Travões XTR IS ou Postmount

Vou comprar em breve uns travões XTR e estou com uma dúvida:
Tenho um quadro Spark e uma Reba, com travões Postmount e respectivos adaptadores.

Devo comprar travões IS ou Postmount?
 

MRocha

New Member
Compra postmount e mantem os adaptadores que tens.
IS para centrar é uma chatice :arrow: tens que usar anilhas e ter muita paciência. Com postmount centrar é facílimo!
Quando trocares de quadro ou suspensão tens sempre maneira de manter as pinças.
A única desvantagem é o peso, mas acho que não compensa as chatices que pode vir a dar...

P.S.:
Mas há esse travão à venda com pinças IS? :shock:
 

red46

Member
Boas.

MRocha, aqui tens uma pinça Shimano XTR com fixação IS.

38412-1.jpg


Boas descidas
 
Essa pinça IS encaixa directamente no quadro para discos de 160?

Se fôr assim até sou capaz de comprar, mas para a frente terá mesmo de se um PM, pois é sempre mais dificil de afinar.

Existe uma loja que os vende prontos a montar por 220€ o par, mas para traz, só tem IS
 

klaser

Well-Known Member
Talvez os XTR sejam IS justamente porque quem usa o grupo tem grandes preocupações com o peso e queira dispensar os adaptadores,atrás e à frente,claro está se os discos forem ambos 160 e a suspensão seja IS...mas é só um pensamento...
 

MRocha

New Member
Com pinças IS arriscas-te a ter que comprar um monte de anilhas e, mesmo assim não conseguires deixar a pinça bem centrada. De cada vez que afines a folga das esferas ou troques os rolamentos tens de voltar a centrar, acrescentando ou tirando anilhas. As anilhas mais pequenas que se arranjam são de 0.2mm, exactamente a mesma medida que deve ter a folga entre as pastilhas e o disco(às vezes ainda é menos e, com ligeiros empenos do disco, as coisas complicam-se). Com as sucessivas montagens/desmontagens da roda, se as ponteiras são em magnésio ou alumínio o eixo vai morder ligeiramente a ponteira, e afectar a centragem da pinça. Arriscas-te a, no limite, não teres possibilidade de centrar a pinça correctamente :arrow: se tiras uma anilha roça numa pastilha e se acrescentas roça na outra. Se houver um ligeiro empeno do suporte da pinça também não tens forma de remediar.

Com o adaptador PM-IS pelo meio, centrar a pinça é rápido e o ajuste é o que quiseres(não de 0.2 em 0.2mm). Se o adaptador fôr do género dos avid permite usar um suporte bastante desalinhado.

Se comprares pinças PM, podes mudar de tamanho de disco mais facilmente. As pinças IS não permitem passar de 160mm para 140mm atrás, por exemplo. Se comprares uma pinça IS, para trás, para usar com disco de 160, nunca vais poder montar um disco de 140 :arrow:e se usares a mesma pinça à frente tens que usar um disco de 180.

Com pinça PM, tens ainda a vantagem de conseguires usar a pinça num suporte IS ou PM. Com pinça IS, mantendo o tamanho de disco, só consegues usar suporte IS( e mesmo aumentando o tamanho do disco, tens sérias limitações).

Já passei por muitas chatices à custa das pinças IS. Agora só quero PM, com ou sem adaptadores pelo meio, são muito mais práticas de usar.
 

MRocha

New Member
Claro que há!
A pinça postmount não é da frente nem de trás, é simplesmente uma pinça PM. Monta-la atrás ou à frente conforme queiras. Como atrás o quadro traz suporte IS tens que usar adaptador(para 140,160,180 ou 200).
 

MRocha

New Member
À frente não dá para usar disco de 140mm.
A furação IS standard tem medidas diferentes atrás e à frente. Uma pinça que, montada atrás, funcione bem com um disco de ''X''mm, ao ser montada à frente vai funcionar bem com um disco de "X+20"mm.
As pinças mais pequenas que se vendem permitem usar um disco de 140mm, se montadas atrás. Se se pegar numa dessas pinças mais pequenas e se montar à frente tem que se usar um disco de 160mm.

Ao que parece, os travões XTR são vendidos num kit que traz:
:arrow: manete direita+pinça de trás IS 140mm
:arrow: manete esquerda + pinça da frente PM 160mm

A pinça IS tambem pode ser montada à frente, caso a suspensão tenha um suporte IS. Como já expliquei, se for montada à frente, vai exigir um disco de 160mm.

A pinça PM tambem pode ser montada atrás, com um adaptador. Neste caso dá para usar qualquer disco, de 140 a 203mm, dependendo do adaptador. Pelas diferenças de medidas que há, à frente e atrás, no sistema IS, o adaptador que permite montar a pinça PM com um disco de 140(ou 160)mm atrás tambem permite montar essa pinça numa suspensão com suportes IS standard, mas com um disco de160(ou180). :arrow: É a tal questão dos furos IS estarem mais afastados, do eixo da roda, à frente que atrás.
 

Honda

Member
Neste momento só tem IS... mas já teve PM / IS


Os meus XTR são PM na Frente e IS atrás.

Quando comprei preferia que fossem ambos PM... mas assim ficou muito mais barato :wink:

Em relação aos discos meti 2 Hope flutuantes vermelhinhos de 160mm
 

Honda

Member
Se comprares IS / IS:

Na frente
- se a suspensão for IS, a pinça aperta directamente e fica a 160mm.
- se a suspensão for PM, tens de meter um adaptador e o disco mais pequeno que podes usar é de 180mm

Atrás
- se o quadro for IS, a pinça aperta directamente e fica a 160mm
 
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