Vantagens / desvantagens treinos com bicicleta mais pesada

visiense

Member
Boas noites.

Eu tenho uma bicicleta mais fraca e pesada do que aquela onde normalmente ando, faço btt e por vezes, compito. Nessa bicicleta tenho pneus médios para andar em estrada, tendo perto de 16,5kg, ou seja, um peso elevado. Assim sendo, gostaria de ouvir (ler eh eh) opiniões sobre vantagens e/ou desvantagens de fazer alguns treinos nessa bicicleta. Resistência, força, explosão... Onde é que ganho e /ou perco?

Obrigado e boas pedaladas!
 
Last edited:

hugojoakim

New Member
Boas colega, perder não perdes porque se estas a treinar com uma bicicleta mais pesada tens que fazer um esforço maior, logo quando pegares numa mais leve notas uma grande diferença. Fazendo estrada consegues ganhar resistência onde por acréscimo vais ganhar força e trabalhas a cadência onde quando pegar na mais leve para fazer algo vais notar uma grande diferença, mas atenção a geometria das 2 verifique se as medidas não fogem muito uma da outra.
 

PlayGhost

New Member
Também tenho duas bicicletas em que os treinos também são feitos sempre com a bicicleta mais pesada. A geometria das duas são bastante semelhantes. Na minha opinião ganho a subir e a rolar.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu também "treino" com bicicletas mais pesadas do que aquela que uso nos eventos cronometrados. Na minha opinião não há vantagens nem desventagens, se a bicicleta é mais pesada vou andar mais devagar fazendo o mesmo esforço, se for na bike mais leve acabo mais rápido ou faço mais km's no mesmo espaço de tempo. É verdade que depois quando passamos para a bike mais leve sentimo-nos mais ágeis, mas isso é apenas a adaptação.
 
Na minha opinião é exactamente como o FiCaçador diz, nem ganhas nem perdes, como eu faço os meus treinos através do batimento cardíaco o que adianta levar um bike mais pesada se vou ter de andar mais devagar??
Essa diferença de peso apenas se deve em condições extremas como competição, ai sim precisas de uma bike leve para seres mais rápido e gastares-te menos.
Abraço
 

visiense

Member
Obrigado pelas várias respostas, e realmente há perspectivas diferentes sobre o tema. Mas deixem-me dar um contributo para a discussão: há atletas que utilizam pesos durante os seus treinos, em diversos desportos. Poderá haver alguma relação com o facto de obrigar a um maior esforço muscular, e assim, também a um maior desenvolvimento? Se assim for, também não poderá acontecer no ciclismo?
 

PlayGhost

New Member
Eu defendo exactamente essa mesma teoria que o visiense expôs. Quando vou com o resto dos colegas, para acompanhar o andamento, sou definitivamente obrigado a fazer um esforço suplementar com a bicicleta mais pesada. Não consigo quantificar o ganho, mas na minha opinião ele existe.
 
Top