Upgrade na Cannondale F5 ?

Enófilo

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Boa noite a todos,


É a primeira vez que participo no Forum BTT e sou um novato na prática do BTT.

Em finais dos anos 80, principio dos anos 90 inicei a pratica do BTT com uma bike de hipermercado e era dos poucos na altura, eu mais um amigo, a pedalar aos fins de semana quer fizesse chuva ou sol. Depois por várias razões deixei a bike até ao ano de 2008.

Felizmente na minha área de residência, perto de Lisboa, tenho excelentes condições para a prática do BTT e recomecei a praticar esta excelente modalidade, por isso em Abril de 2008 comprei uma Cannondale F5 para pedalar aos domingos.

O bichinho pela modalidade está a crescer, e as exigências também. São os passeios, as viagens... e não sei se faça um upgrade na minha bike (suspenção Fox 32 F100, transmissão XT, etc...) ou se compre uma nova (ex: Cannondale F1). De referir ainda que não tenho intenções de me desfazer desta bike.

Será que vale a pena investir no upgrade da F5 ? É a F1 indicada para passeios e viagens (2 ou mais dias) ?


Grato pela vossa colaboração

SL
 
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Enófilo

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Caro "Brunaço"

Grato pela tua colaboração....A bike é mesmo igual à que está no link, de facto linda... Só ainda não sei se será o tamanho " M" ou "L" . A F5 que tenho é M, mas não sei se não teria sido melhor um L (meço 1,80m).

O meu dilema, é que não me quero desfazer da F5 pois gosto muito da bike (é preta) e não sei de valerá a pena investir numa suspensão melhor (veio com uma Rock Shox Dark2), transmissão, travões, etc...ou seja, praticamente o dinheiro de uma bike nova. Será que o quadro da F5 vale o investimento?

Vou brevemente a Fátima e pretendo continuar a fazer não só passeios como algumas viagens, e se o quadro da bike justificar investimento comprava já a suspensão da Fox 32-F100 (ao que me dizem é boa) e a F1 via depois com mais calma, até porque só sei onde há uma "M".

Aos conhecedores do assunto, invisto na F5 (porque o quadro merece ?...) e compro a F1, ou deixo-me estar quieto (esta bike da para dar uma voltinhas...) e compro na mesma a F1?

Respondendo ao "nadix", eu pedalo aos domingos habitualmente pela zona de Belas, Carregueira e Belas Clube de Campo. Por vezes também em Sintra e Monsanto. Quando vou de fim de semana para fora levo a F5, já faz parte da "família"....

Um abraço aos dois.

SL
 

Masil_93

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Acho que se gostas da actual bike, deve investir nela visto que o quadro tem bastante qualidade. Acho que o dinheiro que gastas na outra dava pa por essa bastante boa e ainda sobrava dinheiro. Claro que se comprares a nova F1 ficas muito bem servido porque é mesmo grande máquina e muito bonita.
 

Brunaço

Member
Na minha opinião se pensas em fazer os upgrade todos de uma vez e para componentes perto de topo de gama, penso que o teu orçamento para upgrades deve rondar os 1500€ ?!?!? uma vez que queres trocar suspensão, transmissão, travões, etc, eu por esse valor ia para a F1.
Se os componentes que pensas fazer upgrade é para serem adquiridos aos poucos se calhar optava pelo upgrade porque vais ficar no fim com uma grande máquina na mesma e sem fazer um grande rombo no orçamento...

Deixo-te aqui o tópico de uma F6 que tem sido alvo de algumas alterações, questiona o autor do mesmo se os upgrades tem valido a pena, ele concerteza vai te dar uma resposta mais experiente e sensata... http://www.forumbtt.net/showthread.php/15828-Cannondale-F6-2008-a-la-carte-!
 
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Enófilo

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Caro Brunaço

Grato pela tua colaboração, sem dúvida que me ajudaste, e não andas longe dos valores €....

Já decidi que vou fazer o upgrade na F5. A F1 já foi fazer a felicidade de outro...e mais tarde e com mais calma logo decido se compro outra bike. Melhoro esta e irei com ela em Junho fazer Lisboa-Fátima e ficarei com ela para sempre.

O link que me sugeriste foi optimo até porque o autor do tópico fez-me algumas sugestões que irão contribuir certamente para que fique uma grande Cannondale:

Suspensão: Fox 32-100 RLC ou Super Fatty Ultra DLR 80
Pedaleira: Shimano XT
Travões: Avid Elixir Fr Cr
Mudanças Fr: XT
Mudanças Tr: Xt ou Sram X-9 ou X0 com twisters x-0

Mais uma vez agradeço a tua colaboração, e de referir que este forum no meu caso, apesar da fraca praticipação no tópico cumpriu inteiramente o objectivo. Vale mais poucos mas bons....

Obrigado também ao Masil-93 pela participação e pela sua opinião.

Após a negociação e montagem logo vos direi como ficou a minha F5.

Cumprimentos

Enófilo
 

Brunaço

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Obrigado pela parte que me toca :D,

Depois já sabes só tens de abrir um tópico na área de Análises para documentares a evolução da tua menina, era interessante ver isso, com fotos do antes e o depois...

Abraço
 

Vuck Roger

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Caro Enófilo,

sendo proprietário de uma F5 (a minha tem travões V-Brake Magura hidraúlicos, por opção própria!) e tendo sido proprietário de uma Caffeine F1 (antes das Flash existirem) acho que fazes bem em experimentar uns upgrades à F5 antes de te balançares noutra bike.

Eu adoro a F5, que uso para as minhas viagens mais longas (já fui a África c/ um BOB Trailer agarrado), e gosto muito do conforto da burra. A Flash é um caso sério de bike... por isso, e como não gostas de suspensão total ( eu de mmento ando com uma Taurine, depois da minha Rush Carbon Si2 ter entregue a sua alminha ao criador...) acho que antes de gastares dinheiro deves experimentar "mexer" nalguns componentes.

Acima de tudo, quem tem Cannondale, nunca mais quer outra coisa. Devias era experimentar uma suspensão Fatty, ias ver a diferença que era! Mesmo com 80 mm de curso é do melhor e não envergonha ninguém! Sugiro que troques a transmissão por uma SRAM X.0, se tiveres essa possibilidade. Vais ver o que é marchar!!!!

Abraços e se precisares de ajuda a gastar o €, manda brasa!
 

Enófilo

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Caros companheiros,

Após algumas alterações adjudiquei em definitivo o seguinte material.


Suspensão:Super Fatty Ultra DLR 80
Pedaleira: Shimano XT
Travões: Avid Elixir Fr Cr
Mudanças Fr-Shimano XT
Mudanças TR-:Sram X-0
Manipulos: SramX-0 Trigger


Grato pela colaboração

Enófilo
 

Brunaço

Member
Vai ficar um máquinão... Depois não te esqueças das fotos, o pessoal agradece ;)
Ou então um tópico mais detalhado nas análises...
 

Enófilo

New Member
Caros companheiros,

Sem dúvida que fiquei com um maquinão....

Fiz no fim de semana passado a minha peregrinação a Fátima, e fiquei impressionado com o comportamento da minha "F5" (com alforges), a forma como se agarra ao chão e a precisão das mudanças deixaram-me completamente satisfeito e rendido a minha opção.

Ainda não pedalei sem alforges, certamente será ainda melhor.

Com este upgrade tirei-lhe 2 Kg, pesa neste momento 12,1 Kg.

Próximo passo será as rodas


Boas pedaladas

Enófilo
 

Enófilo

New Member
Finalmente tenho a F5 pronta. Demorei 3 meses a fazer o último upgrade a esta bicicleta… apenas tenho um comentário: que mal se trabalha (importadores) no mundo do BTT em Portugal.

Não fiz o que inicialmente estava previsto, pois nos importadores não há material, por uma ou por outra razão, o que é certo é que não consegui o volante e espigão em carbono da “Ritchey” (1ªopção) e da FSA (2ª opção).

Fartei-me de esperar e quando vim de férias tratei do assunto, optei pelo volante da “Ritchey” em carbono unidireccional que já estava montado desde Maio, e escolhi o espigão em alumínio da Thompson. Sinceramente acho que vou ficar muito bem servido: mais barato e mais resistência.

Os restantes componentes foram, rodas, selim e punhos.

2ª Upgrade:
Rodas: Mavic Crossmax ST
Guiador: Ritchey WCS Carbono/Recto (unidireccional)
Selim: S. Itália Flite Carbono
Punhos: Esigrips Chinky
Espigão: Thompson Elite 31.6x410 mm
Peso Total: 10,6 Kg

Ainda não tive oportunidade de a experimentar mas acho que deve estar um canhão. De origem já so resta o quadro...com os € que já gastei, podia ter uma máquina diferente, mas esta "víúva negra", que foi a primeira das duas que tenho (a outra é uma Rush), é sem dúvida uma grande paixão.

Abç

SL















 
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Enófilo

New Member
Este domingo tornei a pedalar com a minha F5, agora melhorada, e com uma performance totalmente diferente. Nunca pensei que umas rodas e um volante fizessem tanta diferença. O que mais admirei foi a correcção de trajectória que consegui fazer nas subidas mais técnicas, o que mais estranhei foi a nova posição de condução nesta bicicleta. Provavelmente terei que colocar um avanço igual ao que tenho na Rush (talvez um 1 cm mais comprido). De resto nada a dizer, é de facto uma máquina que quer outro ritmo.





SL
 

Enófilo

New Member
Apesar de nestas últimas duas semanas ter andado com muitas dores nas costas, e ontem ter ido para uma vindima, hoje fui pedalar. Optei por pedalar sozinho aqui à porta de casa e senti-me bem. Felizmente a pedalar e a vindimar as costas não doeram.

Hoje levei a F5 e fiquei deslumbrado com a volta que fiz. Impus o ritmo que quis em trilhos que bem conheço, e pude testar esta “nova” F5, que de origem só tem o quadro. Fiz 15 km, sendo que 75% do percurso foi em subidas longas. Uma hora e meia depois estava a tirar-lhe o pó.

Não tenho conhecimentos técnicos para descrever correctamente a diferença de comportamento da bicicleta, mas uma coisa sei, não tem nada a ver com o passado. Como é possível umas rodas e um volante recto provocarem tanta mudança na performance de uma bicicleta!

A maior diferença é sem dúvida nas subidas, já na volta anterior tinha sentido o mesmo, mas hoje ao pedalar em trilhos caseiros, confirmei que torna-se mais fácil e rápido trepar. Está muito ágil, nervosa e pela primeira vez senti o que é uma máquina de XC. Haja pernas e mãos porque não deixa ninguém ficar mal.

Durante a volta, pensei: como será o comportamento desta F5 com uma “Lefty”?



Até pedalar
SL
 
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