Troca de bicicleta ou compra de quadro?

Rs14

Member
Camaradas,

Estou com uma grande duvida.

Neste momento tenho uma Berg Trailrock 4.0HD de 2011 e penso que está na hora de mudar para melhor.
Os componentes actuais são estes:

Quadro: Aluminio AL4 6061
Forqueta: Suntour XCM HLO 100 mm (a dar as ultimas)
Série Direcção: A-Head 888
Guiador: Pro FRS Riser20
Avanço: Pro LTS Lite
Punhos – SRAM
Mudança Fr/ Tr: SHIMANO FD-190/SRAM X4
Manipulos Mudanças: Manipulo esquerdo - SRAM X4 – Manipulo direito – SRAM X7 Trigger 9V (Manipulo direito novo)
Travões: Hidraulicos Avid Juicy 3
Cubos: Formula
Aros: Weinmann Zac 19 Aluminio
Pneus: Schwalbe Rocket Ron (Fte), Racing Ralph (Tra)
Pedaleira: Shimano Alivio 9V 175mm (Novo)
Cassete – SRAM PG-970 11-32 9V (Novo)
Corrente – SRAM PC-971 Powerlink 9V (Novo)
Pedais: Shimano M540
Selim: Velo ProLite
Tamanhos: 16"
Peso [gr]: ?
Espigão Selim: Berg aluminio 30.9


A minha duvida é, vale a pena investir num quadro, trocar a suspensão, talvez as rodas e aproveitar o restante material? Comprar uma bike totalmente nova? Que acham?
 

JoaoCarreira

New Member
penso que o ideal é trocares para uma nova/usada de outra gama e venderes essa sempre realizas algum dinheiro, falei em usada, visto que as 26" estão a desvalorizar a olhos vistos e arranjam-se por ai bons negocios... agora é tudo uma questão de orçamento
 

G3N3515

New Member
Concordo.
Eu vendia-a assim, para alguém começar a praticar a modalidade, e com o papel realizado investia numa usada...
Daqui a algum tempo é o que farei...
 

Jose RR5.2

New Member
vender usado para comprar usado? são opiniões, comprar era uma nova, ou então só o quadro, depois consoante o que fosse partindo metia novo e bom, é só minha opinião
 

Rs14

Member
Obrigado pelas respostas.
No caso de comprar uma bike vai ser nova.
A minha grande duvida é se com o material que tenho mais umas trocas (suspensão é a prioridade) e com um bom quadro ficaria com uma boa bike sem ter que gastar muito dinheiro. Tendo em conta que a transmissão é totalmente nova.
 

Joseelias

Well-Known Member
Há uma questão importante que é quanto é que estarias disposto a gastar em ambas opções.

Se o orçamento é igual para quadro+suspensão ou para uma bicicleta nova sem dúvida que ias conseguir um quadro e suspensão muitíssimo superiores ao que uma bicicleta nova te daria. Basta comparar o que o mesmo dinheiro te oferece em ambos os casos. Por exemplo, por 1000€ tens já bicicletas muito boas para fazer Btt mas sem serem topos de gama. Mas pega nesses 1000€ e compara o nível da combinação quadro e de suspensão que consegues e está noutro patamar. O valor mencionado é aleatório mas quanto mais baixo maior será em principio a vantagem da combinação quadro+suspensão.

Terias apenas que ver o que farias ao material não usado da bicicleta antiga.

Se existem valores diferenciados para cada uma das opções e o destinado à bicicleta nova é superior à opção quadro+suspensão então nesse caso podes ficar eventualmente melhor servido com uma bicicleta nova, ou se a diferença for muito grande, com uma bicicleta final quase equivalente. Mas isso tinha que ser bem visto. Nesta opção, como outros referiram tens sempre a hipótese de vender a bicicleta em segunda mão se tiveres essa vontade e recuperar parte do dinheiro investido na nova.

Se queres ficar com uma base de evolução superior para continuares a melhorar a bicicleta, a compra do quadro e suspensão é o caminho certo, já que no futuro podes melhorar os componentes para os equiparar ao nível do quadro e por aí adiante.
 

Rs14

Member
O valor mencionado é aleatório mas quanto mais baixo maior será em principio a vantagem da combinação quadro+suspensão.
Também tenho essa ideia. Não tenho um valor fixo para gastar entendes? Quero material com uma boa relação preço/qualidade. Quanto menos gastar melhor! :cool:
 

abelha2

Active Member
Se ficares com essa bike, eu não gastava dinheiro num quadro. Guardava-o e quando a transmissão fosse ao ar metia uma melhor etc...(ou seja subia a gama, para SLX ou XT). Deves notar certamente uma diferença maior na suspensão e transmissão do que no quadro.

Se o peso for importante para ti, aí esquece o que disse.
 

Lanwolve

New Member
Então se o peso não é importante porque equacionas a troca de quadro?

Aplica o dinheiro a melhorá-lo, começando pela suspensão que, segundo dizes, está a dar as últimas...
 

Joseelias

Well-Known Member
Rs14

Penso que o abelha2 tocou também num ponto importante e que tem a ver com a diferença que vais notar ao trocar determinado tipo de componentes.

De facto, a mudança que vais sentir ao mudar para outro quadro será limitado se comparado com a mudança de outro tipo de componentes mesmo que tires 500 ou 700g só no quadro, em especial se envolver rodas.

Assumindo que compres um quadro quer te tire 500g ao que tens agora e que suponho andar na casa dos 2000g - posso estar enganado e pode pesar mais ou menos 100g - significa que vais comprar um quadro com 1500g. Há um Viper na loja online da Probikeshop que pesa esses 1500g apesar de não dizer em que tamanho e que custa 185€. Noutras marcas com maior nome (Canonndale, Specialized, Scott, etc.) esses 1500g acho que te vão sair bem mais caros.

Ora, por cerca de 185€ podes comprar umas rodas Mavic Crossride que te tiram no par cerca de 700g comparado com o que tens agora (a minha mulher tem uma Berg com componentes mais ou menos semelhantes e estou a assumir pesos semelhantes) e que te farão sentir uma diferença brutal no andamento contra uma diferença pouco notável se esse mesmo peso fosse tirado do quadro. Qualquer melhoria nas rodas é muitíssimo mais perceptível que em componentes que não se movem.

Podes meter mais dinheiro num quadro para tirar mais que 500g e chegar à poupança de 800 ou 900g no caso dos de carbono, mas até certo ponto vais sempre poder comprar rodas melhores que as Crossride, que serão mais leves quase até ao ponto daquilo que esse quadro de carbono consegue tirar, e que em último caso farão-te sempre sentir a tua bicicleta mais leve.

A suspensão é outro componente em que conseguirás tirar com muita facilidade 500g já que essa pesa cerca de 2500g. E penso que a partir de +-200€ vais conseguir um comportamento muitíssimo superior ao que tens agora pelo facto de teres controlo sobre o ressalto.

Isto é, com 500€ (só para dar mais uma margem) vais conseguir revolucionar o comportamento da tua bicicleta para muito melhor só num conjunto de rodas e suspensão e ainda lhe tirar cerca de 1200g. Por 500€... compras uma bicicleta igual à que tens agora, mais coisa menos coisa.

Isto é tudo analisado assim mais ao menos por leve, mas não andará muito longe do que disse.
 

Rs14

Member
Obrigado a todos pelas opiniões.
Se calhar é mesmo isso que vou fazer. Comprar uma boa suspensão e umas boas rodas. Falam muito bem da Epicon em termos de relação preço/qualidade conforme já li em muitos tópicos. Em termos de rodas estou completamente a leste...

EDIT:
Lanwolve aquaciono isso porque o meu está todo f*%$#**. Cheio de riscos. Só por isso. No fundo estou contente com a porrada que leva e está aí para as curvas! ;)
 
Last edited:

JoaoCarreira

New Member
claro que é tudo uma questão de orçamento... a meu ver, se comprares em lojas online, com 550/600 € (quadro em carbono e uma rs reba com codigos promocionais) compensa a montagem.... agora se pensar-mos em 600 € por um quadro por exemplo um QUER e uma Reba 400€, gastas 1000€ se somares 180 por umas crossride e uma transmissao completa xt penso que a montagem fica ja a um preço talvez pouco interessante, com esse valor tem uma radon nova em carbono e ainda sobra dinheiro...
ou com 1000€ tens uma em aluminio com as crossride a reba etc etc... agora claro ha um sem numero de opções... lool
 
Top