Tubeless UST

Fat

New Member
O sistema tubeless UST originais desenvolvidos pela Mavic e Michelin estão caindo em desuso?
 

Jepas

Super Moderador
Com o advento das conversões acho que sim. O sistema UST é mais robusto e seguro, mas é mais caro e mais pesado.
 

edununo

Well-Known Member
Há montes de marcas com pneus UST Tubeless nas gamas actuais. Desde a Maxxis, Schwalbe, IRC etc.....
Como o Jepas disse, e bem, com as conversões e com os chamados Tubeless Ready podem ter baixado as vendas.
Eu uso-os.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Os pneus UST são feitos de maneira a poderem ser montados tubeless sem líquido, o que os torna mais pesados. Como toda a gente acaba por utilizar líquido selante à mesma por causa dos furos, não vale a pena usar um pneu que é mais pesado desnecessariamente. Se ter um pneu mais robusto é uma prioridade, há sempre as versões com mais protecção dos pneus normais ou tubeless ready.
Na minha opinião esta recente designação de tubeless ready é só uma maneira que as marcas arranjaram para subir um pouquinho os preços sem alterar os pneus para compensar a quebra de vendas dos pneus UST, mas isso já é outra história.

Mas o sistema tubeless, em vez das câmaras de ar, vai sendo cada vez mais utilizado.
 

edununo

Well-Known Member
Há diferenças entre um Tubeless Ready e um normal kevlar que pode ser convertido. O Tub Ready tem um talão identico ao UST tubeless. A Schwalbe refere isso, a Rubena idem. Há uma zona de borracha estanque na zona do talão para evitar perdas de ar entre o aro e o pneu.

UST:




Tubeless Ready (Supra no caso da Rubena)



Kevlar normal.
 

edununo

Well-Known Member
Não é bem a mesma coisa. O pneu está melhor vedado e o risco de sair do aro também é menor.
 

Jepas

Super Moderador
Concordo plenamente com o edununo.

Apesar de já me ter acontecido o pneu UST sair do aro UST (numa curva apertada e com pressão insuficiente), acho que isso é ainda mais provável de acontecer em pneus "normais" convertidos.

Para mim a grande vantagem dos Tubeless Ready é precisamente esse reforço que existe no contacto entre o pneu e o aro. Nem toda a gente usa aros ZTR que têm um diâmetro ligeiramente superior ao normal para fixar melhor o pneu.
 

wawando

Member
Edununo e Jepas: nos diagramas que o edununo postou não é evidente que entre um Tubeless Ready e um Kevlar Normal haja diferença em termos de risco de sair do aro ser menor.
É provável que seja, mas não é evidente, uma vez que nos diagramas, o ust e o normal têm o "aramid reinforcement" com o mesmo diâmetro...
Será que a câmara ajuda a manter o pneu na jante? Ou até o empurra para fora?

Recentemente fiz a conversão de um Rocket Ron Evo sem ser tubeless ready e de um Raching Ralph tubeless ready e foi mais fácil selar o Ralph junto ao aro, claro, mas: foi mais fácil pôr o Ralph no aro (menos tensão) e a testar à mão con uns empurrões laterais, não notei diferença de torsão (sei que estes testes servem para pouco) .

Já testaram no terreno as duas combinações (tubeless ready vs normal ambos convertidos)? Se as minhas jantes não fossem novinhas arriscava fazer uns testes very low pressure no jardim, mas não tenho coragem :)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Os Meus Schwalbe Racing Ralph e Rocket Ron Evo (anteriores aos PaceStar tubeless ready) já foram mais que testados, nos mais variados terrenos deste país, montados tubeless em aros ZTR Olympic, e nunca falharam.
 

tonyV

New Member
Usei durante cerca de 2 anos um RR Evo convertido. Para além de dois burps nunca tive problemas, mas falhou na segunda troca de selante esta semana por estiramento (saltava do aro...mesmo com 2.5bar). Comprei agora um UST tubeless e não tem nada a ver, a começar na maior superfície de contacto com a lateral da jante (aliás tenho de comprar fita e válvula que não cabe com o rim strip da stan's) e na espessura da parede lateral.

Pesa mais, mas vendo bem um e outro e a maneira como encaixam na jante, não estou a ver aquilo a descolar ou saltar; dá outra segurança, nem que seja psicologica;)
 

klaser

Well-Known Member
Eu encho tanto o karma como o SM8 kevlar 60TPI com uma bomba de mão...aro ZTR alpine,pensei que fosse impossível mas dá...Penso porém que os tubeless ready são bem mais estanques que os kevlar (o que é muito natural),Isso sem líquido é claro,pq depois fica igual...Quanto a paredes mais reforçadas,não sei,depende de marca e pneu,sei que os meus kevlar normais são muito mais resistentes que por exemplo os hutchison cobra TR (aqueles com as laterais vermelhas) que cortam por tudo e por nada...
 

Rp_Impact

New Member
Boas...Eu também uso Schwalbe NN Evo2.25 Pacestar e RacingRalph evo Pacestar,mas actualmente estou com um problemazito,surgiram varios furinhos na lateral do pneu e o liquido não está a tomar muito bem conta do recado...Alguém sabe da existencia de alguma cola que se possa pincelar no interior para os eliminar! Não sei se estou a postar no sitio correcto!!!dsc...
 
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