Univega Alpina HT-550

fabio viana

Well-Known Member
Boas ficam aqui os últimos upgrades que a "maquina" sofreu:

Pneu traseiro: Panaracer Soar 2.10 570gr
Guia de corrente: Funn Zippa XC
Corrente: Sram PC 830

Próximas mod's:
Espaçadores: KCNC Vermelho
Caixa de direção: FSA Orbit MX
Tampas de guiador: KCNC Vermelho

Fica aqui a foto depois dos últimos upgrades :)

2h55f5w.jpg
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Hoje andei de volta da bike e meti a Suntour raidon que tinha andado nesta bike a algum tempo, mas desta vez ela está com 140mm... e o que é certo é que apesar de ser uma HT "normal" a geometria da bike nem ficou mal o.0..

Que dizem continuo com a bike assim ou volto a Kona P2?

1cb6c.jpg
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Só para atualizar um pouco.

A bicicleta esta com as seguites mod's:

Suspensão com 120mm

Pedaleira com 1 prato de 30t com parafusos KCNC e guia de corrente Funn Zippa XC

E pouco mais :)

Próxima mod a longo prazo será a mudança de quadro, para algo dentro do XC/Trail provavelmente com quadro de suspensão total.


PS: E o rider também levou alguns upgrades :D

Capacete: B'twin 500 Branco
Meias: Decathlon Verde Florescente
Óculos: Arroyo Pack
Jersey: Berg Sub V2
Calções: Berg Classic
 
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fabio viana

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Bem podem encerrar o tópico :)

Vou avançar para uma 27.5 com rodas 26 ou então vou para um quadro e rodas 29.

Mais novidades na próxima semana :D mas posso adiantar que será uma coluer..
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Venho reactivar o tópico..

Depois de ter andado algum tempo com o quadro RCZ, decidi voltar para este por um simples motivo... A geometria...

Primeiro apesar de o quadro(RCZ) ser mais pequeno, tinha a testa mais baixa 1cm e era um pouco mais longo, o que provocava dores de costas..

Por isso fica aqui a lista de material da Univega:

Quadro: Univega Alpina HT 550 t-M
Suspensão: Suntour Raidon X1 120mm
Rodas: Mavic Crossride
Pneus: Panaracer Soar 26*2.1(tr) Specialized Resolution 26*2.0(fr)
Discos: Shimano XT RT81 Icetech centerlock
Travões: Shimano M396
Desviador Traseiro: Sram XO BlackBox
Desviador Frontal: Shimano SIS
Manipulos: Sram XO
Corrente: Sram PC-951
Cassete: Shimano HG-400 11-32
Pedaleira: Shimano Deore FC-M612 22-30-40
Espigão: Funn Crossfire 30.9*400mm
Aperto do Espigão: Pro
Selim: Berg Vertex
Avanço: Funn Stryge 70mm
Guiador: Funn Flame 710mm
Espaçadores: KCNC Ocos em Preto
Tampa da caixa de direcção: KCNC em Vermelho
Punhos: MSC
Tampas do Guiador: KCNC em Vermelho
Caixa de Direção: Cane Creek Ten
Pedais: Shimano PD-M520

Amanha ponho fotos, porque ainda falta receber os discos e a corrente.

Cumps :yeah:
 
Boas, gosto muito desta montagem neste quadro Univega. Fica mais fixe do que no RCZ.
Só um conselho, por experiência própria, é mais seguro usar os apertos das rodas fechados para trás. Aí à cerca de 2 anos depois de levar uma pancada de um pau, o meu da frente abriu e só me apercebi quando travei um pouco mais forte e a roda começou a vibrar... por sorte ia devagar, se fosse a descer, era meio dia a apanhar dentes!! lol!
Cumps
 

moshinho

Super Moderador
Em relação ao aperto penso que se deve usar para cima. Pois se for para trás, alguém pode bater e abrir. E se for para a frente, vice-versa.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas ;)

Eu também prefiro a montagem neste quadro, agora em relação aos apertos, foi um pormenor que me tinha esquecido.. Porque antes de ter o RCZ eu usava os apertos virados para trás, por isso vou voltar a fazê-lo.

Agora só falta um selim em condições porque este já deu o que tinha a dar :p

Entretanto fica uma foto da volta de hoje :)

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Cumps :yeah:
 

edununo

Well-Known Member
Esse selim está muito à frente e muito inclinado para baixo. Dá ideia que anda com o selim muito alto.
Mesmo com um avanço tão curto precisas do selim tão deslocado para a frente?
 
Sim o bikefit para quem passa muitos km em cima de uma bike.No ato da compra devriamos ter logo acesso a um bikefit para a bike ficar no ponto!
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Sim um bikefit seria o mais correto, mas ao longo do tempo tenho experimentado varias medidas de avanços, diferentes tipos de guiadores e de espigões e agora tenho uma boa posição em cima da bicicleta, bem confortável e que me permite andar muitos KM's sem dores.

De vez em quando é que experimento outros guiadores para ver como me sinto e pela minha experiencia sei que não posso usar guiadores retos nem avanços invertidos devido aos ombros ficarem um pouco sobrecarregados com o passar dos km's.

Por isso o setup que eu uso a maioria do tempo é este:

Guiador: Truvativ Hussefelt 700mm com rise de 20mm
Avanço: Funn Stryge 70mm com 7º de inclinação

Com estes dois componentes consigo ter uma boa posição em cima da bicicleta(pelo menos neste quadro).

Fica aqui umas fotos com a bicicleta já bem ajustada, para muitos km's :)

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SeteGu

Active Member
Está porreira a bike! A minha única dúvida é se esse espigão não está demasiado para cima, ou seja, se o quadro não será um pouco pequeno... mas talvez até nem seja.

A suspa com 120mm novamente. Pensava que te tinhas rendido aos 80mm. Na minha opinião, depois de já ter experimentado a Epicon com 140mm diria que a suspensão foi feita para essa medida. Parece-me muito melhor do que com 100mm: mais sensível (menos pressão) e não esgota tão facilmente. Mas ainda irá ter vários testes pela frente.

Boas pedaladas!
 
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