Boas malta
Permitam-me expor a minha ideia quanto á troca do amortecedor dentro do conhecimento que tenho adquirido com a leitura de dados técnicos, revistas, etc.
Como sabem os amortecedores tem uma curva de funcionamento que é ajustada de fábrica juntamente, no caso dos FOX, com o IFP. Este último é a quantidade, por assim dizer, de plataforma colocada no amortecedor na fábrica o qual será ideal tendo em conta o tipo e curso do amortecimento e que em grande parte é estudado em conjunto com as marcas de bikes para cada modelo. Por assim dizer um amortecimento pode ser mais ou menos progressivo ou linear no inicio ou fim do curso e outros até variam o rácio durante o curso, caso do sistema VPP. Por esta ordem de ideias temos que ver que os amortecedores que se vendem separados virão com um comportamento linear, pois terão que servir em qualquer bike não sendo estudado nenhum tipo de outro funcionamento, e uma pressão IFP que poderá ser suficiente, pouco ou muito para o sistema de amortecimento onde vai trabalhar. Quanto ao tamanho do amortecedor neste caso não haverá problema pois trata-se de um com medidas padrão, mas por exemplo se fosse a Fuel EX que trás montado os FOX DRCV (desenvolvidos em conjunto com a Trek e que saíram a primeira vez nas Gary Fisher Roscoe de 2009) a aplicação de outro amortecedor, para além de alterar o comportamento, alteraria a própria geometria do quadro pois o corpo do mesmo é diferente dos demais sendo a fixação feita noutro local alterando a distância entre olhais.
Resumindo, no meu ponto de vista desaconselho essa alteração preferindo esperar mais um pouco (para juntar mais uns €€) e comprar um modelo que já o traga de série mesmo que o resto do material seja mais fraco mas esse pode-se trocar por outro melhor em qualquer altura ou até falar com o lojista no acto da compra e ver se dá para ele retomar um ou outro componente (enquanto é novo) pagando-se só a diferença do respectivo. O RP23 trás 3 posições de propedal o que torna de facto a sua utilização mais polivalente pois poderemos ajustar a firmeza ao nosso gosto ou condição do terreno sendo uma mais valia a bike vir equipada com ele.
Espero ter sido útil. Boas pedaladas a todos e que me corrijam se estiver enganado