Vida útil de pastilhas de travão

SeteGu

Active Member
"Both pads deliver quiet braking, but the resin is certainly quieter"
Dizem que as de resina são mais silenciosas e não o contrário.

Eu acho que as estrelas são na relação qualidade/preço ressalvando que as metálicas são ideias para quem quer força bruta (uso agressivo) e não tanto para XC por serem menos modelares. Aliás a conclusão que rapidamente se tira é:
-Potência bruta: metálicas
-Resistência à fadiga: teoricamente vantagem para as metálicas mas dizem que na prática não notaram diferença devido ao bom funcionamento da tecnologia ICE.

-Modelação: resina
-Ruído: resina
-Peso: resina
-Preço: resina

Penso que não fala do desgaste mas nesse caso: vantagem para as metálicas.

Confesso que nem fiz grande comentário porque ainda não tinha tido tempo para ler como deve ser (li na diagonal). Daí ter apenas colocado o artigo porque achei interessante mas confesso que não o tinha esmiuçado.
Ainda assim, penso que uma coisa fica clara: tudo depende das preferências de cada um... ainda que, se fosse eu, escolhia claramente as metálicas. ;)
 

SeteGu

Active Member
É verdade miguelcarromeu mas as maratonas, por exemplo, até tenho ideia do contrário... são cada vez mais estradões de terra planos. Depende muito do XC de que estejamos a falar (mesmo dentro do XCO/XCM).
 

miguelcarromeu

Active Member
Pois, mas XCO tem circuitos bastante agressivos. De todos os locais onde já andei, em nenhum outro os meus travões acusam tanto a fadiga como em Rio de Mouro, por exemplo ;)
 

Jocas22

Active Member
uso agressivo é DH puro. Não há, nem haverá nada de XC que se lhe compare. E não se esqueçam que parar uma bike de 15 quilos ou mais não é o mesmo que parar uma de 8. E as velocidades em descida, também não são as mesmas.
Odeio DH mas se quiserem uns videos é só dizer. ;)
 

SeteGu

Active Member
:eek:fftopic:
Nem sei se há bicicleta de DH com esse peso... diria que valores a rondar os 20kg são mais razoáveis.
 

miguelcarromeu

Active Member
Jocas,

Obviamente - a observação era relativamente a um contexto específico: "Uso agressivo, não tanto para XC". Só porque há XC bem agressivo para as pastilhas (mas nunca comparável ao DH, obviamente). ;)
 

barapaulo

Member
SeteGu.

Nestas coisas quando pomos o irracional à frente do racional, só temos mesmo que dar tempo ao tempo.

É mais ou menos como o common rail e como o injector bomba.

abraços
 

miguelcarromeu

Active Member
Por curiosidade, ficam mais alguns vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=pHZ5PW1YU_E

Reparem bem na quantidade de atletas desmontados - não é falta de nada; é mesmo porque o circuito é agressivo e bastante técnico. Nunca rolei em nenhum outro circuito internacional, mas diz quem já o fez que não fica nada atrás de outros mais conhecidos ;)

Aquele drop da pedra, no final do primeiro vídeo que coloquei (e do que vem a seguir), parece fácil, não é? Visto de cima, parece vertical ;)

Mais outro:

http://www.youtube.com/watch?v=Mg5TEWwxJAY
 

SeteGu

Active Member
É um pouco a puxar para o trail... mas também não me parece nada de transcendente. Claro que ao vivo é sempre diferente ;)
 

miguelcarromeu

Active Member
O "transcendente" é sempre relativo; depende de quem está em cima do selim. Eu desmonto em imensos locais, sobretudo a subir. Mas isso sou eu que não ando nada.

Mas claro que é ciclável em toda a sua extensão, como aliás, saberás certamente, é uma regra obrigatória para qualquer circuito oficial de XCO ou XCM.

É um circuito de XCO internacional, acho que diz tudo ;)
 

SeteGu

Active Member
Digo transcendente no sentido de não ser freeride ou mesmo All Mountain... aliás, a meu ver, está longe disso: Ainda bem que assim é para o espectáculo, ou seja, não é aquele XC de estradão plano que mais parece uma auto-estrada... a meu ver, é mais a puxar para o trail (ainda que estas definições sejam um pouco subjetivas).
 

SeteGu

Active Member
Das experiências que tenho XCM é cada vez mais assim. Já agora... se não consideras isso XC, o que consideras ser?
 

miguelcarromeu

Active Member
XCO, para mim, é o que vês nos vídeos.

XCM, depende de muitos factores: mas a maratona da Festibike não foi, certamente, quanto a mim, um exemplo de XCM.
 
Top Bottom