Travão ELIXIR 7 SL( SUPERLIGHT) VS ShimanO SLX

Lafs00

New Member
BOAS PLP

Preciso da vossa opinião relativamente à substuições de uns travões na minha BICI.

Possuo uma Spec EPIC 29 ( 2012) que tem uns Travões de Série AVID ELIXIR 7 SL, estes sempre me deram grandes problemas ( falta de potencia de travagem e causa vibrações na suspensão)

Apos muita incistencia e muitos testes concluiu-se que os travões de origem estão com defeito, de notar que estes sintomas foram identificados logo na primira volta da bici, ou seja quando estavam novos)

A casa onde comprei a bici quer trocar os ELIXIR 7 SL por uns SHIMANO SLX M785 Sem qualquer maior ou menor valia.

Repareir que o par de travões ELIXIR 7 SL são mais caros que os SLX sendo o preço dos mesmos equiparado aos XT pelo que entento de me devem colocar uns XT e não um SLX.

Pela análise de alguns ensaiso so SLX até tem maior poder de travagem que os XT perdendo para estes no peso do conjunto.

Qual a vossa opinião mantenho a minha posição em exigir os XT ou os SLX não sao assim tão maus...

Tambem na vossa opinião quai os melhores travões os ELIXIR 7 SL ou os SLX. até porque se não chegar a acordo com a loja poderei sempre exigir a colocação de uns ELixir 7 SL novos.

Obg
 

Jomisima

New Member
Primeiro devias insistir para que te dessem uns XT e não uns SLX... Se não resultasse, entao acho que te podias já contentar com uns SLX que são uns travões muito bons... Nunca exprimentei os Avid, mas já exprimentei os shimano, e pelo que ouço falar com os shimano tens mais fiabilidade...
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Podes constatar que os SLX (M666) são superiores em poder de travagem aos XT M785.

travg.jpg


Se os teus Avid não funcionam como deviam, quaisquer uns que aí metas a funcionar bem são bem vindos.

Um abraço

ny12xx
 

TLouro

Member
ny12xx, já tinha visto por aí essa tabela que levanta questões bem curiosas...

É certo que é esta tabela mostra uma visão um pouco redutora, mas os dois grandes requisitos que se exigem aos travões são a potência de travagem e o peso (ok, faltará acrescentar a progressividade da travagem, a resistência à fadiga, a fiabilidade, que são menos objetivos).

Desse ponto de vista, sendo, por exemplo, os shimano saint bem mais caros, mais pesados e menos potentes que uns SLX, como é que se pode justificar a sua compra? Mas o certo é que se vendem e não me parece que quem os compre seja tonto...

 

sadclown

Member
não vou à bola com essa tabela senão vejamos: Hope M4 são quase semelhantes a uns slx??? Isso é que era bom...

Já agora, alguém sabe com que bases foi elaborada a tabela, como foram efectuados os testes? Talvez desse para entender e interpretar melhor os resultados.

Em todo o caso, penso que não deverias aceitar uns travões que são inferiores aos teus, em termos de gama e preço. Deverias exigir uns XT ou semelhante...

Cumps,
 

Lafs00

New Member
ny12xx
tb ja tinha visto esse ensaio, a grande diferença para os xt reside essencialmente no peso do conjunto.

a diferença de preço dos SLX para os XT não è assim tão significativa.

A minha pergunta resida fundamentalmente se faço uma boa troca?, pois posso tb colocar uns ELIXIR 7 SL NOVOS! que em principio estarão a funcionar bem....

queria apenas saber se algum já teve alguma experienria com os dosi tipos de travoes e qual o feedback


relativamente aos preços de tabela sem quaiquer promoções e/ou descontos os elixir 7 são equiparáveiso ao preço dos XT. dai o facto de estar a exigir uns XT
 

TLouro

Member
Boas,

Infelizmente não te posso dar qualquer feedback com conhecimento de causa sobre esses travões.

Por acaso estou a pensar comprar uns SLX M675 e, daquilo que tenho visto, as diferenças para os XT aparentam ser mínimas. Até as pastilhas são iguais. Ainda assim, se os XT são de uma gama acima é suposto serem melhores, portanto fazes bem em exigir os XT em vez dos SLX.

Cumps
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro TLouro

Não mates o mensageiro!!!

Vi essa tabela na bike radar e acho que o artigo deveria ser de leitura obrigatória para quem procura uns novos travões!

Vejam AQUI e AQUI.

Um abraço

ny12xx
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro klaser

Não me mataste mas ainda me mandaste uma pedrinha ou duas...

Posso até "justificar" essa semelhança pela diferença de tecnologias entre 2010 (Saint) e 2012 (Deore).

Parece-me que a grande melhoria nos novos sistemas de travagem da Shimano advém dos novos discos (com ou sem IceTech).

Penso que não estou a dizer um disparate, mas como já me pus a jeito, podem começar o apedrejamento.

Um abraço

ny12xx
 

sadclown

Member
O teste é feito com períodos de travagem curtos, acho que 3 segundos, seguidos de um período maior para arrefecer. Em condições reais podemos travar de forma seguida muito mais tempo, ou seja um deore teoricamente iria perder e muito capacidade de travagem quando comparado com um Saint ou, e o que para mim parece ainda mais estranho, com os Hope de 4 pistons...

Cumps,
 
ele havia ai um comparativo num site feito a vários travões, muito completo onde se não me engano chegaram a testar com simulação de chuva ou agua nos discos e travagens repetitivas , nao encontro mas se alguem souber que coloque o link

estes novos slx parecem-me muito bem conseguidos no que toca à resistência à fadiga...
 

ny12xx

Super Moderador
Parece-me que a grande melhoria nos novos sistemas de travagem da Shimano advém dos novos discos (com ou sem IceTech).

Não pensem só em bomba/fluido/embolo(s); têm que pensar em material das pastilhas e material/superfície de contacto dos discos.
(será que uns Deore com discos 220mm não travam o mesmo que uns Saint?)

Não estou a defender os ensaios (conclusões) da Bike radar...

Um abraço

ny12xx
 

klaser

Well-Known Member
Podem até travar o mesmo mas nunca deveriam fazê-lo aplicando a mesma força à manete...O Saint devia dispensar mais potência com menos esforço,pois é exigido de forma diferente ao deore...
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro Klaser

Será que as pastilhas e discos que equipam os Saint (2010) têm o mesmo coeficiente de atrito que as dos Deore/SLX/XT (2012)?

Um abraço

ny12xx
 

klaser

Well-Known Member
Não sei,o saint não sofreu qualquer alteração desde 2010? Não tenho conhecimento,mas acho que tinha lido qq coisa ...se sim não era justo comparar modelos assim..
 

TLouro

Member
Não mates o mensageiro!!!

Caro ny12xx, longe de mim tal intenção!!! ;)

Mas eu não estava a ser irónico, acho mesmo que a tabela levanta questões interessantes. E obrigado pelos links para o artigo que enquadra esse teste.

A grande questão é que não se pode classificar os travões apenas pela força obtida no teste, como aliás a malta da bikeradar refere. O importante é a forma como se obtém essa potência (progressividade, controlo), a facilidade de afinação, a tecnologia empregue, etc. Aliás, eles sustentam que os discos jogam um papel mais importante na potência de travagem que os travões propriamente ditos.

Mas depois de ler o teste, a ideia com que fiquei é que para a maioria dos bttistas não é necessário gastar uma fortuna para ficarem bem servidos. É possivel comprar travões de gama baixa ou média (como os Deore ou SLX, por exemplo) cujas diferenças de performance para as gamas altas são praticamente irrelevantes para o bttista comum.

Por outro lado, o que é também referido é que a escolha de travões tem muito de gosto pessoal acerca da forma de travagem: mais suave ou mais brusca, o tato da manete mais rijo ou mais esponjoso, não sendo necesariamente uns melhores que os outros.

E com isto vou voltar ao assunto do tópico, aconselhando o nosso colega Lsf00 a experimentar o avid exilir 7 (sem defeito) e os shimano SLX ou XT para ver qual o que se enquadra melhor nas suas preferências.

Cumps
 
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