29er Twenty.....NINER Air 9 Carbon -- SUB 9kgs com Lefty 88+

nogueira.nuno

Active Member
Hahaha

Se me dissesses o que disseste hoje a tarde Filipe durante a volta tinha-te chamado nomes :)

Passo a explicar, sim Nuno, um 2 X 10 é, continua e será excelente, este 1 X 11 hoje a andar a serio deu-me agua pelas barbas!
Parecia a primeira vez que andei de 29", rebentei logo na primeira hora porque a sensação é nova e ao contrario de sentir-me a andar mais a quando da 29" neste 1 X 11 parecia que ia era devagar e a fazer uma aula de Spinning!!

Sim, a forma ultimamente tem estado baixa mas como sempre não gosto de andar devagar e daí com o novo grupo reparei logo que a cadencia era superior ou então reduzindo-a metendo outra mudança o esforço aumentava-me a pulsação!

Tive mesmo que me adaptar( acho que ainda vai demorar um pouco mais ) á cadencia/velocidade/esforço, claro, muitos de vos dizem que é assim em todos os grupos, sim verdade, mas há que lembrar que 20 velocidades para 11 há diferenca e neste caso um salto maior entre elas e dai eu dizer o que digo.

Porque vamos a subir numa picada e vamos a ver que ainda há mais a subir e para tentar poupar o corpo claro que se deve meter uma abaixo, neste caso senti que acaba por ser um pouco leve demais a não ser que se comece a pedalar numa cadencia muito superior que quando do uso do 2 X 10!
Sim, devido á pouca forma e assim o espero em algumas zonas senti a falta do prato 26 para poupar um pouco mais mas neste caso é sempre é a puxar e é como eu digo numa 29, se embalada e com a cadencia/velocidade certinha a subir é 5 estrelas senão a marreta daqui a nada começa-se a sentir :)


Como já me tinham dito o XX1 é um grupo para quem gosta de andar depressa e sim tem de estar em boa forma para poder usufruir melhor do mesmo senão como quando expliquei ou dei o exemplo se se meter uma abaixo vai-se é perder com isso.

Isto com velocidades baixas, a rolar em altas parece que se vai devagar devido á sensação passada da cadencia do 2 X 10 mas a olhar para o GPS a velocidade era boa e suficiente sem esgotar.

Se gosto, sim gostei mas preciso de mais tempo e algo mais que reparei e estava a esquecer, para quem quer usufruir mais do XX1 em XCO por exemplo ou circuitos em que se precisa obrigatoriamente de estar sempre a trocar mudança acho que um Shifter é ideal ou superior ao grip Shift a não ser que se tire o punho original.

Bem, foi uma explicação comprida e espero não complicada mas se tiveres duvidas ou poder explicar melhor a minha opinião digam ;)

Abraço

NN
 
quer dizer o trigger?Eu estou a pensar utilizar um sistema desses mas mais barato(Leonardi),estive a comparar os andamentos entre o xx1 e o leonardi+shimano e só fico a perder o 36 pk o resto ate é mais suave,xx1:10,12,14,16,18,21,24,28,32,36 e 42; leonardi+shimano xt: 11,13,15,17,19,21,24,29,35 e 42.Sai mais barato pk o preço da cassete mais o kit fica por metade do preço só da cassete xx1 sem falar que tenho de comprar um cubo próprio para a cassete xx1,sim podem dizer que pode-se comprar só o cepo mas nem todos os cubos tem essa opção e para quem vai fazer uma roda de raiz fico com essa roda empatada.E só chegar e montar se não gostar tiro todo outra vez e meto o normal 2x10.

Para mim acho um pouco cedo montar o xx1,ainda não se sabe a durabilidade da cassete,corrente pk é o que sofre mais,se a cassete for igual as antigas PG 990 em termos de duração ai sim é tipo pilhas duracel agora se for tipo manteiga os 300euros vão a vida rapido
 

emparlace

Member
Nuno isso está cada vez mais máquina!!
Ao vivo é mesmo de cortar a respiração, e com os pequenos ajustes que lhe vais incrementando é difícil ficar indiferente a fantástica bike que conseguiste com tempo e paciência montar!!!
 

nogueira.nuno

Active Member
Finalmente um Update ao Topico ;)


O Primeiro á Bike foi este, o Grip Shift em certas situações o andar a mexer a mao dentro e fora acabou por me chatear aqui no XX1





O segundo Update correu um pouco mal!
Esta é a nova aranha da Cannondale para os Hollowgram e nao sei o que estavam a pensar a fazer uma coisa destas!
Nao e porque o meu quadro nao e um Cannondale, testei o pedaleiro numa Cannondale 29er e acontece o mesmo, ou seja, esta aranha quando comparada com uma da Leonardi Racing mete o prato 4mm mais para dentro!!

Exemplo, um prato 34 XX1 na aranha Cannondale no meu quadro bate, com a aranha da Leonardi posso instalar um 38 XX1!!

OU seja acabei por ter que devolver a aranha!!







E finalmente umas fotos de hoje porque merecia ;)











De volta o mesmo Prato da Carbon Ti e mesmo assim ainda estou a pensar se as tantas compro outro igual e com a relacao maior.
Sim, nunca me saltou nenhuma vez, o segredo esta mesmo e na tensao da molda do desviador, OK, o prato pode ajudar mas…. ;)










;)
 

hrbc

New Member
Pessoalmente tenho acompanhado este tópico desde o inicio, e realmente não há palavras que possam descrever esta bicicleta.
Uma coisa é gastar dinheiro em bicicletas e componentes que acabam por se traduzir em nada, outra coisa é gastar dinheiro, para no que me diz respeito, fazer a melhor bicicleta que vi até hoje.
É realmente o expoente máximo de uma bicicleta, isto numa condição de evolução.
Os meus sinceros parabéns.
 

matz

Member
Só tenho a dizer isto: a bike é tão bonita, mas tão bonita, que até mete nojo! LOL

Mais uma vez parabéns, não me canso de ver este tópico.
 

red46

Member
Boas.

nogueira.nuno, essa bicicleta está cada vez melhor :cool:

Como se tem portado o eixo em Ti dos pedais desde a tua última opinião?

Cumprimentos
 

nogueira.nuno

Active Member
Boas pessoal,

Ainda bem que gostam e e sempre bom ouvir comentarios destes e positivos :yeah:


Acerca do peso esta neste momento com 8480gr ;)


Nao, estes aros tem uma porca especial por dentro







Acerca do Guiador ate me arrependi foi de o ter cortado, tem 680mm quando originalmente tem 700mm e com os que tenho visto por ai ja com 740mm este e de tudo pequeno :)


Acerca dos Eixos em Titanio dos XTR por acaso sempre que tenho problemas lembro-me de ti porque me perguntaste isso mesmo, acerca do Feedback, mas ate agora tem sido muito incerto, ora funcionam bem e sem problemas ou comeco a ouvir uns barulhos e sim, abro-os logo e re-lubrifrico.
Para te dizer neste momento ate lhes dei muito mais folga do que devem ter e ficam a rodar que nem uns loucos e parece estarem-se a aguentar muito mais por isso se este for mesmo o resultado/solucao eu depois confirmo-te ;)


Acerca de Updates o proximo sera mesmo so meter o prato 34, ou o da XX1 ou o Carbon Ti como este da foto na pagina anterior.
 

red46

Member
Boas.

nogueira.nuno, obrigado mais uma vez pela tua opinião. Vou esperar mais um tempo até ter novamente a tua opinião sobre a folga dos eixos. Não tenho muito "paciencia" para andar sempre a abrir os pedais.....

Cumprimentos
 

Polegar

Active Member
Com 32-10 e ando com água pelas barbas heheh. Estou como diz o FICaçador. Necessitas mesmo de um 34? è que com 32 consegues rolar até 45km/h numa 29. ainda ontem comprovei isso em estrada :D
 

nogueira.nuno

Active Member
Boas,

Mas Ficacador, tens 32 no prato mas que cassete tens, 34-11?
Ja nao me lembro se tens o XX1 mas la esta usando uma cassete com 42 da bem para meter 34 no prato da frente, agora com casste de 34-11 claro que 32 no prato acaba por ser mesmo uma obrigatoriadade.

O prato de 34T e para testar e ate agora vi que a velocidade maxima sem ir a matar-me nos 33T e 10 da cassete e por volta do que dizes Polegar, nao e pela questao da velocidade porque so dou essas velocidades constantes mais e tambem quando ja vou a caminho de casa mas no testar mesmo um degrau acima.
Sim, sei que agora abaixo de forma vai doer ainda mais mas quero ver a diferenca nas relacoes a usar e achar mesmo um ideal.

Sobre pratos tenho um Amigo que usa XX1 com prato 38T !
Ok, numa 26" :)



;)
 
Talvez uma simples folha de excel, algures já anteriormente partilhada por este FORUMBTT, ajudasse a esclarecer algumas dúvidas e interrogações sobre os andamentos. Eu tenho essa tabela, apenas não sei como a disponibilizar (postar) neste espaço.

E por experiência pessoal, os andamentos entre 26" e 29" têm de ser bem distintos, em todos os tipos de terreno...

Atualmente, e já com cerca de três meses de uso e abuso com XX1 numa 29", fico mesmo espantado como é que com apenas 32x10 é possível rolar bem pertinho dos 45km/h!

Depois, com o mesmo prato 32T e cassete a chegar aos 42T, é impossível não sentir mais dificuldades nas subidas mais exigentes, em comparação com uma desmultiplicação dita "normal" duma 26" com dois pratos...

Julgo que a grande explicação residirá na diferença de dentes da cassete (11x36 para 26" / 10x42 para 29") com o facto da alavancagem ser superior numa roda maior.

Ah! Parabéns pela montagem, cada vez mais surpreendente, bonita e sempre equilibrada na escolhas e bom gosto.

Cumprimentos,
 

LuisPita

New Member
Boas Nuno,

Mais uma vez, muitos parabéns pelo projeto! Sempre a inovar :D
Estou também a pensar passar para um setup 1x10, aplicando um General Lee!
No entanto olhando para este prato da Carbon Ti e mesmo outros disponíveis no mercado é se eles não terão tendência a empenar mais, principalmente em resultado de andamentos mais pesados. Notaste alguma coisa até agora?
A outra questão é se a corrente não salta do prato? Não é necessário aplicar uma guia semelhante às que se usam em freeride e down?
Obrigado!

Cumps.
Luís Pita
 
Top