transição nos duatlos

zoincss

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No vídeo os primeiros pedalam com os ténis da corrida (este duatlo é muito rolante e não há necessidade de muita técnica). Utilizam um encaixe (acho que se chama "pedal power") para conseguirem dar a potência necessária à pedalada. Neste duatlo os segundos perdidos a trocar os sapatos poderá siginificar não ganhar...

Os que utilizam pedais de encaixe podem calçá-los antes de pegar na bike ou deixá-los já encaixados nos pedais e depois calças em andamento, mas nesta situação lembra-te que tens de correr descalço no parque de transição até à zona permitida para montar a bike.

O melhor na minha opinião e como pelos vistos não tens experiência (que é o melhor nestes casos), será trocares os ténis de corrida pelos de bike junto à mesma, e o processo inverso quando fores para a 2ªtransição.
 
Peço desculpa, mas meti o vídeo errado, como tenho net portátil limitada a 1gb, não revi o vídeo e pensava que ali eles faziam a transição "normal".
O que eu faço é deixar os sapatos de encaixe já encaixados e prendo-os com elásticos de modo a não arrastarem, permitindo-me descalçar os ténis e arrancar logo com a bike para depois calçar os sapatos da bike já em andamento, perdendo muito menos tempo. Depois à chegada do troço de bike descalço antes de entrar na transição, para não estar a perder tempo a tirar os sapatos.


cumps
 

Fourmag

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Boas,

No último Duatlo do Jamor também optei por trocar as sapatilhas. Foi o meu primeiro duatlo a sério e consegui um 39.º lugar nos séniores e o 55.º da geral absoluta. Para que já está habituado a pedalar com encaixes é muito esquesito conseguir pedalar sem estes. Perde-se algum tempo na troca, é certo, mas o tempo que se ganha a pedalar com encaixe é bem superior ao perdido nas trocas. Nada como treinar umas transições para se ganhar alguma experiência. Perde-se apenas alguns segundos.

Paulo Vides
 

RaCCeR

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Boas

Pois eu tambem começo a achar isso amigo Paulo.. é que desde que começei com os sapatos de encaixe.. nunca mais quiz outra coisa.. e agora andar sem eles.. uii.. :shock:

Prefiro perder alguns segundos na transição! ;)

Abraço
 

Ruilopespereira

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Boas. Nos duatlos de btt opto por fazer a troca de calçado junto a bike, isto na primeira transição, na segunda ao desmontar deixo os sapatos presos na bike e desloco-me descalso. apenas é necessário um pouco antes desapertar os sapatos. no jamor isto torna-se um pouco complicado porque o segmento de btt acaba em subida. Quem obte por isto deverá treinar. Não uso os elasticos nos sapatos de btt porque normalmente os sapatos para estes fins têm um "presilha" onde passa o elastico e nos sapatos convencionais essa dita "presilha" não existe. À dois anos adaptei no duatlo das lezirias (pq é mt rolante) este sistema. Agarfei os elasticos. Correu bem... mas é sempre um risco. No jamor não vou de elasticos porque á saida do parque corta-se logo á direita e poderei perder muito tempo se não conseguir calçar á primeira e partir os elasticos.
Para quem ñunca experimentou um duatlo. "ACONCELHO".... são esforços diferentes dos usados em maratonas de btt e o atletismo obriganos a andar com o pulso mais alto!!!
Comecei á 3 anos nos duatlos. Apenas faço a taça de duatlos porterra e posso vos dizer que não troco a certas maratonas que existem por aí! e ainda por cima as inscrições são mais baratas!!!
Força!!! Vamos todos ao Jamor!!!
 
Caros amigos aqui vão alguns conselhos para um duatlo mais rápido e sem falhas:

1. Pré-preparação de todo o material em casa:
1.1 Aplicação de elásticos nos ténis de corrida
1.2 Aplicação de elásticos nos sapatos de btt (caso tenham uns velhos é o ideal pois muito provavelmente têm de cortar os velcros)
1.3 Dependente da modalidade do dualtlo (sprint/olimpico/longo) optar por usar calções almofadados ou não. (Eu pessoalmente não uso)
2. Na zona de transição:
2.1 Muito importante deixar tudo preparado para uma transição rápida
2.1.1- Capacete virado para cima com as fivelas abertas
2.2.2- Sapatos o mais aliviados possíveis
2.2.3- Bicicleta com a velocidade ideal engrenada (Ver o terreno depois do montline e optar pela melhor velocidade)
2.2.4- Memorizar visualmente onde esta a nossa bike e marca-la com um ponto de referencia (Parece dispara te mas em apneia de oxigenio nos nem o nosso nome sabemos :) )
2.2.5- Eu corro de jersey e levo nas costas uma barra energética e um gel, a agua da bike ja esta tratada, CORRO JÁ DE LUVAS SEM DEDOS (já me aconteceu correr sem luvas e com o frio não conseguir fechar o capacete, luvas sem dedos não resolvem perfeitamente o problema mas ajudam e fazem a diferença)

3. Aquecimento (Se for uma prova longa aquece o mínimo possível porque o arranque vai permitir isso, se for um sprint aquece muito e durante pelo menos 20 a 30m)

4.Durante a prova
4.1- Na primeira corrida tentar arrancar o mais a frente possível porque senão passamos 2 ou 3 km a ultrapassar pessoal a medias de 5m/km, atrasamos cerca de 3m nesta confusão, tentar atingir o nosso ritmo de competição o mais rápido possível e arranjar uma lebre (Individuo de igual ou superior capacidade física e desempenho) a nossa altura para seguirmos, NUNCA olhar para trás e optar pelo percurso de menor distancia (curvas pela zona interior, etc), evitar bruscas alterações de velocidade e optar pelo percurso mais regular (sem pedras, buracos, LAMA, etc)
4.2 1ª Transição - Esta transição faz muita diferença se arrancares bem e fores mais forte no BTT pode te ajudar a subir uns bons postos, faz tudo com calme e atenção ao material TODO NO CESTO (da penalização deixar as coisas espalhadas, monta-te em cima da maquina apenas depois do montline e bebe líquidos a primeira oportunidade. Faz a tua prova e evita desgastes desnecessários, como demasiada cadencia em subidas técnicas ( se tiveres de desmontar faz-lo porque vais ser mais rápido e ajuda te para a 2ª transição, sempre que puderes levanta-te para aliviar as pernas para a corrida final, quando apanhares uma zona rolante aproveita e come a barra ou meia barra o que conseguires. Atenção as descidas a altas velocidades que depois estendes te e vai tudo a vida, a seguir a uma descida esta quase sempre alguém estendido. Antes 15m da 2ª transição mete o gel e bebe mas não muito senão vai tudo a bater para a corrida. Atenção a desmontline e ao cesto outra vez.
4.3- 2ª Transição - Esta sim doí, mas DOÍ mesmo, evita baixares-te muito porque senão aparecem-te cãibras nos gémeos, se for preciso senta-te no chão, arranca forte para quebrar a barreira do corpo, morde a língua e corre, corre, corre, nesta altura alheia-te da realidade da tua desgraça física e apenas pensa que tens de acabar o mais rápido possível para a dor desapareça. Estabelece metas individuas com atletas a tua frente, tipo, TENHO DE APANHA-LO pois ele vai me comer a mulher. :)

Quando acabares DESMAIA (Estou a brincar, abranda o ritmo ate estabilizares a tua pulsação, hidrata te e bebe regeneradores, veste-te e ALONGA.

PARABÉNS ÉS UMA MAQUINA.
 

tinta

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Helder, Perfeita descrição do que é um duatlo! ;)

Só acrescento aí uma coisa! HÁ PESSOAL QUE DESISTE NA ULTIMA CORRIDA. NÃO O FAÇAM!!! PENSEM QUE SE CHEGARAM ATÉ ALI, O RESTO JÁ É PARA MENINOS E HÁ QUE CHEGAR AO FIM SEJA A POSIÇÃO BOA OU MÁ! DESISTIR É A PIOR COISA DO MUNDO PESSOAL!!! :)

Bons treinos e vemo-nos no Jamor!
 
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