Viper tr 450 (2015)

Discussion in 'Análises e testes' started by JARBAS83, 27 July 2015.

  1. JARBAS83

    JARBAS83 Member

    Quanto ao movimento central, vou encomendar um mas tenho receio de não ser compatível. Este serve?
    Tenho as specs da bike no primeiro post...
    Como saber qual o adequado? O sistema é Hollowtech...
     
  2. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    compra o BB70... deve custar uns 15€ e vai-te durar mais que o que tens actualmente BB51.
    Certo?

    EDIT: pelos vistos o BB70 foi descontinuado, agora é o BB MT800!!!? custa perto de 20€
     
    Last edited: 18 July 2017
  3. JARBAS83

    JARBAS83 Member

    O meu nunca foi mexido. Tem 6110 kms. Mas já se ouvem uns estalidos ligeiros ao pedalar em força...não me parece ter folga.
    Queria encomendar tudo no mesmo site por causa dos portes...Probikeshop.

    Parece que o BB52 é que substituiu o BB51...
     
  4. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    Os meus BB51, duraram 2000km ( desmontei duas vezes para limpeza e relubrificação)... passei para os BB70, agora BB MT800, tem outra durabilidade... mais de 7000km sem problemas.
    Se te deste bem com os BB5*... olha mantém!! são mais baratos..
     
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  5. JARBAS83

    JARBAS83 Member

    Tenho um problema na bike. (fotos abaixo)

    A roda de trás agarrou por completo. A k7 não anda nem pra trás nem prá frente. Desapertei o engate do eixo passante e estava muito preso. Há ali muita pressão. Não o tinha apertado com tanta força. Desapertei-o ao máximo e bloqueou de seguida outra vez (mesmo estando desapertado ao máximo).

    Problema: Acho que fui eu que não apertei bem a porca de encosto da k7 à uns meses. Esta foi-se desapertando e "empurrando" a escora para fora, forçando ali tudo até a roda agarrar. A escora do lado direito está muito para fora (1cm) tenho medo que parta. A rosca do eixo passante roda com dificuldade para um lado e para outro mas nada adianta. Está tudo agarrado.

    Tentei voltar a roscar a porca da K7 mas a única ferramenta que tenho que caiba lá (foto1) não dá. Precisava de uma chave similar mas de 17 ou 18. As que tenho são normais, demasiado grossas para caberem ali (foto2). Esta serve? Vai até 18...

    Ou então ir a uma loja a ver se me desenrasco. A alternativa de último recurso é mesmo serrar o eixo onde a porca aperta, visto caber lá a lâmina de uma serra, mas isso é mesmo a última opção...

    Aceitam-se ideias e sugestões :cool:

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    [​IMG] [​IMG]
     
  6. edununo

    edununo Well-Known Member

    Leva isso a uma loja.
     
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  7. Joseelias

    Joseelias Well-Known Member

    Não consegues abrir a alavanca do aperto rápido para dar folga e depois desenroscar a porca que está do lado do desviador e tirar a roda? Isso bastaria para tirar a roda.

    Como é que está o lado da alavanca do aperto rápido? Tens fotos?
     
  8. edununo

    edununo Well-Known Member

    Se calhar até dá mas o melhor mesmo é levar a bike à algum mecânico. Já li em tentar cortar o Quick release.......
    É melhor não inventar.
     
  9. Joseelias

    Joseelias Well-Known Member

    Eu também acho que o melhor é levar a um mecânico.

    Só estou curioso de perceber como é que a alavanca do aperto rápido está para não se conseguir desapertar. E se a contra-porca do eixo desapertou, aquela roda deve de estar com uma grande folga no cubo pois o cone não tem nada que o segure contra as esferas.
     
  10. JARBAS83

    JARBAS83 Member

    A alavanca do aperto rápido estava muito presa, fazia bem mais força do que aquela que costumo aplicar para fechar o engate. Neste momento, como se vê na foto abaixo, está todo aberto...Depois de o abrir, ele continuou preso, a fazer uma força brutal, já não o consigo mexer. Tentei desapertar a rosca do lado do desviador...também fazia muita força mas com um alicate fui desapertando. Á medida que rodava, ele não desencostava da escora; o que ia abrindo era um fosso entre a K7 e o lado interno da escora, com a tal folga onde se vê a porca...

    [​IMG]
     
  11. JARBAS83

    JARBAS83 Member

    A roda não tem folgas...ou se tem não se nota devido à pressão. Está presa, movo-a com muita dificuldade quer para a frente quer para trás...

    Amanhã passo na loja, afinal de contas, não consigo arranjar uma chave de bocas fina o suficiente para metê-la entre a escora e a k7 para apertá-la...
     
  12. Joseelias

    Joseelias Well-Known Member

    Que situação confusa... É mesmo melhor levares a um mecânico que deste lado do computador é um mistério. Quando souberes o que se passa diz qualquer coisa. Sempre ficamos a aprender algo.
     
  13. JARBAS83

    JARBAS83 Member

    Bem, com vindimas e tal, o tempo foi passando. A bike já rola. Disseram na loja que desapertou a porca do cubo e que era preciso uma chave especial (de cones) para reparar. Disseram que era necessário desmontar, reapertar a porca do outro lado, lubrificar e montar tudo outra vez. Eu tenho ideia que apenas seria preciso reapertar a porca que se vê na 2ª foto em cima - aquela porca que fica entre a k7 e a escora, pois foi essa que desapertou fazendo "abrir" a escora e forçando/bloqueando a roda...

    Foram 12,50€, achei bem em conta caso tenha sido feita a desmontagem, reparação e lubrificação...

    O problema agora é que me parece que aquilo ficou demasiado apertado. Os sintomas que o serviço não ficou a 100%:

    - Ando com a bike à mão para a frente e os pedais vão a andar/rodar (antes a roda andava e os pedais não...) Claro que se for montado na bike com os pés nos pedais e não pedalar em andamento os pedais não andam...
    - Ando com os pedais para trás (com a bike parada) e a k7 mexe com dificuldades (às vezes a corrente engelha pois a k7 não acompanha o movimento dos pedais...)
     
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  14. fabio viana

    fabio viana Well-Known Member

    @JARBAS83 , passa na loja :) pode ter sido "aperto" a mais, mas nada que não se resolva, e até deve ser algo que a loja faz na hora e nem te leva nada :)
     
  15. JARBAS83

    JARBAS83 Member

    Bem, bike novamente na oficina. Pelos sintomas acima mencionados, que o mecânico confirmou na hora, disse que era o cepo que tinha ido à vida. A bike ficou na loja. Ou seja, ficou uma peça danificada por substituir na reparação feita no mês passado. :mad: E andei com a bike meia avariada uns 200kms, fiz umas voltas jeitosas e sujeito a ficar apeado...a ver se fica boa.

    Aproveito para fazer update à transmissão:

    6800kms - começou agora a rodar correntes

    Corrente 1: 2100kms
    Corrente 2: 2300kms
    Corrente 3: 2200kms (esta corrente - kmc - é de qualidade inferior. As outras tb são kmc mas são de outra gama e melhores pois esta já saltava no carreto pequeno quando a troquei)
    Corrente 1: 200kms
     

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