V-Brakes, que marcas?

pedro_sampas

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Este tópico tem como objectivo expôr as marcas que ainda fazem V-brakes e discutir os respectivos modelos.
Como mote vou deixar aqui os EXTRALITE ULTRALEVERS E ULTRABRAKES que embora não conheça pessoalmente já ouvi falar muito bem e têm um aspecto de deixar agua na boca.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

os V-Brakes estão longe de desaparecer:

Shimano: Deore, LX, XT, XTR
Avid: SD5, SD7, Ultimate, ArchRival
Cane Creek: Direct Curve 3
Tektro: 839 AL, 857AL, 926A

(ainda há marcas a fazer cantilever's), os V-Brakes ainda existem e vão continuar.

Jepas
 

nasp

Member
Os v-braques nunca vao desaparecer, quanto mais nao seja pelo seu baixo peso e facilidade de afinação pra xco puro nao há melhor.
 

jorgegt

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Faço questão de nunca vendar os meus V-brakes XT, estão na minha SS e já tive oportunidade de montar discos, mas assim a bike fica mais bonita. :#1:
Mas tambem tenho discos nas outras bikes. mas concordo que os V-brakes não vão desaparecer, para XC serve perfeitamente :wink:
 

pedro_sampas

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Pois é os V-brakes são leves e há uns mesmo lindos, esses da KCNC sendo talvez o expoente máximo em termos de beleza. Pro isso umas fotos dos V-brakes podia ser uma boa ideia
 

100do

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Jepas said:
Boas,

os V-Brakes estão longe de desaparecer:

Shimano: Deore, LX, XT, XTR
Avid: SD5, SD7, Ultimate, ArchRival
Cane Creek: Direct Curve 3
Tektro: 839 AL, 857AL, 926A

(ainda há marcas a fazer cantilever's), os V-Brakes ainda existem e vão continuar.

Jepas
Faltam os Avid SD3 :#1:

São os que uso e gosto bastante. Nunca meti travões a disco mas ando a pensar no assunto. Parece-me que nos v-brake é mais difícil travar sem bloquear totalmente. Apenas sinto que os controlo bem enquanto os calços são novos. Depois, ou trava pouco ou bloqueia.
 

t0k

Member
100do também achava isso até ter pensado em afastar os calços um bocado do aro e assim fiquei com mais "curso" na manete o que me permite algumas posições intermédias entre o bloquear e o não travar. Claro que se os calços tiverem a 1/2mm do aro isto também é verdade mas é preciso teres muito mais sensibilidade nas mãos.
Experimenta e logo vês.
 

Pedro Diogo

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Boas, adquiri uns lx e estou extremamente satisfeito com ele, grande poder de travagem.Tenho um colega que tem discos mecânicos e se querem que vos diga os v brake lx não são inferiores ( minha opinião).
Abraço
 

Batas

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Isto da "guerra" entre os discos e os V's ainda dá pano para mangas.

Já tive V's Xt, com manetes Xt, depois discos Xt, aqueles primeiros com 2 pares de bombitos, depois V's avid sd ti com manetes xt, e depois com manetes Avid SL.
Agora tenho os discos avid ultimate. Os v's sempre com aros com revestimento cerâmico e calços swissstop verdes.

O que fico a pensar é que deve andar por aí muita, mas muita gente com v-brakes manhosos, ou mal afinados. Em termos de potência de travagem, os meus anteriores V's eram tão bons como os discos que tenho agora, mas sem dúvida.

Quanto a progressividade e controlo da travagem, os discos talvez sejam ou pouquinho, e sublinho a palavra pouquinho melhores.

Quanto a tempo molhado, os v's podem perder um pouco a potência de travagem até o aro limpar/secar, o que é rápido.

Os discos, quando andei em tempo molhado, começaram a chiar. Isto não acontecia com os V's...

Em descidas longas os discos aquecem e perdem poder de travagem... A manete fica dura... Com os V's isto demora mais a acontecer...

Resta-me ainda testar a combinação de vários tipos de calços e discos, a ver se encontro uma combinação nos discos na qual eu posso realmente sentir a vantagem de ter discos... Porque neste momento... :s



Por isso, viva os V's, por muitos e bons anos!!
 

Pedro_xpto

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Batas,

tu que tens grande experiencia em VB tou a pensar trocar os meus VB XT 2008 por uns Avid SL, achas que sao bem melhores? ou as manetes tb tem influencia no poder de travagem? As Dual control tem menos eficacia que umas manetes simples?è que uso Dual...
 

Batas

New Member
Bom, eu nunca usei os novos Xt, por isso não posso opinar sobre eles... Eles agora estão muito parecidos com os Avid...

Se achas que o poder de travagem está fracote, tenta ver os seguintes pontos:

-Paralelismo dos braços de travão (entre si) quando os calços entram em contacto com o aro;
-Perpendicularidade do calço com o braço quando em contacto com o aro;
-Toe In adequado do calço;
-Tipo de calço adequado para os teus aros: Ex. Acho os verdes da SwissStop bons para cerâmicos... Dizem que os pretos da Kool Stop são bons para os aros normais...
-Usar cabos e camisas novos;
-Afinar a manete de travão para que quando os calços entrem em contacto com o aro, a manete esteja quase paralela com o guiador. É quando está paralela que surge a força máxima.
-Verificar se os aros estão vidrados. Se sim passar um lixa fina na zona de travagem.
-Afinar os braços de travão para que a força das molas de recuperação seja apenas a necessária para afastar os calços do aro, isto é, o mínimo possível.
 

Pedro_xpto

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Nao sinto falta de potencia nos meus xt, tenho aquilo bem afinado tal e qual como dizes, so essa da manete paralela ao guiador é que não sabia. Nao sei porque gosto mais do desenho do Avid, apesar de serem parecidos aos novos xt. Tambem tinha duvida se a manete dual control fazia com que perde-se alguma potencia.

Neste momento tenho koolstop verdes para aro ceramico e rodas Xmax ST e aquilo trava muito mesmo. Mas queremos sempre mais :D :D

Obrigado pela tua explicação :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :bompost:
 

Batas

New Member
:lol:

Sim, KCNC com 174g os dois travões mais 46g as manetes.

1zyj092.jpg


vczynk.jpg




Os Extralite rondam os 200g os travões e os 64g as manetes.
 
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