Treino de estrada com pneus de terra.

Acerca do treino de estrada e respectivos benefícios para o BTT, nomeadamente, em termos de resistência, verifiquei que quase todos os betetistas usam uma bike de estrada, ou então :roll: trocam os pneus de terra por outros mais apropriados ao alfalto.
A questão que eu coloco é a seguinte: Se eu fizer um treino de estrada com os mesmos pneus que uso na terra, conseguirei resultados igualmente positivos?
NB. Uso pneus Schwalbe cujo atrito em estrada é bastante reduzido.
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
 

Stanislav

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Não queres ver as performances da estrada com material de btt e vice versa, por alguma razão existem bicicletas diferentes. Agora podes treinar na mesma, as velocidades é que não vão ser nada comparadas com uma de estrada, pois desde o quadro às mudanças passando pela posição de condução são muito diferentes. Mesmo que mudes de pneus a diferença é muito grande. Além da cadencia e rotações executadas também serem muito diferentes.
 

snowbike

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Se fizeres Km's em estrada, mesmo com os pneus de BTT, isso de certeza que vai contribuir para melhorar a tua resistência fisica.
Se trocares os pneus para uns de estrada, vais optimizar a utilização da tua bicicleta nos percursos de estrada, mas isso pouco vai influenciar nos "ganhos" em termos fisicos.

Pelo menos comigo é assim que funciona :wink:
 

Bravellir

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Acho que o ppl faz isso, mais para não desfazer os pneus de terra do que para obter mais rendimento.
 

Stanislav

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Querem redimento? Usem Rolos, muitas rampas em séries, musculação devidamente aplicada, treinem corrida, etc. Isto sem falar do mais usual.
 

NetWarrior

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

"A questão que eu coloco é a seguinte: Se eu fizer um treino de estrada com os mesmos pneus que uso na terra, conseguirei resultados igualmente positivos?"

Miguel, sim é claro que consegues... para alem da vantagem de ters mais algum atrito.... ainda tens a vantagem que tas a pedalar na bike de btt e desta forma nao perdes o habito da posição de condução.
 
A

anasunn

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Esqueçam os rolos!!!
Só dão desgaste fisico, nunca fazer mais de 30m. Com os rolos não se fica a andar mais, os rolos são usados so para o ppl aquecer.Quanto ao rendimento se usares pneus lisos e alterares a cassete e o pedaleiro, sempre consegues ter mais rendimento. Ganhas mais força e tens um ritmo mais vivo. Mas se tiveres uma bike de estrada aí sim, consegues ter muito mais rendimento. E digo te é muito fixe. Olha com a bike de btt equipada para estrada não tens ninguém que te pregue com os pneus de mato.
 

jnewton

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

ainda tens a vantagem que tas a pedalar na bike de btt e desta forma nao perdes o habito da posição de condução.
Concordo com esta afirmação a 100%. Eu de andar tanto em bike de estrada cada vez q pego na de btt sinto 1 diferença tremenda. Não m consigo sentir cómodo, só passado 1 bom bocado. E mtas vezes tenho dores e cãiimbras por causa da posição.
 
A

anasunn

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Eu ja não concordo. Treino sempre na bike de estrada e so ao domingo é que uso a de btt, isto se houver prova, e não sinto diferença nenhuma. Se a bicicleta tiver a medida da pessoa, não há problema nenhum. Agora quanto as caimbras poderá ser falta de treino.
 

PedroPadinha

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

anasunn said:
Esqueçam os rolos!!!
Só dão desgaste fisico, nunca fazer mais de 30m. Com os rolos não se fica a andar mais, os rolos são usados so para o ppl aquecer.Quanto ao rendimento se usares pneus lisos e alterares a cassete e o pedaleiro, sempre consegues ter mais rendimento. Ganhas mais força e tens um ritmo mais vivo. Mas se tiveres uma bike de estrada aí sim, consegues ter muito mais rendimento. E digo te é muito fixe. Olha com a bike de btt equipada para estrada não tens ninguém que te pregue com os pneus de mato.


:wink: :roll:

comecei a treinar em rolo há semanas e ja sinto alguns efeitos, estou em bastante melhor forma, nunca ouvi uma versao como a tua, é so ler os comentarios do pessoal acerca dos rolo e o seu treino. Já agora sigo um plano de treino dum manual que acompanhou o rolo, como é que n serve para treinar e apenas para aquecer se existem planos de treino ? pá acho que o que dizes n faz sentido, cumps
 

tono

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

miguel pinto said:
Acerca do treino de estrada e respectivos benefícios para o BTT, nomeadamente, em termos de resistência, verifiquei que quase todos os betetistas usam uma bike de estrada, ou então :roll: trocam os pneus de terra por outros mais apropriados ao alfalto.

Terá uma certa lógica para "quase todos os Betetistas" trocarem de pneus para mais lisos ou usarem uma bike de estrada para treinos em estrada. Isso acontece pois o rendimento é superior destas duas maneiras. Entenda-se por rendimento o esforço/trabalho que é executado com a mínima perda de energia e isto aprende-se na escola... Ora bem, sendo assim atinges velocidade maiores, andas a ritmos nunca antes feitos, e consegues fazer mais Km's em menos tempo... Isto claro que aumenta a forma física de uma pessoa, penso que é dificil mostrar o contrário.

miguel pinto said:
A questão que eu coloco é a seguinte: Se eu fizer um treino de estrada com os mesmos pneus que uso na terra, conseguirei resultados igualmente positivos?
NB. Uso pneus Schwalbe cujo atrito em estrada é bastante reduzido.
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Quanto a fazer um treino com pneus de mato não vais ter resultados tão positivos quanto isso mas ao treinar na estrada é claro que vais ganhar outro tipo de forma física.
 
A

anasunn

Guest
Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Kalash é normal que sintas algum efeito, pois se não costumavas treinar a semana é normal, sempre fazes alguma coisa. Eu por acaso tenho o curso de treinador de ciclismo, e vivo com pessoas que andam no ciclismo há mais de 20 anos, que por ventura até andam na volta a Portugal, ou seja, trabalham com atletas profissionais até porque também já o foram. E digo te se eu em vez de treinar na estrada treinasse so nos rolos ui desgraçadinha, chegava as provas e levava com a marreta. Queres experimentar treinar comigo??? :lol: Fazes uma semana de rolos e eu de estrada. Eu so acho que para se andar bem é na estrada seja com a bicicleta de btt ou estrada, e em ultimo caso fazer um pouco de rolos, mas eu nunca. Os rolos não dão rendimento a ninguém pelo menos para competir.
 

BioticoTT

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

anasunn said:
Kalash é normal que sintas algum efeito, pois se não costumavas treinar a semana é normal, sempre fazes alguma coisa. Eu por acaso tenho o curso de treinador de ciclismo, e vivo com pessoas que andam no ciclismo há mais de 20 anos, que por ventura até andam na volta a Portugal, ou seja, trabalham com atletas profissionais até porque também já o foram. E digo te se eu em vez de treinar na estrada treinasse so nos rolos ui desgraçadinha, chegava as provas e levava com a marreta. Queres experimentar treinar comigo??? :lol: Fazes uma semana de rolos e eu de estrada. Eu so acho que para se andar bem é na estrada seja com a bicicleta de btt ou estrada, e em ultimo caso fazer um pouco de rolos, mas eu nunca. Os rolos não dão rendimento a ninguém pelo menos para competir.

Para quem queira melhorar o seu rendimento ou queira seguir para a competição, os treinos em BTT, estrada ou com rolos devem ser encarados como complementos do treino em si, pelo que nenhum deve ser descurado. Existem vantagens e desvantagens em cada um deles mas no conjunto, os ganhos em performance são muito superiores, comparados com aqueles que optem só por uma "vertente" do treino.
 

artsite

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Apenas posso falar aquilo que já fiz que foi o seguinte.

Para não gastar €€€€ num pneus de estrada, e para não andar sempre a trocar, fazia algumas vezes muita estrada (acima dos 60kms) com uns IRC Mythos, pneu mesmo de monte. Por vezes chegava mesmo a fazer Porto --> Ponte de Lima, cerca de 90kms.

Nunca tive problemas de rolar, apenas nas subidas sentia que a bike não keria andar (porque será) e o desgaste ao chegar no topo é grande.

Á pouco tempo comprei um pneu apenas para traz 26"1.4 slick para fazer 2 dias de passeio na bike.

Bom, posso dizer que fiz o mesmo percurso que os de monte --> Porto - Ponte de lima e até parece que não encontrei subidas, era sempre a rolar, a fazer subidas com uma média muito superior que os IRC de monte.

Para terem uma ideia, eu com os IRC numa subida era sempre a sofrer, e se não tinha cuidado perdia logo velocidade, a uma média de 25kms/h, com o pneus slick faço agora a média de 30kms e a começar a subida a 20kms/h.

Como podem ver, a relação de um pneu para outro tem muito haver, logo o treino é muito diferente, porque com o pneu de monte estamos a puxar mais o limite do corpo com um nivel de estrada/Kms inferior que pneus de estrada.

Isto foi o que senti quando troquei pneus de monte para estrada, agora para um passeio porto--> régua --> pinhão, vou colocar 2 pneus de estrada, vamos ver como vai ser, embora desta vez leve carga para carregar.
 

mamg

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

boa tarde eu pessoalmente digo que na bike de estrada tiramos mais rendimento devido as desmultiplicaçoes e a enercia que ela tem . EM relacao ao rendimento para treino tem todas as vantagem alem do desgaste de matrial na estrada e muito menor que btt e podes trabalhar mais expesificamente o que pretendes ,se quere rolar , força ou rotaçao que e muito importante no ciclismo .
:shock: :mrgreen:
 

mike_moka

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Se queremos ganhar pernas para o BTT até é melhor utilizar os pneus de terra no asfalto. Afinal, o atrito é maior, logo a intensidade do treino também.
A questão do desgaste dos pneus não me parece muito relevante, a não ser que sejam mesmo muito moles. Tenho treinado no asfalto e os pneus até agora não estão muito maus.
Por isso, penso que só vale a pena mudar para pneus de estrada para distâncias muito longas ou para bater recordes nos tempos.
 

tono

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Tás redondamente, quadradamente, triangulamente enganado... Não é por "puxares" ou melhor termo será "arrastares" a bike com pneus de mato e fazer mais atrito que vais ter mais rendimento. De facto a intensidade vai ser maior assim, mas só trás prejuízo físico e monetário. Acabas por gastar os pneus em 2 ou 3 meses quando eles deviam durar 6 ou 7 meses (se deres um uso regular) e depois a intensidade vai ser tão elevada assim que o teu limite serão baixas quilometragens, 50 ou 60kms e tás com o treino feito!

Uns pneus slicks na de btt já ajudam bastante a elevar a longevidade do treino e preparam o corpo para aguentar mais tempo em cima do selim, sim pq não é so importante ter força nas varetas, as dores no cu também te fazem perder tempo e vontade preciosos!

Enfim o facto de com pneus de mato aumentar a intensidade não tráz benefícios nenhuns.
 

peanuts

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

ta visto que tenho de comprar uns pneus de estrada!!
eu até não sou muito nessa de competir, mas gosto de ir as maratonas e acabar em bom estado!!!!!!
 

Satnad

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Eu comprei uns pneus slick,nomeadamente os hutchinson top slick 1.2(passo a publicidade..lol),e as diferenças do meu rendimento foram como do dia para a noite/da agua para o vinho/da chuva para o sol... :lol:

resumindo,melhorei bastante a minha resistencia/endurance em estrada.
com os pneus d monte fazia medias de 28/30km's/h,agora é medias de 35/38kms'h...bem bom para um ''nabo'' como eu :mrgreen:
 

tatabitato

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Re: Treino de estrada com os mesmos pneu da terra.

Pode ser uma questão básica, por isso peço desculpa pela ignorancia, mas após ler todas as respostas ainda não consegui perceber porque se diz que se aumenta o rendimento só por mudar para pneus de estrada! É só por fazer mais quilometros com o mesmo esforço? Se alguém poder esclarecer melhor...
 
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