Trek Fuel EX9 2009

ManelDuarte

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Ao fim de quase 1700km, a Kona Cinder Cone (hardtail) na qual me iniciei nas lídes bbtistas foi substituída por uma Trek Fuel EX 9.
O meu objectivo principal era evoluir para um nível de equipamento XT ou superior e suspensão total.
Aqui fica a ficha técnica da Trek Fuel EX 9 de 2009:

Quadro Alpha Red Aluminum w/ABP, Full Floater, magnesium EVO Link, oversized bearings, 120mm travel
Susp. dianteira Fox RP24, custom for Trek, "trail tuned" w/4-position platform to lockout, air adjust, rebound, alloy steerer, 130mm
Amortecedor Fox Float RP23 XV Air Can, custom "trail tuned" w/Pro Pedal rebound; 7.5x2.0"

Rodas:
Jantes Bontrager Rhythm Elite wheel system, 28mm, tubeless ready
Pneus Bontrager Jones XR w/Kevlar bead, 26x2.2/2.25"; 127 tpi

Transmissão:
Disparadores SRAM X-9, 9 speed w/MatchMaker
Desv. dianteiro Shimano Deore XT
Desv. traseiro SRAM X-0
Bielas Shimano Deore XT 44/32/22
Cassette SRAM PG970 11-32, 9 speed
Pedais CrankBrothers Custom Candy C

Componentes:
Selim Bontrager Race Lite w/hollow stainless steel rails
Espigão Bontrager Race Lite, 5mm offset
Guiador Bontrager Race Lite, 40mm rise, 31.8mm
Avanço Bontrager Race X Lite, 7 degree, 31.8mm
Direcção VP-A58ACT-TK AHS semi-cartridge
Travões Avid Elixir R Custom SL, hydraulic disc; 185mm rotors (160mm rear rotor)


Para primeira volta fiz o passeio BTT por terras de Lavre. Foram 50km um pouco duros já que os músculos ainda não estão habituados à nova geometria da Trek (17.5" contra 18" da Cinder Cone) e como o calor apertava, bebi de empreitada uma garrafa de água o que me deixou com a sensação de ter a barriga inchada e com náuseas. Talvez também por culpa de estar com o selim muito baixo... tive que o subir duas vezes durante a volta. Mas apesar disso continuei, já que uns quilómetros mais à frente comecei a sentir-me melhor.

Fiquei impressionado com a capacidade de descida da bike. Eu encolho-me sempre á grande nas descidas, até porque na Cinder Cone de vez em quando a traseira parecia querer descolar. Dei por mim a fazer descidas nas quais eu garantidamente travaria na Cinder Cone, sem sequer meter a mão ao travão.
A bicicleta parece agarrar muito bem a descer, e transmite uma maior sensação de segurança (se calhar até ao primeiro tralho)! Dá a sensação que a traseira acompanha a geometria do terreno... será psicológico ou é mesmo assim?!

Houve também situações em que surgiram alguns obstáculos que eu julgava que eram quase-tralho, mas a Trek passou por eles com uma "souplesse" fantástica... Estava a espera de pancadões fortes com desequilibrio á mistura, mas nada! A RP24 parece digerir muito bem as irregularidades do piso... Não há milagres, mas a diferença da RP24 para a Recon que eu tinha instalado na Cinder Cone e que eu achava já bastante boa, é abismal!

Como estou habituado a uma hardtail, fiz toda a volta com o Pro-pedal (do Fox RP23) no 3 para não estranhar tanto. Mesmo assim senti-me muito lento a subir; não sei se por ser uma suspensão total, se por me ter dado mal com o calor, se por causa de ambos. Fiquei surpreendido numa subida em que tive que me meter de pé porque ia numa mudança mais pesada e a bicla não afundou tanto quanto eu estava à espera. Afundou um pouco mas não achei nada por aí além.
Em relação á suspensão, a Fox RP24 absorve muito bem as irregularidades do piso e nunca senti a bicla solta.

O travões pareceram-me bastante potentes se bem que a malta que experimentou a bicla os achou pouco progressivos. Mal se dava um "cheirinho" travava logo muito... Eu não estranhei tanto pois, quando afinava os Hayes So1e da Cinder Cone ficavam também muito temperamentais.

Agradou-me o facto de ter que travar mesmo muito forte para a roda traseira começar a derrapar... não sei se também por "culpa" dos Bontrager Jones XR.

No que toca à transmissão a habituação aos disparadores Sram X9(tudo para a frente) levou menos tempo do que estava á espera.
Reparei que se carregasse um pouco mais fundo no disparador a corrente saltava dois carretos... disseram-me que os XTR fazem isso, e que supostamente o X0 também o faria. Como os disparadores são X9 fiquei na dúvida se será normal; se sou eu que estou a fazer alguma coisa mal ou se há algum problema na transmissão.

Outra grande diferença que notei foi ter terminado os 50km praticamente sem qualquer mal estar a nivel cervical. Recordo-me perfeitamente que no último passeio na Cinder Cone fiquei com algumas dores ao fim de 20km. Muito provavelmente devia-se ao facto de ser um quadro 18 e de eu nunca ter colocado um avanço mais curto o que me fazia levantar mais o pescoço. Na Trek como é ligeiramente mais curta, o pescoço vai mais direito em relação ao tronco e tenho a sensação de estar um pouco mais na vertical.

A Trek EX9 pareceu-me mais precisa a responder e mais fácil de a "meter" (trilho/trajectória) pretendida!

Fiquei satizfeito com os pedais Time Atac XX mas ainda estou a levar algum tempo a habituar-me ao método de encaixe. Nos XT pareceu-me mais rápida a habituação ao SPD.
Gostei de sentir um pé a flutuar um pouco mais no pedal em relação aos XT, podendo rodar ligeiramente para ambos os lados... De início parecia que ia ter dificuldades a sacar os pés dos pedais, mas para já não tive grandes problemas. Vamos ver como se comportam na lama, onde segundo consta, estes pedais mostram o que valem.
Upgrades:

- para já os CrankBrothers Custom Candy C foram trocados "à nascença" por uns Time Atac XX. Na loja chegou-se à conclusão que não haviam pedais XT para mim e para o L4G4RT0 que comprou uma Trek Fuel EX 9.8 então atiramo-nos para uns XTR. Conversa puxa conversa "ah e tal aqueles ainda são melhores" e lá vieram uns Time Atac XX. O L4G4RT0 entretanto ficou a suspirar por uns Time Atac XS Absalon brancos que ficam mesmo a matar na EX9.8. Julgo que também ele irá relatar as suas experiências com a EX9.8 aqui no forum.

- em relação às jantes, como os fornecedor da Mavic não enviou as Mavic CrossmaX ST, estou a rolar com as rodas de uma EX9 de test-drive que havia na loja... isto para eu não estar a usar as jantes que vinham com a bicla.

- selim: O que vem instalado de série, não parece ser grande pistola pois ao fim de 50km o rabo já começa a doer. Como o Nuno Félix me emprestou um Selle SMP Strike TRK, vou montá-lo na bike para ver se é mais confortável que o Bontrager. Como alternativa ainda tenho um Selle Italia TransAm XO que não sendo perfeito, não é mau de todo.

Para já é tudo... conto vir aqui relatar a minha experiência com a bike. Para terminar ficam algumas fotos da "bicha"!

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Pormenor da pinça dianteira dos Avid Elixir R.
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Fox RP24
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Sram X0 e ABP
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Pedaleiro Shimano XT
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Pedais Time Atac XX
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CCOELHO

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Boas!

Também eu tenho uma EX9, e até agora não tenho pontos negativos a apontar. A suspensão traseira funciona sem darmos por ela, e a suspensão RP24 uso na normamente na posição 2.
O meu medo era a frente ser muito alta, mas não tenho tido problemas com as subidas (também não quero ser o mais rápido ou racing).

Os meus travões - Avid Elixir R - à partida são iguais aos teus, mas em cinza. Será só a diferênca de cor?

MC,
Coelho
 

L4G4RT0

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Manel, vais ver que na primeira volta em terrenos mais acidentados a tua opinião vai sair ainda mais favorável! Estou curioso de também por a minha à prova em Sintra ou Monsanto!!

Coelho, a diferença é apenas na cor, penso que terá sido uma edição mais limitada pois geralmente vêm-se as cinzentas à venda. É uma questão de gosto, eu por exemplo adoro as douradas, mas o Manel preferia ter umas como as tuas, em cinza.

Quanto à suspensão da frente ser "muito alta", sim de facto é um 130mm, podia bem ser 120mm mas pareceu-me que não é muito relevante essa diferença. Nas subidas mais íngremes poderá ter algum impacto quando comparado com um 100mm mas isso é mesmo naquelas MUITO inclinadas!! :)

A posição 2 do rebound é muito usada, mas olha que quando rolas muito (tipo a volta que demos no Alentejo a semana passada), o ideal é por um rebound mais lento para te tirar um bocado a pancada dos pisos com irregularidades pequenas mas contínuas... Cheguei a essa conclusão pois levei em '2' e estava um bocado dura... Isto se estiveres a falar do RP24 (suspensao), porque no amortecedor RP23 o ideal é usares no 2 (all round), a menos que a volta seja muito homogénea, e aí poderás usar o "1" ou o "3" conforme desejes mais ou menos bombear (mais ou menos conforto também). Mais importante é teres o SAG afinado para que o amortecedor e suspensão estejam regulados para o teu peso...
 

DM

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Já andava há algum tempo para criar este tópico pois também sou o feliz proprietário de uma fuel ex9 de 2009.




Aqui está ela no dia seguinte à maratona de portalegre.
Já com três meses e cerca de 600km posso dizer-vos que é uma máquina fantástica, estou bastante satisfeito.

Quanto ao equipamento tenho tudo de origem com excpeção dos pedais que mantive os meus anteriores uns velhinhos SPD747 que nunca me deram qualquer problema apesar da sua longevidade (cerca de 10 anos), o único senão é o peso são mais pesados que os candy C que ainda nem sequer experimentei. Estão novos se alguem estiver interessado...Assim a bicicleta pesa cerca de 12.5kg.

Quanto ao comportamento posso-vos dizer que é muito agil, notei logo, principalmente para quem vinha de uma hardtail (gt backwoods de 2000), consigo mete-la onde quero no trilho e é muito manobravel. O comportamento do amortecedor é muito sensivel qunado tem o propedal desligado, normalmente ando com ele ligado na posição 3 (hábitos) não sei até que ponto será aconselhavel uma vez que de vez enquando aparecem buracos que o po~em a mexer, será que aguanta bem a pancada? Mas a subir nota-se uma enorme diferença ao reduzir significativamente o bombear da traseira permitindo subir sem grande dificuldade apesar de ter a frente alta. Era uma das minhas dúvidas mas já me habituei e nem sequer troquei os espaçadores do avanço (tamano 18.5") e não tenho por hábito bloquaer a suspensão (130mm), a bloquea-la será quando faço subidas em pé, ai nota-se uma grande diferença...A frente alta nota-se nas subidas muito inclinadas....

Quanto aos restantes componentes, em termos de transmissão nada a dizer, estava habituado ao deore agora XT e SRAM X-0 é outra coisa, o SRAM mete tudo em qualquer situação e o XT não se fica atrás. Na travagem os travões cumprem bem a sua função, não tenho muita pr´taica de disco mas realmente não os considero muito progressivos....E os meus são cinzentos e em nada diferem dos dourados. Por acaso prefiro os cinza.

O questão Manel, porque trocaste de rodas? Também tinha dúvodas ao principio por serem bontrager mas têm-se portado bem e são suficientemente rigidas para o tratamento que lhes dou.

Bem, mas nem tudo são rosas. Logo no inicio, tinha a bicilctea há um mês e era vespera de portalegre resolvi desnmontar um pneu para não ter surpresas. Ainda bem que o fiz os pneus são muito rijos tive imensa dificuldade em colocar de volta o pneu da frente sozinho, não sei se é por estar preparado pra tubeless?! Mas mesmo depois de montado é dificil acerta-lo bem com o aro...só com muita pressão no pneu. Fiquei na dúvida em trocar de pneus ou colocar o kit tubeless. Mas tenho andado assim e agora até gasta-los. Quanto ao seu desempenho o de trás estou satisfeito tem aderência suficiente, ainda não andei a sério em piso lamacento ou molhado (tem chovido pouco), o da frente não tenho muita confiança nele nas curvas se o deito muito....

Outra situação que aconteceu comigo foi qua logo no primeiro dia perdi a porca do link que liga a parte de cima do RP23 ao evo, ainda por cima num sábado, o que aconteceu é que tive a nova bicicleta encostada até quinta feira (loucura) o importador envio logo um novo parafuso e proca na segunda e na terça já lá estava mas só tive opurtunidade de a ir buscar na quinta...Não estava era á espera que isto acontecesse, deve-se verificar sempre todos os parafusos e porcas....

Por hoje é tudo vou tentando manter-vos informados....

DM
 

CCOELHO

New Member
No meu caso a porca do link que liga a parte de cima do RP23 ao Evo, desapertou mas dei pelo problema e apertei (na primeira volta mais riga). Penso que é uma situação comum.

Um apecto que não foi referido é a estética: cor de alumínio. Completamente diferente das outras bikes, pode não ser a mais consensual mas é única. Adora sair de casa com a Bike lavadinha e sol dar-lhe. A EX8 é muito gira e depois temos a irmãs de carbono!

A Trek neste momento apresenta um sistema de suspensão traseiro muito bom (utilizado em todos os modelos e sempre com boas criticas), mas outra situação que me agrada é o facto de não ter 1000 bikes iguais à minha em cada passeio organizado, como se vê por exemplo com a Specialized (não desfazendo).

Abraço,
Coelho
 

L4G4RT0

New Member
Assim a bicicleta pesa cerca de 12.5kg.
Hmmm temos de rever estes pesos. Na loja pesaram a minha 9.8 como tendo 12,8kg e a 9 como tendo 13,4 (ambas sem pedais). Vou ter de por a minha balança a trabalhar na garagem para retirar novas pesagens!


O questão Manel, porque trocaste de rodas?
O Manel trocou de rodas porque eu o convenci a fazer (e não foi muito difícil hehehehe) - são menos 200 / 250 gramas que as Bontrager e o custo ficou em cerca de 100€ - é muito difícil numa bike desta gama tirar 200gramas com apenas 100€, daí a opção - resta saber qual irá ser a longevidade das rodas na utilização que damos, mas isso apenas o tempo o dirá!

os pneus são muito rijos tive imensa dificuldade em colocar de volta o pneu da frente sozinho, não sei se é por estar preparado pra tubeless?!
O problema dos pneus é que os sacanas não têm o aro em kevlar mas em arame. E nós ainda por cima ao passar para as Mavic optamos por tubeless, o que nos "impede" de usar desmontas para tirar a roda!! (ui ui...) - Este fim de semana tive um furo com um brutal cardo, mas o tubeless com o slime revelou-se super-eficaz e quase nem perdi pressão no pneu depois de ter tirado o cardo. Se puderes optar pelo tubeless, por esta demonstração que tive, acho muito bem!

Quanto ao seu desempenho o de trás estou satisfeito tem aderência suficiente, ainda não andei a sério em piso lamacento ou molhado (tem chovido pouco), o da frente não tenho muita confiança nele nas curvas se o deito muito....
O pneu da frente não pode andar muito cheio. Se fores ao mtbr vais ver que 80 ou 90% dos utilizadores mencionam esse facto. Esses pneus são bons para rolar, mas não são muito aderentes nem muito indicados para lama. Ainda assim e com os devidos ajustes dão perfeitamente para usar até gastar, e depois comprar uns melhores para todos os géneros de situações.

Outra situação que aconteceu comigo foi qua logo no primeiro dia perdi a porca do link que liga a parte de cima do RP23 ao evo
Isso também ia acontecendo ao Manel. Felizmente ele reparou que havia uma folga estranha, ligou para a loja e disseram-lhe logo para reapertar o parafuso. Parece que há ali um ponto que a Trek devia melhorar!


-- # --

A Trek neste momento apresenta um sistema de suspensão traseiro muito bom
- é o ABP e o sistema Full Floater - com isto conseguem ter um dos amortecedores mais eficazes que há pois não bloqueia em travagem. Se reparares na maior parte das bikes, o amortecedor está preso ao quadro mas no caso da Trek (e as Canondale também se nao estou em erro), o ele está preso apenas à escora. A parte que o liga ao quadro é o Evo Link. Isso permite que o amortecedor não esteja preso a uma única parte "imóvel", eliminando o efeito indesejável de bloqueio durante a travagem. Muito engenhoso e segundo os especialistas, muito eficaz também !!



O aspecto da 9 é realmente único, neste fim de semana a do Manel estava em cima de uma folhagem e parecia dourada. É daquelas coisas que primeiro estranha-se e depois entranha-se. Tal como a minha 9.8. Primeiro preferia a pintura da 9.9 ou da 8, mas ao fim de duas voltas aquele branco, com dourados e preto torna-se irresistível.
 

Nuno Félix

Super Moderador
Muito fixe a tua máquina, Manel! :wink:

Bem me parecia que trazias o selim um pouco baixo quando te vi na bike pela 1ª vez.

Espero que gozes bem com ela e que te habitues a beber água como deve ser... :mrgreen:

Abraço!

Nuno
 

ManelDuarte

New Member
Olá rapaziada!

...em relação a algumas questões levantadas por vocês o Lagarto - desculpa lá não estarem os "4" mas não dá jeito! :) - já respondeu por mim.

Queria apenas fazer uma pequena correcção. Eu consegui detectar a folga no ancoramento superior do RP23, dei-lhe um "aconchego" e a folga desapareceu. Quando liguei para a loja para saber se as Mavic já tinham chegado é que comentei a folga e me explicaram que é "mato" naquele modelo, chegando inclusivamente muita gente a perder a porca (vejam foto da mesma mais abaixo)! Aliás quando liguei para a loja e comentei a folga a primeira coisa que me disseram foi para verificar se a porca ainda lá estava porque geralmente "vai à vida" e a Trek ainda demora um bocado a enviar nova porca! :/ Estou com curiosidade para saber se nas outras EX que têm o Evo-link em magnésio também ocorre este problema. Quando lá fui para me mudarem as rodas, apertaram a referida porca com o binário aconselhado.
O que passei a fazer é no final de cada volta vejo se há folga naquele ponto. Se houver leva novo aconchego. Estou a pensar comprar uma chave dinamométrica, apesar de serem muito caras a BBB (passo a publicidade) tem uma por pouco mais de 50€, o que não sendo barato, sempre fica mais acessível.

Em relação à cor é como diz o Lagarto. Primeiro estranha-se e depois entranha-se. E de facto é raro ver bikes daquela cor. Com as jantes pretas Mavic fica soberba. Talvez por as Rythm Elite serem cinzentas, o quadro parecia que "morria" um bocado, facto que não acontece com as Mavic Crossmax ST!
Eu na brincadeira costumo dizer que a bike pintada era mais cara e o dinheiro já não chegava para a pintura. Isto porque é anodizada e escovada!

Aqui ficam algumas fotos da bike já com as Crossmarx ST montadas.

Ainda não tinha cortado as pontas ás braçadeiras que prendem o fio do conta quilómetros.
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Assim fica a minha "burrita" ao sol (pena já haver alguma sombra, devia ter tirado as fotos mais cedo! :s )
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Pormenor do aperto dianteiro.​
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A famigerada porca... que gosta de desaparecer!​
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Para o pessoal que já tem a bike há mais tempo... digam lá como é que o quadro se comporta com as "quincas" das pedras! Nota-se pouco? Eu tenho ideia que se notará menos porque o quadro é cor de alumínio. Na minha antiga bike que era vermelha via-se tudo porque lascava a tinta!

Depois de ter visto na suspensão (apesar de estranhar) pus-me a vasculhar os manuais e finalmente encontrei referencias ao ProPedal à frente.
Quero ver como é que funciona em voltas futuras. Se fôr para aplicar a mesma filosofia do RP23 dever-se-ia andar com ele bloqueado (a Fox não lhe chama bloqueio, segundo eles o RP23 tem a posição "aberto" e "ProPedal")!
Mas alguma informação no site refere bloqueio no RP24 mas com comportamento semelhante ao RP23... bombear nos impactos mais pronunciados (regulavel junto ao eixo dianteiro na parte de baixo da suspensão) mas não afundar quando nos levantamos do selim para pedalar.

Em relação ao ABP e ao Full Floater a Bike Magazine (passo a publicidade - espero não ser moderado) na sua edição de Junho trazia um excelente artigo a explicar as diferentes configurações de amortecedor, princípios de funcionamento, vantagens e desvantagens! Aconselho vivamente a leitura.

Aqui fica um pormenor da fixação da roda traseira. O maior inconveniente mesmo é ter que se retirar todo o parafuso para tirar a roda, ao contrário dos outros quadros onde basta abrir o aperto.
DSC_9859.jpg

E confirmo que a bicla do Lagarto em branco fica um mimo... só faltam mesmo os pedais Time Absalon! :mrgreen: Quando é que "sai" a análise à tua bike?

Falando um bocado mais da bike... como o Lagarto uma vez comentou comigo estas Fuel são mesmo uns animais a descer! Talvez por vir de uma hard-tail noto que a Trek agarra muito bem! O Fox RP24 tem um excelente comportamento e com o RP23 a traseira vai sempre no chão não tendo ainda sentido ainda aquela sensação de que traseira anda por todo o lado!
De facto parece-me que a bike agarra tanto que dou por mim a fazer trilhos bem mais a abrir do que fazia com a hard tail... Claro que ainda me "corto" um bocado em certas descidas, mas acho que é uma questão de tempo até ficar mais "solto" ! Espero é nunca ficar suficientemente solto para voar por cima da bike! :roll:

Nuno, quanto a aprender a beber água.... para a próxima em vez de água, bebo mas é uma "mine" e fazemos uma "saúde"! :cheers:

Bom malta, por agora é tudo!
Um abraço a todos e boas pedaladas...
 

DM

New Member
Olá malta!

L4g4rto, não precebi a tua questão do peso. A forma como pesei a bike não foi a mais correcta, pesei-me e à bicicleta na balança e depois só eu e vi a diferença, mas noutro tópico, enquanto andavas à procura de opiniões para a compra da ex não eram estes pesos de que falavas, a bike do manel sem pedais tenha 12,4 kg que mais ou menos vai de encontro ao meu valor, ao contrário dos 13.4kg que aqui falas...

Bem Manel quanto às quinadas ainda não tomei muita atenção mas elas mais tarde ou mais irão aparecer e cada uma há-de ter uma história para contar...
Também sinto o mesmo que tu quanto a descer com ela comparativamente à hardtail. Quanto ao rp23 já tenho a afinação que pretendo, o rp24 é que ainda não esplorei muito...tenho que pwerder algum tempo com ele. A que manuais te referes? Não vinham com a bike pois não, é que a mim só me deram um livrinho da trek (igual para todos os modelos, suponho) e um CD que penso que seja o mesmo. Aindei pela net à procura dos manuais de cada marca (avid, shimano, etc..) mas não encontrei nada sobre o rp24!!!!

Se é comum haver problemas com a porca do link acho que no minimo o lojista devia ser informado ou informar-nos sobre isso e/ou até apertar logo...

Aqui ficam mais algumas fotos, antes e depois do banho...









Podem ver nesta foto que a porca que liga o fox ao evo é preta, invês do dourado...foi a que me enviaram...





Bem hoje fico por aqui, boas pedaladas...
 

ManelDuarte

New Member
Dm em relação ao RP24 aqui fica o link. Espero não ir contra as regras do forum. Tentei mandar-te uma mensagem pessoal mas no momento em que escrevi estas linhas, não estava a ser possível.

Um abraço e boas pedaladas.
 

L4G4RT0

New Member
DM said:
Olá malta!

L4g4rto, não precebi a tua questão do peso. A forma como pesei a bike não foi a mais correcta, pesei-me e à bicicleta na balança e depois só eu e vi a diferença, mas noutro tópico, enquanto andavas à procura de opiniões para a compra da ex não eram estes pesos de que falavas, a bike do manel sem pedais tenha 12,4 kg que mais ou menos vai de encontro ao meu valor, ao contrário dos 13.4kg que aqui falas...

Mea culpa... mea culpa :) com tanta pesagem acabei por misturar alhos com bugalhos. A EX9.8 pesada na loja acusou 11.8 (tamanho M sem pedais) e a EX9 acusou 12.4 (tamanho L sem pedais). A Mondraker Factor RR acusou 13,2 (peso estimado sem pedais), o que também não foi mau de todo...
De qualquer modo vou pesar novamente um dia destes: tenho é de por uma boa cavilha numa viga da garagem para poder pendurar lá a balança :)

Pesos aparte, porque as Trek até nem são das bikes mais leves, a EX 9 é um máquina, que é mais apreciada ainda, quando se anda noutra FS durante algum tempo e se passa para ela!
 

Joaquim Bonito

New Member
Trek EX 9 adquirida terça-feira....

Cá vamos a uma primeira avaliação da bicha...

Em relação a promenores técnicos não sou a pessoa indicada,

mas vou relatar aquilo que a bike me transmitiu;

o conjunto é muito homegeneo ou seja não existe ali

divergencia entre componentes e quadro tudo parece estar

no sitio certo á hora certa, poder de travagem incrivel, absorção

de irregularidades excelente quer atraz quer á frente, esta bike

para mim só tem um pequeno reparo o curso da suspensão da frente

não ajuda muito a subir mas tem solução....

O peso dela com bidom vazio, grade de bidom, conta quilometros sem fio e pedais é de 12.650kg.
 
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