Vários tipos de resistência?

MSoares

Member
O título do tópico não é certamente o mais apelativo, mas foi o melhor que encontrei para titular este tópico.

Ao ler o este tópico, http://www.forumbtt.net/showthread.php/26188-Aumentar-resistência, ocorreu-me algo em que já tenho pensado, e parece que há mais gente com este problema. Será que uma pessoa que pratica regularmente uma modalidade como o btt/ciclismo, e que faz cada vez entre 40 a 60 kms, não devería ter uma resistência algo acentuada? Por exemplo eu desde pequeno que ando regularmente de bicicleta e desde à 4 anos comecei a praticar btt e consigo andar com facilidade durante 2 horas em qualquer terreno, mas se fizer uma corrida (a pé) ao fim de 25/30 minutos tenho os pulmões a quererem saltar-me pela boca. E se for a nadar ao fim de 50 metros acho que me vou afogar de tanto cansaço.

A minha dúvida é: se uma pessoa praticam um determinada modalidade e tem alguma resistência, não deveria ter essa mesma resistência para uma qualquer modalidade?

Fico a aguardar respostas...
 

brunormt

New Member
Boas...

Pensa bem...que grupos musculares estás a trabalhar....a resistência ñ é pulmonar!

Correr...nadar...bicicleta...tirando o tipo de resistência que pode ser semelhante, não trabalham os mesmos grupos musculares, com condicionantes diferentes ainda para a natação.

;)
 

SprintWater

New Member
Boas tarde,

Não companheiro...se não qualquer maratonista (corrida) éra também "Campion" em natação de águas abertas....ou em ciclismo de estrada...etc...

É assim...o correr, o nadar, andar de bicicleta, até o pedestrianismo em altitude (montanhismo) gera resistência a qualquer pessoa, dai existir períodos de preparação geral, em que qualquer atleta em qualquer modalidade (atenção...ATLETA...não é PRATICANTE)... em que trabalhamos a resistência de base (Matviev, Bompa, outros falam nisso no planeamento).

Se falarmos em resistência específica...a qual trabalhamos mais na respectiva modalidade, essa é especifica da mesma...visto que em cada modalidade existêm grupos musculares diferentes e solicitados de maneira diferente, logo...mesmo que sejas um pró na bike...acredita que levas uma "ratada" numa corrida de corta mato.

Abraço
 
Top