Trek Remedy 7 Nozes Edition

RTC

Super Moderador
Já era para ter vindo aqui a este cantinho perguntar-te como tinha corrido o Avalanche, mas depois esqueceu-me.
Pelos vistos não correu pior nem melhor do que o ano passado. :D

Realmente disco 160 não deve dar para uma descida dessas mas isso tu já sabias. Decidiste arriscar...
Então quer dizer que a alteração à suspensão não aprovou?
 

t@ndre

New Member
nice!!

pergunta :)

porque é que nos estradoes iniciais vê-se o pessoal aos saltos (parecem estar a andar de kart...)?

e comparando com as avalanches que se vê lá fora aqui padala-se muito.

parabéns pelo resultado!
 

Nozes

Active Member
Boas!

Como já tinha dito,a Avalanche dá para fazer de várias maneiras: Lá à frente,"de faca nos dentes" a tentar um lugar no pódio ou pelo menos nos 40 primeiros (que ficam com a inscrição paga para o ano seguinte),no meio da malta,a dar o seu melhor tentando não caír e ser atropelado,ou cá para trás,para curtir os trilhos,no convívio com o resto da malta com a mesma ideia...é por isso que o primeiro fez 18 minutos,e os últimos mais de 1 hora :)

tinric,tu és o típico gajo que ia adorar este evento,mesmo com a bike de xc (que muita gente leva,nem toda a gente vai "artilhada" com bike de enduro ou DH),era uma experiência para colocar as outras em perspectiva. Só quando saímos da "zona de conforto" é que alargamos os horizontes pe percebemos bem o que andamos a fazer e do que realmente gostamos. E pergunta ali ao RTC se não adorou os trilhos da Lousã,no Tribike em janeiro passado ;)

RTC,o mesmo serve para ti...para o ano se não tiveres nenhuma maratona,pegas na Fuel e mandas-te à Avalanche! Quem tem experiência de XC tem mais experiência com o contacto próximo com os outros concorrentes em prova,o que é uma vantagem,e umas pernas em forma ajudam ali e muito ;)
Quanto aos travões,o problema não foi tão grande como talvez tenham entendido. O disco traseiro aqueceu bastante,o que levou a perder alguma potência,mas não deixou de travar nem a manete ficou esponjosa ou algo do género. Talvez com outras pastilhas o mesmo não acontecesse.
Para deixar a suspensão trabalhar mais solta e "comer" melhor os buracos enormes nos singletracks,nas zonas de travagem colocava-me ligeiramente mais para trás e travava mais que o normal com o travão de trás,e foi isto que provocou o aquecimento excessivo. Depois de notar que teria de aliviar mais o travão de trás,quando comecei a travar mais com o da frente a suspensão já estava também "em brasa" e não era fácil mantê-la apontada para o sítio certo :)
Digamos portanto que o material foi ao limite,mesmo como nós gostamos :D

t@ndre,esses pequenos saltos servem para evitar alguns buracos,zonas mais irregulares ou pedras mais bicudas. Há muito sítio para furar naqueles estradões,principalmente a alta velocidade no meio do pó. Mas não é só para evitar furos,se puxares a bike e aterrares a descer uma lomba,por pequena que ela seja,a bike vai embalar. Há certas zonas do percurso em que esta técnica resulta em mais velocidade que simplesmente pedalar. A 40km/h,se adoptares uma posição aerodinâmica e deixares a bike mover-se à vontade debaixo de ti e aproveitares pequenas lombas e depressões do terreno para a "bombear",ela vai embalar muito bem ;)

Esqueci-me de mencionar que,à semelhança do ano passado,senti o guiador algo curto para esta utilização...730 ou 740mm teriam sido o ideal.
Para o ano é que é! :D
 

tinric

Super Moderador
Eu não tenho a mais pequena dúvida que ou me espalhava por aí abaixo ou ia curtir milhões... ou ambas :)

Mas cada vez vejo essas aventuras mais distantes :( menos tempo, menos disponibilidade, menos €, menos tudo :)

Há que aproveitar bem o pouco que temos e fazer muito com isso :)

Abraço
 

t@ndre

New Member
obrigado pela resposta Nozes.. também gostaria de experimentar um dia... mas sou sincero prefiro ser o último a sair e nas calmas :) (muito pó e confusão)

mas tb não deixo de concordar com o joao... a subir também deverá ser engraçado o declive é imenso!
 

Nozes

Active Member
Boas!

Tenho algumas novidades na Remedy,que depois da Avalanche da Lousã esteve algum tempo parada,até ser preparada para o Enduro de Janes,disputado ontem na bela serra de Sintra.

Como já tinha referido lá atrás,fazia parte dos planos a mudança para 2 pratos + bash ring (prato protector exterior),e a ideia inicial era colocar um prato 38 a juntar ao 22,e no lugar do 44 um prato com os dentes cortados,que serve para aguentar a maior parte dos impactos das pedras ou outros obstáculos na pedaleira.
Após procurar um prato 44 velho para meter as mãos (e a rebarbadora) à obra,não encontrei nenhum de 4 furos,mas sim alguns bem antigos de 5 furos...coisas de quem anda nisto há muito tempo :)
A solução passou então por montar provisoriamente um bash ring Truvativ específico para 36 dentes e um prato também 36. Depois de afinado o desviador tudo ficou a trabalhar muito bem,e com este aspecto:



Aproveitei também para fazer mais um guarda lama caseiro,baseado no desenho do Mucky Nutz 2 (http://www.muckynutz.com/index.php?route=product/category&path=50 ) e foi um verdadeiro sucesso ontem nos trilhos alagados (alguns até quase submersos!).
10 minutos com um bocado de plástico,um x-acto e 5 braçadeiras dá nisto:







De referir ainda que mais uma vez fiquei muito contente com os pneus,que aprovaram nas super escorregadias raízes e pedras da serra de Sintra,salvando-me de situações que nem sei ainda como não se concretizaram em valentes quedas :)



Se até pareço nem estar muito enlameado,é porque a água lavou o resto,eheh

Boas pedaladas!
 

petiagos

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Ainda não tinha comentado o video da Avalanche: é muita descida maluca para mim, hehehhe.:D
Umas subiditas e talvez fosse coisa para mim. Assim deixa-te estar quieto:)
De resto .. está BRUTAL!!!
 

Vitor Pinto

New Member
Boas!

Parabens pelo tópico, está espetacular!

Devo já dizer também que a bike é fenomenal ;)

E as avaliações ao material estão mesmo interessantes, já aprendi coisas hoje!
Não há mais novidades?? :D

Cumps!
Vítor Pinto
 

Mach 4

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AVALANCHE = pura adrenalina = :yeah:.
Quando estava a visionar o video até dei uns saltinhos na cadeira...

Obrigado pela partilha Nozes e parabêns pelo lugar (tens de apostar no nrº46 quando jogares no euro milhões).
Gosto das improvisações baratas, mas porreiras e funcionais, na tua "Remedy". O resguardo dos pratos também ficou muito porreiro e tenho a certeza que te vai dar muito jeito. Uma pedaleira desdentada é muito mau.
Isso da tua "Lyric" é que é estranho...já tentaste falar com o user "RockShox Portugal" aqui do fórum?
 
Last edited:

Nozes

Active Member
Olá malta!

Tenho andado mais entretido com as outras bikes,mas a Remedy quando sai é para ser bem usada. No passado dia 23 juntei uns amigos para mostrar a quem não conhecia o que eu considero o maior e mais desafiante trilho do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC).Estou a falar do Vale Garcia,que muitos já devem ter ouvido falar.
Fica o video do mlouro,que quem ver até ao fim percebe onde estava o verdadeiro perigo ;)

[video=youtube;Sr1lh0nekoY]http://www.youtube.com/watch?v=Sr1lh0nekoY&feature=player_embedded[/video]

Amanhã vou até Sintra,outra serra com trilhos ideais para tirar o rendimento a uma bike destas. Ficam prometidas umas fotos e mais umas análises a qualquer coisa que me lembre.

Mach4,o "Rock Shox Portugal" apenas me pode ajudar a colocar a Lyric de origem,alterações fora do que a marca recomenda não me pode fazer nada,pelas obrigações que tem ao seu empregador.
Mas não é defeito,é feitio. Já a SID trabalhava assim,e nesta suspensão até nem é tão problemático. Quando os andamentos são verdadeiramente puxados,em que não há tempo para desviar dos obstáculos maiores,ela acaba por fazer o curso quase todo. É preciso é ser uma porrada valente,mas foi para isso que ela foi feita :)
 

rodd

New Member
Obrigado pelos excelentes textos e pela partilha deste último vídeo. Muito bom o vídeo.
Ficamos então a aguardar pela cronica da próxima volta... :D

Boas pedaladas.
Abraço
 

SeteGu

Active Member
Fazer o curso todo ou quase todo até é bom... não?

Lembro de uma vez perguntar como se portava e a resposta do Nozes até foi a de que funcionava muito bem com o defeito de não fazer o curso todo.
 

SeteGu

Active Member
Vi agora o video e realmente tenho curiosidade em conhecer pessoalmente o "Reino da Pedra". O verdete realmente é lixado...
 

rodd

New Member
Estive em Porto de Mós a convite dum amigo e posso dizer que aquilo é complicado. As pedras estavam molhadas o que as tornava muito escorregadias... Estava propício a quedas. Por muito bons que sejam o pneus nas pedras escorregadias não agarram nada... :fpalm:

Abraço
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Nozes, já pensaste em trocar os retentores por uns da Enduro ou da SKF?
Não resolve o "problema" da progressividade, mas talvez ajudasse a fazer o curso todo.
 

Nozes

Active Member
E então hoje em Sintra foi assim:





20km em 4h? Isto é AllMountain nas calmas,subindo na conversa (mas sem desmontar!),parando para tirar fotos e esperar por quem vem ainda mais devagar,e descendo como se lá em baixo houvesse uma festa Playboy :D

Os trilhos que fiz hoje são dos mais técnicos da serra de Sintra,alguns mesmo mais dedicados ao DH,mas consegui acabar o dia só com alguns ameaços e uns arranhões numa canela...ainda assim bem melhor que um colega que,entusiasmado com a sua nova Giant Reign,se mandou aos saltos de uma das secções do Kamikaze e ao aterrar dobrou a roda da frente e foi ao tapete. Ainda tive de endireitar a roda da frente da bike com o método "sem ferramentas",por sinal comprovado por mim pela primeira vez nesta mesma serra há...hmm...18 anos :!:

Ah,certo,a minha Remedy...
O terreno muito técnico das pistas de Sintra é ideal para se tirar conclusões sobre muita coisa,como geometria,aderência,travagem,etc. Talvez hoje estivesse num daqueles dias em que nada sai certo,ou é mesmo da dificuldade dos trilhos,mas dei por mim a desejar coisas da Remedy que ela não tem.
São coisas mínimas,mas que fariam bastante diferença,como um centro pedaleiro mais baixo ao chão (mesmo que isso significasse mais contacto com os pedais e o pedaleiro nas pedras),um ligeiro aumento na distância entre eixos,melhor trabalhar no amortecedor traseiro,em especial no meio do curso...enfim,quando o terreno é exigente,só o material mesmo bom é que não deixa a desejar.

Quanto à suspensão,lá continuou a recusar-se a fazer os 160mm,só se tendo aproximado num ou outro salto e talvez neste drop da primeira foto,no trilho dos Burros,que começa na Peninha e vai até à praia do Abano.
Ficaçador,retentores diferentes não me ajudariam em nada,além que os da Enduro são muito bons a selar a suspensão da porcaria mas são tão justos que já vi mais que uma suspensão gasta prematuramente por usá-los. Os retentores de origem são bons,não é necessário trocá-los.

Daqui a um mês conto convidar uns amigos para pedalar em Porto de Mós,provavelmente será essa a próxima saída da Remedy.

Boas pedaladas!
 

commendatore

New Member
É disto é que eu gosto. Estas crónicas.
Adorei o "perigo" do video. É que estava-se mesmo a ver... aquela verdura ali mesmo á mão de semear! Tive uma parecida em curva. é que parecia patinagem, qual pneus, qual travões, qual quê... é ir atrás da bicicleta e pronto! Bom filme. Gostei particularmente de não ter banda sonora. É impressão minha ou a tua respiração faz com que a lente embacie nalguns momentos do filme?
Há ali sectores que vais bastante rápido. Sem dúvida que esta é a minha vertente preferida. Um dia hei-de ter uma All Mountain.
 

SeteGu

Active Member
commendatore said:
Um dia hei-de ter uma All Mountain.
x2

Sem dúvida... para mim a vertente mais "pura" do BTT, ou seja, literalmente "todo o terreno" e com o máximo de adrenalina possível.
 
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