazer as descidas claro :D :D :D

Bj pa ti jbond
 
Top