Trocar pastilhas travões Avid Juicy

LuigiBTT

New Member
Boas pessoal,

Comecei a ouvir um ruído diferente quando travava no travão traseiro, e como nunca tinha substituído as pastilhas na minha bike, decidi ir à Decathlon comprar um par de pastilhas para os meus travões Avid Juicy. Mas estou com dificuldade em instalar isto. Na 1ª foto podem ver que estou a tentar encaixar, mas as pastilhas não entram, pois não têm espaço de lado suficiente para entrar em simultaneo. Na 2ª foto podem ver que há uma saliência nas laterais do interior, e não permite que as pastilhas entrem bem. Já consegui encaixa-las uma de cada vez, mas depois o espaço entre ambas é tão curto, que o disco acaba por não ter espaço no meio.

O que estará mal aqui?





 

Jepas

Super Moderador
O que se passa é que os travões hidráulicos possuem um sistema de compensação de desgaste, isto faz com que quando se trocam as pastilhas seja preciso fazer um "reset" ao sistema empurrando manualmente os bombitos da pinça para trás de modo a haver espaço para as pastilhas novas.

Para evitar danificar os bombitos e para que não entrem "tortos" eu costumo afastá-los com as pastilhas velhas montadas para não estragar nada que não seja já "lixo".
 

meloy

New Member
Se reparares na foto ves bem que os bombitos não estão afastados, por isso tens de por uma chave de fendas ou algo que faça o trabalho e afasta-los, só depois é que consegues por as pastilhas.

como jepas disse, podes também manter as pastilhas antigas e depois utilizar a a chave de fendas para afastar as pastilhas uma da outra, o que vai levar com que os bombitos fiquem afastados.

Boas pessoal,

Comecei a ouvir um ruído diferente quando travava no travão traseiro, e como nunca tinha substituído as pastilhas na minha bike, decidi ir à Decathlon comprar um par de pastilhas para os meus travões Avid Juicy. Mas estou com dificuldade em instalar isto. Na 1ª foto podem ver que estou a tentar encaixar, mas as pastilhas não entram, pois não têm espaço de lado suficiente para entrar em simultaneo. Na 2ª foto podem ver que há uma saliência nas laterais do interior, e não permite que as pastilhas entrem bem. Já consegui encaixa-las uma de cada vez, mas depois o espaço entre ambas é tão curto, que o disco acaba por não ter espaço no meio.

O que estará mal aqui?
 

tinric

Super Moderador
Se os pistons não recolhem mais que o que mostras nas fotos... podes pensar em mandar fazer uma revisão aos mesmos (pode ser que sangrando ou simplesmente, tirando um pouco de óleo do circuito, resolvas o problema) também pode ser mais "grave" que isso e ter lixo ou algo assim a prender os pistons...

Se nunca foram mexidos diria que não podem ter óleo "a mais"... há quem compense com um pouco mais de óleo à medida que as pastilhas se vão gastando...

Se não é o caso.. provavelmente estará por aí "lixo" e o melhor é fazer uma revisão... desmontar tudo, limpar, montar e sangrar (desmontar tudo, falo do bombito: pistons, vedantes,....)

Se não te sentes à vontade para fazer isso... vai a uma loja/oficina... pois podem levar-te alguns euros, mas não te arriscas a fazer asneira, ou estragar, perder tempo e no final teres que ir do mesmo modo a uma loja/oficina.
 

jmv

Member
As pastilhas montadas de origem nos Avid têm menos espessura que as compradas de reposição, por isso é que não cabe o disco entre elas. Para ganhar espaço para o disco tens que retirar óleo. Se não o sabes fazer tens que ir a uma oficina, senão ficas com ar no circuito.
 

LuigiBTT

New Member
Já vi videos no youtube de como se faz isso, mas de facto é necessário ter alguma experiência e material para o fazer. Vou seguir o vosso conselho e leva-la a uma oficina.
Obrigado!
 

PowerMAx

New Member
Tenta antes de retirares óleo (isto se te sentires confortável a fazer esta operação) limpar a borracha dos bombitos com um produto multiusos ou limpa-vidros da seguinte forma. Com ajuda de uma chave de fendas trancas um dos bombitos e apertas a manete de travão de forma a formar que o bombito contrário venha para fora (atenção para não fazeres o bombito sair demasiado e perderes óleo do sistema por aí, mas arrisco a dizer que o bombito pode vir sem problemas mais de 1cm para fora.
Aplicas o produto de limpeza e usa depois ou papel ou um pano para retirares o excesso do produto bem como a sujidade que aí tens.
Volta a empurrar o bombito e repete o processo para o outro bombito.
Aconselho a repetires esta operação mais que uma vez para cada bombito e falo alternadamente.
No final vais ver que os bombitos vão recolher bem mais que o que estão e quando premires o travão os bombitos vão sair os dois de igual forma, o que duvido que neste momento aconteça.
Este processo para alem de te permitir colocar as novas pastilhas vai fazer em com que o desgaste das mesmas seja uniforme pois quando premires o travão os bombitos vão fazer as pastilhas agarrar o disco ao mesmo tempo e não uma empurrar o disco contra a outra.
 

LuigiBTT

New Member
[FONT=arial, sans-serif]De facto os bombitos não estão a travar com a mesma pressão. Estou com receio de o retirar em demasia, pois não conheço o sistema por dentro, e dessa forma faço perder o óleo...[/FONT]
 

Jepas

Super Moderador
mas arrisco a dizer que o bombito pode vir sem problemas mais de 1cm para fora.

Eu duvido sequer que o bombito tenha mais do que 1cm de espessura total, por isso é melhor mesmo não mexer.
 

PowerMAx

New Member
Sim Jepas 1cm pode se exagerado, mas que vem um bom bocado para fora isso vem. Mas volto a dizer convem parar antes de começar a verter óleo.
 

LuigiBTT

New Member
Acabei por a levar a uma oficina, e realmente precisaram de novo sangramento.

Agora sinto é que não me estão a corresponder, como as pastilhas anteriores. Será que é por serem novas, ou pela qualidade?
 

Jepas

Super Moderador
As pastilhas novas precisam sempre de "acamar" até atingirem a sua máxima eficiência. Tenta molhá-las e fazer umas 10 travagens e verás como chegam lá num instante.
 
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