Torção fora do comum em Mavic Crossmax SL

Frei

New Member
Boas caros colegas do pedal, o que me leva a escrever este tópico aqui no fórum é uma torção que noto na roda dianteria da minha bicicleta. A roda é uma mavic crossmax sl, e a suspensão é uma sid race 2009, como alguns de voçês terão conhecimento, estas suspensões tem um defeito, a roda fica desalinhada na suspensão. Até aqui tudo bem, mas a roda troçe muito chegando mesmo a torcer no arco da suspensão. Fiz um despiste com diferentes rodas e suspensões e o problema está de facto na roda. O cubo não tem folga, os raios estão super tensos, e o mecânico diz que é normal aquela torção, mas de normal eu acho que n tem nada pois a puxar em pé a roda chega a roçar no arco.

Alguem já teve este problema?

Cumprimentos, Ricardo Pereira
 

marrokan

Member
dassssssssssss.......:shock::shock:.
não estou muito dentro desse assunto, mas isso parece que não é muito normal, torcer e tocar na suspensão..... nunca ouvi alguem queixar-se desse problema
mas espera por alguem que esteja mais dentro desse assunto.

cumps
 

zadkziel

New Member
Não poderá ser por teres um pneus demasiado largo para a suspensão. Recentemente comprei uma bike em segunda mão que vinha com pneu 2.30, sendo que o limite máximo da suspensão era 2.25 ou algo parecido.

Cumps
 
O aperto rápido é rijo e está bem apertado?? Experimenta com um aperto dos pesados ( shimano por exemplo) ,aperta com bastante força e faz o teste.


Se não for isso é bom sinal... é sinal que tens uma força do catano :)
 
Bom dia,
Mede o diâmetro do eixo...não me recordo que medida tem esse eixo, mas normalmente tem a ver com o diâmetro do eixo. Por exemplo, eu tenho Mavic CrossRide com eixo de 9mm e torce um pouco, mas nada de especial(sou leve!). Ainda assim, estou convencido que o problema está ai...Existem umas peças que se colocam no eixo para evitar a torção...

Cumprimentos
 

nirvugo

New Member
Vê a folga dos rolamentos e o aperto do eixo. A minha Crossmax Enduro de trás tinha alguma folga e era o rolamento do lado do disco a gripar.
 

Frei

New Member
Meus caros, obrigado pelas respostas, já fiz também esses testes, com as chavetas originais mavic, que apertam imenso e a torção mantém-se, em relação ao eixo este é um comum eixo de 9mm e com outras rodas a torção não se verifica...
 

Ki23ko

New Member
Boas Frei

Tenho umas rodas dessas e não torcem nadinha! Estão montadas numa RLT de 2011. O meu irmão teve o mesmo problema que tu com umas Crossmax ST torciam estupidamente e roçavam na suspensão volta e meia... Levou à loje, fez a revisão e ficaram impecáveis!!

Boas Pedaladas!
 

Ki23ko

New Member
Pois não sei exactamente mas devem ter feito revisão aos cubos e ter apertado os raios pq estavam ligeiramente empenadas e deixaram de estar.
 

KLUCA

New Member
okapa

então no teu caso o fim da torção deve deve-se a esse aperto dos raios. Elas tb poderão ter empanado por falta de aperto uniforme dos raios.

esses raios têm uma chave especifica para aperto.
 

ny12xx

Super Moderador
Pois não sei exactamente ... ter apertado os raios pq estavam ligeiramente empenadas e deixaram de estar.

Companheiro

Provavelmente desapertaram os raios que estavam mais apertados até conseguirem eliminar o empeno.

Essa história está mal contada...

Torções anormais levam a raios partidos.

Trata disso depressa antes que entres em grandes despesas.

Um abraço

ny12xx
 

Ki23ko

New Member
Pois, ou desapertaram, isso não sei, o empeno foi resolvido mal a sua existência foi notada, talvez por isso não tenha havido problemas de maior...
Se foi aperto ou desaperto não sei, mas que ficaram melhor ficaram!

:D
 

KLUCA

New Member
se a roda apresentava torção lateral já com algum exagero, com toda a certeza não estiveram somente a desapertar raios para eliminar o empeno.

no entanto o desempanar passa por apertar e desapertar, conforme a situação.
 

_galves

Member
Boas,
Vou desenterrar este tópico para não ter que criar um novo, visto estar com um problema semelhante.
Passo a explicar: tinha umas rodas com aros dt swiss dt440 com cubos concept. Ao travar (travagens mais forte, essencialmente) a roda dianteira tocava na suspensão. Equipavam estas rodas uns pneus 2.25.
Mudei recentemente de rodas e tenho um conjunto Ozone com cubos Novatec. Os pneus são 2.0. Verifico que ao travar existe torção novamente. Alguém pode dar uma ajuda/opinião sobre o que poderá estar a motivar estar torção? Já pensei na suspensão, mas quando coloco a roda não vejo nenhum "empeno".
Não sei se importa, mas tenho 94kg. Será peso a mais nas rodas?
Obrigado.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Não és um mocinho "leve". O aperto de 9mm também não é o mais rígido. As rodas de 29" sofrem mais torção que as de 26" (para material igual).

Não me parece que a culpa seja da suspensão.

Sei que existem uns apertos QR mais eficientes (DT RWS), mas, mesmo assim, não sei se te resolve o problema.

Se aumentares a tensão dos raios, vais aumentar a rigidez da roda, mas, a probabilidade de partires raios, também é maior.

Experimenta quem uns QR's mais fortes; pode ser que melhore um bocadinho.

Um abraço

ny12xx
 

_galves

Member
Pois, de facto não sou nenhum peso pluma :)
Mas o mais estranho é que antes desta bike tive uma outra (tenho esta desde Março deste ano) com uma suspensão RST Omega RL 100 mm e uns aros/cubos da Concept (aperto de 9mm) e isto não acontecia. E na altura ainda estava um "bocadinho" mais pesado...
Já agora, desculpa a minha ignorância, mas o que são os apertos QR?
Tive a ver e acho que os que tenho são QR (http://www. ozone-cycling. com/produtos/show.aspx?idcont=383&title=aperto-rapido-qr247ti-49gr-vermelho&idioma=pt)

Obrigado.
 
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