Tipos de treino

visiense

Member
Boa tarde.

Eu já não sou propriamente um novato, e já treino há alguns anos, no entanto, de forma bastante amadora. De qualquer das maneiras, quando ouço e leio sobre treino, fala-se sempre de percentagens: 60% resistência, 20% técnica e 20% força. Já procurei no fórum e na internet, mas ainda não consegui ler nada que me esclarecesse completamente sobre o que consiste cada um destes treinos.

Para já a ideia que tenho é que resistência treina-se a fazer estrada, técnica, btt, e força, ambas ou ginásio. De resto, tipo de percursos, duração, intensidade, ainda não consegui perceber. Agradecia que o pessoal mais experiente ou mais conhecedor daqui me esclarecesse.

Obrigado.
 

Pontão Norte

Utilizador Banido
Bom dia,

Caro visiense, quando falamos em percentagem no treino, por vezes não é tão linear ao nível do método a usar, da tipologia, do modo ou até da forma.

Podemos treinar resistência no ginásio, resistência muscular. Quando falamos em resistência específica, temos de nos reportar ao "pedalar" própriamente dito, porém, o treino específico da resistência em estrada, tem diferenças do efectuado na Btt, tal como noutras especialidades em outras modalidades.

O treino da resistência também pode ser efectuado como treino base, com corrida, natação, outros, o que depende da época, dos objectivos e da especificidade. Além disso, o treino da resistência, assenta num objectivo geral ou direccionado para uma distância/tempo objectivo...dai existir resistência de curta duração, média duração e longa duração.

Ai podem ser trabalhados e moldados durações de treino e intensidades, e percursos, consuante os respectivos métodos de treino a aplicar, e mais uma vez, objectivos a atingir.

Abraço e bons treinos
 
Top