upgrade para XT 9v ou nova transmissão 2/3x10

Tenho uma dúvida que me anda a consumir o pensamento há já algum tempo e gostava de ouvir algumas opiniões para tentar decidir o que fazer. Tenho neste momento uma transmissão 3x9 composta pelos seguintes componentes:

shifters: 3x9 Deore LX SL-M570 (antigos)
desv. frente: Deore FD-M590-10 3v/10v
desv. trás Deore RD-M592 9v Shadow
Pedaleira: FC-M522 G-X Chainring 24-AE KI2
Cassete: 9v CS-HG30-9 11-34T HYPERGLIDE

Quanto aos travões tenho uns SLX M675 i-Spec-B, explico mais abaixo o porquê de referir os travões.

Neste momento o que mais me incomoda na bike são os shifters, são duros, por vezes imprecisos nas últimas mudanças e ainda têm a desvantagem de não serem 2-way release nem i-Spec-B, por isso tenho vindo a pensar em mudar para uns melhores e que me permita adoptar uma posição das mãos mais confortável. Uma coisa que me tira do sério é por exemplo, por vezes ao travar a frente tenho dificuldade em baixar de prato na pedaleira, tenho de aliviar o travão para baixar ao mesmo tempo, isto porque o dedo não passa entre o travão e o shifter :mad:. Devido a estes dois problemazitos queria uns shifters que fossem 2-way release para não ter o problema das mudanças e de preferência i-spec-B para apertarem aos travões e com isso ter o guiador mais limpo.

Agora o que já vi online:
69,90€ -> XT Rapidfire SL-M770 3x9 (2-Way Release mas não são i-spec)
ou
44,90€ -> SLX Rapidfire PLUS SL-M670-B I-Spec 2/3x10-speed (2-Way Release , i-spec-B e multi-release)
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A questão é, avanço para 10v o que me obriga a mudar cassete, corrente e desviador tras. ou mantenho-me nas 9v?

O investimento no upgrade para 10v ainda é considerável para mim, pois online já com portes ficaria em cerca de 120€ (corrente CN-HG54, desv. Deore RD-M610 SGS, shifters SLX SL-M670-B I-Spec e cassete CS-HG62-10 11-34 ou 36) mas como não sou muito habilidoso nas afinações preferia em loja o que provavelmente aumenta o valor para perto dos 200€ (suponho, ainda estou à espera que a loja onde costumo ir me diga os preços :s).

Por outro lado tenho uma barulho ao pedalar que julgo ser a pedaleira a dar as últimas e por isso imagino para um futuro próximo a mudança da mesma e já poderia colocar uma de 2 pratos com as 10v e mudando para uma cassete 11-36. Ultimamente pouco uso a avozinha e quando uso é por preguiça ou por facilitismo acho que me safava bem com apenas 2 pratos.
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Agradeço a vossa opinião e desculpem o testamento.
 

Giantfreerider

New Member
Se puderes, aguenta e "acaba" com a corrente e cassete que tens.
Depois fazes o upgrade para 10v ou mesmo 11v, uma vez que o material de 9v cada vez é mais raro e mais caro que o de 10v, por exemplo.

Quando mudares, principalmente os shifters, opta pelos XT! Existe uma grande diferença entre os SLX e os XT, sendo os XT bem melhores (mais precisos e com um feeling bem melhor).
 
Giantfreerider, obrigado pela resposta, é uma hipótese a considerar e que faz sentido. Uso duas correntes que vou rodando e pelas contas devem ter cerca de 1500/2000km cada uma, a cassete deve estar também com algum desgaste, se calhar espero até ao final do ano ou se entretanto alguma coisa for a vida vou substituindo.
Não devo ir para 11v uma vez que os shifters 11v penso serem ispec-II e são incompatíveis com os meus travões atuais. Resta-me apenas ir para 10v para ter um conjunto mais "harmonioso".
Quanto aos preços também tenho ideia que os 10v deverão ser a opção mais enonómica atualmente (online), se bem que em loja física avisaram-me logo que 10v é mais caro que 9v :confused:

Achas que metendo os shifters XT e desviador Deore não há problema ou cria-se um fosso muito grande em que a performance dos XT vai ser prejudica pelo desviador?
 

Giantfreerider

New Member
Da minha experiência, qualquer desviador frontal desde deore a XTR funciona bem e com performance muito semelhante.
Em desviadores traseiros idem, o que varia mais é o peso.

Já nos manipulos a conversa muda...deore e SLX são muito semelhantes em funcionamento (funciona mas não impressiona).
Já os XT e XTR são muito semelhantes em funcionamento e são superiores aos Deore e SLX...nota-se muito na performance do conjunto.

Para mim, ficas com o sistema bom e preciso se tiveres um desviador forntal deore (já tive STX e inferiores e nunca tive problemas), um desviador traseiro também deore ou até SLX e uns manipulos XT (tudo acompanhado de uns bons cabos e bichas).

Na cassete, varia mais é o peso....em performance as cassete deore a XT são semelhantes (XTR nunca tive...para mim não compensa dado o valor elevado).

Se vires online, peças de 9v já são mais raras e mais caras.

Quanto à compatibilidade com os teus travões, não estou muito dentro do assunto uma vez que tenho travões e manipulos com apertos independentes (travões e manipulos XT do modelo de 2008).
 

demorider

Active Member
Na minha modesta opinião uma vez que a pedaleira parece não estar no seu melhor estado tentava aguentar essa transmissão e quando muda-se tentava ir para as 11v..

Actualmente um conjunto completo XT m8000 de 11v custa 450€ numa loja alemã (componentes bicicleta em inglês), inclui pedaleira com pratos e movimento pedaleira, desviadores dianteiro e traseiro, shifters, k7 e corrente.. Passando o factor novidade acredito que o preço baixe mais um bocado.. Quanto ao shifters tens as 3 opções, com braçadeira para prender ao guiador, i-spec II e i-spec B..

No caso de impossibilidade das 11v e uma vez que essa transmissão já leva uns bons km e mais tarde ou mais cedo terás de meter também k7 e corrente acho que mais valia optar pelas 10v..
 

tinric

Super Moderador
Na minha opinião... e digo-to pois passei uma transmissão de 9v para 10v apenas para poder usar em 1x10, senão ainda estava em 9v...

Cassete XT 9v=40€, 10v=41€ (não é por aí)
Corrente Sram 971 ou XT 9v, boa relação qualidade preço 13€ (10v = 18 a 22€) peça de maior desgaste e substituição


Manipulos XT 10 ou 9 v o preço é mais ou menos o mesmo... e como já foi dito é o que manda mais na transmissão toda... (além da afinação e não desgaste dos componentes, obviamente) ... a sacrificar alguma coisa, nunca seria nos manipulos , vai para os XT, sejam 9 ou 10v.

http://wwwPONTOprobikeshopPONTOpt/s...reito-rapid-fire-plus-xt-9v-sl-m77/83997.html 40€
http://wwwPONTOprobikeshopPONTOpt/s...o-rapid-fire-plus-xt-triplo-sl-m77/89550.html 37€

60€ = portes free

(na probike, a cassete custa +2 eur que na BD por exemplo e a corrente mais 1, mas depois poupas 6€ em portes... dá 3€ a menos)

e com isto 77 nos manipulos, 42 na cassete e 14 na corrente = 133€ ... a cassete podes poupar 7€ metendo SLX que não se nota diferença.

Para meteres igual em 10v terias que juntar aqui o preço do desviador de trás = 38€ (um SLX) (nesta mesma loja) ... ou seja... simples... 9 ou 10v falamos de uma diferença de uns 40€ para o desviador... o resto não é por aí...

Se for aos poucos, diria para manteres 9... se queres investir logo tudo... mete 10, mas não ganhas "nada" com isso... como também não perdes e parece ser este o caminho a seguir (ou que nos "obrigam" a seguir)... Resumindo e concluindo... a ser tudo de uma vez... ou aos poucos, desde já até ter tudo...10 seria...
 
Agradeço ambas as opiniões. Provavelmente vou apostar nas 10v uma vez que as 11v ainda ficam bastante caras e o preço ainda deve demorar algum tempo a baixar para valores mais aceitáveis e até porque em compras online na loja referida com cento e poucos euros "faço a festa". Apostar nas 11v é um investimento muito puxado para a minha carteira, infelizmente :D Estava a pensar em gastar no máximo 200€ excluindo a pedaleira.
Não faço questão de ter o último modelo e neste caso estou a ponderar 10v apenas por começar a ser difícil encontrar componentes de 9v.

Em suma, quando tiver de mudar devo avançar para o seguinte conjunto:
desviador tras. Deore 10v
desviador frente Deore 3/10v (já tenho)
shifters XT Gear Shifters Set Rapidfire Plus SL-M780-B I-Spec 2/3x10-speed
cassete e corrente Deore

Falta agora decidir a pedaleira, se tiver de mudar já talvez opte por uma apenas de dois pratos (pelo que li deve dar para limitar o shifter com os limitadores do desviador), mas isso é outra guerra :D vou ver melhor e analisar as vantagens e desvantagens
 
tinric, faz agora em julho um ano que meti os dois desviadores de 9v novos porque tinha um alivio e um acera e tinha como objetivo mínimo equipar a bike com deore ou superir, mas sou da tua opinião em manter uma vez que não se ganha nem se perde, no entanto já se torna complicado arranjar stock de 9v. Prefiro se calhar investir agora nas 10v porque parto do principio que durante meia dúzia de anos seja fácil arranjar componentes para isso... do que, comprar agora os shifters 9v e chegar ao ano que vem e não haver cassetes ou correntes de 9v disponíveis ou a preços normais.
 

Giantfreerider

New Member
Já agora...que sintomas tem a pedaleira?
Podem ser os rolamentos a necessitar de serem substituidos ou apenas limpos e lubrificados! ;)
 
a pedaleira faz um ruído tipo a arranhar plástico com metal (nhaca nhaca ahahahah) e uns estalidos ao pedalar ... faz tanto em pé como sentado (não deve ser o espigão), já mudei o eixo pedaleiro em casa convencido que estava estragado e posteriormente levei a uma loja onde costumo ir em que supostamente mudaram a massa tanto na pedaleira como na caixa de direção, etc... mas o barulho manteve-se. A meu ver será mesmo a pedaleira, os pedais são uns m520... eu sou pesado, cerca de 100kg, portanto não me admira mesmo nada que seja a pedaleira. Já foi comprada em 2013 e deve ter cerca de 5000km pelos meus registos :D
Até fico admirado como um gajo como eu, que era do mais sedentário que existe, que só via o computador à frente fazer atualmente 2000 kms ao ano sentado numa bike a puxar pelas pernas!!! Para muitos de vocês poderá ser pouco, mas para mim comparado ao que era!!!! Este é o único desporto pelo qual não me importo de acordar às 6 da matina, levar com chuva na cabeça e de chegar a casa cheio de lama, cansado de língua de fora e no final ainda lavar e preparar a bike para o dia a seguir :yeah:
 

Giantfreerider

New Member
Dado que dizes que faz barulho tanto sentado como em pé, dizes que já trocaste o eixo pedaleiro...resta verificar o aperto dos copos do eixo pedaleiro e o aperto dos pedais à pedaleira! ;)
Há casos em que se mete teflon nas roscas, apertasse bem e deixa de fazer barulho.
 

luistdi

Member
Telmosousa, deixo-te a minha experiência que foi bastante parecida com a tua.

Tinha um setup 3x9 com manipulos Sram X5, Desviador trás Sram X7, Desviador frente Deore, Cassete Sram PG-990 11x32, Corrente KMC X9-SL e pedaleira SLX FC-660 3x9. Estava contente com este setup, mas sabia que se passasse para 2x10 pouparia umas boas gramas, acabava com a "sobre-posição" de mudanças e ainda podia melhorar a performance a subir.

Entretanto, coloquei travões SLX de 2014 (i-Spec B) e fiquei exactamente na situação que estás agora: mudar ou não para 10 velocidades? Passar para 2x10?

Acabei por mudar para 2x10 e digo-te que estou muito contente com a mudança.

Coloquei a seguinte combinação:

- Corrente: KMC X10-93 - optei pela KMC porque gosto da qualidade das correntes desta marca

- Cassete: Deore XT - optei pela XT porque tem um maior número de carretos abrangidos pela aranha de aluminio e isso reduz muito o desgaste do cepo de alumínio das minhas jantes

- Pedaleira: SLX 2014 2x10 38-24 - já estava contente com o anterior pedaleiro SLX, aliado à estética do SLX de 2014, foi a escolha "imediata"

- Desviador Frente: SLX 2014 - como já disseram anteriormente, o desviador da frente, tirando o peso claro, não faz diferença uns dos outros

- Desviador trás: SLX 2014 Shadow - muito bom! o funcionamento é preciso e é muito robusto (não me lembro de necessitar de fazer afinações desde que foi montado). Não preciso de mais, acho que serve perfeitamente para a utilização que faço

- Manípulos: SLX 2014 i-Spec - ao contrário do que já disseram, para mim os manípulos SLX e XT não têm uma diferença que justifique a diferença de preço. Antes de avançar com a compra, experientei os Deore XT e ok os manipulos são em alumínio e têm um tacto diferente. Mas para ser sincero, quando estás a andar estás distraído com outras coisas e nem dás por conta essa diferença no tecto. Claro que esta é a minha opinião, mas acho que não se justifica dar (em média) mais 50% pelos XT. Depois, a montagem em i-Spec para mim melhora bastante a ergonomia: tens tudo mais concentrado num sítio e isso facilita o manuseamento das mudanças e travões

No total, acabei por gastar 140€ (fui comprando online quando encontrava promoções etc...) sendo que uma parte do material antigo (outro ainda vou colocar à venda) consegui vender e realizar algum dinheiro

Em termos de performance do conjunto, consegui ficar com uma transmissão mais "leve" (cassete 36 e prato 24), e sem sobre-posição de mudanças. Em termos de peso, não sei precisar quantas gramas poupei pois fiz outras alterações aquando a montagem do material. No entanto, acho que o mais importante foi sentir a bike diferente e mais eficaz, principalmente, a subir ;)
 
Giantfreerider, obrigado pela dica do teflon! Tenho disso por casa tenho de ver se consigo desenrascar-me se não que aguente até ao final de agosto/setembro :p

luistdi, a minha situação é realmente muito semelhante à tua... por um lado estou satisfeito com a relação de 9v, mas por outro lado há a questão de se tornar cada vez mais caro e difícil encontrar peças e também a questão da compatibilidade entre componentes (travões/manípulos). Agradeço a partilha da experiência.

Vou aproveitar este verão para ver se o desgaste se acentua de forma a ser necessário trocar cassete, correntes e quem sabe pratos de pedaleira. Se isso se verificar então vou avançar com as mudanças!

Vou analisar bem as promoções online e vou tentar passar em algumas lojas físicas para saber os preços.

Vou ter em conta todas as opiniões, até lá vamos a ver nem que vá comprando aqui e acolá componente a componente e depois monte tudo! o Pior é mesmo não haver compatibilidade entre 10v e 9v se não dava para ir migrando aos poucos!

Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas!
 
Boas pessoal, venho trazer novidades!!!

Na loja onde costumo ir não me deram preços nem para 9v nem para 10v, mesmo após pedir pessoalmente e posteriormente no facebook! Apenas responderam que já era difícil arranjar manípulos de 9v, e que tinham de ver os preços para 10v... bla bla bla... Certo é que nem para 10v deram orçamento!!! :mad:

Visitei uma loja perto de casa, onde apenas tinha ido um par de vezes comprar alguns acessórios e um eixo para a pedaleira. Deram-me orçamento de 140€ com os componentes 10v tal como queria, na altura não perguntei se incluía a montagem. Fui para casa pensar no assunto e já no dia seguinte não resisti e liguei para a loja para marcar para a semana seguinte. Liguei sexta feira a marcar e na terça já tinham chegado os componentes portanto fui deixar a bike.:eek:

Quinta feira fui buscar e quando fui a pagar nem mais um tostão me levou da montagem foi o valor que já me tinha dado. Já em casa testei a máquina e só tenho uma palavra, IMPECÁVEL!!! As mudanças são precisas, as trocas muito leves e os manípulos respondem de uma forma incrível.

Comparando com as dicas que me foram dando, não fui para XT porque já deveriam ser mais caros e porque em tempos experimentei uns manípulos Alivio 3x9 de um colega comprados no ano passado e o funcionamento era totalmente diferente (para melhor) em relação aos meus LX, portanto os SLX já deveriam superar em muito as minhas expectativas ao serem ainda melhores que os Alivio.

Conclusão gastei apenas mais 20€ não tendo de me preocupar com a montagem nem com a procura online ou a compra de componentes aquando das promoções.
Quanto aos barulhos na pedaleira eram apenas os pratos do meio e a talega que estavam mal apertados, pelos vistos não tenho força suficiente para apertar pratos:fpalm:

Testei ontem no terreno e a trocar de velocidades apenas me enganei uma vez nos manípulos, numa subida mais técnica em que me atrapalhei um pouco é que lá fui com o dedo puxar o manípulo em vez de o empurrar.

Quanto à mudança de 9v para 10v, noto que as mudanças são mais suaves, talvez devido ao espaçamento entre carretos de resto não notei ainda nenhuma diferença significativa uma vez que a cassete é na mesma 11-34. No meu caso não vejo necessidade de usar cassete, corrente ou desviadores superior a Deore uma vez que são peças de desgaste ou muito susceptíveis a estragos portanto a troca torna-se mais leve para a carteira :) Possivelmente irei mais tarde passar de 3 para 2 pratos, possivelmente retirando o 3º prato e colocando um de 38 dentes no lugar do meio, a ver vamos no futuro.

Obrigado a todos pelas sugestões, o vosso apoio foi sem dúvida uma ajuda enorme!
 
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