upgrade

M

Mrjoseph

Guest
Boa tarde, tenho uma berg trailrock 1.3 com roda 26 e cassete de 7 v quadro tamanho L e gostava de saber se é possível fazer o upgrade para uma roda 27.5 e uma cassete de 10v ou 11v. Saudações
 

SeteGu

Active Member
Só vendo se há espaço para o conjunto de rodas e pneus novos.

Mas sinceramente não me parece que deva compensar. Além das rodas e dos pneus toda a transmissão tinha de ser alterada. Mais vale vender essa e comprar outra.
 

gfrmartins

Active Member
Só vendo se há espaço para o conjunto de rodas e pneus novos.

Mas sinceramente não me parece que deva compensar. Além das rodas e dos pneus toda a transmissão tinha de ser alterada. Mais vale vender essa e comprar outra.


Concordo, mesmo que dê espaço vais ter bastantes custos com essa alteração.

Rodas, pneus, cassete, desviador traseiro, shifters, corrente, possivelmente pedaleira e desviador dianteiro.

Acho que mais vale ires para uma nova
 

PedroC

Member
Os custos dependem da escolha de material novo ou usado.

Se for material usado, ainda em bom estado, conseguem-se bons preços no OLX
 

SeteGu

Active Member
Depois, provavelmente, vais querer mudar a suspensão, travões, etc... acaba por ficar tão ou mais caro e com uma bicicleta pior que a RR580, por exemplo.

Uma transmissão usada é sempre um risco... ainda para mais se os componentes tiverem diferentes desgastes. Para isso procurava vender essa e arranjar outra usada.
 

jems

New Member
Boas companheiro,

Não referes que idade tem a bicla nem o estado em que estão os componentes, quadro, etc, o que vai quase de certeza acontecer é acabares por comprar mais e mais, por isso talvez não fosse pior ideia, como já foi referido, comprares uma nova e fazeres uma ss com a berg, por exemplo.
 
M

Mrjoseph

Guest
Os componentes estão em bom estado porque sempre tive o cuidado de ter tudo limpo e bem lubrificado.
 

jems

New Member
Boas Mrjoseph,

Pois, percebo que como dizes tens a bicla bem estimada seja um bocado dificil coloca-la de lado e optar por comprar uma nova, se fosse eu fazia um orçamento de quanto iria gastar para fazer a alteração e decidia, porque como refere o grfmartins vais gastar umbom guito para a coisa ficar em condições.
 

edununo

Well-Known Member
Se queres aproveitar o que tens podes colocar uma transmissão 2x10 e em vez de inventares em conversões para 650b, compras umas boas rodas 26 e uns bons pneus.
No olx encontras bons negócios em rodas 26.
 

Geezer

Member
Boas, a minha opniao é esta:

Se queres manter a bike eu ficava com as rodas 26 (comprava novas e boas de preferencia como disse o edununo) e trocavas a transmissão 2x10 ou 3x10 como te agrade mais.

Se realmente queres escolher 650b aka 27'5 ou ate 29 comprava uma bicicleta nova dentro das tuas possibilidades.

Isto tudo porque?

Os quadros das bicicletas sao feitos com um propósito e dentro desse propósito há certas distancias de certos componentes que tem que se ter em conta... especialmente o movimento pedaleiro em relação ao chao. O que iria acontecer com a passagem de um quadro 26 com rodas 26 para 650b é que esse mesmo movimento pedaleiro/ ponto mais baixo da bicicleta irá subir, consequentemente a bike fica mais instavel/nervosa.... outra coisa é que irás gastar dinheiro numa suspensao que irá alterar (mais uma vez) a geometria da bike ficando com a frente algo mais alta e podendo isso vir dar mais problemas de instabilidade de condução...

Tudo se resume a pequenos mas importantes factores... Dinheiro disponivel para gastar e no uso que queres dar a bike...

Se queres mais aventura, ou tens intensao de ir mais alem e dar forte iria para a compra de uma nova...

se queres andar qualquer coisa melhor nas voltas de domingo fica com a troca de rodas e transmisao... esta é a minha opniao ou que eu faria...

Já agora se fores comprar bike nova tenta avaliar o tamanho da roda se pode ajudar ou nao... as diferenças nao sao abismais mas podem se notar consideravelmente...

27.5 - terrenos muito tecnicos, descidas com muitos "switchbacks" por exemplo "à lá enduro" por assim dizer...

29 - terrenos misto, viagens longas, menos tecnicos, sustentação de velocidade e mais conforto... nao que 27.5 nao seja confortavel mas é qualquer coisa menos... e nao que 29 nao de para fazer switchbacks mas tem que ser mais lento ou entao ter uma técnica mais apurada...

my 2 cents ^^
 
M

Mrjoseph

Guest
OK fiquei com a opção de manter o tamanho das rodas só vou mudar a transmissão, adquiri umas rodas 26 novas para mudar a cassete que trás para a melhor possibilidade.
 
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