Truque para evitar chupões (chainsuck) na escora junto ao prato maior?

ct1ehm

Member
Caros colegas, nesta voltinha que dei hoje, zero chainsucks, mas tive cuidado, não fiz cruzamentos de corrente, quando passava do 2º prato para o 1º não continuava a pedalar à força toda, enfim tudo o que por vezes não fazemos quando vamos inseridos num grupo competitivo.

grfmartins, falaste no óleo, há anos que utilizo aquele óleo do Decathlon mais barato, de 2€49, mas agora comprei lubrificante teflon e sucedeu isto, tenho de voltar ao barato, estou a brincar, creio que todos nós já tivemos chainsucks, mas não nos preocupamos com eles se o quadro for metálico, o mesmo não acontece quando se trata de carbono, terei que ter mais cuidado na forma de utilizar a transmissão, porque na mecânica, na lavagem, etc, já era cuidadoso.
 

cutkiller

Member
Eu no meu caso deu-se o chainsuck quando andava a utilizar óleo para condições secas numa prova com MUITA chuva e MUITA lama... Já para não falar que antes da prova deu-me a preguiça e não lavei nem sequer lubrifiquei a corrente/transmissão em condições.
 

gfrmartins

Active Member
Eu quando tive foi em condições de lama e chuva quando usava o 2x desde que passei a mono prato nunca mais tive problemas mesmo com muita chuva e lama.
 

ct1ehm

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Boa noite, descobri isto " K-Edge Dirt Anti-Chain Suck ", tem boas referências, mas não sei se é compatível com movimentos Press Fit tipo BB-MT800-PA, já enviei um email a fazer a questão.
 

Joseelias

Well-Known Member
E que tal criar uma solução como esta? Quem a fez diz que funciona a 100% e poupavas 40€. Com um tubo plástico ou mesmo uma esponja firme que é mais moldável e fácil de trabalhar acho que dava para resolver.



Para além disso, esse mecanismo da K-Edge irá mexer com a linha da corrente já que afasta a pedaleira para fora.

Pode acontecer que as mudanças continuem a funcionar bem depois de afinadas, mas se por acaso a linha da corrente já estiver no limite pode levar a que a corrente caia do prato ou do carreto se ficar muito cruzada. Em especial nos carretos mais leves da cassete.
 

ct1ehm

Member
Joseelias, obrigado pela partilha, é uma boa ideia, vou arranjar material e fazer uma "geringonça dessas.
Quanto ao K-Edge, só é compatível com movimentos de 68/73mm que possuam anilhas espaçadoras do lado da transmissão, no meu caso tenho uma anilha, dá para colocar, tirando a anilha e assim mantemos a linha de corrente intacta, se tiver 2 do lado da corrente tira uma e compensa com K-Edge.

Quanto ao Bionicon C-Guide V.02 Chainguide partilhado pelo cutkiller, na minha opinião será algo mais a criar atrito e não me parece muito bonito, mas agradeço a partilha.
 

ct1ehm

Member
E cá está, um bocado tosco, ainda com marcações. Como a espiral do desviador traseiro passa por baixo, tive de abrir um rasgo na peça que a fragilizou, devia de ser mais grossa, mas foi o que se pode arranjar à pressa, a mulher ficou sem a tábua de cortar os bifes, hehehe.

https://www.4shared.com/photo/HW2NGMyLca/20170407_141957.html

cutkiller, esse anti chainsuck é muito parecido com o K-Edge, aliás o princípio de funcionam ento é o mesmo, a diferença reside em que no K-Edge os batentes são móveis, adaptando-se ao tamanho dos pratos e dá para 2 ou 3 pratos.
 

Joseelias

Well-Known Member
A elegância dessa peça deixou-me boquiaberto... E a escolha da origem do material é excelente... caso sejas vegetariano... :D :D :D

Fora de brincadeiras, se resultar é apenas uma questão de polir um pouco mais a peça em termos de ajuste para reduzir o tamanho e não tirar espaço ao pneu por causa de problemas com lama, e de acabamento (podes pintar de preto) e está feito. Podes testar algumas vezes colocando a corrente na posição de chainsuck à mão e rodando para ver se isso resulta e se se mantém no lugar.
 

ct1ehm

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Joseelias, se me conhecesses sabias que eu sou perfeccionista, talvez um hábito da minha profissão, contudo acho que não devo gastar tempo e recursos com algo que não sei se funciona, em teoria pareceu-me que funcionaria, daí me ter proposto a fazê-lo, mas por vezes a teoria não é a prática, além de que como já referi a peça devia de ser mais grossa porque o escavado que fiz devido ao espiral retirou-lhe alguma espessura e consequentemente também a fragilizou isto é tirou-lhe resistência e tenho receio que acabe em ruptura, por outro lado acho que ajuda a peça a ficar imóvel. Também é verdade que por vezes o provisório se torna definitivo.:p

Mas vamos ao que interessa, hoje dei uma volta e "so far so good", não saiu do local com a trepidação, não partiu as abraçadeiras portou-se bem, mas já tenho em mente algumas alterações, quanto à função propriamente dita o anti-chainsuck, o percurso não ajudou porque não tinha grande relevo e não havia necessidade de grandes trocas de mudanças, terça feira irei tirar as dúvidas num percurso mais difícil.

Cumprimentos e muito obrigado pelas dicas.
 

Joseelias

Well-Known Member
Não leves a mal. Estava a brincar. :D

O que podes fazer é pegares noutra parte do mesmo material e com cola epoxi (Araldite ou similar) e duplicas a espessura da peça para aumentar a resistência.
 

ct1ehm

Member
Joseelias, levar a mal? esquece lá isso.

2 peças coladas é boa ideia, tinha pensado em borracha dura, mas antes irei experimentar uma peça em duralumínio baseado no tektro-anti-chain-suck, mas só aplicada a uma escora, irá ficar bastante pequeno e leve. Será imobilizada com abraçadeiras plásticas, mas o espiral também irá ajudar, mais tarde, se conseguir, gostaria de substituir as abraçadeiras plásticas por metálicas. Já fiz o desenho e está colado num pedaço de dural, é cortar e afinar, amanhã ficará pronto, hoje não me apetece.
 

ct1ehm

Member
A peça de dural é para esquecer, hoje depois de vir da comenda a caminho de vale de barris, deu-se o granel, partiu a abraçadeira traseira e dobrou no sentido da rotação, sempre na passagem da 2ª para 1ª. Ainda vou melhorar a primeira peça, a tal feita da tábua dos bifes, se não obtiver resultados terei que tomar uma atitude, a primeira é seguir o conselho do Klaser e substituir o prato de 24 pelo de 28 e assim só existem 10 dentes de diferença, a segunda é mais radical, é passar para mono prato.
 

klaser

Well-Known Member
Até porque o título do tópico é "evitar chainsuck" e o que se está a fazer aqui não é isso, tão a evitar que a corrente entale no quadro depois do chainsuck, o que se quer é que não salte do prato em primeiro lugar !
 

Hardskin

Well-Known Member
Exactamente! Não se está a resolver o problema mas a tentar suavizar uma consequência e que pelos vistos acontece com grande frequência.
 

ct1ehm

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Caros colegas do pedal, ficaria mal comigo se não vos divulgasse a solução para o meu problema, que quase me estragou a minha Cube Reaction GTC Race. Fiz, até hoje, 500 e poucos kms sem chupões. Embora seja um cliché é uma grande verdade "o material tem sempre razão" e atrevo-me a dizer que a Shimano também a tem, há 500km atrás, substitui tudo o que tinha de 10 velocidades por material de 11 velocidades, fiz também uma inspeção visual aos dois pratos da pedaleira e verifiquei que existiam duas situações de pequenas rebarbas entre dentes do prato de 38 na parte redonda (não nos dentes), as quais foram limadas com um limatão e nunca mais houve chupões. Eram as rebarbas, era a mistura de material de velocidades diferentes? não sei, mas se alguém tiver um problema idêntico tome atenção ao estado da pedaleira, mesmo que tenha poucos kms (quando comecei a ter problemas a minha tinha cerca de 400km) e à mistura de velocidades, não me admiro que as rebarbas tenham sido causadas pela corrente de 10v na pedaleira de 11 (FC-M8000 28x38).

Para finalizar agradeço a todos os que me ajudaram com as suas ideias e com a sua experiência que me levaram a tomar esta decisão, bem hajam.
 
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