[TUTORIAL] - Como calibrar correctamente os ficheiros .SID (Cartas Militares)

Un4s33n

New Member
Era mais no intuito de perceber do que dar trabalho :wink:

Pelo pouco que ainda consegui no ficheiro, é preciso mais do que fazer a regra de três simples e preencher as duas colunas mais à esquerda do *.map com a posição dos pixeis respectivos. Eu tentei assim e não consegui. Nunca me aparecem os pontos no CompeGps para o gravar novamente.

O resto está step by step simplesmente perfeito!!!

Boas pedaladas!
 

nfh

Member
Eu usei este método para calibrar as cartas SID e durante muito tempo usei as cartas num um programa para telemóvel. Funcionou sempre bem.

A regra de 3 simples serve apenas para permitir usar imagens de maior resolução. Ou seja, uma coordenada calculada para uma carta em formato GIF (resolução inferior) deve ser a mesma que numa carta em formato SID (maior resolução).
Se fizeres as contas pela regra de 3 simples vais ver que um determinado ponto está no mesmo local em ambas as cartas.
 

ARTILHEIRO

New Member
Viva

Agradecia a vossa ajuda para o seguinte:

Uso o Ozi no PDA com cartas GIf e correspondente MAP. No entanto não é nada prático estar a parar no meio do monte e puxar pelo PDA sempre que se fica na dúvida num cruzamento qualquer :cry:
Ando, por isso, com ideia de comprar um Garmin GPS eTrex Vista HCx mas não faço a menor ideia das funcionalidades que este equipamento pode dar, em particular, se dá para usar as cartas militares que uso no OZI quer directamente quer por qualquer conversão. Agradecia a vossa ajuda com um esclarecimento sobre esta matéria.

Obrigado.

Abraços.
Artilheiro
 
F

FernandoBarbosa

Guest
Cartas Militares, Fugawi e Palm

Duas questões:

- Relativamente à calibração de cartas militares no Fugawi 4.0 (e que veem acompanhadas de ficheiro .map), como faço para introduzir esta informação no Fugawi, sem ser introduzindo as coordenadas "à mão" como o programa pede?

- A carta militar (calibrada) quando é transferido para o Palm (T5) através do Fugawi fica completamente distorcida! Como se resolve isto

Obrigado
 
T

trekker

Guest
Re: [TUTORIAL] - Como calibrar correctamente os ficheiros .SID (Cartas Militares

boas,

tanto trabalho pa calibrar uns mapas, e quando tento descarregar 1 track p/ o GARMIN OREGON 400t, manda dar 1 curva (aparece 1 msg que só enviará p/ dispositivos MAGELLAN....)

Em consulta ao site oficial do OZIEXPLORER: "This is the official web page for the OziExplorer GPS Mapping Software which runs on your PC or laptop and will work with Garmin, Magellan, Lowrance, Eagle, Brunton/Silva and MLR GPS receivers for the upload/download of waypoints, routes and tracks and most brand of GPS receivers for real time tracking of GPS position (Moving Map)."

Oziexplorer, compatível ou não com os produtos GARMIN?

Obrgd pla ajuda,

boas pedaladas, e andanças!
 

Ftjacinto

Member
boas ppl!!
Eu calibro as minhas de uma forma diferente mas para isso preciso de umas pasta q existe n igeoe com as coordenadas de todos os vertices geodesicos, qq coisa como "ED50", Alguem tem q arranje??
obrigado
 

nfh

Member
Como tenho recebido bastantes solicitações via PM para actualizar este tópico (algumas das imagens não apareciam e o anexo de ficheiro Excel estava corrompido), encontrei um pedaço de tempo para o fazer hoje.
 

nfh

Member
Atendendo às imensas solicitações que me têm feito relativamente a cartas militares, esclareço que não posso enviar cartas a pedido. Procurem as cartas nos locais "alternativos", há muitas distribuições por aí disponíveis.
 

pmerencio

New Member
boas,

tenho as cartas de portugal em formato jpeg e os respectivos ficheiros .map, com o datum spain portugal 1950, mas quando elaboro um track no ozyexplorer e o exporto para o google earth aparace distanciado ai uns 300mts do track real e vice versa.
será que tenho de calibrar as cartas todas, uma a uma, como aqui explicam ou existe alguma opção mais pratica???

cumprimentos
 
Top